segunda-feira, março 12, 2007

Évora já tem VMER!!



Deixo-vos um artigo do Jornal O Primeiro de Janeiro que noticia a entrada em funcionamento da VMER de Évora. Este artigo enfatiza a Enfermagem e os Enfermeiros (aliás a entrevista é com o Enfermeiro Director). Faz uma breve referência à URSIV! Mas o que me deixou curioso foi a focalização de todo este processo nos Enfermeiros. Ora leiam!

Comments:
"Mas o que me deixou curioso foi a focalização de todo este processo nos Enfermeiros."... ora então porquê tanta curiosidade?!
 
Leia bem a notícia e encontrará a sua resposta!
 
Por acaso este até é o meu hospital e considero a sua leitura do artigo em questão muito transversal. Não percebo porque diz que todo o processo foi focalizado nos enfermeiros. De onde depreende isso? Pela entrevista ter sido feita com o Enfermeiro Director?
A realidade é outra, meu amigo...
 
nao consigo visualizar a entrevista!
 
Compreendo. Mas em não falei na realidade, referi-me à notícia em particular. Num momento conturbado no pré-hospitalar como este que atravesamos, achei "peculiar" o modo como foi abordado a notícia. Mas eu não foi o único... ou acharam "habitual" a forma como foi perspectiva uma notícia de abertura de uma VMER?
 
foi # fui!! ja por varias vezes repetiu o erro senhor DOUTOR...
 
"Num momento conturbado no pré-hospitalar como este que atravesamos"... se acontece é por não ter sido explicado à população os timings de activação
...alguém explicou quanto tempo demorou desde activação VMER até chegada ao local? se o doente até estava bem no SAP e depois rapidamente deteriorou... ou se o atraso foi apenas na chamada do SAP para o CODU... ao ministro não interessou esclarecer... a ideia que dá que o SAP demorou a pedir ajuda... ou repito o doente estava estável e agravou rapidamente... não explicam
 
Desculpa, o SAP pedir a ajuda?
Mas não existem médicos e enfermeiros por lá?
Esse SAP não tem capacidade de receber doentes urgentes ou emergentes?
Se não tem porque é que recebem?
O que as ambulâncias vão fazer lá com doentes críticos?
Porque não vão directamente para Évora?
Se eles não tem formação por que é que tem urgências abertas ao publico?
Porque é que o INEM não lhe dá formação, sai sempre mais barato e ter uma VMER sempre disponível para lhe dar apoia.

Isso de Odemira de é o principio do novelo.
 
Desculpa, o SAP pedir a ajuda?
Mas não existem médicos e enfermeiros por lá?
Esse SAP não tem capacidade de receber doentes urgentes ou emergentes?
Se não tem porque é que recebem?
O que as ambulâncias vão fazer lá com doentes críticos?
Porque não vão directamente para Évora?
Se eles não tem formação por que é que tem urgências abertas ao publico?
Porque é que o INEM não lhe dá formação, sai sempre mais barato e ter uma VMER sempre disponível para lhe dar apoia.

Isso de Odemira de é o principio do novelo.
 
Penso que os médicos e enfermeiros desses centros de saúde só sabem passar receitas, e fazer pensos, gostaria saber como é que conseguiram tirar os cursos.
Estou de acordo com o comentário anterior, devia-se era apostar mais na formação do pessoal dos serviços de urgência do que se andar a criara super médicos e super enfermeiros, sairia mais barato e a era melhor para o socorro aos cidadãos, do que mandar vir outro medico para ajudar outro médico, só mesmo em Portugal eh eh eh
Paulo ricardo
 
"mandar vir outro medico para ajudar outro médico, só mesmo em Portugal" "Desculpa, o SAP pedir a ajuda?"
duas das frases mais ridículas, de quem não deve ser deste meio para revelar tanta ignorância... ou quando se fala de urgências com valências e graus de diferenciação andamos a brincar?
ah... e esses super médico/enfermeiro... não se está a referir aos da VMER pois não? deve ser brincadeira
 
Apesar da Vmer de Évora estar sempre INOP por falta de médico..., pelo menos colocaram um tripulante na imagem (TAE Paulo Anjos) em vez de um enfermeiro.

É pena que os TAE's já não façam VMER... Os tempos de chegada ao local eram mais reduzidos, não havia invenções nos procedimentos e, acima de tudo, não se questionava a autoridade médica.
 
estejam calados a vmer Evora ta sempre INOP não inventem e ñ vai haver super medicos ou super iluminados vão haver palhaços doutorados a fazer protocolos simples repito simples que nos outros paises da europa são aplicados por qualquer tecnico de ambulancia
 
então vai para outro país!
 
Os tecnicos de ambulancia dos paises k esta a falar têm um nivel de formação mt superior aos nossos TA´s, sendo em alguns paises um curso de ensino superior, ou seja, têm uma carreira defenida. No nosso pais é impossivel os TA,s fazerem "protocolos simples" pois caso ñ saiba, a EPH, por cá é feita em grande maioria por TAT´s e a maioria deles voluntarios. Agora diga-me, gostava k um desses TA´s o utiliza-se esses "protocolos simples" em si ou em alguém seu conhecido? (e isto ñ descurando das capacidades de muitos deles, k por vezes revelam enormes capacidades praticas e teoricas, mas outros, nem sequer deviam entrar num ambulancia.
 
é a 1ª vez que leio este blog mas já deu para constatar que o tema desta noticia serve de mote para mais uma batalha entre pessoal de Bombeiros com TA´s/TAE e Enfermeiros que trabalham ou aspiram a trabalhar na emergencia.
Já trabalhei no pré-hospitalar 11 anos como bombeiro e enfermeiro, e deu para constatar que as eternas e ESTUPIDOS comentários jocosos entre as ambas partes teve as suas consequencias. No fundo quem paga fava é o doente pois em vez de as duas classes fazerem o que lhes compete,discutem, agridem-se á frente do doente. Já se puseram no lugar do doente???? É pena,grande parte das pessoas que trabalham no pré-hospitalar nunca tenham assistido como doentes a essa cena e angustia que é... saber que quem socorre tem os cursos mas não os utiliza em prol do doente ms sim em favor do deu seu ego pessoal
 
P.S. nos outros paises europeus não é qualquer um que chega a bombeiro/TAS/Enfermeiro.
Tiram cursos e SÃO AVALIADOS NO SEU LOCAL DE TRABALHO pela sua prestação.
 
...coisa que aqui em portugal não acontece. Ninguem faz uma auditoria capaz, independente aos meios/instituições que socorrem.
 
O que adianta as ambulancias irem transportar doentes criticos para longe sem antes o doente não estiver minimimamente estabilizdo se em alguns casos estas não estão devidamente apetrechadas de meios tecnicos e humanos capazes (senão a maioria dos casos)...
A proposito das ambulancias que transportam os doentes!!
Já pensaram a evolução que tiveram as ambulancias nos ultimos 10 anos?
* são mais estéticas
* o condutor tem radio e na maioria ds vezes tem acompanhante e vai muito confortável
*está cheia de luzinhas, buzinas
O objectivo das ambulancias é socorrer e transportar os doentes nas melhores condições..
Vejamos:
* na sua maioria, as macas pouco ou nada evoluiram, condições higieno sanit´rias, deficientes,material inadequado ao tipo de ambulancia, o doente continua a ir sozinho atrás ou simplesmente com um ou "uma dama de Honor", que fica a olhar incapaz de actuar e por vezes o pouco que aprendem no TAT não o aplicam,como por ex. imobilizar, o SBV, PLS entre outras coisas, no verão apanha um calor, de inverno passa frio... e por vezes ainda há que se gabe de como deram os 180 km/h de com o doente atrás. Mesmo com um doente críticom quem vai atrás não consegue trabalhar..
 
"nos outros paises europeus não é qualquer um que chega a bombeiro/TAS/Enfermeiro."

Esta afirmação parece fazer crer que um enfermeiro está no mesmo "patamar" que um bombeiro/TAS...
O que está copmpletamente desfazado da realidade.....
Enfim, moralistas...
 
não estou desfasado da realidade, conheço a realidade, a nossa e dos outros paises... e nós somos uma anedota para os outros paises (nas aulas é dado o exemplo de portugal - o que não se deve fazer) nos outros paises cada um sabe o seu lugar, não se atropelam.
Não estamos todos no mesmo patamar, longe disso, mas parece, pelas afirmações que cada uma das classes faz neste e noutros blog´s.
Ponha-se no lugar dos doentes mas a sofrer como alguns, e diga-me depois... podem ser o melhor dos melhores, individualmente fazem pouco, em conjunto fazem muito. basta aplicar aquilo pelo qual foram treinados e são pagos.
O moralista (o que já soube o que era ser doente...)
 
Não consegui sequer ler o anuncio que este blog exibe mas sou enfermeira licenciada, e trabalho no hospital de évora e só tenho uma mera abordagem a dizer.
Não falem do que não sabem, e não critiquem aqueles que no deu dia-a-dia cumprem a sua missão. Não coloquem seja quem for no mesmo saco que outro profissional, que não tem a mesma categoria profissional.
O inicio da vmer em évora, é sem dúvida um grande passo para este distrito, contudo todos os dias servem para aperfeiçoar estes cuidados de urgência, a vida não é um protocolo, pelo que o primeiro passo está dado, os seguintes se seguirão. Não somos deus, nem fazemos milagres, fazemos o nosso melhor diariamente!
Por mim falo e por tantos outros como eu.

Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!