sábado, abril 04, 2009

Afinal os Enfermeiros já são "podres" de ricos e têm uma carreira estimulante e justa!


A greve deixou patente o descontentamento dos Enfermeiros. Esperava-se outro tipo de adesão (tendo em conta os motivos da greve), mas, a voz dos Enfermeiros ecoou. link

As manifestações regionais é que ficaram muito aquém do esperado. Onde eu fui, quase não era perceptível inquietação alguma.

Para a Enfermagem ser o que é hoje, e ser remunerada como é, temos de agradecer a uns quantos milhares de Enfermeiros, corajosos e devotos à sua causa, que se debateram por uma profissão digna, sacrificando o seu orçamento familiar e arriscando retaliações das Administrações. Muitas conquistas aconteceram.

Nos dias de hoje, podemos assistir a um cenário diferente. Os contratados parecem pouco interessados em lutar (uma boa fatia até poderá ter argumentação razoavelmente válida, a outra não). E os desempregados? Onde estão os milhares de desempregados? Provavelmente devem estar a lutar pela profissão no sofá da sala.
Existe uma colega nossa, minha conhecida, que é um case-study interessante. Quando me vê passar, tem sempre "duas ou três perguntinhas rápidas se for possível". Com paciência respondo, explico, informo. Em tempos as "perguntinhas" versavam sobre aspectos legais. Nos últimos anos, as respectivas têm sempre o mesmo cariz: "quando é que temos uma carreira melhor?", "quando é que classe vai tem uma remuneração mais justa?", etc.
Chega-se ao dia da luta... não protesta, não faz greve!

Acho que muita gente ainda não percebeu que apesar de tudo, os Enfermeiros preparam-se para ganhar menos do que actual! Desta vez não digo porquê porra! Os senhores Enfermeiros têm de começar a ser interessados pelo mundo que os rodeia e a serem críticos e bem informados. Leiam, façam contas, especulem, raciocinem. Poucos fazem ideia para onde gira a bússola. Já se aperceberam que a carreira que nos propõem é um retrocesso de dezenas de anos? Aparentemente é mais inteligente não perder dois dias de trabalho e perder o resto da vida.
Anjos do Céu, iluminai os apagados e o cegos para que possam ver!!

Comments:
No CM aparece isto:
"MÉDICOS FIZERAM ENFERMAGEM

Nos hospitais do Porto, apesar da evidente perturbação interna que a adesão dos enfermeiros à greve causou na rotina diária, foram feitos todos os esforços para que os utentes não fossem muito prejudicados. Daí resultou um aumento de trabalho pelos profissionais que não aderiram e também pelo facto de muitos médicos terem assumido alguns serviços que normalmente não fazem, desde pequenos tratamentos em consulta até à retirada de drenos a pacientes."

Espero que os sindicatos não deixem passar isto em branco!
 
Provavelmente este tópico vai ser pouco comentado porque a grande maioria das pessoas que frequenta este blog e o site forumenfermagem.org são exactamente as que "FALAM, FALAM MAS NÃO FAZEM NADA". Pois é, e venham contradizer-me que eu tenho argumentos para os calar! Última vigília da ARS de Lisboa, Capital do país com milhares de estudantes de enfermagem, vulgos desempregados, e qtos lá estiveram?? Provavelmente dos cerca de 50 nenhum, mas eu estive lá. Na última manifestação que foi a um horário brilhante, 11h30, sem ser em dia de greve, cerca de 200 pessoas. Qts seriam desempregados ou estudantes? Não sei, mas aposto q mt poucos. Na manifestação anterior a esta que foi abrangida pela greve, citando os sindicatos, a maior de há muitos muitos anos, cerca de 2000, com autocarros a virem de todo o país, qts desempregados, qtos estudantes? Eu estive lá e pcs muito pcs. Eu trabalho à 3 anos com contracto indeterminado, estou em projectos alicinates no hospital e NÃO ME CONFOMO!! Tenho 26 anos de idade, ouço o que os mais velhos já fizeram e tenho muita pena dos mais novos como eu. É verdade q mts já fazem greve mas em vez de utilizarem os dias de greve para se juntarem as "lutas", não! Provavelmente foram para o Allgarve... COLEGAS MAIS NOVOS E FUTUROS COLEGAS VÓS SÓIS A VERGONHA DESTA PROFISSÃO. E AOS COLEGAS DESEMPREGADOS E FUTUROS NÃO TENHO PENA DA VOSSA SITUAÇÂO, ESTAIS A CAVAR A VOSSA CAMPA!!! Desculpem o desabafo, mas tinha de o fazer. TIVEMOS ÓPTIMOS AVANÇOS COM ESTAS PEQUENAS GREVES E LUTAS NÂO SE DESMOBILIZEM. TODOS JUNTOS POR AQUILO QUE SOMOS E QUEREMOS SER! ENFERMAGEM!!!!!!!!!!!!!
 
Concordo consigo, é triste constatar que infelizmente muitos colegas não tem consicência do que está em negociação... Sempre as mesmas caras nas manifestações e vigílias... Tenho 3 anos de profissão e no meu serviço onde existem cerca de 14 enfermeiros contratados, somos sempre 2 a dar a cara nesta luta... porque? Hoje não me dá jeito ir à manifestação ou isso não dá em nada... Triste, muito triste...

MB
 
Continuo sem compreender o porquê de tanta passividade dos Enfermeiros. Afinal o que queremos para o nosso futuro? Não perguntem o que os outros podem fazer pela nossa carreira, mas o que nós queremos para a nossa carreira. Haja união, solidariedade e dignidade profissional... Parabéns a todos os colegas que fizerem greve e se manifestaram. Dos fracos não reza a história.
 
como é que os medicos fizeram enfermagem, decdiram trabalhar nestes dias?! quando é que começam a fazer medicina.lol
perdoem-me aqueles que trabalham..
 
Não me encontro no continente por motivos profissionais mas fui espreitar os numeros de enfermeiros nas concentrações previamente marcadas e fiquei chocado com os numeros de enfermeiros em lisboa "150", é incrivel a zona onde se encontra o maior numero de enfermeiros, meus colegas as 42h já quase são uma miragem e os duplos estão a terminar. Nessa altura vem dizer que o que ganham não é suficiente para viver etc, etc, etc... Força camaradas continuem a meter a cabeça na areia e a fingir que não se passa nada.
Os meus parabens aos colegas de Vila Real e continuem são um exemplo a seguir.
Também cheguei à conclusão que a OE tem razão, afinal não existem desempregados e talvez nem contrados em situações precarias e se existe encontram-se felizes com a sua situação, vamos é lutar por melhorar a nossa situação de funcionarios publicos licencidos neste momento considerados de segunda categoria.
 
Concordo com o post e concordo com os comentários que aqui se vão expressando.
Os enfºs contratados e alunos de enfermagem, desde muito cedo começam a renegar a profissão e a serem mentirosos.
Que lutem os velhos, para eles reclamarem, reclamarem , mas sem ser em manifestações ou em greves por uma carreira justa para todos os Enfermeiros.
De lamentar, mas é verdade.
 
este post é a minha opinião.

cumprimentos
 
UMA VERGONHA ESTA PROPOSTA DA SRA. MINISTRA E O QUE DIZER DOS COLEGAS OU MELHOR GRUPO DE SUPERVISORES QUE FORAM NEGOCIAR A CARREIRA SÓ OLHARAM PARA O SEU UMBIGO JÁ QUE PELA PROPOSTA APRESENTADA DEIXARAM DE FORA DA GESTÃO TODOS OS CHEFES QUE ATÉ HOJE DERAM O LITRO PELA GESTÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS , SERÁ QUE SERÃO OS SRS SUPERVISORES DORAVANTA A FAZEREM A GESTÃO DE TODAS AS UNIDADES DE CUIDADOS DOS HOSPITAIS DESTE PAÍS, A VER VAMOS!!!!!!!!!
 
Os desempregados têm muito "verbo "quando se trata de culpar os colegas mais velhos da sua situação, alegando que as acumulações detidas por estes estão na raiz da sua situação. Mas quando a coisa é para valer eles esfumam-se subitamente, à espera que sejam estes "colegas mais velhos e usurpadores de acumulações" a ficar com as "despesas" da luta em defesa de uma Enfermagem que também é deles.
Quanto aos contratados, o seu temor pelas represálias é só mais uma desculpa para não fazerem greve e assim não perderem mais uns tostões.
O sentido de classe está mais vivo nos veteranos da Enfermagem do que no dito "sangue novo" da profissão, que pelos vistos já saiu da medula (i.e. das escolas) com severa anemia.
 
""Provavelmente este tópico vai ser pouco comentado porque a grande maioria das pessoas que frequenta este blog e o site forumenfermagem.org são exactamente as que "FALAM, FALAM MAS NÃO FAZEM NADA"" e não é q é mm pouco comentado??!! colegas desempregados mostrem de que são feitos! lutem pela NOSSA PROFISSÃO!
 
Uma VERGONHA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!