domingo, julho 05, 2009

FENSE envia tomada de posição à Ministra da Saúde relativamente aos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar



A FENSE (SE + SIPE) enviou uma carta aberta à Ministra da Saúde, como manifestação da sua discordância relativamente à criação dos denominados "Paramédicos".

Comments:
Esta tomada de posição por parte do Enfº José Correia de Azevedo (imediato arquivamento deste processo invasivo da área de Enfermagem)é merecedora das maiores felicitações, conquanto tem um significado óbvio: A CARREIRA DE TEPH NUNCA PODERÁ EXISTIR, por versar sobre matéria exclusiva da competência do Enfermeiro.

Sempre, aliás, com a força decorrente do próximo Governo, onde o poder e a militancia do Enfº Azevedo "dará cartas".
 
Para aqueles que apenas vêm e conhecem o SEP existem outros sindicatos, sem ligações politicas, que embora ñ tenham o mm protagonismo, pq tb ñ desejam te-lo gastando o dinheiro dos seus associados, são sindicatos de CORAGEM e que LUTAM pela nossa classe. Muito boa resposta por parte dos ENfºs Fernando Correia (SIPE) e José Azevedo (SE).
 
Mais uma vez apanharam o comboio atrasado...

Mas quem é que vos disse que este era o documento que vai ser aceite...

Este documento foi a proposta inicial.

O que vai sair ja esta totalmente modificado e se querem que vos diga para melhor e como é obvio melhor para a vitima e para o TEPH para ñ haver greves na EPH...

Mais uma vez atrasados...

Quem tudo quer tudo perde olhem para o vosso umbigo e tentam lutar pela vossa carreira e deixem evoluir a dos outros como a vossa até agora tem vindo a evoluir...

Basta de gente a morrer com tecnicos á frente que ñ podem fazer mais nada dos que esperar pela elite do PH o doutor e o enfermeiro xpto e quando chegam com 25m de atraso... è so pra passar a verificação de obito...

Isto passa-se centenas de vezes por dia em portugal e graças a esta nova carreira vai deixar de existir e com isto os doentes so tem a ganhar.

Tenho dito.
 
Ó caro Tenho dito,
Diz que "Basta de gente a morrer com tecnicos á frente que ñ podem fazer mais nada dos que esperar pela elite do PH o doutor e o enfermeiro xpto e quando chegam com 25m de atraso... è so pra passar a verificação de obito...", para fundamentar a necessidade pública(presumo)da carreira de TEPH.
É um argumento demasiado simplista e redutor. Na verdade, omite o mais importante: DEVIDOS À FALTA DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO na Emergência Pré-Hospitalar, OS ESTRAGOS feitos na saúde de quem é socorrido.
 
SEM NADA CONTRA OS TAE, E À NÍTIDA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DESTES POR PARTE DE ENFERMEIROS OU MÉDICOS, NUNCA PODERÃO INVADIR UMA ÁREA NA NOSSA COMPETÊNCIA.

ESTA PROPOSTA DE CARREIRA PARA-MÉDICA É, A MEU VER, ABSURDA! ROUBA-NOS UMA IMPORTANTE ÁREA DE ACÇÃO, E É MAIS UMA LOUCURA PATENTE DO GOVERNO!

LOUCURA!
 
A EPH nasceu com os TAS ha mais de 25 anos e os enfermeiros é que vieram para cá ou seja nós é que temos o direito á evolução e não a ser escorraçados, quem veio para o EPH foram voçês nos ja ca estavamos.
Apenas queremos uma carreira e vamos tê-la estrabuchem o que quiserem...
Vão dar vacinas pra farmacia, tambem é uma boa luta...
 
"A EPH nasceu com os TAS ha mais de 25 anos e os enfermeiros é que vieram para cá ou seja nós é que temos o direito á evolução e não a ser escorraçados"

Ai sim? Os cirurgiões nasceram a partir do barbeiros, como tal expulsem os cirurgiões e façam evoluir os barbeiros dentro dos blocos operatórios! Podem sair muitos mortos, mas de barba aparada.

Eu ouço cada uma. Este mundo está uma lástima!
 
anónimo das 8.39

não, voces NÃO VÃO TER ESSA VOSSA CARREIRA, JAMAIS!!
´
NEM COM LOBBIES DOS MÉDICOS OU FARMACEUTICOS OU SEJA LÁ O QUE QUISEREM INVENTAR.

ISSO NÃO VAI ACONTECER, ESQUEÇA
 
Se o PSD chegar ao governo, talvez a determinação (e influência) do Enfº Azevedo nos salve da inanimação da OE.
 
Ó peixe ja vens atrasado amigo...

lololol

Aliás já vem todo o mundo atrasado até a vossa cartinha de choro chegou atrasada...

Façam o que vos digo vão mas é pras farmacias que é bem melhor...
 
Sim, veio atrasada, mas NÃO HÁ HIPÓTESE: ISSO NÃO VAI ACONTECER, TIRE O CAVALINHO DA CHUVA! NEM PENSAR MEU CARO.

OLHE SE QUISESSE FAZER COISAS DE ENFERMEIRO OU DE MÉDICO, ESTUDASSE UM BOCADINHO MAIS...
 
OH AMIGO BOMBEIRO, JÁ AGORA QUE VEM VOCÊ PRAQUI FAZER PÁ?

SE QUERIA SER ENFERMEIRO COMO JÁ LHE DISSE, TIVESSE ESTUDADO MAIS. VOCÊ NUNCA IRÁ SUBSTITUIR ENFERMEIROS, MEU CARO.

ESSA PSEUDO-CARREIRA DE TEPH NUNCA IRÁ EXISTIR.

OU ESQUECEU QUE É À ENFERMAGEM E À MEDICINA QUE "PERTENCE" A EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR??

OS BOMBEIROS TRANSPORTAM DOENTES E APAGAM FOGOS! CADA MACACO NO SEU LUGAR, OK?
 
o Sr peixe não deve incluir todos os bombeiros no mesmo saco, eu sou bombeiro a 13 anos e enfermeiro à apenas 3, sei do que falo!
todos os dias faço EPH, tenho o curso SIV, e dentro das ambulancias dos bombeiros só oxigénio e pouco mais.
Não sirvo apenas para "acartar pataletas" e apagar fogos.
e não concordo com este assalto para com a nossa classe, mas eles TA deviam ter um pouco mais de formação!
desde já lanço um desafio a todos os enfermeiros que gostam de PH e de ajudar o proximo, vão junto dos bombeiros dos seus concelhos e entrem para os bombeiros, mas não se esqueçam aqui trabalhamos de borla, à chuva, frio e sol.

Pedro
 
Tanto se fala e pouco se acerta, já não á nada a fazer, a carreira de TEPH foi aprovada e tem o aval da OM e de todos os outros intervenientes no SIEM, como tal penso que seria sensato agora deixarem rolar as coisas naturalmente, ninguem pode julgar os outros, mas alguns senhores enfermeiros gostam logo de tentar matar tudo á nascença, mas desta vez não á nada a fazer.
Espero que os TEPH façam um grande trabalho, pois os benificiarios desta classe serão os utentes, não é isso que importa?
Mais uma vez digo, vamos deixar-nos de coisas e tentar dialogar pela nossa carreira e atingir os nossos objectivos.

TAE / Enfermeiro
 
O actual poder de actuar na saúde assenta na expressão «acto médico», existindo agora também “o acto de enfermagem”, que se tornou quase mágico e pedra angular de todas as actividades ditas de «saúde» mas que mais propriamente se deveriam designar de doença. Com o «acto médico» ou o “acto de enfermagem” atribuído à competência de especialistas que, através da hierarquia universitária, se auto-constitui em corpo de profissionais com poder de vida ou de morte sobre os doentes, deu origem a que fosse completamente banido um conceito que, em teoria da saúde, é social e humanamente muito mais importante: o conceito de auto-cura, auto-defesa e auto-organização, conceito que tendo presidido aos sistemas de saúde de todas as grandes civilizações, viria a desaparecer completamente dos sistemas que modernamente monopolizaram, em proveito de um grupo, de uma elite, de um lobby, a capacidade universal e o direito fundamental de curar ou de salvar uma vida.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!