sábado, julho 11, 2009

Proposta para a Carreira de Enfermagem resultante das reuniões dos dias 9 e 10 de Julho.


Após as contra-propostas dos Sindicatos, o Ministério da Saúde (MS) comprometeu-se a apresentar um novo documento nas próximas reuniões, agendadas para o dia 22 de Julho (FENSE).

O resultado desta ronda negocial estão disponíveis do blog-acessório Doutor Enfermeiro Docs. O Projecto de Carreira para os Contratos de Trabalho em Funções Públicas está disponível para consulta aqui, e para os Enfermeiros dos Hospitais EPE e PPP aqui.(As progressões e transições continuam aquém das expectativas da justiça equitativa relativa a outros licenciados da Administração Pública)

As propostas para a Tabela Salarial podem também ser consultadas. A antiga proposta do MS aqui, a contra-proposta da CNESE (SEP + SERAM) aqui, contra-proposta da FENSE (SE + SIPE) aqui, e a última proposta do MS (10 de Julho) aqui.

Na última proposta da Tabela Salarial apenas se constata um discreto aumento do topo máximo da categoria de Enfermeiro (400 euros), mas a estrutura da tabela e a entrada inicial ainda não estão de acordo com as pretensões da classe de Enfermagem, nem consentâneas com a formação/grau académico.

Comments:
Trata-se de uma verdadeira anedota. Então e os que não fizeram a Licenciatura???
Enfermeiro e enfermeiro principal????
Mudar nomes?? Condensar tudo em duas "categorias" Esse é que é o problema??? Porque não manter enfermeiro, enfermeiro graduado, especialista, etc???
Cada vez acho estas propostas mais absurdas...
Vão acabar com a enfermagem!
 
Então mas tudo esta na mesma.... o que andam a fazer!!!! Bas lêr e ver...os MS...n faz contraposta nenhuma.... em relação aos enfermeiros dos hospitais EPE, no meu caso, passo par os 1500euros mes (proposta sindicado), e depois com a especialidade sou logo actualizado?
 
QUEM MANDA?

O sindicato em nós ou nós no sindicato??

É PARA PARAR TUDO E JÁ!
 
tiro a especialidade e nao sou especialista.... tenho de esperar 10 anos e depois passo para enfermeiro principal...mas q é isto...é pa deixem estar como estava, enfermeiro, enfº especialista, enf chefe, supervisor, director....

Agora andar a estudar para que?!!! n existe diferenciação..... saudades da tropa....
 
"Artigo 13º
Recrutamento
1 - O recrutamento para os postos de trabalho sujeitos ao regime do Código do Trabalho, correspondentes à carreira de enfermagem, incluindo mudança de categoria, é feito mediante processo de selecção com observância do disposto no artigo 12.º do presente decreto-lei.
2 - Os requisitos de candidatura e a tramitação do processo de selecção previstos no número anterior são regulados por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho. "



QUE VERGONHA, OS CONTRATADOS SAO OS PENALIZADOS, MUDANÇA, FEITA POR PROCESSO DE SELECÇÃO....


ESTOU-ME A PASSAR, JA OUVI NUM NOVO SINDICAO ONDE ANDA ELE, PARA ACABAR COM ESTAS VELHADAS QUE ANDAM AQUI SO A PENSAR NA REFORMA DELES.
 
"Artigo 13º
Recrutamento
1 - O recrutamento para os postos de trabalho sujeitos ao regime do Código do Trabalho, correspondentes à carreira de enfermagem, incluindo mudança de categoria, é feito mediante processo de selecção com observância do disposto no artigo 12.º do presente decreto-lei.
2 - Os requisitos de candidatura e a tramitação do processo de selecção previstos no número anterior são regulados por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho. "



QUE VERGONHA, OS CONTRATADOS SAO OS PENALIZADOS, MUDANÇA, FEITA POR PROCESSO DE SELECÇÃO....


ESTOU-ME A PASSAR, JA OUVI NUM NOVO SINDICAO ONDE ANDA ELE, PARA ACABAR COM ESTAS VELHADAS QUE ANDAM AQUI SO A PENSAR NA REFORMA DELES.
 
obrigado caro DE por disponibilizar. a ver vamos
 
Não fala sobre tirar a especialidade e que tipo de progressão obtém?
 
Baixem a remuneração dos enfºs chefes e aumentem o base e o maximo dos enfermeiros!!! e a especialidade como está? sobe-se 2 escalões automaticamente??
 
Continuo sem perceber se vai haver alguma alteração na transição do atualregime para a nova carreira, ou se depois de tanto blá-blá -blá e tanta greve e tanta espera vou continuar a ganhar o mesmo. Alguém me explica se já sabem se eu com 14 anos de profissão, vou ganhar o mesmo, ou vai haver ajustamento tendo em conta o Complemento e tempo de serviço???? É que o topo, não sei se alguma vez o vou atingir, mas agora dava jeito o dinheiro extra devido desde 2001, quando fiz o Complemento e que graças aos Sindicatos, fiquei a ver por um canudo...
 
Anónimo.. o espelho de algumas pessoas da profissao.. so sabem dizer mal.. td esta mal.. ja te perguntaste se tu tb nao estas mal? Vai fazer um curso de Yoga
 
Temos mesmo que ENCOSTAR os sindicatos.

è que já nem suporto olhar para as carantonhas deles!

Negociar, negociar... custa muito dizer aos Srs do Governo que ou é assim ou PÁRA!!!

Parecem um bando de PUTOS a pedir rebuçados... se faz favor... prá semana? ok! desculpe...com certeza Sr Dr...

GANHEM VERGONHA E DEMITAM-SE!
 
NO FINAL DESTE TEMPO TODO CONTINUA TUDO NA MESMA?
ENTÃO DEMITAM-SE, PORQUE NÃO SERVIRAM PARA NADA E GASTARAM DINHEIRO QUE NÃO É VOSSO.
 
NUM PAÍS ONDE TUDO É MEDIOCRE ESTAVAMOS Á ESPERA DE SINDICATOS ELEVADOS?

FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
 
SINDICATOS!

DEIXARAM DE TER CREDIBILIDADE JÁ PERCERAM?

RUA
 
QUANDO O POVO QUER PARAR É PARA PARAR!

QUEM NAO ESCUTOU DEU-SE MAL
 
Queremos RESPEITO....ca..lho!!!!!!
 
Negociar?

TRETA, PROFISSÃO DA TRETA, DIRIGENTES DA TRETA, SINDICATOS DA TRETA, CARREIRA DA TRETA.

É PARA PARAR!!!

QUAL FOI A PARTE QUE NÃO PERCEBERAM?
 
TENHO UMA PERGUNTA PARA OS SINDICATOS:


O que é radicalizar a luta?

CALEM-SE!
ESTAMOS FARTOS DE VOCES TODOS!
INCOMPETENTES!
SE FOSSEM AVALIADOS PELO SIADAP ERAM ESPANCADOS ATÉ Á MORTE!
TRABALHEM!
 
Para que serve as especialidades em enfermagem?

PARA GASTAR DINHEIRO!!!

Não tem muito mais lógica:

Enfermeiro
enfermeiro graduado
enfermeiro especialista
enfermeiro chefe
enfermeiro supervisor
enfermeiro director

do que:

Enfermeiro (secundário???)
Enfermeiro principal
 
Os enfermeiros exigem aos sindicatos uma posição de força imediata. Exige-se uma greve por tempo indeterminado com inicio imediato. Esta é a solução, se não resultar paciência, ao menos a culpa deixa de ser dos sindicatos.

Pedimos todos uma greve por tempo indeterminado já...
 
Esta reunião não trouxe nada de novo. Nova reunião dia 22 de Julho, que vai ser adiada. Como em Agosto está tudo de ferias vai passar para Setembro. Como em Setembro entra-se em campanha eleitoral, acabou-se as negociações. Parabéns. Os dirigentes dos sindicatos já podem começar a preparar as cartas de demissão. Já ninguém confia neles...
 
Primeiro era greve a torto e a direito, por tudo e por nada. Agora que estamos no momento crucial... nada! Alguém percebe isto?
 
Trabalho a cerca de 8 anos, segundo esta proposta ainda vou ter de espera 2 anos para atingir o escalão 15 ( aos seja cerca de 1200 euros) E quem iniciar as funções de enfermeiro agora começa logo no escalão 15. Percebi bem? Que palhaçada é esta?
Senhores dirigentes sindicais vão continuar nestas reuniões por quanto tempo? O que é que vão lá fazer? Eu pensava que os senhores eram inteligentes, mas perece que não. Estão a ser enrolados meses e continuam a negociar sem nada de novo... Eu dou-lhes a a solução: Greve por tempo indeterminado ( nem que só 50% dos enfermeiro adiram é suficiente para atingir os nossos objectivos, visto que os outros vão estar sempre a trabalhar e não vão aguentar), esperarem até serem chamados a Lisboa para negociar, negociações de emergência e durante horas a fio, ameaçar que suspendem a negociação se não forem satisfeitas as principais reenvidicações,conseguir acordo, comunicado a imprensa assinado pelo Ministério da Saúde e pelos sindicatos, suspender a greve. Os enfermeiros ganham poder os dirigentes sindicais são os nosso heróis. Se não resultar ninguém os pode acusar de não terem tentado. Agora assim é que não conseguem nada, se não serem mais odiados pelos enfermeiros. Se a culpa disto é do governo também é vossa. Se o governo tem eleições os sindicatos também!
 
Depois de ter aprendido na escola onde fiz a minha “especialidade”, que temos 4 Metaparadigmas na Enfermagem, é com estupefacção que vejo esta dificuldade da classe em ser reconhecida. Quero eu dizer, numa ciência (“Ciências da Enfermagem”), onde existem 4 Metaparadigmas, não se entende.... Estou mesmo a pensar fazer uma tese de mestrado, talvez até um doutoramento sobre o assunto. A minha hipótese de partida para a investigação é que a classe precisa de mais um Metaparadigma “inovador” - o 5º. Hesito quanto ao nome: Metaparadigma da incongruência, da incoerência, ou talvez do paradoxo da Enfermagem. Aceitam-se sugestões.
 
enquanto no MS, estiverem não-enfermeiros a liderar e enf subalternos com assessores e não sec estado, nunca conseguimos nada!!
 
Doutorenfermeiro, por favor explique-me o que mudou concretamente. è que pelo que li não houve mudanças significativas, ta tudo mais ou menos na mesma, o que é que eles tanto negoceiam??????? mudam apenas 1 coisa em cada reunião???????
 
os enfermeiros que não tiraram a licenciatura não devem ter direito a aumentos salariais! tão simples quanto isso... era só o que mais faltava os enf com bacharel serem aumentados como os licenciados... poupem-me...
 
Pelo que entendo das propostas e contra-propostas apresentadas até hoje, resumindo... cada um apresenta sempre a mesma. Ora os sindicatos apresentam a sua, ora o MS devolve a deles, mas na sua essência, tudo se mantém igual às propostas iniciais (salvo minúsculas alterações quase imperceptíveis a olho nu, por parte do MS e uma colossal por parte dos sindicatos, no que diz respeito à carreira "unicategorial").
Fico particularmente preocupado, com o post de um colega (porventura delegado sindical) onde se pode ler:"...Digo mais uma vez e sou DELEGADO SINDICAL, se até às eleições ñ houver uma nova e desejada carreira vou desvincular-me do sindicato e comigo levo aqueles q sindicalizei! E faço-o de consciência mt tranquilo pois, FIZ TODAS AS GREVES, estive em TODAS AS MANIFS, distribuo informação pelos colegas e serviços das novidades inclusivé divulguei a petição, q embora muitos ñ o saibam mas os sindicatos afastaram-se desta iniciativa, fiz td td q podia fazer. Afastar-me do sindicato? cobardia? desistir... chamem-lhe o que quiserem, para mim basta, será o meu cartão vermlho a quem m representa e começo a ñ enquadrar-me com as suas decisões e ideias...". Ora, vindo isto de um delegado sindical, pressupõe que o colega não está informado acerca do conteúdo das negociações, sendo que esta política de "blackout" informativo por parte dos sindicatos, parece atingir, nomeadamente os próprios membros. Daqui só faço duas leituras: ou os sindicatos são efectivamente incompetentes e não têm estrutura para negociar a própria carreira, ou mais grave ainda, preparam-se par aprovar uma carreira cujo benefício pende inteiramente para os lugares de topo da carreira, dos quais se destacam muitos dos sindicalistas.
 
O propósito desta cortina informativa é-me completamente desconhecido, mas o resultado é por demais evidente... o descontentamento, a desmotivação, a frustração e a desilusão tomaram conta do espírito de grupo entre os enfermeiros e isto apenas pode beneficiar um dos intervenientes no processo: o MS. Se acaso agora, os sindicatos se lembrarem de fazer mais uma greve, quase apostava que a adesão seria diminuta e sem expressão, o que mais uma vez beneficia o MS. Aliás, neste momento, julgo que qualquer iniciativa por parte dos sindicatos se traduzirá num fracasso em termos de mobilização dos enfermeiros, por ser tardia.

Não é meu feitio ser o profeta do apocalipse, mas a menos que os sindicatos tenham algum trunfo (leia-se: milagre) na manga, não auguro grande desfecho para a "nova" carreira de enfermagem, que já corre o risco de ser "velha" quando chegar a ser aprovada.

Uma coisa é certa:
* recuso-me terminantemente a aceitar que na transição sejam pura e simplesmente ignorados os anos de serviço que já todos temos (eu já conto com 12) e sejamos colocados abaixo do 1º escalão, mesmo com a promessa (à laia de rebuçado) de lá chegarmos ao fim de 2 anos. vide http://doutorenfermeirodocs.blogspot.com/2009/07/projecto-de-carreira-de-enfermagem-para.html, capítulo IV, atrigo 23º, ponto 4.
* recuso-me terminantemente a aceitar que a carreira não seja a mesma para CTFP e CIT (continuo a acreditar que não há enfermeiros de 1ª e de 2ª).
* recuso-me terminantemente a aceitar que a carreira de enfermagem não reflicta, em termos remuneratórios a licenciatura que já existe há 10 anos.

Aguardo impacientemente o desfecho de toda esta novela. Não faço, para já, julgamentos em praça pública acerca dos sindicatos, na espectativa que o "milagre" aconteça. No final cá estaremos para o fazer, sendo que de uma forma ou de outra ficaram para a história: ou glorificados como aqueles que elevaram a enfermagem portuguesa a um patamar digno da profissão, ou como aqueles cuja incúria e gestão danosa dos interesses dos enfermeiros conseguiram trazer a crise global à enfermagem.
 
para juntar a isto a esel aumenta vagas para este ano. devem estar bastante orgulhosas!!!!
 
NEM VOTO PSD, CAROS COLEGAS DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS (NORTE), NEM VOTO PCP CAROS COLEGAS DO SEP, NO PS NEM PENSAR...
QUE TAL VOTAR NO BLOCO DE ESQUERDA??? PARECE-ME BEM
 
Então e os Especializados? têm que subir AUTOMATICAMENTE 2 ESCALÕES!!

UM ULTRAJE ESTA CONTRA-POPOSTA!

UM GOZO ESTA PASSIVIDADE DA NOSSA ORDEM!

UMA COBÓIADA ESTE CONSTANTE ADIAR DAS NEGOCIAÇÕES!

LEMBREM-SE QUE VÊM AS FÉRIAS, DEPOIS ELEIÇÕES.. OU É AGORA OU NUNCA!

GREVE, PARALIZAÇÃO TOTAL SINE DIE JÁÁÁÁ!!!

CHEGA DE TANGAS, SRS DO SINDICATO! CHEGA DE MARIQUICES, PORRA!
 
OH SRS DOS SINDICATOS, MAS PORQUE PERMITEM ESTA TANGA??

AMEACEM COM PARALIZAÇÃO TOTAL POR PELO MENOS UMA SEMANA, E NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!

MAS QUE ANDAM AFINAL A FAZER? FAZIA-SE GREVES DA TRETA POR TUDO E POR NADA, ENTÃO E AGORA???
 
Negociações?

Mudam uma frase de cada vez?

Juntam-se não sei quantos gajos há meses para negociar uma coisa que continua cada vez mais na mesma?

O POVO PEDIU, AGORA O POVO EXIGE!

PÁRA TUDO E JÁ!
 
É impressionante que nem no site do SEP, SIPE, ou SE estejam notificadas as INVOLUÇÕES das negociações...

é preciso vir a um blog ( bravo DR ENF) que em princípio nadsa tem a ver com os sindicatos para se poder aferir como andam as coisas.

o clima de blackout dos sindicatos deixam perceber - e espero estar enganado - que andam somente a lutar pelos seus próprios tachos, andam a salvaguardar as suas reformas. Quem anda cá baixo é que se lixa.

mas espero enganar-me...
 
Esta m.. é uma palhaçada!!!
Os incompetentes dos dirigentes sindicais andam a fazer de conta que negoceiam uma carreira para todos, mas na realidade andam a negociar o seu proprio futuro ainda por cima à nossa custa, com o nosso dinheiro. Acho que nós enfermeiros deviamos tomar uma posição e já.

Informar o sindicato que atendendo à sua incompetencia nas negociaçoes vamos desvincularmo-nos. Deviamos todos faze-lo, em massa.

DOUTOR ENFERMEIRO DESAFIO-O A DEFINIR UM DIA PARA A DESVINCULAÇÃO EM MASSA. SERÁ UM SUCESSO MAIOR QUE A PETIÇÃO!!

Ía gostar de ver o que é que esses senhores vão fazer sem o nosso dinheirinho para os sustentar. Chulos!!!!
PARALIZAÇÃO SINE DIE JÁ!!!!
 
Peixe
Quando for cinco dias, vamos ver quem faz.
 
Peixe
As greves por tudo e por nada, era para defender a lei 12/A que é a base das negociações da Carreira de Enfermagem.
Mas isso já passou.
Na altura queria-se greve só de Enfermeiros.
Eis o resultado.
 
Bertina.
Nem merecia resposta, mas eu vou dar-ta.
Sabes que todos os sindicalistas( a não ser os reformados) têm o seu posto de trabalho reservado?
E quando deixarem a actividade sindical, não vão para o desemprego.A maior parte deles encontra-se no sindicalismo por AMOR Á CAMISOLA.
Desinformação é ignorancia,infelizmente.
Mas cada um sabe de si.
Cumprimentos colega.Esteja mais atenta e cooper quando lhe for solicitado,a bem da Enfermagem.


O que defendem é a Enfermagem,e a ti.
 
Até acredito que em última instância tentam defender a Classe. Mas e que tal um bocadinho mais de agressividade, arrogância, acção e informação?
Isto assim começa a roçar o absurdo e uma aparente falta de uma estratégia objectiva e transparente, com tantos adiamentos, recuos e tão poucos avanços...
Estamos à espera de alguma coisa em especial??? Ou falta um bocadinho de ATITUDE? Blitzkrieg!!!
C2
 
Para a maioria dos enfermeiros, esta nova carreira em termos salariais é uma operação de cosmética , pois vamos ter a fama mas não o proveito,por ex. Eu tenho 18 anos de profissão, estou no 3º escalão de graduado (1386 € ), passarei a ganhar 1407 € pela nova carreira,isto é, a discrepancia que existe para os outros licenciados da função publica mantem-se. Vamos continuar a receber ao fim do mes menos 600 a700 € ou mais,que outros licenciados com o mesmo tempo de seviço. A HUMILHAÇÃO DA ENFERMAGEM CONTINUA.
 
Apoio um dia marcado para a desvinculação sindical. Se não fazem nada por nós, porque ficam com o nosso dinheiro? E se trabalham por amor à camisola (vá gozar com o c*r*l*h*, anónimo das 12:17am), para que precisam do dinheiro? Até porque os sindicalistas nem têm grandes tachos nem nada. Estes comentários a quererm fazer de nós burros (ou vindos de burros), metem-me nojo.
 
Quem vai ficar pior são aqueles com 12 - 20 anos de serviço, os que foram tirar o complemento para nada...

É que me parece que os velhos (nomeadamente os chefes e supervisores) já salvaguardaram os seus interesses...

Os mais novos vão ficar com um vencimento igual aos que cá andam há 10 ou 15 anos, é muito justo, sem dúvida...
 
"A maior parte deles encontra-se no sindicalismo por AMOR Á CAMISOLA."

aO DAS 12:07

Sem comentários.... então se têm amor a camisola, diga-me qual é para eu tb a "vestir", pois a minha de enfermagem não vestem!!!

VÃO-SE EMBORA...SAIAM.... DESAPAREÇAM... NÃO DIGAM MAIS NADA
 
Nós sabemos o que são necessidades, mas devem comprar roupa e calçado à medida, para podermos actuar com alguma folga.
Cada um de nós tem o dever de ajudar a dignificar a profissão e a ser digno dela.
Os sindicalistas podem não ser os melhores, para apagarem alguns fogos que não atearam.
Seria bom centrarmos os ataques em quem tem dos enfermeiros uma ideia pouco positiva e não são os sindicatos, certamente, que promovem a situação reinante. Até estão presentes ao que conheço nas reuniões que o governo marca.
Reconheço que não devem assinar qualquer mer...mesmo que isso nos desespere, pois é o futuro de nós todos para os próximos 20 qanos que estão a negociar.
Estes escritores de WC até parecem do lado do governo, para desacreditarem os sindicatos com demoras e coisas de que o governo é promotor e responsável, para desacreditar os sindicatos.
Vamos a ter coerência e a unir força para atacar, mas os verdeiros responsáveis e esses estão no governo e não nos sindicatos.
 
Ao anónimo das 12:54

Fazer melhor que os outros .
Sabe o que é?
:)

Faça.
 
Ao anónimo das 11:14:
permita-me uma correcção, é que quem entrar não vai ficar com um ordenado igual, mas sim superior ao dos que já cá andam há 12 anos, porque esses ainda têm de aguardar mais 2 anos até chegar aos €1201, com a agravante que têm de trabalhar 68 anos para atingir o topo da categoria de enfermeiro.
 
tenho 18 anos de serviço,escalão 3 de graduado,ganho actualmente 1385 euros.Com a nova carreira passo a ganhar 1407 euros(uns irrisórios 20 euros a mais) e os novos enfermeiros ficam a ganhar quase tanto como eu.Será que os meus filhos não terão os mesmos direitos dos outros licenciados(ex:professores).Tenham vergonha e radicalizem a luta,não estamos a pedir nada a ninguém mas a exigir um direito.Será que só não há dinheiro para os enfermeiros?srs sindicalistas este é o momento de arrasar ou então seremos dizimados e andaremos para trás 30 anos.se não têm poder negocial demitam-se e dêem lugar a caras novas.
 
COLEGAS:VAMOS COMBINAR 2 OU 3 DIAS E METEMOS TODOS ATESTADO A NÍVEL NACIONAL.MOSTREMOS AOS SINDICATOS COMO SE RESPONDE A QUEM NOS TRATA COMO UNS VERDADEIROS PATOS...
 
É curioso que os divisionistas que fazem associações para tudo, têm sempre resposta. Fazem lembrar uma determinada profissão que cria uma nova especialidade e regista logo a respectiva associação.
Mostrar aos sindicatos a força dos atestados é mancar muita gente com tiros nos pés.
Duma coisa temos a certeza: quantos mais forem os descontentes, mais depressa deixam os enfermeiros de serem os sempre esquecidos.
 
Anónimo das 11:02

Na verdade que dá a cara é você.
Continuação.
 
A dos atestados é boa! Para quem anda sempre a desancar dos médicos é curiosos equacionarem uma forma de luta para a qual precisam da colaboração destes!... quem iria passar os atestados? por certo não seriam os enfermeiros... tenham, juízo!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!