terça-feira, julho 07, 2009

Quem manda?


Já aqui escrevi sobre as pretensões do Primeiro Ministro Britânico ("we want to put Nurses in control" link) em colocar os Enfermeiros a gerir o NHS (equivalente aos nosso SNS). Não apenas gerir, mas também atribuir-lhe um papel-pivô com competência acrescidas (skill upgrade), fundamental para a dinamização do Sistema de Saúde.

Os primeiros resultados começam agora a ser publicados e são um verdadeiro e notável sucesso:

"A Nurse-led service for patients needing long-term venous access has reduced waiting times and resulted in fewer complications" link

"The management and care of patients in Greater Glasgow and Clyde needing long-term vascular access has changed markedly over the past six years. A nurse-led vascular access service has been introduced to reduce waiting times for patients requiring long-term venous access for treatments such as chemotherapy, long-term antibiotics, renal dialysis and feeding. Nurses in the service now insert tunnelled central venous catheters (TCVCs) and also educate and train other healthcare professionals. This service has led to a reduction in complications and provided a source of expert advice for both patients and healthcare professionals"

"Nurse model speeds up service for renal patients" link

"Nurses at Salford Royal NHS Foundation Trust set up the service last June after a local audit found the trust was not meeting recommended guidelines on vascular access for patients requiring long-term haemodialysis.
According to the
National Service Framework for Renal Services, lauched in 2004, an arteriovenous (AV) fistula – formed by connecting a vein to an artery – provides the best long-term vascular access for patients requiring dialysis.
The Renal Association recommends that 80% of patients who need long-term dialysis should have an AV fistula, yet the 2008 audit of renal services at Salford found only 67% of patients were having the procedure.
However, latest audit data from January this year revealed a 14% increase in the number of patients having AV fistulas since the introduction of the new nurse-led service. There has also been a significant drop in the number of patients being admitted for complications associated with vascular access – from 44% in 2007 to just 25% in January 2009.
As part of the service, specialist nurses, who have undertaken new skills training, now coordinate the care of all patients requiring surgery for vascular access. This would have previously been done by a mixture of healthcare professionals, led by medical staff. As a result, the service has become less fragmented and smoother for the patient.
"
.
"A Nurse-led service for pre-operative pain management in hip fracture" link
.
"Traditionally, doctors working in anaesthesia or A&E were taught how to perform a femoral nerve block (FNB) and if they had time patients would be given a block before being transferred to general wards."
"We felt it could be possible to train nurses to perform the nerve block and that a nurse-led service would deliver a higher standard of care owing to the development and accumulation of expertise. The net result would be more effective analgesia and a reduction in adverse effects from opioids."

Comments:
Temos que identificar os grupos económicos que Não querem que a Enfermagem não assuma a Gestão.

Depois de identificados, vão ver que se calhar há surpresas!

"Para quando o 25 de Abril da Enfermagem?"
 
Este post só me faz lembrar uma música...

http://www.youtube.com/watch?v=8wHVHbLL3-8&feature=PlayList&p=B3D865D75F687EFB&playnext=1&playnext_from=PL&index=10
 
E os médicos deixam?
 
Mas havia dúvidas???
C2
 
Deixem-se de ilusões...uma coisa são ensaios em abientes controlados, outra coisa é o pragmatismo das intervênções.
1º Há com certeza enfermeiros que pela sua longa experiência, autoaprendizagem e valorização são capazes de realizar tarefas médicas, tal como um mecânico experiente é capaz de fazer e realizar tarefas que em teoria seriam de um engenheiro mecânico, e isso em ambientes controlados é possivel demonstrar.
2º Repito várias vezes...os médicos não tem de deixar nada...os enfermeiros é que tem de se capacitar, formar, ler, estudar, publicar, isto não se vence por decreto...vence-se com cultura e conhecimento...aquilo que eu chamo o "atrevimento e arrogância de quem sabe..."
 
Senhor doutor enfermeiro,
tem dado provas de extensos conhecimentos, mas no que aqui respeita apresenta lacunas (!)
Porque não nos dá uma visão dos primórdios da enfermagem em ambos os países? Penso que aí se encontram as respostas para que os enfermeiros em ambos os países caminhem em sentidos opostos.
Os meus respeitos.
 
É preciso "lavar a cara"?
"Só" faltam 250?
Ou "ainda"?
 
Li no COGITARE EM SAUDE:
“A Notícia chegou e é verdade a nossa bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf.ª Maria Augusta Sousa, foi no dia, 30 de Junho, eleita para o Conselho Directivo do Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN).”
Li nos comentários a esta notícia:
“Caros amigos esta será uma boa noticia se esta senhora for e não voltar…”;
“…vejo nesta notícia mais dinheiro pago em cotas pelos enfermeiros a ser gastos em viagens pelo mundo”;
“…os enfermeiros por cá serem ameaçados e os ameaçadores a receberem louvores, não é sr enfermeiro GERMANO da Ordem do Porto?”
!!!!!!
Penso que a solução da Enfermagem passará por situações análogas a esta. Ou seja, NOMEAR TODOS OS DIRIGENTES (quer nacionais e regionais) para cargos INTERNACIONAIS, com a clausula de NUNCA MAIS OS PÉS cá regressarem.
 
Não há duvida de que os enfermeiros têm formação para gerir o SNS assim queiram os nossos governantes.

Os medicos não têm nenhuma cadeira de gestão,mas continuam a gerir serviços.Nós sabemos porque é que o sistema funciona mal,... nós sabemos que na sexta e no sabado são operados 14 doentes de sigic,que durante toda a semana não operam 14 doentes ,nós enfermeiros sabemos o porque disto e sabemos como por a funcionar o sistema e não são precisos pontometros para resolver a assiduidade produtividade de um serviço...

2 - CENTROS DE SAÚDE -taxas de absentismo dos médicos elevada hán muitos interesses instalados não é por acaso que em volta dos centros de saúde há clinicas , muitas vezes dos medicos do centro de saúde... Há a premiscuidade do público /privado...

Não é dificil de fazer diagnósticos da situação no sistema nacional de saúde

Deixem os enfermeiros gerir e queiram eles também gerir,e temos um sistema de saúde com qualidade e não só com números que é o que acontece actualmente,pois ninguém avalia a qualidade. flor
 
JA SOMOS MAIS DE 10000 NIMGUEM REPARA??
 
Pois, estamos a falar de realidades diferentes, embora se queira acreditar que a enfermagem portuguesa está muito "à frente". Tive uma situação recente de um familiar que necessitou de uma cirurgia muito comum de uma certa especialidade, cuja preparação e recuperação exige cuidados especiais. Não encontrei nada em Portugal que abordasse o assunto. Comprei uma revista inglesa de enfermagem (num quiosque) que apresentava um artigo com tudo o que precisávamos saber sobre a situação. No Hospital onde decorreu o internamento (um hospital da especialidade), foi o próprio doente que ensinou as enfermeiras sobre os cuidados a ter, pelo que leu e transmitindo as orientações que lhe eram dadas pelos fisioterapeutas; foi o médico que informou sobre os cuidados a ter após a alta. Durante o internamento desta cirurgia que apresenta um potencial risco de embolia, passaram-se períodos de 6 horas sem que aparecesse um único enfermeiro no quarto para ver se a pessoa estava viva ou morta.
Não sei se com este exemplo consigo descrever o que penso sobre a liderança dos serviços, mas talvez fique uma pequena ideia sobre o que sinto em relação à liderança dos cuidados. E serviços sem cuidados são o quê? Pedir material, fazer horários, gerir taxas de ocupação, supervisionar limpezas?
VV
 
Colegas, se o governo não ceder às nossas pressões, devíamos aproveitar a onda da Gripe e marcar uma greve por tempo indeterminado. Quero ver como é que a Ministra explica na TV quem vai cuidar das pessoas!!

Com eleições, uma pandemia de Gripe, um governo que está em baixa... só não ganhamos o que pedimos, se não quisermos.

Cump.
 
Comentari descontextualizado: Ha novidades sobre a reuniao negocial de hoje?? Agradecia elucidacao/informacao (ISTO E, SE CHEGOU EFECTIVAMENTE A HAVER REUNIAO...jA NAO ME ADMIRAVA NADA DO CONTRARIO!)
 
E a carreira? Alguem viu?
 
ou carreira ou guerraaaaaaa
 
Desculpe mas os médicos são quem mandam por isso os médicos têm de deixar.
 
Se ñ houver acordo, vamos para uma greve d 5 ou mais dias. AGORA É A DOER!!!
 
caro anónimo das 10.58 :

1- Se diz que o seu familiar foi operado a uma cirurgia muito comun duma dada especialidade e que o doente ensinou os enfermeiros a trata-lo... o fisioterapeuta .. -Nem eu nem os colegas que lêm isto não acreditam no que está a dizer- um doente operado não passarem durante 6 horas... ímpossivel , ele não tinha dores ? não tinha soros... ? O ANONIMO PENSA QUE ESTÁ NUM BLOG DE LEIGOS ?
sabe quem lhe vai amarrar os queixos a si e ao seu familiar será um enfermeiro e não o vai ver... respeite o trabalho dos outros...flor
 
Enfª Flôr,
Não sou leiga nem a pessoa que foi operada o é. Somos ambas enfermeiras. A situação que mencionei, infelismente, é REAL. Foi a doente que foi transmitindo o que lhe era ensinado pelo fisioterapeuta, às enfermeiras, quer no que respeita ao levante com coisas tão simples como de que lado da cama deveria ser feito, quer em relação à marcha com coisas ainda mais simples como qual a perna que deveria avançar com a canadiana. Para além de ter recebido informações contraditórias por parte dos enfermeiros (uns diziam que não se podia deitar no chão, na praia por exemplo, e outros afirmavam que isso não seria problema a longo prazo), o silêncio e a falta de informação no pré e no pós operatório, foram a tónica dominante. Esta é a realidade e este é um lugar que é REALMENTE ocupado pelo médico e pelo fisioterapeuta - foi o médico que nos informou de tudo e nos esclareceu as dúvidas mais elementares como o facto de poder ou não andar de bicicleta, nadar, conduzir um carro ou sentar-se no chão.
Quanto às seis horas de vazio, só me esqueci de acrescentar que não ocorreram uma vez apenas e nem sequer durante a noite.

Sobre a última frase do seu comentário... que coisa mais deselegante! Não use esse seu pretenso poder para chocar as pessoas, porque é feio. Não se esqueça que não somos propriamente leigos e sabemos bem que quem pensa assim muitas vezes pode não ter paciência para que chegue esse momento.

Cumprimentos
VV
 
Enfª Flõr
Caso não tenha reparado, não sou "o anónimo das 10:58", visto que assino os meus comentários da mesma forma como a colega o faz.

VV
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!