quarta-feira, agosto 05, 2009

Experts em prognósticos e relatórios...


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) constituiu uma Comissão (5 "especialistas" coordenados pelo respectivo Departamento de Qualidade) para avaliar ("boas práticas") os acontecimentos relacionado com o caso "Avastin" no Hospital Santa Maria. O Boticário da Província transbordou de satisfação: "Até que enfim chamam quem sabe" - anunciou!

Ainda a dita Comissão não estava no terreno (ou por lá chegava...), já a representante máxima da referida Ordem, a Bastonária Elisabete Mota Faria (EMF), andava pelo Jornal Nacional da TVI a dizer que não acredita que o erro tivesse origem na Farmácia ou nos Farmacêuticos. Deixem-me ver se compreendi: a OF constituiu uma Comissão, mas já sabia, "à partida", qual seria o resultado do relatório! À partida, notem!

Em pleno Jornal Nacional (antes do relatório ser entregue!!):

Bastonária OF: Pode até ter havido uma troca, mas não foi com toda a certeza absoluta no Serviço Farmacêutico!
Jornalista: Como pode ter assim tanta certeza?
Bastonária OF: Eu já falei com os colegas e sei que como é que as coisas se passaram!
Jornalista: Como é que se passaram?
Bastonária OF: Passaram-se de acordo com aquilo que é habitual passar-se!

Perante argumentação tão sólida, inteligente e imparcial, fiquei arrebatado! "Passaram-se de acordo com aquilo que é habitual passar-se!" - memorável!

Os tais 5 "especialistas" são tão bons e rápidos, que ainda nem 24 horas tinham passado, já eles tinham ido ao terreno, investigado, analisado, ouvido todos os intervenientes, escrito e apresentado relatório! Razão tinha o Boticário - eles sabem mesmo! O relatório é peremptório: os Farmacêuticos não têm culpa de nada e o trabalho deles é brilhante!

Agora tudo isto está na Polícia Judiciária, pois o Infarmed não concordou com a Comissão-maravilha. Afinal parece que há irregularidades e não são poucas! O Infarmed apelidou-as de "falhas críticas"...
.
Os Médicos afirmam que não têm culpa alguma e - pela boca do Director Clínico do Hospital de Santa Maria - sacodem a água do capote: "É surpreendente que a Ordem dos Farmacêuticos não encontre erros e que o Infarmed tenha encontrado significativas inconformidades. (...) Há incongruências que não são aceitáveis" link

Além de bruxos e especialistas em prognósticos e relatórios, os Farmacêuticos também são férteis no florescimento de ideias: agora querem supervisionar a administração de fármacos [executadas pelos Enfermeiros] (Elisabete Mota Faria dixit)...
-
"Inspecção: Infarmed detecta erros farmacêuticos em caso de cegueira" link

Comments:
«Director do Santa Maria diz que não houve negligência
Por Redacção

João Correia da Cunha, director clínico do Hospital Santa Maria, em Lisboa, garantiu que não houve negligência no caso dos seis doentes que perderam a visão após receberem tratamento naquela instituição.

«Negligência médica é um termo muito vasto, mas temos a certeza absoluta que não houve, que todo o procedimento está certificadíssimo», afirmou Correia da Cunha em conferência de imprensa.

O director clínico do Santa Maria aproveitou a ocasião para criticar o Instituto da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), que esta quinta-feira revelou ter identificado «não conformidades, algumas delas consideradas críticas» no estabelecimento hospitalar.

«É surpreendente que a Ordem dos Farmacêuticos não encontre erros e que o Infarmed tenha encontrado significativas inconformidades», afirmou Correia e Cunha, que acrescentou que «as correcções que nos são pedidas pelo Infarmed demoram uma tarde e não são significativas para o processo».»
 
Querem ver que a culpa ainda será atribuida ao elo mais fraco.. ao enfermeiro e a OE não sabe defender sua classe como outras!
 
Como as coisas estão, não me admira nada que ainda responsabilizem um enfermeirinho que por acaso terá tocado nas seringas, não identificadas e que estavam hermeticamente seladas.
 
E ENFERMAGEM COMO ESTÁ?

E A CARREIRA?

E OS MOVIMENTOS?

HÁ NOVIDADES???
 
Com este andar da carruagem ainda sobra para os enfºs e a ordem não defende ninguem.
 
Estes farmaceuticos mercenários não passam de uns incompetentes sem nível nem moral alguma, como pode essa bastonária prestar as declarações que prestou, mais valia darem-lhe uma receita de paracetamol e pedir-lhe para fazer o troco correctamente. Ups, é melhor não, não vá o paracetamol ficar adulterado...
Sempre ao mais alto nível!
 
VOU DAR A MINHA SIMPLES OPINIÃO.
PREPAREI E MINISTREI MUITOS CITOTOXICOS,ATÉ QUE PASSOU A SER PREPARADOS NA FARMÁCIA DO HOSPITAL.
PELA EXPERIÊNCIA QUE TENHO,CONHEÇIA SUFICIENTEMENTE BEM OS MEDICAMENTOS QUE INJECTAVA,QUER NA CÔR,CONCISTÊNCIA.ROTULAMENTO...ETC.
APARECE UM MÉDICO NA TELEVISÃO DIZENDO QUE O AVASTIN É GELATINOSO ESBRANQUIÇADO, E O QUE RETIROU DO OLHO É AMARELADO,(METROTEXATO??QUE É AMARELO)
NUNCA MAIS SE VIU ESSE HOMEM.
O QUE ACHO ESTRANHO É QUE UM MEDICO QUE TEM TAL PRÁTICA,NÃO CONSIGA PERCEBER QUE QUANDO PEGA NUMA SERINGA NÃO REPARE QUE O QUE TEM NA FRENTE DOS OLHOS, PARA ALEM DO ROTULO,QUE HAJA UMA CÔR E UMA CONSISTENCIA DO MEDICAMENTO COMPLETAMENTE DIFERENTE DO HABITUAL.
AINDA VAI SOBRAR PARA O ENF.
HAVER VAMOS
 
Se quiserem, enquanto estou a administrar, baixo as calças e podem ir fazendo um serviço à malta...
Épá...é só uma opinião! ;)
 
Aposto que vão empurrar para a enfermagem!!!!!
Se tal acontecer vamos ver o que dizem as nossas estruturas (Ordem e sindicatos)
 
e não terá sido um enfermeiro ou um auxiliar a trocar as seringas???
será assim tão impossível?
 
O que estranho é que o homem não viu que o liquido era amarelo????isto foi o que disse o homem de Coimbra quando retirou do olho este produto.
Depois ainda mais estranho foi injectar no primeiro e...ir até ao 6º.???????
Troca do enfermeiro ou do Aux.???,não acredito.
Pode ser sabotagem do próprio que injectou???, tambem podia ter as seringas com ele e trocou-as???não acha ó das 6:37,tambem não é impossivel
 
Haver "não conformidades" não significa necessáriamente haver erros, mas antes não serem seguidos os procedimentos estabelecidos, que podem até não ser os melhores, mas são os que estão aprovados.
Não me parece contudo boa prática, alguém administar seja o que for numa embalagem que não é a original e ainda por cima não identificada.
 
O Azevedo mudou...

Agora é HD!!!

Saiu da Covadonga. Já não é principe Visigodo.

Agora é um "artista" HD, tipo "disco duro". É a modernidade!!!
 
Não sei como se passa na farmácia do Sta Maria, mas na farmácia do hospital onde trabalho, os citostáticos são preparados na câmara de fluxo laminar que está situada na farmácia, logo são os farmacêuticos a preparar! As embalagens são fornecidas devidamente etiquetadas com as doses, o nome e o processo da utente devidamente embalados ( A mesma etiqueta é colocado no exterior do saco da embalagem e no frasco). O que nós fazemos antes de administrar é verificar se o que consta na etiqueta é o que está prescrito, dose e produto e ainda por vezes, é possível perceber o tipo de químico pela cor, mas a maioria são líquidos incolores, logo é muito dificil perceber se o que está preparado é o citostático propriamente dito ou outro, independentemente da etiquetagem!!!!
Os citostáticos são entregues pelo auxiliar mas é impossível ele trocar seja o que for, pois para o fazer teria de danificar as embalagens e percebia-se de imediato, e para quem administra, enfermeiros, também é muito dificil pois o nome está bem visivel e é prática verificar antes de administrar. E depois, um citostático tem de estar protegido com um involucro, logo é de fácil localização e identificação, não se misturam com outros produtos...
Assim deixam de tentar encontrar bodes expiatórios!!
 
Ó "Talibã das Beiras" faz o favor de não generalizar, porque quanto a falar de mercenários posso dizer que conheço alguns enfermeiros, que atingiram o topo da classe do mercenariado.
 
Este caso leva-me a questionar a preparação de todo e qualquer tipo de substância num serviço, por outros profissionais, para EU administrar. São alimentações parentéricas que já vêm com as "misturas" feitas, são "xaropes" fabricados nas farmácias hospitalares, são comprimidos retirados das suas embalagens originais e enviados em mangas rotuladas nas farmácias, são ampolas com autocolantes a sublinhar !/2 dose e a tapar o rótulo original, enfim... Um conjunto de procedimentos que contrariam o que deveriam ser as normas de segurança e de higiene, e que se opõem claramente aos pressupostos para que seja pedida responsabilidade ao enfermeiro pelo que administra ao doente.

Verifico muitas vezes trocas de medicamentos nas cassetes de unidose, como ainda ontem a presença de comprimidos de sertralina num doente que nunca tomou e duvido que venha a tomar essa droga.
Não concordo em absoluto com a administração de drogas que não seja preparadas por quem administra, retiradas das suas embalagens ORIGINAIS. Nos processos de fabrico há normas de segurança sérias e procedimentos garantidos por padrões internacionais de qualidade. E há garantias para quem administra, de que o medicamento não esteve exposto à manipulação de outros antes de ser administrado.

Uma boa oportunidade para a OE rever estas questões e se pronunciar sobre a administração de terapêutica aos doentes.

VV
 
Plenamente deacordo 10:35!!!!!!
 
A responsabilidade é sempre de quem administra.

Tenho dito!
 
Não é má prática haver seringas por identificar ou eu o que eu aprendi já está ultrapassado...Também penso que a corda vai partir para o elo mais fraco,,,
O Dr não viu a diferença das caracteristicas do conteudo das seringas...Não se admirou de não ser diferente do habitual? A Burra sou eu...
 
FarmacÊuticas já aconselham nos anuncios da tv tampões..
 
VV, não podia concordar mais consigo. Enquanto farmacêutica, também não acho correcto certos tipos de re-embalagens de formas sólidas. Mas também não considero correcto que se partam comprimidos. Como sabe, os testes de controlo de qualidade asseguram que o comprimido contém determinada dose mas não asseguram total homogeneidade e que a quantidade de sa é igual em todas as partes do comprimido. Daí a importância dos SF na preparação de formas sólidas com as doses adequadas (já sei que poucos o fazem).

No entanto, no que se refere aos enganos nas cassetes, acho que os enganos também acontecem porque somos todos humanos e É OBVIO QUE NÃO DEVEM OCORRER POIS ESTAMOS A LIDAR COM VIDAS HUMANAS. Daí (penso eu) o princípio da dupla verificação em tudo o que fazemos. E claro, o Enfermeiro deve confrontar a medicação que está na cassete com a folha de prescrição. Pela minha experiência, os Enfermeiros não administram nada que não esteja oficialmente prescrito; se for de boca não o fazem.

Considero que a preparação dos citotóxicos bem com das NP deve ser feito nos SF e de acordo com as normas preconizadas OBVIAMENTE. Tanto quanto sei, as enfermarias não dispõem das mesmas condições logísticas para a sua preparação.

À parte de qualquer tipo de polémicas pergunto: não será o papel primordial dos enfermeiros a assistência directa junto dos doentes? Ao reclamarem funções de outros profissionais de saúde, não estarão a negligenciar aqueles que que são unica e exclusivamente actos de enfermagem?

Por favor não falemos mais na administração de vacinas nas farmácias. Sou contra. Mas lembro que é obrigatória uma formação e que todos (ou quase todos) os formadores são Enfermeiros? Contra-senso? É a vossa classe que ensina os Farmacêuticos a administrar vacinas e outros!
 
Isto tudo não passa de encobrimento por parte dos oftalmologistas, que se estão a proteger a todo o custo. Não hove troca nenhuma de medicamentos, essa é uma historia da carochinha que agora estão inventar para desviar a atenção da verdadeira questão que é -

O AVASTIN NÃO É NEM NUNCA FOI UM MEDICAMENTO COM INDICAÇÃO PARA USO OFTALMOLOGICO.

Sei do que estou a falar,ja li na bula do avastin, e la não diz em lado nenhum que é para uso oftalmologico, e COMO TOSDOS SABEMOS SE NÃO DIZ NA BULA É PORQUE NUNCA FOI TESTADO PARA O EFEITO PELAS ENTIDADES COMPETENTES. Há uns meses atras, antes desta polemica questionei um oftalmologista sobre este facto, que me disse que o aplicava em tom de experiencia, pois falou disso com colegas num congresso.
O avastin começou a ser usado por iniciativa dos oftalmologistas contra as indicações das farmaceuticas que , lembrem-se já tinham emitido um comunicado para as entidades hospitalares sobre o facto de não existirem estudos que apoiem o uso de avastin em oftalmologia. Os oftalmogistas so começaram a usar avastin por dois motivos :

Pois parece ter propriadades que ajudam com a pressão intra-ocular e porque 1 frasco de avastin custa em media 400 euros e da para vários doentes , enquanto que o medicamento testado e aprovado para uso oftalmologico pelas farmaceuticas custa mais de 1000 euros e so da menos doentes.

Reparem que fizerm a aspiração do liquido do globo ocular dos doentes , mas espantosamente ainda não sairam os resutados a disser se afinal o liquido é avastin ou liquido de lavar louça. Os resultados não sairam mas incrivelmente já sabem que a culpa não é do avastin mas de algo que aconteceu no manuseamento ou percurso do mesmo. Mas tambem com tanto tempo para forjar os resultados não me ademira nada que o resultado seja que o liquido colhido nos doentes não seja o avastin. SÓ MESMO EM PORTUGAL.
 
Fiz o curso de base há trinta e dois anos na Escola de Enfermagem, Dr Lopes Dias,em Castelo Branco e ainda hoje me orgulho dos princípios básicos que me ensinaram, hoje tão actuais e necessários. Destaco os inerentes à terapêutica: QUEM PREPARA,ADMINISTRA E REGISTA.Os enfermeiros nunca deviam abdicar desta máxima.
 
Olhem só os balconistas...
 
Obviamente a CULPA é de um enfermeirote qualquer que trocou o medicamento. Só fazem asneira. Olhem para aquela que matou um recém-nascido em Espanha!
 
Há 30 anos a medicina era totalmente diferente da actual. Todos os medicamentos eram preparados pelos farmacêuticos (não reconstituidos preparados mesmo). Não consta a presença de endermeiros nos Serviços Farmacêuticos do país e do mundo (nem faria sentido).

Não se compara uma simples reconstituição de uma ampola com a preparação de formas estéreis ou mesmo das magistrais. É absurdo.
 
UAU!
esta nova bastonária é... TÃO ILUMINADA, TÃO INTELIGENTE, TÃO FLUENTE E LÍRICA!..

UAU...!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!