quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Médicos a 4,90 euros/hora!


Esta é uma das consequências do excesso de médicos em Espanha. De Enfermeiros também.


Esperemos que o fluxo formativo de Enfermeiros em Portugal seja regularizado em breve, sob pena de destruição da profissão.


Podem ler o artigo aqui.

Comments:
Os portugueses enganem-se ao dizer que os espanhóis são melhores do que nós. Começaram a ser otários mais cedo e nós seguimos o mesmo caminho deles (são os genes dos 2 «hermanos» a falar mais alto). Se bem que cá, os enfermeiros começam a sofrer primeiro as consequências do desmazelo das autoridades. E lá, até os médicos são uns quaisquer!
 
há putas bem mais em conta...
 
Oh senhor doutor enfermeiro... antes de postar qualquer coisa que lhe pareça informe-se primeiro!!!

Se leu bem o artigo, os dois médicos são "residentes", o que equivale a serem internos!!

Os 4,9 euros à hora é "de guardia" o que quer dizer que são os bancos...

Resumindo:
- Este é um aspecto TEMPORÁRIO (período de formação de um médico interno)

- Está a haver protestos em massa por toda a Espanha para lutar contra essa injustiça e já em duas comunidades as guardias são pagas a 18 euros/hora (mais de três vezes mais do que eram pagas antes)

- NADA tem a ver esta situação com o facto de haver profissionais a mais em Espanha. Aliás, este ano até abriram mais 10% de vagas em faculdades de medicina espanholas porque se prevê que daqui a 15 anos vai haver uma grande falta de médicos no sistema de saúde espanhol

- Por acaso sabe quanto ganha um médico interno em Portugal?


Por tudo isto, antes de virem dizer que os espanhois são otários e que nós estamos a seguir o caminho deles, e senhor doutor enfermeiro, antes de publicar (mais um) post enganoso, INFORME-SE!!!

Cumprimentos,

skwitz
 
Se não há médicos (e enfermeiros) a mais em Espanha, então por que razão vêm para Portugal (e também para outros países europeus)? Será que é pelos nossos elevadíssimos salários? Ou por que morrem de amores por Portugal? Alguns até nem fazem o mínimo esforço para se exprimirem em língua portuguesa. Aliás, «nuestros hermanos» são habilíssimos em línguas estrangeiras! Ou, agora, são os doentes que têm de aprender castelhano?
Abrir mais vagas em faculdades é muito fácil. Também é muito fácil dizer que, daqui a uns anos, haverá falta de profissionais. De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento...nem bons exemplos (alguns).
Quem quiser ser espanhol, que faça o favor de emigrar!
 
Sr. Anónimo...

mais uma vez demonstra uma grande falta de conhecimento. A maioria dos médicos espanhóis que estão em Portugal estão a fazer o internato da especialidade, porque a maioria quando é especialista volta para Espanha. Isto tem uma explicação muito simples. Caso não saiba, quer em Espanha quer em Portugal, para aceder ao internato da especialidade tem de se fazer um exame. Consoante a nota do exame, o médico candidatar-se-á à especialidade. O que se está a passar há já uns bons anos é que o exame em Portugal corresponde a 5 temas de um livro de Medicina Interna enquanto que em Espanha corresponde a TODAS as disciplinas leccionadas ao longo de todo o curso (incluindo Física, Estatística, etc...)

Principalmente por este motivo (e também porque em Portugal um médico ganha mais), os recém-licenciados espanhois vêm para Portugal fazer o internato e alguns ficam.

Ou já está esquecido que há bem pouco tempo só de haver rumores de que o Serviço de Saúde da Galiza querer vir buscar a Portugal os Galegos especialistas a trabalhar em Portugal já as ARS do Norte ficaram em pânico???

Pois é, não quero ser repetitivo... mas sempre ouvi dizer que quem não sabe mais vale estar calado!

Cumprimentos,

skwitz
 
Caro skwitz,
que eu saiba o post não tem nada de enganoso.
Talvez não saiba, mas um médico interno (os ditos residentes) também são médicos. E a "guardia", é banco sim senhor, mas os bancos são pagos à hora. ´E a hora espanhola tem 60 minutos... o mesmo que a hora portuguesa!

E se não sabe, uma das grandes forças de mão-de-obra médica são os internos.

E se não sabe, em Espanha havia há bem pouco tempo, mais de 50 mil médicos no desemprego, muitos deles entretanto emigraram.
E a título informativo, Salanca, uma das muitas universidades de medicina em Espanha, forma de 50% dos médicos do que Portugal forma num ano!!! Ou seja, só UMA universidade forma mais de metade de médicos que o nosso país inteiro com 7 faculdades de medicina!

E eu não coloquei este post aqui porque simplesmente o encontrei na net, mas por indicação de um conhecido meu, que é um médico espanhol.

Por vezes, amigo, mais vale estar calado do que dizer asneiras. Algumas fazem-nos envergonhar em público.
 
Desculpem, mas continuo a achar que há putas bem mais em conta. Parece-me que também fazem banco e não se envergonham em público.
 
Caro skwitz:

Quantos pruridos...tem medo que o desemprego abrace a classe médica?! Ou tem medo que o nosso "grande amigo" Correia de Campos se lembre que lhes paga mais do que o governo espanhol?!
Calma...por enquanto, ainda é so em Espanha;)
E depois do que disse sobre o exame de acesso à especialidade...hummmmmmmmmmm...acho que vou começar a preferir os médicos espanhóis;)

Cumprimentos
 
... E eu a ti, querida!
 
Caro doutor enfermeiro... dizer que o facto de os internos serem pagos a 5 euros/hora é devido ao excesso de médicos é um post enganoso!!! ("Esta é uma das consequências do excesso de médicos em Espanha")

Os internos, ou residentes, ou lá o que lhe quiser chamar, são mal pagos em Espanha, em Portugal, nos Estados Unidos, EM TODO O LADO!! E em nenhum lado é justificado com o facto de haver médicos a mais!

Quanto aos 50 mil médicos espanhois no desemprego ainda gostava que me mostrasse onde eles estão... Se não sabe eu ensino-o... uma coisa é desemprego, outra coisa é não pertencerem ao serviço nacional de saúde, que é o que muitos médicos espanhois optam. Por espanha é muita a "concorrência" entre a medicina privada e a medicina pública.

´Daí que se calhar quem anda a dizer disparates não sou eu... já da sua boca (ou dedos, já que estamos a teclar) não posso dizer o mesmo porque já ouvi muitos...

Só mais uma coisa... passam a vida e já li em inúmeros posts que são incomparáveis aos médicos, que não tem nada a ver, são funções diferentes... o que é certo é que a conversa vai dar sempre ao mesmo lado e lá vem mais uma comparação connosco...

Cara Sara Barbosa:

Não tenho prurido nenhum até porque se tivesse não era graças ao desemprego, porque graças a deus um médico é tão médico em Portugal como é no Cazaquistão.
Quanto ao facto de passar a preferir médicos espanhois, à mim não me incomoda perfeitamente nada... já se é só pelo facto de saberem um pouco mais de estatística do que os portugueses... aí aconselho-a a repensar no que disse.
Quanto ao Sr. Ministro da Saúde, ele com certeza está muit bem informado, até porque a diferença salarial entre um interno portugues e um interno espanhol é muito pouca... creio que um interno portugues até recebe um pouco menos!


Cumprimentos,

skwitz
 
Caro skwitz:

Vá lá, ainda fica com pirose...Tenha calma!!!

Quanto aos outros comentadores não sei, mas por mim, a comparação com a classe médica é ridicula...vocês fazem o vosso trabalho, nós o nosso...mas a humildade fica bem a todos!

Sabe, há quem não queira fazer medicina e opte por enfermagem, não por uma questão de médias mas pelo apreço que tem por cada profissão...

PS: A estatistica e outras disciplinas até lhes faziam jeito...confesse:)

Sem ressentimentos;)
 
"Os internos, ou residentes, ou lá o que lhe quiser chamar, são mal pagos em Espanha, em Portugal, nos Estados Unidos, EM TODO O LADO!! E em nenhum lado é justificado com o facto de haver médicos a mais!"


Os internos são mal pagos? Caro amigo, lamento dizer-lhe, mas isso não corresponde minimamente à verdade! Sabe quanto ganha um interno em Portugal?
 
Leia este artigo:


País precisa de médicos

Depois de levantada alguma contenda, nomeada-mente da própria Ordem dos Médicos, em torno de um possível cenário de excesso de médicos em Portugal, a médio e longo prazo, Júlio Fermoso defende que a decisão tomada é correcta. Perante a realidade nacional, a criação de duas novas Faculdades de Medicina, na Covilhã e na Universidade do Minho, é na opinião do catedrático de Salamanca a melhor forma de contrariar o défice de médicos. No entanto, sugere que a coo-peração entre países poderá ajudar a resolver o problema de forma imediata. "Devemos pensar que ainda faltam seis anos de estudo a estes alu-nos mais três, quatro ou cinco de especialidade e que, entretanto, os pro-blemas devem ser resolvidos pela cooperação com outros países". E con-tinua: "Creio que vários governos a nível europeu cometeram erros na pla-nificação das necessidades dos recursos humanos, algo que em Espanha é evidente, onde a dada altura tivemos 50 mil médicos desempregados. Julgo que a importação de recursos humanos será um dos caminhos para países como Portugal e Inglaterra, onde essa carência é evidente".
No mesmo dia em que a Comissão Externa de Acompanhamento da Facul-dade de Medicina visitava a UBI, decorria em Coimbra o congresso "Ensino da Medicina - Realidade Ibérica". Durante a primeira sessão, no dia 7, quin-ta feira, Almeida Santos, presidente da Assembleia da República (AR), lan-çou duríssimas críticas às políticas seguidas pelos anteriores governos. O responsável máximo da AR acusou os governantes de incapacidade de pre-visão da realidade nacional e da consequente responsabilidade pela falta de médicos vivida actualmente no nosso País. No final do congresso, Almei-da Santos defendeu que uma das medidas a tomar para a reforma é a con-certação entre decisores dos Ministérios da Educação, Saúde e da Ciência e Tecnologia e das próprias universidades e pediu vontade política na pros-secução destes fins.
 
Caso os ignorantas nao saibam, na licenciatura em Medicina estuda-se BIOESTATISTICA... e muitas mais coisas... bem mais interessantes que relacao de ajuda...(ah e tal... o toque terapeutico, o silencio, a musicoterapia...)
enfim...
 
A relação de ajuda é de importância extrema. Imagina que tás gravemente doente e és abandonado num hospital. Aí saberias o quão importante é a relação de ajuda.

No curso de enfermagem também há bioestatística
 
Caro anonymous

No curso de licenciatura em Enfermagem também se estuda Bioestatistica e Bioinformática, biofisica, bioquimica e muito mais...quem revela ignorância é o caro anónimo! Mas isso seria de esperar, é no que dá tanta falta de humildade, descamba sempre na ignorância...
E quando me referi à bioestatistica foi porque um colega seu (se é que é médico) mencionou o facto dessa disciplina não ser abordada no exame de admissão à especialidade...
Santa ignorância;)
 
Caro Doutor enfermeiro...

já que revela tamanha sabedoria sobre todos os assuntos diga-me então quanto é que PENSA que ganha um interno?? Já tou à espera de uma resposta típica do zé povinho que diz que ganha muitissimo....

Sara Barbosa:

Olhe que se calhar não dão essas disciplinas todas... biofísica em enfermagem?!?! hmmmmm.... bioquímica?? hmmmm.... talvez integrado numa "Enfermagem Clínica" em que falam 3 horas sobre bioquímica, não sei...

Sem ressentimentos!

skwitz
 
Caro doutor enfermeiro,

onde estão os 50 mil médicos que o senhor tinha acabado de meter no desemprego???????? Ainda me diz que os seus posts nao são enganosos?? Depois quem diz os disparates sou eu não é verdade?

"España contrata a médicos polacos para cubrir la falta de candidatos españoles"

http://www.20minutos.es/noticia/83539/0/medicos/Espana/polacos/



skwitz
 
Caro skwitz

Quando não sabe o que diz é melhor ficar calado...quanta barbaridade...Consulte um plano de curso da licenciatura em enfermagem e pode ser que comece a dizer umas coisas mais acertadas...até lá...remeta-se ao silêncio...como o próprio diz;) Não estrague a sua reputação;)


Sem ressentimentos;)
 
Eu não queria participar nesta discussão contra uma profissão, que me parece todos devemos respeitar, da mesma forma como ela própria deve respeitar todas as outras que com ela fazem funcionar (para o bem e para o mal) o SNS e não só!...
Médicos e Enfermeiros são provavelmente as duas profissões que mais destaque têm, com um predomínio mais acentuado da classe médica, pq mais mediática e mais influente nos bastidores do poder.
No entanto, os médicos não têm culpa disso! É necessário que nós Enfermeiros, contruamos a pouco e pouco, com passos sólidos o nosso caminho o que gradualmente me parece vir a acontecer desde que Florence Nightingale construiu a "Moderna Enfermagem".
A medicina tem milhares de anos (Hipócrates), a enfermagem (leia-se a alicerçada em bases científicas) um século"!...
Parece-me que este espaço interessante e dinâmico, não deverá ocupar-se com o umbigo de poucos e com as suas fustrações pessoais, em vez de discutir o essencial aquilo que é abrangente, já que médicos e enfermeiros são faces diferentes da mesma moeda, em que o respeito pelo que cada um faz e pelas diferentes relações de trabalho (independentes, interdependentes e dependentes) são aquilo que as deve unir e não separar.
Claro, que tudo isto no meio desta discussão neste espaço parece, neste momento, uma utopia! Mas, o que vejo e sinto na minha prática diária (Enfermeiro) é um respeito mútuo, com excepções que sempre hão-de existir e repetir-se.
O que um médico espera de um enfermeiro é que este seja Enfermeiro! O que um enfermeiro espera de um médico, é que este seja Médico!
O que o doente espera de ambos é que cada um saiba aquilo que é e que o respeite, o trate, o cuide, como merece!

E para já, não vos maço mais!
Até breve e parabéns, uma vez mais, ao autor do blogue!

ENFERMAGEM XXI

http://www.enfermagem21.blogspot.com
 
Cara Sara Barbosa,

Infelizmente (se sublinho o infelizmente) tive o (des)prazer de conhecer bem de perto os planos de estudo da licenciatura em Enfermagem... por isso não me venha dizer que não sei do que falo...

Nesse infeliz contacto, lembro recordar que a enfermagem era considerada uma ciência humanista/relacional enquanto que a medicina era uma ciência biomédica... por isso também não percebo a ofensa em não terem bioquimica e/ou biofísica, entre outras...não me diga que é complexo de inferioridade? sinceramente espero que não...

Cumprimentos

skwitz
 
Quando a senhora foi para enfermagem, ja nos de la vinhamos...
 
O SKWITZ DEVE SER O D. DUARTE PIO DE BRAGANÇA É NÓS NEM SABEMOS.
TAMBÉM COM UMA ALCUNHA ASSIM, DEVEMOS GOSTAR QUE TEM EMPURREM O CÓCÓ PARA DENTRO...
SE ÉS TÃO ADEPTO DOS MÉDICOS, CASA-TE COM ELES. SE ÉS UM TAE, ENTÃO TÁS BEM, POIS OS MÉDICOS CAGAM EM SI, ACHAM-VOS EMPREGADOS.

OLHA, TEMOS AGORA UNS GAJOS CHEIOS DE CAGANLA ARMADOS EM LAPAROTOS.
 
Caro Skwitz, um médico interno em Portugal pode ganhar DE BASE cerca de 2520 euros (2º escalão do internato). Repito, de base. Agora some os bancos e outros suplementos (adicione ao base mais 1000 euros). 90% dos Portugueses nunca vão auferir tal valor nem no topo da carreira!
 
Fico com uma pena destes médicos que intervieram (ou pessoas que se «disfarçaram» de tal)! Lá pq estudam 6 anos, no ensino superior (parece até que são os únicos), e dp levam mais uns quantos de internato, devem achar que são mais do que os outros. Ainda vêm dizer q têm aquelas cadeiras científicas todas para mostrar omnissapiência! Como utente do SNS, a 1ª coisa q avalio num médico e noutro qq profissional de saúde é, precisamente, a relação terapêutica. Certamente, estes srs. drs. estão a precisar de umas aulinhas. Mas, descansem, pq tb se vê enfermeiros que precisam de aprofundar os seus conhecimentos ao nível da relação. Esses médicos e enfermeiros são a vergonha das suas classes, pq, graças a deus, há profissionais que amam aquilo que fazem e isso, meus caros, é vísivel, no modo como se relacionam com os doentes. Se não kerem aturar pessoas, barriquem-se num laboratório, ou mudem d profissão (já q o curso d Medicina é tão versátil).
Qto aos médicos espanhóis, se vierem para tirar o emprego aos arrogantes e antipáticos, tudo bem. Far-se-á uma boa troca! Porque «hostias» há em todo o lado e é necessário aniquilá-los para o bem da harmonia mundial!

Cumprimentos ao sr dr. enfermeiro! O blog é mt bom!
 
Eu sei bem qual é o problema dos enfermeiros... mas não digo...
 
COMPANHEIROS DE BLOGUE, PARECE-ME Q A INTERVENÇÃO MAIS SÁBIA E PERTINENTE VEIO DO "ENFERMAGEM XXI"! OS MEUS PARABÉNS!
PARECE-ME Q HÁ AQUI MUITA GENTE Q SOBRE O MANTO ANONIMATO SE DIZ MÉDICO E ENFERMEIRO E Q NA REALIDADE TUDO NÃO É MAIS QUE DESEJOS RECALCADOS. NÃO ACREDITO Q ESTES ÚLTIMOS COMENTÁRIOS SEJAM DE PROFISSIONAIS QUE TANTA CARGA HORÁRIA DE ÉTICA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS SOCIAIS TÊM NOS SEUS CURRICULUM...
É LAMENTÁVEL O NÍVEL DE COMENTÁRIOS Q ALGUNS AQUI DEIXAM E NÃO ESTOU A VER MÉDICOS OU ENFERMEIROS ENTRAR NESTE TIPO DE DISCUSSÃO. ACREDITO MTO SINCERAMENTE Q NENHUM O SERÁ, ESPERO NÃO ESTAR ENGANADO.

CUMPRIMENTOS E BOM FIM-DE-SEMANA

MIGUEL R.
 
Caro Skwitz:

Não querendo parecer insistente, esses seus comentários só lhe ficam mal...mas, para que fique mais esclarecido e deixe de dizer tanta barbaridade, aconselho-o a consultar o plano de estudos do curso de licenciatura em Enfermagem, por exemplo, da Universidade do Minho, aguardo o pedido de desculpas;)

Quanto ao complexo de inferioridade, meu caro...se acha que me posso sentir inferior perante tanta falta de humildade e tamanha ignorância demonstrada...não insulte a minha inteligência...

Não sinta o seu orgulho ferido pela Enfermagem partilhar algumas cadeiras com Medicina...ainda arranja um recalcamento...

Um conselho: seja prudente e sustente as suas afirmações;) ainda passa por ignorante e isso dá-lhe cabo do prestigio que tanto gostam de manter;)

Sem ressentimentos;)
 
O plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem está disponível online nos sites de variadíssimas instituições, é só consultar. É ridículo afirmar que não há formação em Bioestatística, Biofísica, Bioquímica e Biopatologia neste curso.
Tal como a medicina utiliza conhecimentos de outras ciências também a enfermagem o faz e isso não a torna intelectualmente inferior a nenhuma outra. A enfermagem também tem o seu corpo de conhecimentos próprio, que é vasto e intelectualmente muito estimulante.
Um facto é que muitas vezes no Curso de Licenciatura em Enfermagem leccionam-se temáticas relacionadas com outras disciplinas com cargas horárias superiores às temáticas próprias da ciência e profissão enfermagem. "Pensar Enfermagem" é algo que penso que ainda é feito por um número insuficiente de profissionais, daí que eu defenda que os 4 anos do Curso de Licenciatura eram insuficientes por si só.
E para determinados comentadores, que falam em relação de ajuda como quem fala em comprar fruta na mercearia, só posso dizer que lamento a forma como entendem a condição da pessoa que necessita de cuidados de saúde. Mas sei que, no fundo, arremessaram estas ideias apenas com o propósito de tentar inferiorizar uma profissão em relação a outra. Falharam, pois a empatia e a ajuda não nos inferioriza relativamente a quem não a tem e não pratica, torna-nos melhores profissionais e melhores seres humanos. Torna-nos, portanto, superiores.
Cumprimentos.
 
Compreendo a forma como defendem estas "técnicas", pois se as retirarem a enfermagem fica sem base... assim esta bem apoiem-se nelas! Esse é o vosso campo, e do qual ALGUNS muito sabem...
Agora comparem o que se diz neste post, onde se defende a relacao de ajuda como algo de base na enfermagem, com os post que visam protagonismos no pre hospital...
A actual formacao de base esta muito mais virada para o campo biopsocosocial, do que para a vertente tecnica (tb se pode deduzir isto lendo um plano de estudos de um CLE), dai nao se poder dar grande consistencia a actuacao noutas areas...
Estas "atitudes relacionais" nao sao algo que se aprenda numa escola de enfermagem ou numa faculdade de medicina... e algo inato, que alguns tem outros nao... enfermeiros, medicos ou qq outro tecnico...
 
"Estas "atitudes relacionais" nao sao algo que se aprenda numa escola de enfermagem ou numa faculdade de medicina... e algo inato, que alguns tem outros nao... enfermeiros, medicos ou qq outro tecnico... "

Conceito de atitude: predisposição para actuar de determinada forma(ver fundamentação em Psicologia).
A relação terapêutica é uma técnica (e não uma "técnica"), que se aprende e treina como qualquer outro acto executado por profissionais de saúde, como uma entubação.
Quanto ao PH, deverá saber que os enfermeiros que actuam nessa área têm formação específica, para além da experiência profissional exigida "a priori". Além disso desconheço algum CLE que não tenha carga horária de SBV/SAV e emergência.
Cumprimentos.
 
Depois de ler os últimos comentários, fico um pouco confuso, tal é a celeridade com que se muda de assunto (talvez por conveniência), sendo difícil encontar no raciocínio um fio condutor.

Se me permitem gostaria de dar o meu parecer relativamente à remuneração da classe médica, especificamente, a de um interno. Mais uma vez, só falo daquilo que sei.
E relativamente a esta matéria, poderei dizer que um interno, comparativamente com um enfermeiro a laborar à 5 anos e alguns meses, ganha cerca de 2.6 vezes mais (tendo em conta os números apresentados pelo caro colega doutorenfermeiro - portanto, números fidedignos - isto sem os bancos [ou sofás, sei lá] e outros suplementos). Confesso que desconhecia estes números, o que me deixa chocado, levando-me a mergulhar em profundas cogitações...
Com que direito; com que moral é que vêm estes senhores exigir ou reclamar melhores condições laborais???
Meus caros, se me pagassem 2500 euros mensais, eu faria nem que fosse o pino, ou cantava o tirolês, enfim, qualquer coisa, se a tal me obrigassem.
Com 2500 euros dava para pagar a 3 enfermeiros...!!
É o que eu chamo de amor à arte...!

Mil vezes CHIÇA!
 
Vivam os números clausus!
Vivam as cunhas!
Viva a prepotência!
Viva o despotismo!
VIVA A IGNORÂNCIA!
Vivam os toscos, os pecantes e os outros...
Vivam esses...
Vivam os mendicantes, os poderosos e os sublimes...
Viva amor à arte...

Viva a Républica dos bananas, e um grande, enorme, imenso VIVA à DEMOCRACIA, ao livre arbítrio e ao direito de igualdade
Vivam as geniais mentes lorpas!

A todos, um grade VIVA!
 
OLÉ!
 
Eu ia tecer um comentário, mas quando vi os comentário do colega Rui e do colega Hugo Roque, penso que não será necessário gastar mais palavras e tempo com esta discussão .Ficou tudo dito. Simplesmente há quem não compreenda e ponto final. Não vale a pena nadar nesta batalha infrutífera. Muita gente, numa atitude "turistica", resolve visitar na internet planos de estudo de Enfermagem e nem conclusões correctas tiram.

Colega Hugo, os mais de 2500 euros que referi, são recebidos pelos internos do segundo escalão em regime de 42 horas. Será exagerado? A minha opinião é que recebemos mal [Enfermeiros]. Espero que a nova carreira reponha a justiça (tenho essa esperança)!
 
Um VIVA sincero dou ao, já falecido, Samora Machel. O enfermeiro que chegou à Presidência da República moçambicana. E não foi um caminho nada fácil! Podemos não ser adeptos da doutrina política que seguiu, mas é um belo exemplo para os enfermeiros que têm medo de abalar as normas vigentes em Portugal, no seio da enfermagem.
Dr. Enfermeiro, desculpe fugir ao tema do post, mas o colega Hugo Roque enalteceu o meu ânimo histórico-político.
 
Deixem-se estar sossegados que SAV é para os médicos!!

Vão lá ver se não têm nenhuma fralda pra mudar...
 
Sr(a). licenciado(a) em Medicina, dou-lhe os meus PARABÉNS! Acabou de admitir que a classe profissional mais imprescindível no SNS é a dos enfermeiros. O nº de pessoas que necessitam de manobras de SAV (que quer que sejam apenas do domínio médico) é muito inferior ao nº de pessoas que necessitam de mudança de fralda, que é uma intervenção de enfermagem. Se não houvesse enfermeiros para mudar as fraldas, também não haveria médicos, pois estes recusar-se-iam até a entrar na enfermaria.
Desejo-lhe, sinceramente, tudo de bom na sua vida! Não se esqueça que não está imune a vir a sofrer, um dia, de algum problema que o obrigue a usar fralda. E olhe que, depois, não há nenhum colega seu que o salve!
Os enfermeiros não mudam as fraldas dos doentes para impedir maus cheiros nos hospitais (até pq, nesse caso, todo e qq ser humano é, por natureza, um poluidor olfactivo). Fazem-no com objectivos. P.ex., para prevenir macerações. Estas, por sua vez, podem evoluir para úlceras de pressão. Como lesões tegumentares que são, as úlceras de grau avançado afiguram-se um bom meio para a instalação de agentes infecciosos. O potencial infeccioso dos agentes bem como a condição do doente podem resultar na morte deste. Se não fossem os enfermeiros a preocuparem-se com os doentes dependentes do uso de fralda, imagine a mortalidade hospitalar (além dos danos colaterais, devido ao fedor).
Reze mesmo para nunca ter de usar fralda, se estiver internado! Não havendo enfermeiro a olhar por si (e pelas suas áreas genital e nadegueira), também não haverá médico que o faça, por mais sábio que seja em SAV!
 
se algum for internado e necessitar de fralda, deixamos a merda chegar aos seus olhos, de modo que não há sav que o salve.

quantos médicos por esse país fora metem os dedos no cú dos doentes?
 
resposta. muitos. basta fazer um toque rectal. mas pelos vistos gostam.
 
"Em conferência de imprensa, González-Vilardell lamentou a saída dos médicos, referindo que o sistema de saúde da Andaluzia tem de importar médicos de outros países para responder às carências."
"Para o responsável espanhol, a saída de médicos para Portugal deve-se ao facto de terem aí «mais consideração social» e melhores salários."(in Diariodigital 11/02/2007)

(http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=262211)

Ora no dicionário online de lingua portuguesa (www.priberam.pt):
carência: do Latim carentias. s.f., falta; necessidade; privação.


Enão a minha pergunta é: excesso de médicos em Espanha?? onde?!? Mais uma mentira publicada neste blog... e sem vergonha nenhuma!
 
Em Espanha a carência é sobretudo a nível dos especialistas (médicos e enfermeiros), pois a nível de generalistas há excesso.

Uma das situações que ocorreu, foi devido ao excesso houve um incremento na emigração de mão-de-obra médica.

Porque é que acha, que os vencimentos médicos são inferiores num país economicamente mais forte como é a Espanha?

No caso de Portugal por exemplo, que se debate com falta de médicos... vê algum português a ir trabalhar para Espanha? Ora, o que vê é precisamente o inverso, o que está de acordo com a migração por causas de excesso de profissionais.
 
Caro amigo, ha muitos medicos Portugueses a exercer em Espanha... e tb a leccionar em Faculdades de Medicina... (nao so em Espanha). se nao sabe, investigue...
 
médicos em Espanha??? ahahahaha! Fernando Rocha? és tu?

A leccionar em Espanha? Ahahahah!!!! As actuais faculdades portuguesas veêm-se "gregas" para conseguir professores habilitados, e o senhor diz-me que há muitos professores em espanha? ahahah!
Herman, és tu?

Vá dormir que o mal é sono e os patinhos já cantaram há bué de tempo!!
 
A ignorancia tem destas coisas... e mais, ate ha Portugueses na Reitoria de Faculdades de Medicina! Informem-se...
 
Portugueses na reitoria de Faculdades de Medicina espaholas???
Eu quero-me informar!
Agora, por favor, seja simpático e INFORME-NOS sobre o nome da Faculdade para pesquisá-la de imediato no Google:)
Se provar o que diz fico feliz por si, pelos médicos em questão e por todos os portugueses.
 
Don Joao Nuno Meireles Da Silva. para si... so a titulo de exemplo... apesar de nao ter que provar nada...
 
1 médico portugês em espanha? eu dou-lhe exemplos de milhares e milhares de médicos espanhóis em portugal.
 
Se nao sabe ler o contexto da conversa, retire-se sr gates
 
tenho seguido o tema de início, e renvo o que disse. o senhor é que quer provar um argumento sem pés nem cabeça. acha que se espanha tivesse falta de médicos pagava a 4,90 aos internos?
 
entao tem dificuldades de interpretacao...
 
só se for sua!
 
Caros amigos,

Deixemo-nos de lérias e façamos deste blog um espaço de convivio multidisciplinar em que se possa aprender pela positiva com todos.

Quem visita este blog há pouco tempo, fica com a impressão que a malta não gosta do que faz no quotidiano clínico e está constatentemente a competir com os outros: médicos por um lado e TAs por outro.

Em que é que estas discussões contribuem para demonstrar a visibilidade de cada um dos profissionais indistintamente?

O trabalho de equipa em ambiente multidiciplinar é uma coisa que nos regulamenta duplamente, pelo REPE e pelo código deontológico.

Vejamos lá se nos elevamos!
 
De facto parece realmente que ha um enfermeiro aqui que nao gosta mesmo do que faz. é pena, porque o país precisa muito de pessoas que gostem do que fazem. para alem de que nao vale a pena querer tirar merito aos medicos, ja que será em vao! Afinal, quantos anos é o curso de medicina? Bastante importante sera, nao é? Quanto ao salario,meros pormenores porque para quem gosta do que faz isso torna se irrelevante.. ja para quem nao gosta...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!