quarta-feira, agosto 05, 2009

Formação "espelhada"....


Acredito convictamente que a evolução se faz pela mão do conhecimento e da ciência, mas há por aí um movimento académico entre Enfermeiros - nomeadamente docentes - que promovem/leccionam cursos e cursinhos a boiar em módulos de "reflexão", "pensamentos críticos", etc, etc. Com tanta reflexão até se esquecem do conhecimento científico (ups!). Eu, pessoalmente, acarinho-os de especial forma: formação "espelhada" (tal é o nível reflexão, mas ocos em ciência...). É uma formação árida, vazia, desprovida de substância, que serve para alimentar as barrigas de quem não domina (nem nunca dominará!) a ciência. Espremem o sumo de umas poucas laranjas secas.
.
Há uns tempos tive oportunidade de ler um livro escrito por um desses pseudo-académicos e fiquei com a firme opinião de que aquelas centenas de páginas poderiam ser reduzidas a meia dúzia de linhas. São capítulos e capítulos a vaguear por um deserto estupidificante de matéria ruminada infinita e desinteressantemente...
.
Para desapontamento pessoal ainda vejo poucos profissionais de Enfermagem a enveredar pela formação (útil) com rigor científico, técnico e académico.

A Direcção Geral da Saúde emitiu uma circular informativa a anunciar o seguinte (esperemos que não seja "espelhada"!):

"Na sequência do despacho exarado pelo Ministro da Saúde, em 15 de Maio de 2006, é recomendando que seja dada prioridade à formação especializada dos profissionais que constituem o núcleo executivo (Médico e Enfermeiro) das Comissões de Controlo de Infecção, de acordo com as linhas de orientação desta Direcção-Geral no “Programa Nacional de Controlo de Infecção Associada aos Cuidados de Saúde” (PNCI)."
.
"A Universidade Católica Portuguesa, através do Instituto de Ciências da Saúde, vai organizar no próximo ano lectivo a 2ª edição do Mestrado em Infecção em Cuidados de Saúde, dirigido a Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Administradores Hospitalares e outros licenciados na área das Ciências da Saúde envolvidos em actividades de prevenção e controlo de infecção associada aos cuidados de saúde."

Comments:
Sinceramente não sei o porquê de tanto despeito pelos colegas que decidiram apostar na sua formação académica quer através de Mestrados, Pós-graduações e Doutoramentos.
Isto até parece uma caça a bruxas, qual é o mal de nós enfermeiros queremos ter mais conhecimentos???
Sinceramente não sei, ou será que só é bom enfermeiro aquele que executa porque sim, que faz sem pensar, ou aquele que mais actos enfermagem (deveriam ser de enfermagem, mas o que muitos colegas - desculpem-me o desabafo -gostam de fazer são actos médicos)
é que é um enfermeiro de excelência??
Não será um maior ganho para a Enfermagem um maior conhecimento cientifico quer das suas práticas quer dos seus saberes???
Penso que afinal poucos pensam como eu, e olhem que não pretenço a nenhuma escola de enfermagem, nem sequer ao grupo dos iluminados especialistas ou chefes...
Fiquem bem...
 
Elena, não é a única a pensar assim. Concordo inteiramente consigo e lamento não estarem previstos na nova carreira nenhuns benefícios após a obtenção de formação pós-graduada.
 
Cara Elena

Gostaria muito de ver a formação em enfermagem reconhecida; gostaria também de ver essa formação aplicada no campo porque a formação só o é se trouxer valor acrescentado aos cuidados ou produzir conhecimento que possa e deva ser transmitido aos colegas nos serviços. Não acredito que se façam Mestrados só pelo prazer de pagar fortunas e ter o diploma em casa. Gostaria de acreditar que os fazem para saber mais e para poder, enquanto enfermeiros que são, melhorar a qualidade dos cuidados que prestam e contribuir para que os utentes tenham mais qualidade no cuidar. Ou não?
Se assim for não acha que deveria ser premiado e reconhecido???
 
Oh Elena vá fazer a especialização à Escola de Enfermagem do Porto (Ana Guedes) e veja com os seus proprios olhos a cambada de inúteis que para lá andam a leccionar...maior parte deles tem cinco anos de experiência como enfermeiros, antes de se terem enfiado nas escolas a estupidificar...e agora estão a dar aulas de especialidade a colegas com 15 e 20 anos de experiencia...é isto que é saber?? poupe-me!
 
Concordo com o colega das 4:31PM.
 
Para o anónimo das 4:31 PM
Por apesar da sua opinião acerca do corpo docente da Escola de Enfermagem do Porto (Ana Guedes) não ser a melhor, é um direito seu.
Desconheço tais colegas assim como a competência para o ensino de Enfermagem (não vou questionar a sua opinião). O que é certo é que vários colegas apostaram e ainda apostam em formações académicas como Mestrados e Doutoramentos em Universidades Reconhecidas Internacionalmente e com orientadores de renome e competências cientificas mais do que provadas, logo esse mérito deveria ser-lhes reconhecido.
Relativamente aos anos de carreira não lhe direi quantos tenho (nunca se pergunta a idade ou anos de carreira a uma senhora), mas posso-lhe dar uma pista: tenho mais de 12 anos de carreira.
Fique bem...e quem sabe se no futuro é o próximo candidato a um Mestrado em ciências de enfermagem, gestão, ou quiçá em ética...
 
Recomendo o Mestrado em Infecção em Cuidados de Saúde da UCP, mas não sou a pessoa mais isenta uma vez que estou a terminar o mesmo...
 
Caros colegas,

Eu não estou contra o investimento na carreira académica, até porque parte do saber de lá provém...Agora estes senhores doutorados tem teses de Doutoramento que nada produzem!Para mim uma tese de investigação deve culminar numa mudança ou evolução em relação a algum cuidado de enfermagem e não como vejo em teses do tipo: "qual a opinião dos doentes colostomizados em relação às bifanas das feiras..." isto caros colegas náo é investigação é arranjar kk coisa para se doutorar para poder ser regente de uma cadeira e viver feliz para sempre à sombra de uma escola...e mais nós, Enfermeiros, somos de uma classe com uma grande componente prática nas nossas intevenções...logo jamais os senhores professores podem abdicar do contexto clinico...vejam o exemplo dos medicos...por mais catedrático que seja o Porfessor, este nunca deixa de execer medicina...pois sabe que é a sua aplicabilidade na prática que fará dele um bom professor...
 
Anónimo das 8:53: é exactamente essa a questão fulcral!
Teses e mais teses que servem para terminar cursos!!1 Depois vão para a gaveta e não trazem nada para a nossa vida profissional. Não há produção de conhecimento que se traduza na melhoria da qualidade de cuidados. Interessará aos enfermeiros se os colostomizados gostam das bifanas da feira!!!!!??? Se não pudermos melhorar nada então de nada serve!!!
 
Meus senhores, eu não tenho nada conta quem faz cursos, especialidades, mestrados, etc..., so critico o modo como os mesmos são feitos. Todos sabemos que hoje em dia as escolas são verdadeiros negocios, e precisam de vender o seu produto o mais rapido possivel para que outros possam vir. Isso retira qualidade aos projectos e aos cursos. Não questiono que quem leciona os cursos não tenha competencia...mas estes são com certeza precionados pela direcção das escolas para que criem algum facilitismo, paraque desta forma tenham mais pessoas a concorrer. Será que existe algum aluno que estava a fazer o mestrado e tenha chumbado porque o seu projeco não tinha relevancia para a vida profissional???DUVIDO. Hoje em dias vamos todos ás escolas pagar balurdios de dinheiro para receber um papel...sem receber conhecimento de volta. Não é isso que eu quero para mim. Por isso tenho feito varios cursos que acho pertinentes para a minha evolução profissional mas que me trazem conhecimento efectivo. Tenho quase 4 anos de serviço e ainda não fiz nenhuma especialidade nem mestrado e noto que alguns colegas me olham com desdem como se eu estivesse estagnado no tempo e não evoluisse em termos profissionais. Os meus colegas quase que se sentem obrigados a tirar estes cursos para ganhar estatuto ou sei la o quê. Assim não....
Enfermagem tem de evoluir realmente em termos de investigação , até para ganhar mais prstigio na cumunidade cintifica.
Por isso perdoem-me todos aqueles que estão neste momento a tirar mestrados e tal mas eu nao os reconheço nem me revejo neste modelo .
Cumprimentos e bom trabalho para toodos..............HMM
 
neste momento nao sei que diga, nem que faça...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!