terça-feira, novembro 03, 2009

Programa do XVIII Governo Constitucional para o quadriénio 2009-2013:


"O Governo prosseguirá a política de reforço da formação nas ciências da saúde, designadamente através do incremento das vagas para os cursos de (...) Enfermagem (...)". link

Portanto, (ainda) mais vagas a serem disponibilizadas. Ao que sei, a Enf. Maria Augusta de Sousa, actual Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, concorda com este aumento.

Comments:
Aqui está uma boa oportunidade para a Ordem dizer que quem regula o acesso à profissão é ela e que ter Enfermeiros a serem formados de forma industrial e sem que se assegurem os conteúdos mínimos para que as populações tenham a garantia de cuidados de saude de seguraça.
Pelos vistos esta Ordem propõe que contunuemos a ter alunos de enfermagem a serem avaliados por auxiliares, a ter serviços onde há mais alunos do que doentes, a existirem professores que não têm preparação nem formação adequadas para leccionar uma licenciatura, a ter escolas onde não há recursos materiais compativeis com o ensino da enfermagem...
No meio disto tudo... fomos nós que lá pusemos esta bastonária, restanos fazer com que ela não volte mais a ser a nossa bastonária, isto se todos acharem que o caminho da enfermagem não deve ser este.
Talibã das Bairas: Sempre ao mais alto nível!
 
Que tal ter um Enfermeiro para cada familia?

Mas terão que incrementar a nossa autonomia, como por exemplo:
-Poder lavar a loiça e a roupa
-Poder passear os animais de estimação
-Tratar do jardim e das plantas
-Fazer a limpeza da casa
-Poder fazer as compras
-Acompanhar as familias às consultas médicas, etc.

E outra questão muito importante, salvaguardar o ordenado minimo, ou pelo menos o rendimento social de inserção

Nesta perspectiva acho que os Enfermeiros existentes ainda não são suficientes, daí a necessidade de formar mais enfermeiros.
 
Sou estudante de enfermagem (de uma das três 'grandes' escolas [ou será escola 'grande'? é que realmente, grande, só se for em tamanho)e tendo em conta as condições vergonhas de ensino que temos, abrirem ainda mais vagas é uma ideia fantástica! Se cabem 90 numa sala de 50, por que não enfiar lá mais 30 ou 40? Se temos pseudo-enfermeiros a dar-nos aulas (daqueles que acabam o curso em junho e em setembro já são assistentes) neste momento e já são o que são, não quero imaginar daqui a uns anos, quando saírem as fornadas fruto destas burrices todas.

Enfim... continuem a destruir a Enfermagem que vão no bom caminho.
 
Será que também concorda com o aumento do desemprego, as perdas constantes de poder reendivicativo da classe, da exploração, do aumento da perda de poder de compra? Haverá mais para dizer...
 
É bom para encher os bolos da nossa ordem dos enfermeiros...cada um a pagar 7,48 euros imaginem o potencial económico da nossa classe...o dinheiro que recebem já não dá para pagar as viagens e jantares da ordem e dos seus colaboradores...Por isso, saiam mais e piores...
Digo isso porque os discretos, atentos à comunicação social e ao mundo que os rodeiam, não entram no curso de enfermagem e esses normalmente têm boas notas...resta-nos o quê...os restos!
Desculpem-me se estou a ofender alguém mas na minha altura o último a entrar tinha média de 14,5 agora entram com 11 e 12 e isso mostra a mediocridade que Enfermagem está a entrar...
 
A Ordem CONCORDA, os Sindicatos CONCORDAM,os Sr´s Docentes CONCORDAM

Ou seja, esta politica serve os interesses destes senhores nas não o da generalidade dos Enfermeiros

Os Enfermeiros informados e com o mínimo de lucidez NÃO CONCORDAM

Infelizmente temos todos contra nós, Governo, Ordem, Sindicatos e Escolas.
 
uma autêntica vergonha!

vamos lá perceber o que é que podemos fazer face a esta situação!

sugiro-vos usar 5 min. do vosso tempo para preencher este questionário!

http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHpFbGRZODlJODd1YnpLTEpoSkZlcnc6MA
 
A nossa Ordem deve andar a "passear na maquina do tempo" e para um passado muito longínquo...Actualmente, falta de enfermeiros...Onde? Estaremos todos a falar do mesmo Portugal? Estarei eu a alucinar...pode ser influencia dos meus doentes?

Estou cansada, desmotivada...ainda ontem estive a fazer o acompanhamento de uma estagiaria do ultimo ano e comentei que "gosto muito do que faço, mas se fosse hoje nunca teria abdicado do meu trab. como administrativa numa empresa multinacional...emprego das oito às cinco da tarde...outra qualidade de vida...poderia-me dedicar muito mais à família e vida pessoal...estaria a ganhar quase o mesmo vencimento (falando de salário base)".

Há quatro anos que não sei o que é a época natalícia...quase que já não distingo os dias da semana do fim-de-semana...e a recompensa é nula (é que nem monetariamente...lastimável).

Caros colegas, este é apenas um peq. grande desabafo; pelo menos existem estes blogues para falarmos sobre "o que vai mal cá dentro".

Que tal uma petição contra a abertura de mais vagas para o curso?

PlanetaM
 
"Que tal ter um Enfermeiro para cada familia?

Mas terão que incrementar a nossa autonomia, como por exemplo:
-Poder lavar a loiça e a roupa
-Poder passear os animais de estimação
-Tratar do jardim e das plantas
-Fazer a limpeza da casa
-Poder fazer as compras
-Acompanhar as familias às consultas médicas, etc.

E outra questão muito importante, salvaguardar o ordenado minimo, ou pelo menos o rendimento social de inserção

Nesta perspectiva acho que os Enfermeiros existentes ainda não são suficientes, daí a necessidade de formar mais enfermeiros."

Enquanto os enfermeiros se multiplicam, a ordem mais rica do país, cresce, cresce , cresce... Quem sabe se começa a investir em qualquer ramo de negócio e abre uma bolsa de emprego, nem que seja para lavar escadas. Tanta luta desde o 25 de Abril, para acabarmos assim. Hoje um enfermeiro disse-me que concorreu a uma bolsa de emprego onde há cinco mil inscritos. Temos que acordar, já que ORDEM tem uma estratégia que os enfermeiros burros, não conseguem entender.
 
Concordo, petição e entregar na ordem para fechar faculdades ou diminuir vagas..:) bora....
 
Enquanto estas organizações lucrarem ($) com o maior numero de Enfermeiros, a sua mensagem será sempre a mesma "HÁ FALTA DE ENFERMEIROS" (para continuarem a encher os bolsos com as quotas mensais dos Enfermeiros e com as propinas no caso dos Estudantes de Enfermagem).

Só vejo uma forma de por termo a esta situação, a criação de uma Associação que identifique e represente a Enfermagem em Portugal

Temos todas as organizações que nos representam a lutar contra os nossos verdadeiros interesses, é preciso fazer alguma coisa!!

Quanto maior o numero de Enfermeiros mais enfraquecidos seremos
 
A abertura de mais vagas para os cursos de enfermagem, não têm em vista as necessidades da população nem muito menos dos jovens que desejam tirar um curso. Têm sim a ver com a necessidade de manter uns tachos a uma cambada que se dedica a fazer acumulação de emprego, dando umas aulas.
No final do curso dizem esses intelectuais aos alunos que deveriam continuar, inscrevendo-se no mestrado disto ou daquilo, que é para continuarem a garantir o referido tacho. Chegam mesmo a dizer que se tiverem mais habilitações, terão mais hipoteses de arranjar emprego.
Como vai o nosso país, a nossa ordem, os nossos sindicatos, o nosso ensino.
 
Mas será que alguém consegue iluminar estas cabeças de que a enfermagem é imprescindível e tem ganhos em saúde mesmo sem puxar grades e mudar fraldas?
Paulo
 
Concordo com o colega que disse que quantos mais enfermeiros, melhores jantares, mais qualidade nas viagens que esses senhores da ordem vão fazendo.
Gostaria sim que a OE, ja que não se pronuncia sobre a abertura de mais vagas para o ensino de enfermagem, tivesse a ousadia de inscrever os enfermeiros recem-formados, gratuitamente, que não lhes fosse exigido o pagamento de quotas, até arranjarem trabalho como profissionais de enfermagem.
Não seria uma medida bonita Srª Bastonária e toda a equipa que a rodeia?
Os enfermeiros regularizariam então os débitos para com a ordem depois de começarem a exercer.
 
Concordo com o colega que disse que quantos mais enfermeiros, melhores jantares, mais qualidade nas viagens que esses senhores da ordem vão fazendo.
Gostaria sim que a OE, ja que não se pronuncia sobre a abertura de mais vagas para o ensino de enfermagem, tivesse a ousadia de inscrever os enfermeiros recem-formados, gratuitamente, que não lhes fosse exigido o pagamento de quotas, até arranjarem trabalho como profissionais de enfermagem.
Não seria uma medida bonita Srª Bastonária e toda a equipa que a rodeia?
Os enfermeiros regularizariam então os débitos para com a ordem depois de começarem a exercer.
 
A ideia da petição parece-me excelente, é uma oportunidade de todos nós contribuirmos para a alteração do estado em que a enfermagem está, e pior, a degradação que se avizinha.
A blogosfera deve pegar nesta ideia e divulgar, à semelhança do que aconteceu com a última petição pela carreira.
O ensino da enfermagem está obsuleto, mal enquadrado no ensino politécnico, sem expectativas de emprego nem desenvolvimento profissional.
Urge uma grande reforma do ensino de enfermagem, integrado no ensino universitário e com maior carga horária, com um corpo docente cientificamente compatível com as ciencias de enfermagem.
Gostaria de ver mais colegas a aderirem à ideia desta petição online.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
Eu tb concordo com a petiçao baza por isso a circular
 
Meus senhores e senhoras concordo que a enfermagem está num dos seus momentos menos bons, concordo que o ensino esta cada vez pior, tb concordo que mais vagas é mais desemprego e tb concordo que o aumento destas e td uma questao de tachos e politiquices, m n concordo q a OE seja culpada e responsavel por td o mal k vai na enfermagem. Para quem n sabe a OE esta mais relacionada c o ministerio da saude k o da educaçao e p quem tb ja reparou este e um programa de um governo, ou seja, ligado a política, ou seja, num mundo em q os enfermeiros pouco ou nenhum poder tem!! Agora retirem as conclusoes...
 
Meus senhores e senhoras concordo que a enfermagem está num dos seus momentos menos bons, concordo que o ensino esta cada vez pior, tb concordo que mais vagas é mais desemprego e tb concordo que o aumento destas e td uma questao de tachos e politiquices, m n concordo q a OE seja culpada e responsavel por td o mal k vai na enfermagem. Para quem n sabe a OE esta mais relacionada c o ministerio da saude k o da educaçao e p quem tb ja reparou este e um programa de um governo, ou seja, ligado a política, ou seja, num mundo em q os enfermeiros pouco ou nenhum poder tem!! Agora retirem as conclusoes...
 
A OE regula o acesso à profissão, portanto tem uma palavra a dizer quanto aos números. Uma OE 'com tomates' começava a vedava o acesso à carteira profissional até que o número de vagas fosse adequado.
 
Uma manifestação à assembleia assistir a debate com faixas a pedir dignidade para a carreira dos enfermeiros. Vamos-nos organizar e revindicar nós já que não podemos contar com os sindicatos, em local próprio pela justiça que nos é devida à muito tempo.
 
E AS NEGOCIAÇÕES DA CARREIRA COMO ANDAM?????????

O governo já tomou posse, e os nossos famosos sindicatos o que fizeram??? ao que se pode ver nas suas páginas electrónicas.... NADA
 
Esbocei um sorriso quando li esta noticia.
Andam todos a dormir?
 
sim,fabriquem mais enfermeiros,tantos quanto for humanamente possivel fabricar,abram mais escolas,aumentem o desemprego e a precaridade,já há enfermeiors a ganharem 4 euros/hora,a fasquia poderá baixar ainda mais,talvez chegar aos 3 euros seja bom....venham mais enfermeiros,burros ou inteligentes pouco importa,mais é que é bom....
Já estamos perto do charco,mais um empurraozinho e estámos la´.
 
Não concordo com os colegas que dizem que a OE nada tem a ver com a maneira como neste momento e neste país terceiro mundista, se estão a fabricar enfermeiros. Vejam esses colegas, a ordem dos medicos, aquando da abertura do curso de medicina no Algarve, o alarido que veio fazer para a comunicação social sobre o desemprego que podia cair sobre os seus profissionais.
Srª Bastonária tome atitudes firmes, em favor dos Enfermeiros e não queira apenas garantir o tacho.
A OE não tem a ver com o ministério da educação mas sim com o da saude. É verdade. Mas não é menos verdade que lhe cabe à OE garantir q qualidade dos cuidados prestados pelos enfermeiros
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!