segunda-feira, agosto 10, 2009

Recuo nos "Paramédicos".


Lobby? Timming? Simplesmente os utentes merecem qualidade na assistência pré-hospitalar.

"Governo recua na criação de carreira ["Paramédicos"]" link

"O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a prestar socorro de forma ilegal. Os cerca de 700 Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE) não têm carreira nem a situação profissional regularizada na função pública. A denúncia é do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE). No inicio do ano, o Governo não incluiu os TAE do INEM no regime geral da função pública. O objectivo era agilizar a integração dos técnicos num regime de carreira especial prometido pelo Ministério da Saúde até ao final desta legislatura. Mas, ao que o i apurou, o Governo recuou na intenção e não vai criar a carreira, por uma questão de timing político.

A falta ao prometido está a criar uma onda de revolta entre os TAE do INEM que ameaçam recorrer à greve de zelo e mesmo ao abandono da profissão se não tiverem respostas do Governo. O STAE admite que, se tal acontecer, a situação pode lançar o caos no socorro do INEM, uma vez que o instituto não pode fazer contratações e já labora, neste momento, com a falta de mais de 200 TAE. “Foi-nos prometida a carreira. Governo e sindicato estavam de acordo e trabalharam juntos e agora, de repente, soubemos que não vamos ter nada. É incompreensível”, disse ao i Ricardo Rocha, presidente do STAE. Os 700 técnicos representam 80 por cento do socorro pré-hospitalar realizado nas principais cidades do país. Ricardo Rocha admite que a “greve pode prejudicar o serviço”, mas que os técnicos irão “recorrer a todas as formas de luta disponíveis”. “Muitos colegas estão psicologicamente agastados com a situação. Investiram tudo na carreira que iriam ter no INEM e agora estão desiludidos. Há duas semanas que o STAE tenta contactar o Ministério da Saúde. “Ligamos para lá e ninguém aceita falar connosco nem devolvem as chamadas”, acusa.

Há duas semanas, Manuel Pizarro, informou o presidente do INEM, Abílio Gomes, que afinal não seria possível criar a carreira dos técnicos que antes prometera. Abílio Gomes, que sempre apoiou os técnicos, ficou incrédulo. Fontes do INEM contactadas pelo i, acusam o “loobie dos Enfermeiros”de ter “sabotado a carreira dos técnicos”. Com a criação da carreira, os novos técnicos, após uma formação de 1475 horas, passavam a poder administrar medicação, fazer acessos venosos nos doentes e reanimação cardíaca avançada, como acontece em vários países europeus. Mas os Enfermeiros nunca admitiram que os TAE, ainda que supervisionados por clínicos, praticassem actos médicos em emergência pré-hospitalar. O INEM tem recorrido amiúde à contratação de profissionais que vai buscar a empresas de trabalho temporário. “Fazem outsourcing porque não podem contratar ninguém. É um esquema. Não existe quadro nem carreira”, diz ao i um técnico."

Comments:
Temos Pena!!!!
 
Acordaram??? Finalmente??? Mais vale tarde que nunca!!!
C2
 
Como é evidente, não tem cabimento nenhum, e a ser, seria mais uma das nobres invenções lusitanas.
O que já não vi neste país!
 
Seria de facto ridiculo e desprezista (que eu saiba não somos um país rico) formar uma nova classe profissional, quando praticamente ela já existe. Os enfermeiros podem muito bem fazer o pré-hospitalar. São os mais indicados. Para quê estar a formar pessoas de base, quando elas já estão formadas (faltando claro uma orientação seria, do tipo pos-graduação ou claro, especialização em pré-hospitalar). Não vale a pena inventar a roda quando ela já está inventada. Só precisas de uns ajustes. Lamento no entanto o facto de o governo ter criado expectativas nalgumas pessoas, nomeadamente os TAE. Mas já sabemos como são os governos, não é verdade?
 
Meus senhores TAE(tecnicos auxiliares de enfermagem)...tenho muita pena...eu até gostava que voces tivessem mais formação(pk bem preciam dela a julgar pelo modo como voces actuam), ate gostava que fizessem uns cursos de 1400 horas para aprender a conduzir...e a tirar a maca...e a por uma mascara de O2, mas parece que não vai ser possivel.
Não faz mal...pessam aos enfermeiros que trabalham no vosso serviço para vos darem umas aulinhas. Espero que agora se calem com essa conversa de poderem uzurpar funsões aqui dos enfermeiros.
Agora a serio...procurem especializar-se naquilo que podem fazr e tem ompetencias para fazer e deixem o resto para quem o pode fazer. tenham um bom da de trabalho...
 
timing político?
 
Ora ora parece que afinal já temos poder de criar lobbies.
Muito bem, estes senhores pela primeira vez estão indirectamente a conceder-nos um elogio.

Cumprimentos!
 
Há palavras de alguns enfermeiros que nunca serão Enfermeiros, os TAE´s não tÊm culpa que o presidente do STAE e o vice-presidente andem a brincar com coisas muito sérias, os TAE´s deveriam ter mais competêcnias, sem dúvida, só mentes pequenas é que acham que não, mas tenho pena deles porque o trio que se governa com o STAE só quer mesmo isso, tentem saber que dias é que esses meninos metem dispensa sindical e os seus precursos como TAE´s e vêm as ricas peças que eles são, eu como Enfermeiro não os temo, mas apoios e eles apoiam-nos na rua, sem dúvida, andam ser ludribriados por esses cromos do sindicato. Não, não são auxiliares de enfermagem, não, não são, muitos deles têm muito saber e muita categoria e mais uma vez digo andam a ser enganados pelo trio que "manda"no STAE...acho, sabem que os TAE´s não sabem o que o STAE propõe para a carreira para evitar fugas de informação para os enfermeiros, ponham gente de jeito à frente do STAE e vão ver eles não evoluem...
 
Acho engraçado estarmos a respirar de alivio por causa desses tais de tae serem postos a andar.
 
Foi pena.
Os taes estavam tão contentes.
 
Até que enfim.. Manuel Pizarro acordou!!
 
Sou enfermeira, também trabalho no pré-hospitalar, não concordo com a atribuição das nossas funções a TAE nunca. No entanto, é necessário alertar que não nos devemos congratular com as derrotas dos outros, e sim com as nossas vitórias... não tenho a certeza de ser o caso!!!
Os TAE merecem uma carreira como todos os profissionais precisam, e claro que benificiam de mais formação, tal como nós enfermeiros nesta área específica.
E por favor colegas... deixemo-nos de beligerância e discursos inapropriados... façam uso da tão afamada licenciatura a quem puxam os galões a toda a hora e... tenham cuidado com o português que por aqui se escreve... "funsões"... nem me atrevo a continuar... por favor não!!!!
CT
 
As ambulâncias do pais inteiro vão parar e é legal sabem pk ? Pk nos estamos ilegais logo podem parar sem que haja problemas para a nossa parte e depois vamos ver se conseguem fazer chegar os doentes urgentes as urgencias!!! Vamos ver se voçes saiem do ar condicionado e vem ca para fora fazer os serviços pelo pais inteiro assim de um dia pro outro e a ganhar o mesmo que nós...
 
Estavam à espera de quê com estes tipos do STAE? Como enfermeiro digo que os TAE´s são necessários e competentes no geral, mas vejam como estes dirigentes do STAE são, vejam que dias da semana que metem as licenças sindicais e depois vejam a corja que os representa, numa reunião do stae afirmaram de que não davam aos própros associados informações acerca da carreira por causa de fugas de informação, mas em Agosto fecham o sindicato www.stae.pt é só rir e andam aqueles desgraçados dos TAE´s a descontar para aquela corja, que em nada os defendem
 
Concordo plenamente que a carreira de paramédico seja uma completa ilusão e devaneio político.

Contudo, nunca poderia afirmar que os enfermeiros estao preparados para efectuar emergência pré-hospitalar. Alias, muitos enfermeiros (formados em escolas de vao-de-escada) mal sabem efectuar tarefas diarias e avaliar analises clinicas.

Assim, concordo obviamente que se crie uma especializaçao em emergencia pre-hospitalar, aberta obviamente a enfermeiros. Penso que se dissipam quaisquer duvidas sobre a formaçao-base e se aumentam as competnecias, bem como o saber fazer

MDE
 
"lobbies dos enfermeiros" ????!!!
Sim, senhor, finalmente começo a ter orgulho em pertencer a este lobbie...
 
Eu não tinha tanta certeza nisso, aguardem por novas noticias, o MS encontra-se a tratar do assunto, e vai aprovar a carreira ainda esta semana, agora já existe timing politico.
Aguardem e não deitem foguetes antes do tempo.....
 
Ou será só uma pressão para as coisas sairem antes das eleições???
 
Para já quero deixar aqui que TAE significa Tripulante de Ambulancia de Emergencia e que sem eles muita da Emergencia das nossas cidades não seria possível. Sou enfermeira, trabalho com eles no meu dia-a-dia e tenho muito orgulho em tê-los como colegas de trabalho, pois eu sozinha, não conseguiria dar a resposta as exigências do pré-hospitalar. É a isso que chamo trabalho em EQUIPA. Coisa que nos vários serviços onde passei nos lindos hospitais que temos, vi muito poucas vezes. Tenho pena que eles não tenham conseguido a regulamentação da carreira que tanto ansiavam, apesar de não concordar com todas as intervenções e técnicas que reinvidicavam. E defendo que nós enfermeiros temos lugar no pré-hospitalar. Mas concordo que todos temos direito a uma carreira, na qual é possível uma progressão e que nos confere algum estatuto. Portanto não vamos ser radicais, mas sim fazer apelo ao BOM SENSO.
 
"Meus senhores TAE(tecnicos auxiliares de enfermagem)...tenho muita pena...eu até gostava que voces tivessem mais formação(pk bem preciam dela a julgar pelo modo como voces actuam), ate gostava que fizessem uns cursos de 1400 horas para aprender a conduzir...e a tirar a maca...e a por uma mascara de O2, mas parece que não vai ser possivel.
Não faz mal...pessam aos enfermeiros que trabalham no vosso serviço para vos darem umas aulinhas. Espero que agora se calem com essa conversa de poderem uzurpar funsões aqui dos enfermeiros.
Agora a serio...procurem especializar-se naquilo que podem fazr e tem ompetencias para fazer e deixem o resto para quem o pode fazer. tenham um bom da de trabalho..."

Tenha moderação no que diz. Em nada dignifica a profissão de TAE nem de enfermeiro. (que por vezes até tenho dúvidas sobre a formação dita superior). Este comentário reflecte que a Enfermagem, para dar o salto para o cognitivo, tem de parar com este tipo de comentários.
Pede-se evolução meus caros.
 
Esqueci-me de assinar o post :/

Jonathan.
 
Com a devida vénia a Alexandre Brandão da Veiga, transcrevo:

"Hoje em dia as pessoas são mais agressivas. A crítica é mais feroz.
A Internet é um bom exemplo dessa agressividade. Quando vejo críticas, geralmente anónimas, a algumas das participações na Internet, antes de sequer perceber o que dizem, espanto-me com a violência com que o fazem.

Que instintos estão dormentes, que raivas apenas prontas para actuar se guardam por essas cabeças que andam no mundo?"
 
Aqui se lê: desprezista, pessam, funsões... e muito mais... A escrever português desta forma, nem para apanhar piriscas às portas das urgências servem. É no que dá! Fornadas de enfermeiros sem formação! Que vergonha!
 
oh que gente diminuida...deixem-se andar!!
o ultimo e a rir sera o palhaço...dps é q vamos ter pena!!

vão limpar rabinhos..ou agr tb kerem os auxiliares p passarem a ser pseudo"medicos"??!!!caros srs enfermeiros...??
 
Caro Doutor Enfermeiro, FUI CENSURADO!!!

Queira Vossa Excelência (se assim o entender, na VOSSA DOUTA MAGNITUDE)quais os critérios da CENSURA.
Isto porque, futuramente, as opiniÕes (modestas) que vier a proferir NÃO MAIS SEJAM CENSURADAS!!!

Vale, ou não?
 
Crítério: linguagem não adequada!
 
A culpa disto no fim d contas é dos médicos. E digo isto porque a nivel da EPH tem deixado os drs. auxiliares levantarem muito a crista e depois da nisto...enfs a gozarem TAE's e vice versa, como se algum deles fizesse alguma diferença na EPH... Gostava de perg aos drs. auxiliares o que fariam se um belo dia nao houvesse medicos nem nas vmers nem codus. Pois, ficavam na doca, parados a fazer bem menos do que TAE's... Ainda ha pouco tempo, num corpo de bombeiros deste pais, apareceram 2 enfermeiros a procura de emprego nas ambulancias de socorro, e a belissima resposta que levaram foi "nao contratamos enfs para os CB's porque como a ambulancia nao leva medico, os enfs fariam o mesmo trabalho que um TAS, e esses ja os temos..." Assim sendo existirá tanto motivo de gozo dos srs. auxiliares para com os TAE?? nao me parece...
 
Finalmente o MS na pessoa do Srº Manuel Pizarro entendeu "À força" o poder dos enfermeiros.. não somos "meia-dúzia" deles e os movimentos de indignação e anti-PS surgem.. Sentem-se "apertados".. Se bem que militante PS não sei bem em quem votar.. Já pensei na "paz no mundo", no "bem-comum", "nas energias renováveis".. deixem-me ser egoísta neste momento e preocupar-me comigo.. Ou me dão as cartas todas da carreira de enfermagem e como vai ser o meu futuro e se deixam destas spielbergadas ou faço questão de ir votar.. e não vai ser no PS. JÁ CHEGA!! Estou farto de promessas e só vejo, com muita pena, onde estão a "encostar" a ENfermagem.. qd o mal também vem de dentro (das escolas, entre outros) o que podemos fazer? Pode ser que agora as coisas se endireitem com o novo MDP. Mais formação e uma carreira de acordo com as funções que desempenham para os TAE.. Mas deixem-se de "spielbergadas" e "americanices".. Cada "macaco" no seu galho"! E respondendo a alguns TAE's (felizmente são a excepção e não a regra).. há colegas vossos que, e bem, procuram formação mais formação.. E para vocÊs.. qd for velhinho gostava de ter "alguém que me limpe o rabinho", que cuide de mim caso ng possa. E colegas .. aprendam a escrever .. por favor! É com cada calinada que até fico com vergonha..
MS, MANUEL PIZARRO, E RESTANTE GOVERNO.. digam lá de vossa justiça o que têm para me oferecer.. estou à espera para decidir se voto, sendo militante, e como sempre, PS.
Tiago Manuel Ferreira do Amaral
 
"Crítério: linguagem não adequada!"

Critério interessante! Sim senhor! Lato e abstracto! Como mandam as “regras” da censura. Concreto e objectivo… isso!, vamos lá ver… se nos interessa!

Caro Dr., quando sou INSULTADO a “linguagem é adequada”?
 
Estranho ser a pouco mais de um mês das Eleições, não acham?
 
Gostava de aplaudir o anónimo Dr. Enfermeiro por ter censurado comentário com linguagem não adequada. Entendo que deveria ter esta atitude mais vezes incluindo as frases cuja ortografia é um atentado à lingua Portuguesa. Isto porque estamos num Blog que é público e não é suposto que enfermeiros, tão críticos e reenvidicativos, não saibam escrever correctamente.
Depois gostaria de salientar a nossa vitória que reforça o que já representamos para os cidadãos. Esta vitória deve-se à intervenção pertinente e persistente da OE tão criticada neste blog.
Termino afirmando que os TAE são elementos importantes na emergência pré hospitalar e que salvaguardarmos o nosso campo de intervenção não deve ser entendido como insulto ou menosprezo pelos outros.
 
Meu amigos tentei evitar o comentário, confesso, mas... mas não consegui!
Só para vos dizer que Deus não dorme... :)
e que os Portugueses podem ficar descansados que não vão ter mestres de obras e varredores com sentido de oportunidade a cuidar deles!
E... oh Kermit... limita-te ao que mostras ser... insignificante!

Amparó-médicos à parte...

Para todos os que vivem, como eu, a Emergência, despeço-me com as mais cordiais,

Saudações Emergentes,
}Pit_Stop{
 
Meu amigos tentei evitar o comentário, confesso, mas... mas não consegui!
Só para vos dizer que Deus não dorme... :)
e que os Portugueses podem ficar descansados que não vão ter mestres de obras e varredores com sentido de oportunidade a cuidar deles!
E... oh Kermit... limita-te ao que mostras ser... insignificante!

Amparó-médicos à parte...

Para todos os que vivem, como eu, a Emergência, despeço-me com as mais cordiais,

Saudações Emergentes,
}Pit_Stop{
 
Conversas da treta
 
Atenção que a noticia de hoje de greve e principalmente por causa da recusa em transportar as gripes A fez voar papelada no ministério da saúde...

Ainda faltam 2 concelhos de ministros em Agosto e mais uns em Setembro...

Eu se fosse a vocês ainda ñ cantava vitoria para depois ñ fazerem figura de ursos... mais uma vez...

Ñ se esqueçam que se os TAE pararem de transportar gripe A mais ninguém o faz pk os bombeiros já andam a transportar doentes de gripe A apenas com o motorista e a entrarem pelas urgências a dentro com casos suspeitos...

A barraca vai-se dar brevemente e depois vão buscar os vossos enfermeiros que transportam gripe A como diz o sr enf Azevedo...

E vamos ver se eles aparecem...

No pais inteiro só em Coimbra há enfermeiros a transportar gripe A que são os da delegação e recebem serviço extra já os TAE em todo o país fazem o transporte durante o horário de serviço e ñ ganham mais por isso.

E como funciona:
A ambulância X está ao serviço normal para chamadas 112 para uma certa área da cidade e é contactada é levada para um local especifico de logística depois a equipa desse carro entra em outro carro para transporte de gripe A faz o serviço, os TAE tem de desinfectar essa ambulância e ñ podem trocar de roupa nem tomar banho( porque o inem nesse local nem agua quente tem nas casas de banho) e voltam a entrar no carro que esteve parado e tornam ao serviço de emergência normal com a mesma roupa do transporte e isto repete-se varias vezes ao dia no mesmo turno...

Ou seja a tal ambulância X teve parada ou seja menos um meio para EPH...

Giro ñ acham...

Mais uma vez os vossos colegas enfermeiros responsáveis de delegação estão um bocado á frente do resto dos parvos que trabalham pro INEM... porque serà...

E ainda vos chamam parvos...
 
Ontem à noite vi o Azevedo na RTP com a M.Saude.
Sera que vai haver novidades???
Oxalá
 
O MENINO DA 1H19 NAO SABE DO QUE FALA.
EU TRANSPORTO QUASE TODOS OS DIAS GRIPE A´S.
TODAS AS SIV´S O FAZEM, INFELIZMENTE PORQUE SINCERAMENTE NAO ACHO NECESSARIO.
PORTANTO ISSO QUE SÓ EM CROIMBRA É UMA TRETA. FALAS DO QUE NAO SABES AS TANTAS OUVISTE FALAR.
INFORMA TE PARA NAO FAZERES FIGURA DE OTARIO E PASSARES ESSA IMAGEM DE MENINO QUE FEZ DOI DOI , QUANDO VOS ENCOSTARAM. A CULPA NAO FOI DOS ENFERMEIROS , FOI DOS VOSSOS REPRESENTANTES QUE NAO QUISERAM SABER DE CRIAR UMA CARREIRA, QUISERAM ANTES DIZER MAL DOS ENFERMEIROS.
ESCOLHERAM MAL
 
Podemos criticar os TAE, pois não concorda-mos com a necessidade para a sua existência, devido ao descalabro na enfermagem e numeros de desempregados, mas uma coisa é certa, eles estão a lutar pela sua existêcia, e lutam com unhas e dentes, ameaçando com uma greve nesta altura em que seriam mais precisos. Neste aspecto temos que dar a mão a palmatória, pois nós que somos enganados a anos com promessas falsas, com formação que para nada serve ( em termos monetários é claro), que fazemos complementos para nada, que vemos á anos as nossas competencias ursupadas, estamos impavidos e serenos, a espera, a espera, a espera do nosso D.SEBASTIÃO.

NÃO TENHAM DUVIDAS COLEGAS, OS TAE VÃO CONSEGUIR MAIS MÊS MENOS MÊS ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS E NÓS VAMOS CONTINUAR A ESPERA, A ESPERA, A ESPERA EMBALADOS AO SOM DE PROMESAS DE MELHORES DIAS.

Por isso colegas apesar de não concordar-mos com os TAE , e a sua formação, a verdade é que eles pelo menos lutam com toda força e armas disponiveis por aquilo que acreditam ser o seu direito. Assim devia-mos pelo menos imitar o seu exemplo, em vez de perder-mos tempo a critica-lo. Se não concordão comigo, então por favor, voltem para o mundo dos sonhos e continuem a espera, a espera, e deleitem-se com o vosso ordenado de bacharel ao mesmo tempo que olham para o vosso certificado de licenciatura.
 
Não sei se foi vitória. MAs que é oportunidade... disso não tenho dúvidas.

Que tal especialidade de pré-hospitalar... ou melhor... de Urgencia e emergência, para o povo da urgencia e da emergencia!

A ordem devia pugnar pela alteração da lei.

E os pseudo-sindicatos forçar.. a entrada de mais enfermeiros no pré-hospitalar.

Os TAE podem e devem ter outras funções.
O socorro e emergencia deve ser profissional e profissionalizado.

Saudações
 
Apelo aos Srs com Responsabilidade na área da Emergência Pré-hospitalar(Governo, Ministra da Saúde, Manuel Pizarro, Abílio Gomes, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos, etc) para que apresentem Soluções Realistas, Sérias e que PROMOVAM A QUALIDADE ASSISTENCIAL ÀS VÍTIMAS de trauma ou doença súbita.

Cada vez mais, Assistir estas vítimas não é Sinónimo de Transportá-las ao Hospital.

Enquanto Enfermeiro e Prestador de Cuidados Emergentes Exijo Qualidade Assistencial para estes Doentes.

Enfermeiros, Médicos, TAE´s, TAS`s, TAT`s, Bombeiros, e todos os outros intervenientes no Pré-hospitalar Reconhecem a Importância da Enfermagem para a Qualidade dos Cuidados ( se estiverem a Ser Sinceros quando Deixam os Comentários).


Cada macaco no seu galho:

Todos os intervenientes no sistema são essenciais, desde que façam (com qualidade) aquilo que lhes compete.

Aos TAE`s:

Lutem pelo que é vosso, uma carreira que contenha funções vossas (não queiram ser o que não são, nem fazer o que não sabem (um dia correrá mal), façam com qualidade aquilo que é da vossa competência - quando resolveram realizar Formação TAE aprenderam o que ao TAE diz respeito, se quiserem ser Enfermeiros, Médicos, etc, concorram às respectivas escolas.


enfsempre@iol.pt
 
Que os TAE tenham uma Carreira - Nada Contra.

Que os TAE façam Formação Contínua, se Actualizem, Procurem Melhorar as Suas Competências - Nada Contra.

Que os TAE tenham o seu papel em determinadas situações de EPH - Nda Contra.

Mas, Senhores TAE`s deste País:

como Puderam Ser Enganados pelo Vosso Sindicato ao ponto de Apoiarem e Acreditarem numa Carreira de TAE com formação tipo Mini-curso de Enfermagem. Não se esqueçam da Responsabilidade inerente para a qual não estarão preparados. Quando corre bem é tudo muito bonito (existem actualmente muitos Advogados à espera de casos)

Sejam e estejam conscientes da Realidade:

não queiram arranjar lenha para vos queimar.
desenvolvam as vossas competências, não pretendam Ser Enfermeiros, se quiserem muito sê-lo, avancem como candidatos ao Curso de Licenciatura em Enfermagem e depois Sim Procurem uma Especialização em EPH.

Falo de Actuação Técnica Diferenciada em Situações De Emergência Pré-hospitalar.

Espero que Este País Saiba diferenciar os campos de intervenção de TAE e de Enfermeiro, para bem de Todos.

Ser TAE exige determinada Formação e Responsabilidade.

Ser Enfermeiro exige Formação e Responsabilidade diferente.

Não quero com isto dizer que um TAE não possa Ser Enfermeiro, Terá é que Frequentar com Aproveitamento o Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Estarei ou não correcto?

Pensem todos muito bem nisto (TAE, TAT, TAS, Bombeiros, Enfermeiros, Médicos, Políticos e outros Responsáveis e Intervenientes, Ordem dos Enfermeiros e Ordem dos Médicos), ou ESTAREMOS TODOS A SER NEGLIGENTES




Enf.sempre
 
Ora ai está um comentario de alguem que percebeu tudo de uma so vez.
Nos estamos no EPH ha quase 30 anos e é directamente ñ é em transportes secundarios como os recem nascidos ou helitransportes, é na rua nas ambulancias sendo sempre os primeiros a dar a cara em prol dos outros, mesmo os nossos colegas antigos da PSP ñ deixavam de ser TAS eram tal e qual como nós o somos, só mudou o nome numa altura de dividir para reinar, e achamos que ja ha anos demais que vemos morrer gente nas nossas mãos sem podermos fazer nada...
Assim como os nosso colegas europeus achamos que podemos fazer mais por isso exigimos formação e competencias e uma carreira digna e custe o que custar vamos lutar até ao fim.
Nos ñ temos cupla de ñ vos ouvirem mas a nós vão ouvir de certeza e a noticia de ontem ja deu frutos meus amigos...

Uma coisa vos garanto ninguem nos cala e basta parar 2 ambulancias em cada cidade e o caos está instalado mas para mim so com as paragens da gripe A é mais que suficiente.

Desculpem se ha alguns erros mas tenho poucos estudos lolol sou TAS/TAE formador e formei muitos enfermeiros com que me orgulho de trabalhar mas claro como sou TAS/TAE para a maior parte de voçes só tenho a 4ª classe certo ñ ha problema inveja ha em todo o lado até aqui na sala ao lado!!!

Abraços e lembrem-se que o que interessa é a vitima e essa ñ escolhe quem lhe chega ao pé primeiro, secalhar mais vale chegar em 10m um tecnico com 1550h e fazer alguma coisa enquanto ñ chega a vmer do que chegar um TAS/TAE que ñ pode fazer mais nada do que posicionar e dar oxigenio e ligar para o CODU e ESPERAR 20 ou 30m pela VMER que depois quando chega é tarde demais como ACONTECE TODOS OS DIAS POR ESTE PAÍS FORA...

Na emergência todos tem lugar, nos apenas estamos a evoluir o nosso( que ja é velhinho tem mais de 25 anos ainda muitos de voçes ñ eram nascidos) e isso ñ é crime é um DIREITO !!
 
É por demais evidente que os TAE devem ter e merecem ter uma carreira. A estratégia seguida é que foi a errada, bem como as pessoas que foram "escolhidas" para o conseguir.
Começamos agora a perceber os reais motivos de quem está por trás dos movimentos sindicais. A esse propósito lembremo-nos por exemplo de que o presidente do sindicato, ainda não o era e defendia que enquanto fosse responsável nunca trabalharia ao fim de semana. Curiosamente, agora que é presidente do sindicato, todas as dispensas para actividade sindical coincidem com os fins de semana. Curioso não é? Há muitos colegas disponíveis para trabalhar ao fim de semana seguramente. Também seria curioso perceber quais as actividades sindicais que desenvolveu, onde e com quem durante algumas das licenças que gozou. Também é curioso que quando lhe mexeram nos benefícios deles, sairam logo notícias nos jornais, mas quando atacaram publicamente um dos nossos colegas ninguem os ouviu. Já começamos a ficar fartos de quem diz pretende representar-nos mas afinal só procura protagonismo e benefícios pessoais. Afinal os nossos 6€ mensais de quota poderiam ser bem melhor aproveitados. Só espero que quem fala de nós não confunda a árvore com a floresta porque de facto a árvore está podre e talvez esteja na altura de a cortar pela raiz
 
O anonimo das 12.34 deve ter uns problemas com a gramatica... De qualquer forma ate disse umas coisas acertadas, alias o grande drama desta carreira de paramedicos, é que no dia em que ela for aceite deixa de fazer qualquer sentido enfs na EPH. Com profissionais apenas e so formados em EPH, com muito mais horas na area do que kk enf, la vao os drs auxiliares e respectivas licenciaturas voltar para as higienes e afins... Ja nao faltara muito!
 
Porra! Vocês dão erros ortográficos que até chateia!!!
 
Se os tae na transportarem, eu transporto, tal como mais uma boa centena de enfermeiros......
 
Anonimo da 1h19 informa-te antes de "deitares cá para fora" qual boneco da TMN que precisa de falar.. e "colega" das 12h34.. ainda não leste o que foi conseguido até ao momento pois não? Lê..
Miguel
 
Olá pessoal
era o que faltava agora os TAE`S comum cursozito de mil e tal horas ficarem a efectuar funções que são da enfermagem e recordo que actualmente para formar um enfermeiro são necesários 4 anos!!

Em relação ao que a Soninha afirma neste blog concordo em parte... ela trabalha com eles tudo bem, está solidária, contudo não se esqueça que caso os TAE`S consigam a carreira que pretendem um dia detes o INEM dá "um chuto" nos enfermeiros todos... porquê pagar a um enfermeiro se um TAE faz o mesmo por muito menos €€€€€???

ponham essa cabeça a pensar, pois os médicos há muito fazem isso e não olham a meios!!
 
tae!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sr Enfermeiros quando a nossa ordem colocar numeros claúsos e deixar de abrir todos os anos n escolas mt fraquinhas...
Ai sim poucos, bons e bens pagos pq faremos falta...
Hoje em dia vê-se o que conseguimos! Acordos de carreira da tanga!
O futuro irá ser melhor.
Fiquem bem e aquele Abraço caros colegas.
 
Vale a pena ler o ultimo Posr que coloquei no Cogitare : Acordo Carreira de Enfermagem Versus a Imagem do Dia !


E que imagem , ou melhor e que comentário os Jornalistas colocaram !
 
Ao colega das 6:07 - Já agora gostava de saber o que foi conseguido ate agora. Sei o que vejo e sinto na pele. Cada vez mais desemprego, ou emprego precário e o meu ordenado de bacharel ao fim do mês. Até sentir na pratica essas pseudo-vitórias e ver o meu ordenado equiparado aos restantes licenciados deste País mantenho a minha posição. O que sei é que a maioria dos enfermeiros,( dos quais deves fazer parte), só falam, falam, falam,falam e congratulam-se com pequenas migalhas.
 
"ainda não leste o que foi conseguido até ao momento pois não? Lê.."

O quê?
 
OS TAE, UM GRUPO DE INDIVIDUOS QUE NÃO SABEM O QUE ANDAM A FAZER.

INVESTIRAM DIZEM ELES!!!

INVISTAM EM CURSOS RECONHECIDOS, QUEREM PRESTAR CUIDADOS, VAO PARA ENFERMAGE, ESTUDEM, PARA MEDICINA.

TENHO PENA DOS TAE?!!! DA PARA RIR, NO MEIRO DESTA INECIA DOS NOSSOS SINDICATOS, ALGO QUE ME FEZ SEMPRE RIR, ESTE TAE, OU TEA, OU TAS, ALGO QUE NUNCA FOI NADA E NUNCA SERÃO.
 
Não gosto da forma juncosa como alguns estão a tratar os Tae's desde País .... Sou enfermeiro numa urgência e faço Pré hospitalar numa VMER, infelizmente nesta região do País temos poucos TAE's, mas aqueles que existem são boas pessoas e bons "profissionais" ... são uteis, são até muito uteis na equipa que se quer unida no pré hospitalar .... todos temos lugar nesta equipa, todos somos precisos. Como diria o outro "Não há nexexidade" de maltratar ninguem.
Porque raio é que eu ficarei contente por estes não serem considerados uma profissão ??
Ficaria contente sim se eles fossem de facto "profissionais" e a sua area de actuação bem definida !!

Poderia dar vários exemplos de areas de actuação onde estes Srs poderiam fazer a diferença ... não se esqueçam que Portugal não é Lisboa / Porto e Coimbra ... a realidade do interior é bem diferente onde os habitantes destas regiões são autenticos portugueses de segunda ... no que ao pré hospitalar diz respeito.

Um exemplo um TAE + um DAE no interior pode fazer a diferença ... onde são percorridos mais de 100 Km para uma VMER poder lá chegar ... por isso pessem um pouco antes de "Gozar"
 
Como devem perceber os TAE´s jamais terão as competências de um Enfermeiro. Não é por acaso que a Delegação Norte do INEM (que eu tenho o privilegio de Coordenar) é composta por uma fantastica equipa de Enfermeiros no qual tenho todas as garantias que jamais sem a sua forma profissional iriamos manter um projecto de trabalho com futuro.
Dentro de 2 anos todos os elementos que fazem ambulância serão colocados noutros serviços ou dispensados, pois é objectivo da direcção do INEM colocar o socorro nas cidades mais populacionais do país com elementos profissionais.
Não se preocupem com os TAE´s pois eles iniciaram um projecto que serão os Enfermeiros a manter lo de futuro.

Um forte abraço
Luis Meira (Dr.)
 
Se o texto anterior for realmente do Dr. Luís Meira, este pode-se considerar despedido.
 
Caro Dr. Luís Meira;


No entanto e face ao que redigiu permita-me que lhe escreva que: seria bem mais proveitoso para o INEM que o Sr. Dr. Se dedica-se a fazer o que lhe compete, pois é claramente triste que se dedique a escrever aqui, local onde diariamente se põe o INEM de rastos. Devia ainda ter tomado todas as medidas para que a situação não chega-se a este ponto e defender a Instituição que representa, visto que assumiu claramente o lugar que ocupa.
Compreendo a sua posição em relação a toda esta situação, visto ter a esposa enfermeira…

Forte Abraço
 
"Um exemplo um TAE + um DAE no interior pode fazer a diferença ... onde são percorridos mais de 100 Km para uma VMER poder lá chegar ... por isso pessem um pouco antes de "Gozar""

Sem comentarios, se realmente, éu colega nosso, não pode ter essa visao, pois adquiriu conhecimentos que comprovam, que mesmo apos 4 anos de licenciatura, não estamos preparados para iniciar logo na area eph, um dia poderei ser eu a estar a necessitar desses cuidados e quero um enfermeiro com experiencia e um medico. Não estamos a falar de carros e de mecanicos, de ir a marca ou ao vizinho que ate da uns toques, estamos a falar SNS, e com isto, não se brinca, nao aos tae, existe mt trabalho, maqueiros, etc....

Tenho dito
 
É pena mais uma vez a classe de enfermagem assumir guerras, vitórias e derrotas..

Vangloriarem-se, Ganhamos.. Ganhamos.. Os TAE's perderam..

Não sejam medíocres!!

Quem perde realmente são os utentes..

Deixem de se preocupar tanto com a vossa carreira, com o vosso desemprego..

Preocupem-se com os UTENTES e menos com a enfermagem!

Preocupa-me é cada vez os cuidados de saúde emergentes estejam mais longe dos utentes.. e sabem qual é a alternativa a não ser socorrido em caso de Hipoglicémia em tempo útil?? MORTE, acontece todos os dias.. porque os iluminados estão longe e mais ninguém pode desenvolver competências..

Envergonhem-se dos vossos comentários egocêntricos, e pensem mais nas pessoas que vos pagam os ordenados ao dia 21!
 
No meu entender, o objectivo da direcção do INEM deveria ser a qualidade assistencial.

Para tal deveria: colocar no terreno equipas tipo viaturas SIV (Sério Investimento na Vida (eu)) suficientes para responder às situações de Emergência.

é mais que evidente (alias como provam estudos nacionais e internacionais) o papel da Enfermagem Pré-hospitalar na assistência às vitimas Urgentes / Emergentes.

A Enfermagem actual está altamente preparada para possibilitar aos cidadão cuidados de qualidade em situações Urgentes / Emergentes.
 
Até porque a directivas do OMS serão orientadas no sentido de criar os enfermeiros pré-hospitalares!
 
Se os elementos do STAE sao assim tão maus vejam com os vossos proprios olhos aquilo que eles conseguiram hoje.
Sempre vos dizeram, o ultimo a rir ri melhor.
 
O Dr. Luís Meira que aqui escreveu é uma fraude...

Vejam as notícias!

INEM vai abrir concurso para mis 500 TAE!

Pelos vistos os TAE continuam a marcar pontos!
 
Muitas boas noites a todos...

Já viram o comunicado do MS aos Midia?

Convem ver, porque a carreira vai seguir, hoje na reuinão com o STAE, ficou tudo decidido, e alias podm comprovar na nota de imprensa do MS.

Viva aos TAE´s, e ao STAE!!!!!


Força...
 
Ja estou mais descansado.
Se algum familiar meu precisar de assistencia pré hospitalar pelo menos serão atendidos por tecnicos de emergencia médica e não por enfermeirinhos que so sabem fazer as coisas aquando orientados por médicos.

Viva os TAE´s
 
Meus senhores TAE(tecnicos auxiliares de enfermagem)...tenho muita pena...eu até gostava que voces tivessem mais formação(pk bem preciam dela a julgar pelo modo como voces actuam), ate gostava que fizessem uns cursos de 1400 horas para aprender a conduzir...e a tirar a maca...e a por uma mascara de O2, mas parece que não vai ser possivel.
Não faz mal...pessam aos enfermeiros que trabalham no vosso serviço para vos darem umas aulinhas. Espero que agora se calem com essa conversa de poderem uzurpar funsões aqui dos enfermeiros.
Agora a serio...procurem especializar-se naquilo que podem fazr e tem ompetencias para fazer e deixem o resto para quem o pode fazer. tenham um bom da de trabalho...

11:34 PM

1400 HORAS DE FORMAÇÃO OU MAIS NECESSITAM VOÇES SEMPRE NAO METEM VMER S DE PENHASCOS A BAIXO VA LA A CERCA DOS BOIS LA A PAROU LOLOL é que as Seat s necessitam de kit de unhas nao trazem de fabrica todos aqueles auxilios de conduçao ;) E AS EMBRAIAGENS BEM NO INEM RESOLVERAM O VOSSO PROBLEMA CAIXAS AUTOMATICAS PARA TODOS SEMPRE SE POUPA NAS EMBRAIAGENS HA E HA SEMPRE QUE REPARAR QUE TIPO DE COMBUSTIVEL AS MESMAS FUNCIONAM PARA NAO SE METER GASOLEO EM CARROS A GASOLINA OU SE CALHAR NA VOSSA FORMAÇAO SERA NECESSARIO A DISCIPLINA DE MATERIAS PERIGOSAS LOLOL
As aulinhas deviam algum de voçes ter com os (tecnicos auxiliares de enfermagem) principalmente a nivel de protocolos de emergencia médica
A nivel de emergencias respiratorias (Tipo asma) e de se mandar para o chao a ouvir certas barbaridades ( a quanto vem o o2? o o2 vem a 6 litros por minuto! meu deus isso afoga o doente! Passe para 1,5 lol ( bem devia estar cansado de trabalhar em tantos lados (É que cuitados estão tantos no desemprego mas a maioria trabalha em dois ou tres sitios diferentes)É mentira andamos todos a dormir.Deve ter confundido a asma com efisema pulmorar digo eu.Protocolo manual INEM 12 litros crises asmaticas eu ja deixei as copias do manual a alguns.
 
AHAH ESTES TAE... QUE MALUQUINHOS. QUEREM ROUBAR AS COMPETÊNCIAS DA ENFERMAGEM, TOLINHOS ENFIM.

CONCORDO COM O NECESSÁRIO REFORÇO NA FORMAÇÃO A ESTES TÉCNICOS, MAS QUE NÃO SE CONFUNDAM AS COISAS.
 
Boas tardes n acredito no que acabei de ver no post da 1h02 feito pelo tal coordenador do porto!

LOOOOL

Fique sabendo que esse post vai ser colocado no mail interno do INEM assim que possível, depois vamos então aguardar as consequências de futuro...

PM
DRLVT
 
Antes de continuar vou dar uma breve lição àquele que fala nos comunicdoas do MS aos "midia".
É "média" que diz, embora se escreva media, sem acento porque é uma expressão latina que signica "meios", porque é um substantivo neutro e no plural termina em "A" (medium, media, ou seja; meio, meios.)
Pessoas da radio e da televisão, pouco conhecedoras do latim, embora seja a matriz da nossa lusofonia, lêem o "e" à inglesa curta, que é um corte de cabelo que se fazia antigamente aos rapazinhos.
Está feita justiça à cultura.
Depois tenho de referir que é com estas confusões de ler as coisas pela aparência e de ouvido que se pensa que um tae se forma em 1400 horas para fazer coisas que nem os enfermeiros, no entender desses potenciais génios, os tae, incapazes de fazer, não obstante terem um curso de 6000 horas de conteudo.
Claro que podemos especular (atirar ao espelho e esperar pelo reflexo) sobre o tipo de horas de uns e de outros.
Se, por exemplo um tae for formado com horas femininas, elas estão sempre a parir novos conhecimentos (uma adaptação da maiêutica socrática [não confundir com o promessas à pinókio] à produção sapientíssima de tae.
Já os enfermeiros, que são formados com horas másculas e dinâmicas como diz o reclame, têm de contentar com o conhecimento a horas singelas.
Não conseguem ainda perceber que os enfermeiros se dedicavam, exclusivamente, ou quase, às "enfermarias" por serem profissionais insubstituíveis onde há coisas complicadas na assistência.
Ora são essas aptidões únicas, que os tornam insubstituíveis, na tal enfermaria para onde nos mandam com uma pontinha de desdém.
Mas o facto de sermos mais vistos aí e éramos tidos por isso.
Entretanto andavam os bombeiros a fazer das deles, no levantemento e transporte dos doentes.
Só que o ph não é só isso: é muito mais. Sobretudo quando as coisas não estão a correr tão bem como pensam. Aí é só com quem sabe.
E agora já há muitos enfermeiros, nomedamente para irem buscar as vítimas ao local do sinistro de modo a minimizarem os efeitos do acidente, com outro desastre, por deficiência de cuidado.
É preciso explicar isto mais bem e mais vezes?
Está bem: eu explico as vezes que forem necessárias, para cabeças duras entenderem
 
Explica la outra x!
Falas falas e n entendo nada...
 
Aqui se vê a vossa santa ignorância o curso já ñ é o de 1400h mas sim de 1550 vocês andam bem informados lolol

Tomem atenção ao que vos digo e pode ser que percebam de uma vez "OS CÃES AINDA ESTÃO A LADRAR E A CARAVANA JÁ PASSOU..."

VA E AGORA VENHAM DIZER QUE NEM OS TAE NEM SABEM DIZER O DITADO CORRECTAMENTE vocês andam mesmo a dormir...

OS VOSSOS SINDICATOS E ORDENS QUEREM É VIAGENS A CONGRESSOS POR ESSE MUNDO FORA E GRANDES NEGOCIAÇÕES SÓ VOS RELEMBRO DE UMA COISA O STAE PRECISOU DE UMA ENTREVISTA DE 45 seg PARA DESBLOQUEAR UM IMPASSE...
 
PRESTEM ATENÇÃO A ESTA FRASE IMPORTANTÍSSIMA NESTA FASE DO CAMPEONATO, "OS CÃES AINDA ESTÃO A LADRAR E A CARAVANA JÁ PASSOU..."

VA E AGORA VENHAM DIZER QUE OS TAE NEM SABEM DIZER O DITADO CORRECTAMENTE PARA EU ME RIR MAIS UM BOCADINHO DOS VOSSOS NARIZES EMPINADOS...

VOCÊS ANDAM MESMO A DORMIR...

QUE SONHADORES QUE NÓS TAE SOMOS NÃO SOMOS...

SABEM QUE HÁ SONHOS QUE SE REALIZAM ?

SE VOCÊS NÃO FOSSEM TÃO CORPORATIVISTAS...

OS VOSSOS SINDICATOS E ORDEM QUEREM É VIAGENS A CONGRESSOS POR ESSE MUNDO FORA E GRANDES NEGOCIAÇÕES PARA O "TACHO" DELES E VOCÊS QUE AGUENTEM... VAMOS NEGOCIAR... E MAIS UM BARRETE ENFIADO...

SÓ VOS RELEMBRO DE UM PEQUENÍSSIMO PORMENOR O STAE PRECISOU APENAS DE UMA ENTREVISTA DE 45 SEGUNDOS PARA DESBLOQUEAR UMA CARREIRA...

O STAE PODE TER IDEIAS OU QUERER PUXAR PARA NÓS ALGUMAS DAS VOSSAS COMPETÊNCIAS OU LA O QUE VOS APETECER DIZER MAS PELO MENOS UMA COISA FAZ, E VOCÊS ISSO NÃO O PODEM NEGAR, DEFENDE COM UNHAS E DENTES OS SEUS IDEAIS E NEM PEDEM MAIS DINHEIRO SÓ PEDEM CARREIRA E FORMAÇÃO!!!

JÁ OS VOSSOS SINDICATOS E ORDEM DEIXAM UM BOCADINHO A DESEJAR NÃO ACHAM... MAS SO UM BOCADINHO MESMO...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!