terça-feira, janeiro 01, 2008

Bastonária: Mensagem de Ano Novo, mentiras (para 2008) e promessas (de 2003)!


Na página da Ordem dos Enfermeiros, a Enf. Maria Augusta de Sousa, deixou-nos uma mensagem de Ano Novo (onde a podem ler na íntegra). Começou por apelar ao sentimento e terminou com promessas barbudas...

"(...) Por isso sei que a primeira hora do primeiro dia do ano 2008 só é para estes colegas diferente porque o passar do ano é momento de festa, de esperança num tempo novo que o novo ano anuncia.
O ano 2008 será um marco para a enfermagem portuguesa. Serão desenvolvidos instrumentos que potenciarão: a estabilidade e o desenvolvimento profissional de cada enfermeiro, a promoção da qualidade dos cuidados de enfermagem e o reforço da enfermagem no sistema de saúde.
Por isso, com alegria, convosco quero brindar a chegada do Novo Ano e a confiança que em nós depositaram a maioria dos enfermeiros que participaram no acto eleitoral do passado dia 13 de Dezembro.
O brinde que aqui fazemos é o firmar do compromisso que em continuidade será o início de um caminho que percorreremos, por melhor saúde Consigo, pela Enfermagem."

Ora, motivos para festa, vejo poucos.
Para os mais esquecidos (bastonária incluída) lembro-lhe este notícia do Jornal Público de 11 de Dezembro de 2003 (anteriores eleições):

"A única candidata a bastonária da Ordem dos Enfermeiros quer que esta estrutura passe a certificar as competências dos licenciados antes de lhes entregar a carteira profissional. É a resposta à proliferação de "faculdades" de Enfermagem e às dúvidas sobre os conteúdos e estágios dos cursos ministrados"

Resumindo, já há 4 anos a bastonária enganou-nos com a mesma promessa. E o que fez durante este 4 anos? Nada. Ou seja, nada.

Depois, já há 4 anos anos, com o intuito de "caçar o voto", afirmou haver escolas "a mais". Curioso para quem passou os últimos 4 anos a falar em falta de Enfermeiros (incoerente, não?), com milhares de licenciados no desemprego...

Por fim, já há 4 anos que sabia sobre a existência de campos de estágio sem a mínima qualidade para desenvolver o ensino da Enfermagem. E o que fez? Nada. Ou seja, nada.

Agora, voltou a "caçar o voto" com os mesmo argumentos. Refere ter vontade em implantar um modelo, que segundo diz (era um dos pontos-promessa da sua candidatura), vai regular a oferta (para quê, se ela afirma insistentemente que há falta de Enfermeiros?) e certificar campos de estágio (passaram 4 anos sem nada fazer sobre isto...).
Ou seja, mais 4 penosos anos virão.

Entretanto, os recursos dos outros candidatos à OE vão sendo formalmente apresentados...

Comments:
Engraçado como a Sra. Bastonária não sabe "separar as águas" entre o SEU CARGO e a SUA CANDIDATURA. A verdade é que as suas palavras de ordem "Consigo Pela Enfermagem" não soam nada bem no finalizar de uma Mensagem de Ano Novo da BASTONÁRIA...!!! Ou teria sido a CANDIDATA...!!!??? Quem sabe responda.
 
outro brilhante post e mais um exercício de memória.
muito bem!
Bom 2008
 
Mais uma vez dou-lhe os parabéns, pelo post.

Aguardemos pelos recursos.
A justiça é soberana, e após a sua decisão saberemos o futuro da OE. Ou fica tudo na mesma ou temos eleições....
 
O conceito que tem de resumir os comentários de outros, deixa muito a desejar...
 
Um post à maneira para mostrar aos augustistas quem é a sua mestre. Parabéns.
Pensava é que com a vinda de um novo ano, traria novidades do tipo revelar quem é....

Existem muita gentinha (comunistas) que davam um milhão de euros para saber que é o doutor enfermeiro. E sei isto de fonte segura... é que os seus posts não são polémicos só aqui... incomodam MUITA gente...

Abraço.
 
...que continuem a INCOM0DAR!

Coragem colega doutorenfermeiro.
 
Eu também ouvi falar que na altura das eleições, alguns membros da lista da enfermeira maria augusta passaram-se com alguns posts do dr. enfermeiro.
Isso foi muito comentado no centro de saúde onde trabalho, pois um dos enfermeiros especialistas estava numa das listas regionais, e contou que alguns mebros nacionais andavam totalmente de cabelos em pé com o dr. enfermeiro!

Itso quer dizer que a mensagem chega onde é pretendida.
 
Aguardemos serenamente pelos recursos!

Boas entradas, em 2008, cheias de Esperança.
 
Pergunto: como irá ser o "ambiente" entre a Sra. Bastonária e as SR Centro, Sul e Açores (controladas por si), e a SR Norte eleita como sendo OPOSIÇÃO a algumas das actuais políticas desta OE? E também a SR Madeira?
 
Olá Colega!
Começo por lhe desejar um belissimo ano de 2008. Sou leitor deste blog há algum tempo e vejo sempre espelhadas nele muitas das minhas opiniões.
O que se passa na enfermagem ( a letra minuscula no inicio da palavra é intencional) é vergonhoso. Basta ver o telejornal e prestar um pouco de atenção e vamos literalmente aos arames ( tratarem os nossos colegas da saude 24 por técnicos, para os manterem no anonimato. um assistemte social que detecta necessidades de enfermagem no hospital de santa maria. E uma nuticionista que para prevenir a neo do colon acha que a medida mais importante é reduzir a ingestão de calorias. RIDICULO.
Depois temos Lares de 3ª idade sem enfermeiros. Serviços hospitalares que trabalham sempre como se estivessem a cumprir serviços minimos. Colegas nossos a serem substituidos por AAM em blocos operatórios, ETC e a Ordem nada faz, os sindicatos nada fazem e nós lá vamos seguindo, como um rebanho, mas ás costas levamos sempre todo o serviço nacional de saúde. Tudo isto desempenhado por "mileuristas", (in)felizes e (des)contentes.
Não sei mas, apetece-me em 2008 ser radical, deviamos simplesmente parar, todos, um dia, só 24 horas, mas parar.
Vou assinar como Enf.Lic. pois embora seja blogista o meu espaço na net serve de catarse, e nada tem a ver com a minha vida profissional.
Um abraço
 
Aqui está um colega cheio de razão como muitos outros.
Simplesmente a individualização leva a unidades dispersas.
Se os enfermeiros tivessem alguma confiança e solidariedade com os colegas, ao ponto de unirem para acções conjuntas e discutir depois, talvez a situação melhorasse.
Essa dos assistentes sociais, nutricionistas economistas a substituírem os enfermeiros, na organização de serviços de enfermagem é uma meia verdade: a outra meia é; porque os enfermeiros não se querem assumir.Cada vez se acomodam mais a serem mandados, primeiro pelos médicos e depois por qualquer bicho careta.
Um dia virá em que vão sentir a necessidade de se unir, para interesses comuns.
Parece que ainda não sentiram essa necessidade porque estão sempre à espera de quem lhes resolva os problemas se terem de se expor.
Um dia vão despertar e odiar os que os desmobilizam. Oxalá não seja tarde de mais!
Não criticam estas palavras amargas mas sinceras: mais do que quem as lê, sinto-me ferido por serem verdadeiras e actuais.
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!