terça-feira, janeiro 12, 2010

Porque é que os Enfermeiros ganham menos?

(Clicar na imagem para ampliar e ler)
.
Ilustro este post (retórico), com um recibo de vencimento de um Professor, recém-formado, com um carga horária lectiva semanal de 22 horas e com um salário-base (correspondente às 22h) de 1373 euros! Salário líquido: 1136 euros! Sem noites, sem fins-de-semana, sem Natal ou Páscoa, sem sacrifícios sócio-familiares tão acentuados, sem lidar com a responsabilidade de vidas humanas, sofrimento, morte, responsabilidades funcionais e contextos penosos (perigos de contágios, pressão, acidentes laborais, etc) inerentes à profissão de Enfermagem!

Comments:
Agora tem mesmo que ser de vez..!

Agora, a M.saúde não tem mais argumentos para se esquivar à sua responsabilidade.
Acredito que a recente vitória dos professores, juntamente com este mais recente insulto, sirva para mobilizar de vez todos os enfermeiros.
Chega de sermos gozados e humilhados. Vamos pedir o que é nosso!!
 
Aonde estão as medidas radicais?

Vamos voltar a fazer greves a coincidir com a de outras estruturas sindicais que diluem a nossa presença e pretensões?

Para quando o ENCERRAMENTO COMPLETO E TOTAL DO SNS, Sem serviços mínimos, ou que estes sejasm assegurados pelos médicos (não é sobre eles que recai sempre a responsabilidade do doente e são pagos devidamente por isso?).


Para quando avançar? As tropas estão prontas para avançar! Faltam é lideres com tomates e que passem aos actos ou ficamos apenas pelas palavras de um diririgente sindical: "Nem por cima do meu cadáver!!!".


Nós conseguimos derrubar este governo se fizermos uma luta a sério: apenas tem que ser econsecutiva e só abrandaremos a nossa forma de luta depois do governo retribuir os enfermeiros por príncipios justos e de equidade com as outras carreiras!


Porque não a mesma carreira dos professores, em que o salário de especialista e de chefe permitiria a progressão mais rápida na carreira? Não seria isto justo?

Avancemos de vez com fORmas de luta verdadeiramente RADICAIS!!!!!
 
Porque é que os enfermeiros ganham menos que as outras classes? Porque são uns cobardes e não tem capacidade para reivindicar os seu direitos.Porque são umas ovelhas mansas e sem auto-etima. Porque ainda vivem na idade da submissão e não tem capacidade de se afirmar etccccccccccccccccccccc....Tenho pena de dizer isto porque pertenço à classe mas as sucessivas negociações fazem-me tirar estas conclusões. Temos que acordar desta nossa inercia.
 
Este post apenas ilustra a ignorância de quem o elaborou.
Os professores não têm uma carga horária de 22 horas. Têm uma carga horária de 35 horas (consultar o Decreto-Lei n.º 270/2009 de 30 de Setembro, última revisão do seu estatuto da carreira). Estas 22 horas aparecem no recibo porque são as horas lectivas, ou seja, aquelas sobre as quais incidem os descontos.
Exemplo: um enfermeiro falta uma hora e é-lhe descontada uma hora de 35 (vencimento bruto / 35). Um professor falta uma hora e é-lhe descontada uma hora de 22 (vencimento bruto / 22). Faça-se as contas.
Quanto a "sem noites, sem fins-de-semana..." já há propostas para que os filhos dos enfermeiros tenham aulas entre a meia-noite e as oito da manhã, para que os pais que fazem noite os possam ir buscar à escola. Evidentemente que os professores estarão disponíveis para leccionar a essas horas. Fim-de-semana... também se pode arranjar. Talvez entre as 22h de sábado e as 4h de domingo, para que os pais possam ir descansados a um bar ou a uma discoteca... Natal e Páscoa... é pena que os enfermeiros não vão saber os resultados das avaliações a 23 de Dezembro, como se faz em muitas escolas, ou na semana de Páscoa. Mas isso, evidentemente, não é trabalho de docentes. Estão lá os administrativos para fazer as avaliações...
Quanto a lidar com vidas humanas, contextos penosos, sofrimento... bom, julgo que não é comparável o que por si só resulta de condições e objectos de trabalho diferentes. As profissões têm especificidades, e as de enfermagem, ainda que muito respeitáveis, não o serão mais que as de outras actividades.
O direito a um justo salário faz-se pela afirmação do valor da profissão e não pela comparação com outras.
Quando os enfermeiros conseguirem afirmar-se (até através dos seus representantes sindicais) como merecedores de salários condignos pelo seu mérito e não por comparação com outras, então grande parte da batalha estará ganha.
Dizer "olhem para os outros e vejam como somos desgraçadinhos" é afirmar "dêem-nos mais qualquer coisinha, porque nós precisamos"
A palavra de ordem deverá ser "Dêem-nos o que é justo, pelo valor que temos, e pelo que fazemos".
Foi o que os professores fizeram, em duas manifestações que reuniram mais de 80% dos seus pares. Poderão um dia os enfermeiros conseguir o mesmo?
Assina (evidentemente) um docente.
 
Actualizado: 1.º escalão Professor - 1.518,63 € (desde que no quadro com horário completo - 22 horas, licenciado e profissionalizado - já saem das escolas agora profissionalizados.

Informação do meu marido, professor e delegado da FENPROF

Eles não estão mal, nós é que estamos....
 
Porque perante a sociedade somos uma profissão de segunda...e actualmente não foge muito à realidade.
O que conquistamos arduamente estamos a perder levianamente dia após dia!
 
Boa noite!!!

Mais uma vez, me revolto não apenas para com a discriminação de que somos alvo por parte dos governantes, mas também para com todos aqueles colegas que criticam, mas depois não agem e nada fazem em prol da profissão...

Ainda não perceberam a injustiça de que estamos a ser alvo?

Outro pormenor, trabalho num Hospital EPE, e onde pára a ADSE?

A dos restantes profissionis, com o outro vínculo está garantida, enquanto que os contratados não têm direito...

Tudo a ajudar...

Força para o que aí vem...

M D L
 
no seguimento de este post, gostava de deixar o seguinte link...

http://www.youtube.com/watch?v=nDbiCVddU-4
 
a questão é: que força e impacto terá a greve? será que é desta que os enfermeiros efectivamente cumprem apenas serviços mínimos (entenda-se, actuação em caso de perigo de vida iminente). mas...para que tal aconteça é preciso que a Ordem se pronuncie nesse sentido, alegando que jurisdicionalmente a dignidade da profissão se sobrepõe a outros deveres...e o que tem feito a OE neste domínio, com especial responsabilidade para o conselho directivo nacional e jurisdicional? ah pois é... há mais em questão com este atentado à profissão do que apenas o ordenado. esperemos para ver o que fazem sindicatos e ordem...e esperemos que os enfermeiros exijam as devidas responsabilidades a estes organismos nas eleições que se aproximam.
 
epá....comparem-se com profissionais de outras areas da saude!!!

Parem lá com essas comparações tristes com os professores!!!
 
eu nao escondo a revolta que existe em mim, nem os nervos em franja que sinto quando colegas minhas dizem que nao vao fazer greve só porque os contratados nao fazem por medo de perder os seus empregos... é didiculo mas sao os enfermeiros que temos...
contudo queria realçar um ponto: 22 horas semanais nao revela o trabalho total do professor.... preparar aulas teste corrigi-los etc... gasta muito tempo em casa.... tenho a experiencia da docencia e sei do que estou a falar.... nao quero dizer que nao estou na nossa luta... estou a 3000%
 
Prof. Paulo Nunes, subscrevo inteiramente o que escreveu.
Assinado Enfermeiro Miguel Sousa
 
Paulo Nunes,
sabe, a velhice tira-nos a paciência para esse tipo de comentários.

Ponto 1 - Qual é a incorrecção do post? As 22h não são de docência (exercício)? Os Enfermeiros exercem 35h (dependendo do contrato). Qual é a dúvida?

Ponto 2 - O cálculo do valor/hora não é efectuado dessa forma.

Ponto 3 - Cada profissão tem a sua dignidade, é certo, mas, diga-me: as profissões que lidam com o mais básico da vida (saúde/morte), não serão mais exigentes ou mais desgastantes? Existem tantos estudos internacionais neste sentido...
Assegurar a vida de uma pessoa tem o mesmo peso "sócio-moral", do que dar aulas de educação física?
Estar sujeito a perigo de contágio com HIV/HBV, por picada, por exemplo, será o mesmo do que o perigo de inalar pó de giz?
Será que uma família expressa a mesma gratidão quando se salva a vida de um ente querido, do que quando um Professor o presenteia com uma "boa nota"?
Quer queiramos quer não, lidar com com as necessidades básicas humanas é totalmente diferente, representando uma atribuição superior (em termos de valorização) na hierarquia da "escala da importância" da existência do ser humano!
O Sr. Nunes talvez só se aperceba dessa facto, quando a "aflição" se abeirar de si...
A dignidade profissional é algo que, em teoria, deve ser semelhante, agora, a importância de uma profissão relativamente a outra, é e será sempre diferente.
O resto nem merece comentário, é absurdo.
 
"epá....comparem-se com profissionais de outras areas da saude!!!

Parem lá com essas comparações tristes com os professores!!!"


Se é estabelecida uma comparação com médicos, é porque "isto ou aquilo"

Se se compara com professores, "Parem lá com essas comparações tristes"...

Bom, já nem sei caço com um gato, com um cão, ou se caço eu...
 
Os representantes sindicais é que deviam fazer essa pergunta ao governo.
 
22 horas de carga lectiva semanal?

Como Enfermeiro dispendo 35 horas/semana, quando não são 40, 50 ou 60, de cuidados directos aos utentes. Quanto a preparar formação em serviço, desenvolver propostas para melhorar o serviço, preparar reuniões de serviço, desenvolver investigação, ir a congressos... etc, etc, etc, são desenvolvidas no meu tempo de descanço, porque as horas de cuidados de Enfermagem dispendidas são poucas face ás necessidades dos meus utentes (ouvi dizer que estão a formar mais 12 mil enfermeiros... é verdade? É que os utentes merecem bons cuidados...).

Quanto a frequentar discotecas devo dizer que não entro numa vai para lá de 10 anos... não é por nada mas a idade já não ajuda e por ourto lado já perco em média duas noites de sono por semana a cuidar dos meus utentes.

Já agora, LUTAR sim mas sem colocar os utentes em risco pois esses são que tem menos culpa no meio de tudo isto.

Saudações, PC.
 
Já agora saudações especiais para os colegas que estão de serviço nesta noite...

Um abraço,
PC
 
É pá, mas porque raio não és tu professor se é uma profissão tão boa?
O que te faltou a ti para seres professor? Foram as notas?
 
O problema da enfermagem estar como está é unica e exclusivamente culpa dos enfermeiros. Quando ouço a minha companheira dizer que a greve não significa nada porque os "mais velhos" e já pertencentes ao quadro não vão fazer greve porque assim perdiam alguns euros do seu base de 2000+, então voces enfermeiros não vão a lado nenhum.

Os enfermeiros já pertencentes ao quadro e com bons salários estão-se nas tintas para os mais novos e a começar agora a profissão, enquanto isso acontecer vcs não vão a lado nenhum.
 
Apelo a todos os colegas que trabalham em duplo, parar realizarem tambem a greve nesses dias. imaginem só se por exemplo as clinicas de dialise em que os colegas trabalham a RECIBOS VERDES, NÃO HOUVE-SE ENFERMEIROS P REALIZAR OS TURNOS.
Boicote total, todos os minimoa a passo de caracol, os colegas das urgencias é que vam levar com tudo, mas para ele o meu Apreço. AKELE ABRAÇO CAROS COLEGAS ENFERMEIROS.
 
SOMOS POUCOS OS MAIS NOVOS MAS CADA VEZ SEREMOS MAIS. Greve, greve, greve...
Apelo a todas p boicotarem nos duplos tambem.
Apelo a todas as gajas que passam os turnos a dizer mal umas das outras, para não se importarem de peder uns euros, hoje para ganhar amanha. AKELE ABRAÇO CAROS COLEGAS ENFERMEIROS.
 
por favor... vamo-nos deixar de uma x por todas de comparar os salários das outras profissões! eles com todo o mérito conseguiram auferir determinado vencimento! nós não temos de nos fazer de coitadinhos... em x de nos lamentar-mos, amanhã no nosso serviço cada um mostre porque é k deve ter ganhos salariais imediatos e porque é k somos tão importantes para o SNS como dizemos...
 
""epá....comparem-se com profissionais de outras areas da saude!!!

Parem lá com essas comparações tristes com os professores!!!"


Se é estabelecida uma comparação com médicos, é porque "isto ou aquilo"

Se se compara com professores, "Parem lá com essas comparações tristes"...

Bom, já nem sei caço com um gato, com um cão, ou se caço eu..."






Pq não se comparam com os téc. radiologistas..ou com os das analises clinicas...ou com os fisioterapeutas????
 
"Já agora, LUTAR sim mas sem colocar os utentes em risco pois esses são que tem menos culpa no meio de tudo isto."
 
GREVE DE 1 SEMANA VAMOS A ISSO
 
AtençãoNa carreira anterior estou posicionada em 27/28 (1834,32 Euros);

Pela proposta do ministério de 7 de SEtembro iria pa a posição 30 (1973,86 Euros):

Pela recente proposta de 8 de Janeiro serei posicionada em 31 (2025,35 Euros).


Perante este cenário respondam-me:

- Porque hei-de eu fazer greve?
 
Efectivamente, o impacto da proposta sindical apenas é visível nos primeiros anos da carreira. Para quem trabalha há vários anos a proposta ministerial até é vantajosa!

Neste contexto é óbvio que apenas os mais novos se sentirão lesados e vão concerteza aderir à greve, porque têm toda a razão e toda a legitimidade para o fazerem.

Agora eu não faço greve porque a proposta ministerial é vantajosa para mim!

Tenho pena do papel e da agorrância dos enfermeiros sindicalistas que já não sabem o que fazer perante a embrulhada por eles próprios cozinhada!
 
Caro Doutor Enfermeiro
Lamento que a velhice lhe tire a paciência. A mim, ainda a vai deixando existir.
Ponto 1. A incorrecção do post é que ao colocar um recibo de um docente em que surgem 22 horas e um determinado valor de salário, faz parecer que um professor aufere aquele valor por trabalhar 22 horas. Isso não é verdade. Basta falar com qualquer professor, e se encontrar algum que lhe diga que trabalha 22 horas por semana, então retiro o que disse.
Se quiser uma analogia, e para lhe tentar explicar melhor, é o mesmo que dizer que o José Rodrigues dos Santos trabalha uma hora e meia por dia, nos dias úteis, porque é esse o período de tempo em que o vê na televisão…
Ponto 2. Então diga-nos como é feito. Talvez o número 35 surja aí algures…
Ponto 3. Não retiro mérito algum à profissão de enfermeiro. Sou casado com uma enfermeira e tenho um irmão enfermeiro, dos quais me orgulho profundamente, por tudo aquilo que fazem pelo semelhante, pela entrega e dedicação à sua actividade, e pela dimensão humana que colocam no seu devir profissional.
Quanto a discutir o mérito de cada profissão… bom, sem de forma alguma afirmar que uma é mais importante do que outra, mas julgo que antes de ser enfermeiro, foi aluno, e como tal teve professores. Para poder assegurar a vida de uma pessoa, já entes esteve envolvido num processo educativo em que alguns dos actores foram professores.
Talvez agora com as “novas oportunidades”, isso deixe de ser necessário, e qualquer pessoa sem sequer ter frequentado a escola veja o seu percurso de vida reconhecido e lhe seja atribuído administrativamente o 12.º ano… e, obviamente, com uma excelente classificação, pode ingressar numa Escola Superior de Enfermagem… Oooops… também há professores nessas escolas.
(Isto foi uma ironia..)
Quanto à gratidão das famílias, e sem que isto pareça inveja, já li em alguns jornais agradecimentos a equipas de saúde pela forma como cuidaram de doentes. Já a professores, por terem efectuado um bom trabalho na educação de alunos… nicles. Ah!
Quanto (ainda) à “aflição”, já passei por algumas, e não lhe desejo nenhuma.
Quanto (por último) ao resto não merecer comentário, acaba de afirmar que o facto de eu ter referido que o que escrevi, e transcrevo “A palavra de ordem deverá ser dêem-nos o que é justo, pelo valor que temos, e pelo que fazemos.” para si é irrelevante.
Já percebi que a importância da enfermagem, para si, é superior à da docência. Seja. Um dos valores que os professores procuram transmitir aos alunos é que não há profissões mais ou menos importantes, há profissões que contribuem complementarmente para a nossa vida em sociedade. Consigo não resultou…
Os meus cumprimentos e boa sorte para a vossa luta!
 
Penso que o Senhor Professor Paulo Nunes teve uma má interpretação do post.
Talvez porque (acredito) tenha consciência do quão verdadeiro é tudo que se quer manifestar através deste, formou um reboliço aí para dentro ver as injustiças que andam por este país que teima em fechar os olhos a coisas como estas! Repare só uma coisa...Ninguém está contra a tabela salarial dos professores, estamos contra a nossa.. Ninguém pede que haja uma revisão da dita tabela dos professores...Pedimos apenas para nos darem o devido valor, uma vez que, demonstrado ele já é todos os dias por muitos profissionais ...
A comparação é um facto inevitável! Também não é algo que fazemos com toda a alegria como deve imaginar...

Quanto aos restantes aspectos que fez questão de referir no seu comentário, penso sinceramente que está arrependido de os ter feito...
 
Dia 17 de Março de 2010 há eleiçóes para os orgãos nacionais da ORDEM : Conselho Fiscal, Conselho de Enfermagem e Mesas dos Colégios de Especialidade.

Caro Dr. Enfermeiro, é desta que se vai candidatar para mudar por dentro o que diz estar mal ?

Aguardo...
 
Caro Dr. Enfermeiro:
Lembro a propósito as palavras de Graça Carapinheiro no prefácio do livro "Recomposição Profissional de Enfermagem" de Noémia M. Lopes.
"...heterogeneidade de actores, a densidade de relações e a multiplicidade de práticas sociais, numa atmosfera em que a exigência do silêncio, representada pelo dedo em riste em frente do nariz que, não por mero acaso, quase sempre é figurado numa enfermeira, oculta ruidos de fundo, quais registos subterrâneos de efervescência e turbulência, murmúrios e sussuros , gritos e chamamentos. Como se enganam os que pensam que tais ruídos apenas assinalam a presença de doentes, contorcidos em doenças, em dores e sofrimento! Os ruídos assinalam também a preseça de profissionais, atravessada por desigualdades de posições, por assimetrias de poder, por diferenciação de autoridades, por lutas de saberes!" e mais adiante " Os enfermeiros chefes dos serviços apenas assumem decisões de carácter gestionário sobre recursos humanos, materiais e físicos e nem sempre com total independência, tal como não penetram nas câmaras de decisão sobre os projectos de poder do serviço". Palavras escritas em 2001Que outras profissões encontram tais obstáculos?
MP
 
Fico triste ao ler os comentários ignorantes que se fazem por aqui. É a estupidez humana ao mais alto nivel e a desvalorização de uma profissão por insipiência de mais de metade das pessoas.
Estamos no sec. XXI, mas não parece nada.
 
Dr Enfº
Agradecia que cortasse a última frase do meu comentário das 8:07. Não tive tempo de terminar o que queria dizer.

Obrigada

VV
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
E já agora, porque não comparar com a carreira de técnico superior? Comparações com os professores não só são escusadas, como revelam total desconhecimento da profissão. 35h? Se calhar, metendo as noites e os fins-de-semana em que se trabalha sempre e leva trabalho para casa...podemos falar da mesma coisa>?
 
É bom que nos destaquemos dos docentes porque parece, pelos comentários que aqui fazem, que alguns estão a adoptar uma posição de certo paternalismo do tipo ascendente, colocando-se numa posição de superioridade para a qual parece que estamos a olhar como se fosse algo que ambicionamos mas inalcançável pela sua grande elevação.

Pois é, do que conheço da carreira docente, não a invejo. Só os tolos não entendem as armadilhas que lá estão contidas.

A comparação é mesmo circunstancial e serve, não para dizer que queremos o que eles têm, mas para sublinhar que, perante responsabilidades INCOMPARÁVEIS, fica patente a grande injustiça social que se pode cometer ao não atribuir o justo valor pelo trabalho de cada um.

Penso que é nesta perspectiva que temos que ver as coisas e comentários como o da discoteca e blá blá blá, não interessam para nada. Os professores não trabalham por turnos e ponto. Isso não os desvaloriza. Não têm a vida e a morte nas suas mãos, e ponto. Isto também não quer dizer que não mereçam uma boa carreira. Não lhes é exigida a mesma actualização científica que aos enfermeiros, e ponto. Não tem mal. Não lhes retira valor.

Mas nós, enfermeiros, licenciados como eles, a discutir revisão de carreira e condições de trabalho como eles, queremos sublinhar que nos são exigidas responsabilidades vitais que devem ser socialmente reconhecidas.

VV
 
Em primeiro lugar não tenho nada contra a classe dos professores, respeito-a, no entanto realizamos comparações na medida em que vos foi concedido regalias que a classe de enfermagem não tem. E não tem porque ainda não consegui realizar greves com a mesma adesão que as dos professores devido a outro tipo de contratempos como é o caso dos serviços mínimos que têm de ser assegurados.
Infelizmente a situação na qual nos encontramos, parte deve-se a nós mesmos.Somos um grupo de profissionais numerosos e cada vez mais qualificados e bem formados(pós graduados, mestres e doutourados), no entanto falta-nos poder reivindicativo e mobilização para as greves. O pessoal tem de aderir às greves, o dinheiro faz falta a todos nós no entanto enquanto não mostra-mos como o serviço nacional de saúde fica caótico sem a nossa presença, nunca iremos conseguir o que é por direito nosso.
espero sinceramente que todos nós nos dias em que foram decretados greve mostremos a nossa revolta e façamos valer os nossos direitos. A ministra tem de aprender a respeitar os enfermeiros, ela que não se esqueça que um dia há de parar a uma cama, e se ela espera que um médico a acompanhe permanentemente, vai lhe sair o tiro pela culatra quando reparar que os colegas mal pôem os pés serviço e que só pode contar com aqueles que tanto tem maltratado. Aí é que vão ser elas.
 
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......
PARALIZAÇÃO TOTAL !!!!!!!.......


JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............
JÁ !!!!!!!!!!..............



PM / HSTV
 
Querem a bomba?
Acaba de sair da boca do Presidente do Sindicato dos TAES que os mesmos no dia 1 de Fevereiro vão parar as ambulancias todas a nivel nacional. Eles estavam calados e bem calados e no dia 1 o País vai parar e nós enfermeiros temos que fazer o mesmo parar no mesmo dia que eles para que sejamos tambem ouvidos
 
tem razão sr Professor Paulo Nunes, não nos devemos comparar a outra profissões, devemos é olhar para a vossa força e copiá-la. Mas já agora, não se lamentem muito,"férias" são muitas, ou talvez interrupções lectivas, notas, alguns de vocês até nem se chateiam para não terem de fazer relatórios exaustivos para chumbarem alunos.
Relativamente às noites e fins de semana não goze connosco porque só demonstra desconhecimento total do que é trabalhar à noite, não poder estar com a nossa família como o senhor professor na ceia de Natal e etc...
 
Porque é que os enfermeiros ganham menos que as outras classes? "Porque são uns cobardes e não tem capacidade para reivindicar os seu direitos.Porque são umas ovelhas mansas e sem auto-etima. Porque ainda vivem na idade da submissão e não tem capacidade de se afirmar etccccccccccccccccccccc....Tenho pena de dizer isto porque pertenço à classe mas as sucessivas negociações fazem-me tirar estas conclusões. Temos que acordar desta nossa inercia."

Subscrevo inteiramente!
Dr Enf, sugiro que este comentário de um incógnito postador sirva de mote a um post seu. É que é tão rigoroso, vai tanto à raiz do problema que ainda não vi por aqui muito melhor. E pode ser que acorde algumas mentes mais entorpecidas e lhes dê o pontapé no traseiro de que tanto estão a precisar.
 
Eu faria greve se não estivesse numa situação precária! Porque a verdade é nua e crua: os mais velhos não estão para se chatear e os mais novos não têm poder de luta pois se se dão à liberdade de fazer greve acaba o contrato e...olho da rua! Gostaria imenso de poder participar e ajudar a enfermagem a chegar a algum lado mas vejo-me de pés e mãos atadas. E não sejam falsos moralistas com os colegas mais novos porque ultimamente isto é uma selva! As insitutições hospitalares não têm nenhum tipo de respeito pelos enfermeiros. Sai um...há milhares à espera para entrar!

Ass: enfermeira à espera de dias melhores =)
 
Eu acho muito bem que os enfermeiros se comparem com os professores, nao só na remuneração,mas sim na união de classe e lutas que eles travaram para merecerem o que é de direito.
deixem os senhores enfermeiros de serem submissos ás vontades dos médicos, sejam autonomos na vossa actividae, sejam unidos e defendem-se uns os outros e assima de tudu tenham dignidae e acordem do marasmo em que ainda 60/% se encontra.
Então depois sim comparem-se mas com os pares que trabalham convoscos, os médicos.
 
Exmo Sr Dr Enfermeiro:

É por existirem pessoas como o senhor que o nosso país está como está.

Eu estou por dentro da profissão de Enfermagem. Está o senhor por dentro da profissão de ser Professor?

Dúvido muito, pois vê-se bastante a sua incapacidade para analisar situações bem diferentes e a sua falta de cultura relativamente a uma profissão tão importante como esta.

Não, a profissão de Professor não é mais importante que a de Enfermeiro! São igualmente importantes e necessárias à nossa sociedade, que os governantes tanto menosprezam, mas com funções e sentidos bem diferentes.

Lutem por vocês como os Professores lutaram por eles sem compararem carreiras.

De certo que o senhor tira férias no período que quer; se chegar tarde não tem falta ou se precisar de sair mais cedo também não tem falta. Pode também trabalhar em mais do que um sítio sem restrição de horas, e inclusivé, antes de existirem os identificadores digitais conseguiam estar a trabalhar em dois locais distintos em simultâneo. Chega a casa e está com a sua família sem continuar a pensar que não preparou o dia seguinte, e sem pensar que tem de ir verificar o mail para ver se chegou mais alguma indicações que deveria ser feita para ontem.

Vocês têm uma profissão dignificante e muito importante, mas com pessoas como o senhor doutor, que mancham a carreira e que fazem com que sejam vistos como frustados do curso de Medicina, que se calhar é o seu caso, que se intitula Doutor Enfermeiro, em vez de Simples Enfermeiro que ama o que faz e que luta por melhores condições de trabalho.

Eu sei do que falo em relação à Enfermagem, como já disse anteriormente. Sabe tanto o senhor dos Professores? Continuo com a minha dúvida.

Espero que a carreira de verdadeiros Enfermeiro melhor, e se calhar este tipo de pessoas são aqueles que não devem entrar nas cotas de acesso a Enfermeiro Principal, mas graças à graxa são os primeiros a lá ficar!

Bem hajam.
RP
 
MEUS CAROS COLEGAS, NÃO EXISTE ESPAÇO PARA MAIS DIALOGO, NEM PACIÊNCIA PARA ATURAR ESTA "JOANINHA DA TRETA" NEM O SEU "PIRRALHO DE BRINQUEDO" GREVE GERAL, SERVIÇOS MÍNIMOS QUE ASSEGUREM OS MÉDICOS, O MS, VAMOS REBENTAR COM ESTE MS E ESTE SNS...JÁ SEM DÓ NEM PIEDADE...BOM SERIA UM AVC PARA A MINISTRA UM TRAUMATISMO VERTEBRO MEDULAR PARA O TAL "PASSARALHO" SÓ NO ACTO DE MUDAR A FRALDA ELES DARIAM A IMPORTÂNCIA QUE OS ENFERMEIROS RECLAMAM E EXIGEM..SÓ SE ACHAREM CONFORTAVEIS NA CAMA..MAS ESSE TEMPO VIRÁ Ó SE VIRÁ SR MINISTRA
 
ESTE MS É UMA ANEDOTA...É DE GARGALHADA VER AQUELAS COISAS A FALAR...UNS IGNORANTES QUE ENGOLIRAM TÃO FACILMENTE A HISTORIA DAS FARMACÊUTICAS SOBRE A GRIPE A...É O QUE FAZ TER "IGNORANTES E NABOS" LICENCIADOS EM MEDICINA À FRENTE DOS DESTINOS DO PAIS...
 
É extraordinário o modo como alguns enfermeiros tentam rebaixar a classe médica com o simples objectivo de tentar satisfazer os seus interesses. Aliás, muitos deles, ao fim de uns valentes anos, ainda não conseguiram perceber o papel das partes e chegam inclusivé a dar-se ao despautério de comparar competências, como é o caso ali da colega VV. Segundo ela, o país nem precisa de médicos; aliás, se os médicos fizessem greve, ficava tudo na mesma, porque os enfermeiros para além de cuidarem do doente também sabem diagnosticar e tratar, ou seja, sabem o que fazer em todas as situações. Os médicos, após 12 anos de formação exaustiva e dispendiosa por parte do Estado, só servem para assinar papéis e ficar na cama depois de fingir que trabalharam durante 16 horas ou mais. Eles nem chegam a ver os doentes... Colega, você não se está a transcender por fazer o que faz, apenas e só porque ESSE é o seu trabalho. Cuidar do doente e vigiá-lo durante o seu turno, actuar em casos de intercorrências minor (não consigo imaginar nenhuma que necessite simplesmente de uma "assinatura"), chamar o médico de Urgência em caso de intercorrência major (sim, chamar, porque se está a fazer noite, o MUI está lá para isso mesmo, para as URGÊNCIAS). É mal paga por fazer o trabalho que lhe compete? Concordo plenamente. Agora... o médico de Urgência torce o nariz porque já trabalhou mais horas do que as que devia e está exausto? Não há médico de Urgência? O médico desaparece durante um Banco? O médico tem uma carga de trabalho tal que não consegue ter tempo para ver o doente todos os dias como devia? O médico recusa-se a trabalhar (já se diz de tudo hoje em dia...)? O médico abandona o Serviço mais cedo? Se tudo isto acontece no seu Serviço, então não lhe compete a si julgar mas sim ao Director ou Administrador, uma vez que certamente está muita coisa errada... Basicamente, usou uma mão cheia de erros de organização e administração hospitalar para fundamentar o facto de ser mal paga.

As pessoas ponderadas, na altura de justificarem o porquê de merecerem melhores condições de trabalho, enaltecem o que de bom fazem nele e não o que outros, com competências e obrigações completamente diferentes, não conseguem fazer por motivos alheios.

O problema dos enfermeiros é terem a necessidade de se compararem com alguém, especialmente tendo em conta que acabam por nunca ter argumentos. Ou melhor, julgam que têm, mas não se apercebem do enorme ridículo em que caiem. Acusam o Governo e sabe-se lá quem mais de não os tratar como uma classe digna e com identidade própria, mas depois acabam por lhes dar razão ao trazer para a discussão os médicos... os TAE... os professores... etc. Mas afinal há identidade própria ou não? Não teremos argumentos que cheguem por si só para ganhar uma luta à partida justa, sem ter de meter os outros na conversa? Será que para conseguirmos o que queremos, há que enxovalhar uma classe que já está sobrecarregada de trabalho graças a uma desorganização completa do SNS? A grande maioria dos médicos reconhece o valor dos enfermeiros (muitas vezes dá o médico mais valor aos enfermeiros que eles dão uns aos outros... mas isso é outro assunto) e está bastante grato pelo seu trabalho. Se alguém sabe mais que ninguém que o salário base proposto pelo Governo aos enfermeiros é ridículo, para além dos próprios, são eles, os médicos, que contactam connosco todos os dias e sabem em que condições trabalhamos.

Comentários depreciativos dirigidos aos colegas de trabalho mais directos só mancham a dignidade da classe, e não ajudam em nada nesta luta.

L.M.
 
Se é para dizer qual é o problema da nossa profissão eu digo...

É haver mulheres a mais, e ainda por cima, passam os turnos a falar mal umas das outras.

Podiam trabalhar em silêncio e proficuamente, como o fazem quase todos os meus colegas homens...

Não é um comentário machista, é verdade, até as minhas colegas no trabalho admitem que é verdade!

Publique-se.
 
Penso que a comparação é sempre inevitável, embora me pareça que esta comparação com os professores tem a ver com o momento actual, com as semelhanças em termos de contingente humano no sector e por último, pelo caminho que também os professores têm feito para conquistarem direitos.
Tal como nós, Enfermeiros, os Professsores necessitam de lutar para obter reconhecimento, embora tenham a vida facilitada porque não têm o lóbi médico e da indústria farmacêutica a pairar sobre a sua existência.

A comparação com os médicos é compreensível por razões totalmente diferentes, não só porque desenvolvemos actividades interdependentes, mas porque a expansão do conhecimento e a sua grande divulgação nos tem permitido não só consolidar aquilo que é área específica da enfermagem, como perceber o que outros profissionais à nossa volta fazem.
Sinto-me naturalmente mal paga quando tenho que chamar o médico durante a noite (não porque eu não saiba como agir para resolver todos os problemas que ocorrem no turno, mas porque está instituído que a assumpção de responsabilidades é delimitada pelas áreas de competência legal e actualmente em vigor), e o médico torce o nariz porque tem que se levantar da caminha para vir fazer o seu trabalho, quando vem e quando o faz bem feito. Sou eu que vigio o doente, detecto o problema, decido o que fazer e muitas vezes (quase sempre) inicio a resolução, avalio os efeitos das intervenções realizadas e o médico vem ao serviço só para assinar um papel. Leva para casa 4 vezes o que eu ganho no turno.
Sinto-me mal paga quando a meio do turno me aprecebo que não há médico de urgência e ficam os doentes entregues (e bem entregues, graças a Deus, porque nunca houve problemas) aos Enfermeiros.
Sinto-me mal paga quando assisto ao abandono impune de serviços pela parte médica, como o caso recente de um médico que ao chegar (atrasado) ao Serviço de Urgência se "assustou" com a resma de fichas que tinha para atender e disse "Vou ali ao estacionamento..." e nunca mais voltou! Ninguém me contou pois eu estava lá.
Sinto-me mal paga quando vejo prescrições médicas de "captopril IV" ou "diazepan" em quadro confusional sugestivo de AVC; sinto-me mal paga quando perante uma paragem cárdio respiratória só vejo enfermeiros à volta do doente e um senhor de bata branca e estetoscópio ao pescoço, à porta dos directos a gritar "chamem um médico"!
Sinto-me muito mal paga quando tenho que chamar o médico para certificar um óbito. Um médico que muitas vezes (quase sempre) nunca viu o doente, não sabe o que é que se passou e tenho que ser eu a dar uma informação breve para o contextualizar; um médico que não acompanhou o processo de morte, que não sentiu o desespero da família, que não sabe nada de nada do que é acompanhar uma fase agónica muitas vezes de gente que morre lúcida.

Sinto-me mal paga por muitas razões, quando nos comparamos com a classe médica. Penso que seria uma estratégia muito mais interessante que o Ministério repensasse a revalorização do papel dos profissionais de saúde. E que respeitasse quem trabalha e quer fazer um bom trabalho. Tenho 11 anos de formação académica - alguma da qual sobreposta no tempo - em várias áreas de saúde, vasta experiência em todas as áreas dos cuidados, gosto do meu trabalho e sou mal paga: pelo que trabalho ganho pouco mais de mil euros.
E ainda por cima a instituição onde trabalho aceitou que realizasse um estágio dentro dessa mesma instituição e de interesse para o contexto em que exerço, a efectuar no meu tempo livre, a troco de um pagamento que excedia vários meses do meu ordenado.

É por todas estas razões que nos comparamos.

VV
 
precisamos urgentemente de nos fazer ouvir! Não consigo conter a revolta que sinto pelo que não fazemos nem conseguimos. Estive na guerra dos contratados em 1991 e não foi dificil fazermo-nos ouvir porque nos unimos. Tivemos ainda a solidariedade dos mais velhos que foram uma mais valia para nós nos números de adesões.
Temos de urgentemente fazer ouvir a nossa voz e desde já!!
Estamos a atingir um ponto de revolta tal que pode correr bem se tivermos união.
Quanto ao comentário da colega que não sabe porque fazer greve se vai ganhar mais com a proposta....sem comentários. Não tem visão de futuro nem percebe que o que está em causa não são apenas numeros mas ao que querem reduzir a enfermagem. Esta carreira retira-nos poder de decisão, acaba com a raça dos especialistas e dos chefes e reduz os enfermeiros a um bando de cordeiros sem poder para nada, semincentivos para nada, sem valorização de especie alguma e daqui a alguns anos a ser comandados por um economista ou administrador !!! TENHAM VISÃO E NÃO OLHEM sÒ PARA NUMEROS!!!!!
 
colega da 6:59PM o senhor é abominável!!!!!!!
 
Já não vamos lá com paninhos quentes...
Mobilização Geral para a Greve Nacional.
 
Este post está a mostrar que a razão dos enfermeiros receberem menos é por simplesmente os profs ganharem mais!?!
Acho isso um absurdo!
Deixemos de comparações! Deixemos de merdices e avancemos para algo que mostre que somos PODERIOS DE BONS! QUEM SEM NÓS O SNS VAI ABAIXO! ACHO QUE SÓ ASSIM VAMOS A ALGUM LADO...
Não com comparações!

DPR
 
""epá....comparem-se com profissionais de outras areas da saude!!!

Parem lá com essas comparações tristes com os professores!!!"


Se é estabelecida uma comparação com médicos, é porque "isto ou aquilo"

Se se compara com professores, "Parem lá com essas comparações tristes"...

Bom, já nem sei caço com um gato, com um cão, ou se caço eu..."


Pq não se comparam com os téc. radiologistas..ou com os das analises clinicas...ou com os fisioterapeutas????"

Porque eles acham que estão ao mesmo nível. Esquecem-se é que a sua formação é politécnica...
 
pois, trabalho ha 12 anos, este mês como nao fiz horas de qualidade recebi 950€....dia 29 estou la
 
Não vamos gastar mais tempo com esta discussão de comparações de profissões.
Canalizemos as nossas energias para pensarmos em como vamos dar visibilidade às nossas competências científicas adquiridas.
Quando o enfermeiro que acompanha o doente 24 horas identifica e reconhece sinais de gravidade, age de forma rápida e eficiente, em situação de falência respiratória e cardiaca,quem sabe todas as funções que desempenhou e o que fez? O doente? A família? Os colegas? Outros elementos da equipa?
Ainda hoje se associa o enfermeiro àquele profissional que dá injecções! Porquê?
Nós somos muito importantes na prestação dos cuidados de saúde, mas quem sabe e reconhece essa importância?
Ainda não conseguimos alterar e actualizar a imagem criada à volta da nossa profissão.
Canalizemos as nossas energias no sentido de dar visibilidade ao que fazemos, ao que sabemos e àquilo que disso resulta: cuidados de saúde seguros e baseados em conhecimento científico, prestados por profissionais competentes e motivados.
O valor dos salários depende do reconhecimento que a sociedade faz da valia dos serviços prestados. Há que repensar se os discursos efectuados perante a comunicação social, pelos "representantes" dos enfermeiros, se baseiam nestes princípios.
 
Caro(a) colega L.M. 6:26 PM,
Os tempos são de profunda angústia e a clarividência nem sempre se manifesta da forma e no momento que mais desejaríamos. Existe contudo, quem tenha a serenidade, tranquilidade e sensatez necessária para lhe responder no tom, no modo e no conteúdo que a excelentíssima colega(será mesmo?) tão enérgica e determinadamente escreveu no seu post. Assim o fez a colega W, pois eu só tenho coragem de escrever/perguntar o seguinte:
- TENHO CARA DE OTÁRIO?
Médicos que fazem 16 horas nas urgências? Haverá concerteza, e esses chamam-se INTERNOS (a ralé portanto).
EU SEI POR EXPERIÊNCIA própria( má, muito má, infelizmente...) o que são os bancos de algumas (maioria delas todas) valências médicas/cirúrgicas, portanto, NÃO ME OBRIGUE A SER mal educado, pois como escrevi, os tempos são de ebulição sentimental.
Atenciosamente.
 
honestamente, não me interessam os professores - isto no sentido de não pertencer à classe. Os erros de algumas negociações do passado, bem como a ambição ou egoísmo de partes da classe e da radical injustiça de não equiparação dos enfermeiros à sua verdadeira responsabilidade social trazem-nos onde estamos hoje. Uns consideram isto um ponto sem retorno; outros, que esse retorno é já impossível. Os piores, sem dúvida, mostram-se indiferentes e só querem ficar no seu canto, sabendo que o que se conseguir será para todos.

Eu não quero ganhar como um professor. Quero que seja reconhecida a importância fulcral de uma profissão como enfermagem para um pilar estrutural do país. Não sou eu o culpado da desgraça que sucessivas gestões danosas tornaram o SNS.

Somos licenciados.
Somos técnicos superiores de saúde, ou lá o que o valha.
Somos a primeira linha na saúde deste país, o que os acompanha, quem os acolhe e atende.

Venha a greve. A ver se o ministério simplesmente não volta a apresentar a mesma proposta para depois dizer que é pegar ou largar. Venha a greve para ser manipulada pela comunicação social e calhar nas páginas interiores do jornal. Venha a greve para tentar ser boicotada pelos médicos. Venha a greve para as pessoas se queixarem e dizerem que acham mal. Será um problema de comunicação?
 
ENVIEI ESTE EMAIL A TODAS AS NOSSAS ESTRUTURAS SINDICAIS, A VER SE ACORDAM...
 
enviei este email a todas as nossas estruturas sindicais, a ver se acordam:

Das múltiplas coisas que tinha para dizer, destaco só uma: será que os Srs não percebem que com "cartinhas de indignação" e grevesitas de 3 dias não vamos lá? Bem sei que os sindicatos estão apavorados com a perspectiva de uma fraca adesão (não confiam na capacidade de mobilização dos enfermeiros), mas pelo menos, se decretarem uma coisa a sério, a bola fica do lado dos enfermeiros. Isto é, se a greve ou OUTRAS INICIATIVAS MAIS CONTUNDENTES não surtirem efeito por falta de adesão dos enfermeiros, a culpa e as devidas consequências serão só de uns: dos próprios enfermeiros!
Caso contrário, temo que seja o fim do sindicalismo na enfermagem, para desgraça de todos.
 
Dr, mais uma vez lhe peço correcção (imploro): não permita este tipo de discussão taco-a-taco com outros que não sejam enfermeiros.

O post faz sentido? = discutível.

Os comentários de estranhos e este tipo de discussão com pessoas desconhecidas a degladiarem-se pela busca da razão faz sentido? = NENHUM.

PARA COM ISTO DE UMA VEZ POR TODAS. PURA E SIMPLESMENTE, NÃO PUBLIQUE (FILTRE) OS COMENTÁRIOS.
 
Cara colega anonima das 12:59 PM, e por pessoas como voce que as coisas nao avaçam..
pense la um bocadinho ja k acha k esta a ser mt inteligente:
na ultima proposta fica "melhor" posicionada sem duvida nenhuma, mas e num momento imediato, ou seja, a longo prazo fica prejudicada e passo a explicar pk:
na proposta de 7 d setembro o topo salarial da carreira de enfermeiro era 2900e, na de 12 de janeiro e d 2600e
ou seja, fica a ganhar a mais uns 100euritos agora, mas num futuro proximo fica a perder ate 300e
PENSE UM BOCADINHO E NAO ACHE K E MAIS INTELIGENTE K OS OUTROS! SE NAO KER FAZER GREVE NAO A FAÇA MAS NAO ARRANJE DESCULPAS ESTUPIDAS.
ALEM DO MAIS DEIXE DE SER EGOISTA PORQUE OS SEUS COLEGAS MAIS NOVOS NAO VAO FICAR BEM.
PENSE NELES TB K NO FUTURO IRAO CUIDAR DE SI

É POR INTELIGENCIAS DESTAS (A PENSAR A CURTO PRAZO) K NAO VAMOS A LADO NENHUM
E COM ESTE POST SO CONFIRMA O FACTO DOS ENF NAO SEREM UNIDOS

PK HEI DE EU FAZER GREVE??? K VERGONHA
 
Há uma confusão entre dignidade e importância. É considerável que todas as profissões sejam igualmente dignas, mas impensável que possuam o mesmo grau de importância na sociedade.

Faça um exercício:

- O que acontece a um país se, por um dia, desaparem todos os "vendedores de flores"?

- O que acontece a um país se, por um dia, desaparem todos os Enfermeiros?

- O que acontece a uma cidade se, por um dia, fechar uma escola por completo?

- O que acontece a uma cidade se, por um dia, fechar um hospital por completo?

Numas situações morrem pessoas, noutras não.
 
"Porque eles acham que estão ao mesmo nível. Esquecem-se é que a sua formação é politécnica..."

E que raio de formação têm a maioria dos professores (das ESE's) ou os assistentes sociais formados nos politécnicos, só a título de exemplo? São Licenciados sim, mas também pelos politécnicos...e também há enfermeiros fomados nas universidades, inclusivé a nível de especialidades, mestrados e doutoramentos e isso não lhes serve de nada, apesar de estrem muitas vezes misturados com outros colegas profissionais de saúde e não só! Acha que isto tem alguma lógica?
 
Pouco ainda esta greve.Já digo há muitos anos que a situação só se resolve com os sindicatos a fazerem medidas radicais como um fundo de greve , paralisação por sectores e por tempo indeterminado.Basta uma parte de uma instituição nao funcionar.Greves como têm sido feitas ,são cócegas.A nível social ,político ,de cidadania,etc.pode-se actuar de muitos modos contra o poder autoritário.Já agora,tem-se aquilo que nós merecemos.Os colegas não participam e os sindicatos não têm nível suficiente.
 
Deixemos as tretas.
Sou Enf á 20 anos. Ganho pouco mais do que 1400€. Sou licenciado, Pós Graduado, Mestre. Para Quê?
Este país não me dá valor!!
Sou humilhado quando toca a rever a minha carreira!!
Só existe uma solução?
GREVE! Claro que não!!
E QUE TAL VISIBILIDADE PUBLICA. A SOCIEDADE PRECISA DE SABER DO QUE SE ESTÁ A PASSAR COM OS ENFERMEIROS.
Acabei de ouvir as noticias na TV. Nada sobre os Enfermeiros!!!!
SE fosse dos professores!!
Os nossos sindicalistas tem muito que aprender!!
Mas meus amigos, contem comigo!

GREVE, GREVE, GREVE.
Saudações
 
L.M.,

Não posso deixar de clarificar alguns pontos em relação ao seu comentário.

Também tenho médicos em casa e estamos de acordo em relação à palhaçada que se vive em muitas, muitas organizações de saúde. Não pretendo “rebaixar a classe médica com o simples objectivo de tentar satisfazer os (meus) interesses”. Só que vivo num país livre e tenho a liberdade de pensar no que se passa à minha volta. Conheço muito bons médicos e aprecio a sua competência. Mas não representam a maioria. Conheço outros (como todos nós) que ganham rios de dinheiro, têm todas as benesses, e são uma nódoa. Como o sector da saúde tem que repartir os seus recursos (escassos, segundo consta) por quem lá anda, então não se continue a alimentar uma classe que já deu provas de nada conseguir fazer para dignificar o SNS, à custa de rebaixar (ainda mais) os Enfermeiros.

Comparar competências em áreas afins não é nenhuma tolice como pretendeu fazer crer. E… sim, é verdade que “os enfermeiros para além de cuidarem do doente também sabem diagnosticar e tratar”, mas não no tem de gozo com que escreveu a afirmação, porque “cuidar” é um conceito demasiado inclusivo para ser separado da detecção de problemas e respectiva intervenção. Por isso é que se fala em cuidados médicos, cuidados de enfermagem, cuidados de saúde… Não me esteja a fazer crer que na sua actividade clínica não faz diagnósticos e não intervém de acordo com os problemas que identifica, pois eu já não sei ser enfermeira sem proceder desse modo.

Quanto ao resto respondo-lhe simplesmente que é verdade que (o médico) não estaria tão exausto se não andasse saltitando de consultório em clínica… haveria sempre médico se o rigor das escalas fosse idêntico às dos enfermeiros… a carga de trabalho não seria tão grande se não tivessem andado tantos anos a atrofiar o SNS… E por aqui podíamos continuar o resto da semana a conversar…

Se me compete a mim ou não julgar este tipo de problemas, sim, compete, a mim e a todos os que estão envolvidos nos cuidados de saúde. Cada um deve estar alerta para o que se passa à sua volta, desde a senhora da limpeza ao administrador. Não somos massa amorfa que não pensa, não fala, não vê e não sente.
É que o meu nome não é Eichmann.
VV
 
“Sergio R. disse...
O problema da enfermagem estar como está é unica e exclusivamente culpa dos enfermeiros. Quando ouço a minha companheira dizer que a greve não significa nada porque os "mais velhos" e já pertencentes ao quadro não vão fazer greve porque assim perdiam alguns euros do seu base de 2000+, então voces enfermeiros não vão a lado nenhum.

Os enfermeiros já pertencentes ao quadro e com bons salários estão-se nas tintas para os mais novos e a começar agora a profissão, enquanto isso acontecer vcs não vão a lado nenhum.

9:39 AM”


Deixem-se de tretas em chutar para o lado generalizando tudo... Certamente que haverá "mais velhos" que não irão aderir, tal como haverá e sempre houve mais novos que igualmente o não fazem...

O mais importante é o que aqui está em causa... e não se trata apenas de números, é muito mais que isso. O que paulatinamente querem fazer à nossa profissão é acabar de a esquartejar na essência da sua "Alma", fulminando no Âmago a sua dignidade.

Se uns têm assistido mais que ébrios a "danças de ventre"... outros não se deixam sucumbir a tais febris e delirantes encantos, Não SE Acobardam, e, Assumem o seu lugar firme na trincheira!!

Pessoalmente tenho mais de duas décadas de quadro e a TOMBAR será certamente na LUTA!!! Cá estaremos para ver quem os TEM NO SÍTIO!!!

A.J.
 
Todas as profissões têm a sua dignidade e a sua importância e os professores são um pilar fundamental de um estado de direito e democrático.

Como enfermeiro nada me move contra quem aufere um vencimento justo, com subidas de escalão justas (de 4 em 4 em geral - há alturas em que é 2 anos), com uma avaliação justa, em que é premiado o esforço e o investimento em formação, etc, etc...


Também nada me move contra os médicos e a sua carreira. Demoram mais anos a formar que enfermeiros e professores, têm uma grande responsabilidade (a vida das pessoas...como os enfermeiros), nem sequer me importo que um médico ganhe mais que um enfermeiro, até acho que deve ser das profissões mais bem pagas (de salário base, sem inventarem outras formas de ganhar dinheiro...). Aquilo que realmente me parece totalmente injusto é conhecer professores (por exemplo) exactamente com a mesma Licenciatura (politécnica, também como a minha...), amigos meus, com os mesmos anos de profissão, os mesmos anos de formação, as mesmas 35 horas de trabalho semanal e levarem para casa cerca de mais 750 Euros por Mês ...ACHAM NORMAL E JUSTO? E ainda me querem proibir de fazer comparações???

Eu muito sinceramente acho que isto é uma questão legal e para resolver em tribunal por bons advogados ...enquanto é tempo, pois os argumentos daqui a uns tempos podem deixar de fazer sentido ...
 
"" AtençãoNa carreira anterior estou posicionada em 27/28 (1834,32 Euros);

Pela proposta do ministério de 7 de SEtembro iria pa a posição 30 (1973,86 Euros):

Pela recente proposta de 8 de Janeiro serei posicionada em 31 (2025,35 Euros).


Perante este cenário respondam-me:

- Porque hei-de eu fazer greve?""

BEM COLEGA, DEVERÁ FAZER GREVE EXACTAMENTE NÃO SOMENTE PELOS SEUS INTERESSES, MAS DE TODA A SUA CLASSE.

REPARE QUE A DIFERENÇA EM EUROS TORNA-SE IRRELEVANTE QUANDO EM COMPARAÇÃO COM O QUE IRÁ GANHAR NO FUTURO, AO TER UMA PROGRESSÃO E AJUSTE SALARIAIS AOS ANOS DE SERVIÇO E OUTRAS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS.

É UMA DIFERENÇA MUITO PEQUENA, E É POR SE SER MESQUINHO QUE O MINISTÉRIO TENTA APANHAR ALGUNS MAIS INCAUTOS E DESESPERADOS. MAS O TEMPO É DE UNIÃO, E CREIO QUE DEVE ISSO AOS SEUS COLEGAS, E POR FIM, A SI PRÓPRIA. NÃO QUER VER A SUA PROFISSÃO DIGNIFICADA, SOCIAL E PROFISSIONALMENTE? NÃO SE QUER SENTIR ORGULHOSA DA SUA PROFISSÃO?
 
caro RIBATEJANO, não interpretei o que o DE escreveu como uma afirmação de que " a enfermagem é melhor que a docência".
Creio que se estarão a retirar conclusões muito precipitadas sobre esta recente comparação com a tabela salarial dos professores.
Serve apenas para mostrar ao governo que o que é para uns, é igual para todos os outros.

Estamos em nível de igualdade nas habilitações académicas (licenciados), servimos um bem comum social (saúde e saber), e temos exigências profissionais que cada uma tenha características. queremos receber como licenciados também. acho que é simples.
 
@Anónima das 12:59 PM:
e se fosse ler a proposta do MS e deixasse de dizer bacoradas. "...estava no 27..., vou pro 30, ... vou pro 31". A transição é para o mesmo vencimento, arre, que ainda não percebeu?

Se não fizer nada "perante este cenário", eu respondo-lhe:
Fica a trabalhar 64 horas seguidas, para ver o que ganha. Ai se eu fosse eu a rendê-la!
 
Há uma confusão entre dignidade e importância. É considerável que todas as profissões sejam igualmente dignas, mas impensável que possuam o mesmo grau de importância na sociedade.

Faça um exercício:

- O que acontece a um país se, por um dia, desaparem todos os "vendedores de flores"?

- O que acontece a um país se, por um dia, desaparem todos os Enfermeiros?

- O que acontece a uma cidade se, por um dia, fechar uma escola por completo?

- O que acontece a uma cidade se, por um dia, fechar um hospital por completo?

Numas situações morrem pessoas, noutras não.

9:11 PM




Sr Dr Enfermeiro depois de fazer o exercicio que propõe percebi que talvez exista um volume demasiado grande de post's para ler e publicar, deve estar cansado, porque de outra forma não publicaria tal barbaridade.
Será que o sr. sabe quais são as implicações que surgem ao fechar uma escola mesmo que por um dia....
Para onde vão as crianças e jovens???? Já sei a resposta, Atl's, casa de familiares, ficam em casa com os pais, vão para o trabalho com os pais, ficam em casa sozinhos, ficam nas ruas sozinhos, fazem os pais faltar oa trabalho, param os serviços e comercio da zona porque ninguem pode laborar, aumenta-se o risco de acidentes porque não existe ninguem a cuidar das crianças e jovens, para-se a formação de futuros enfermeiros, etc, etc, etc....
Vamos cair na realidade, todos fazem falta dentro das suas áreas.

Que os enfermeiros tenham muito sucesso nos seus objectivos mas que deixem de uma vez por todas de se compararem às outras classes. (porque se o sr. do piquete da EDP não lhe apetecer trabalhar, não vai haver electricidade para alimentar os lifepacks e afins, e depois como é que aqueles enfermeiros de "enfermaria" avaliam uma PA, já que não o sabem fazer de outra forma??)


Abraço
 
Força enfermeiros..
A luta é tua..
A luta é nossa;
Nós Vamos vence-los.
Viva nós;
Viva enfermagem.
 
Reitero: dignidade e importância são conceitos diferentes.
O meu amigo teima em apresentar raciocínios viciosos e cíclicos. Há uma teoria muito famosa, de raciocínio invertidos, que ombreiam com os seus. É fácil provar tudo! Por exemplo: qualquer carro é movido a energia solar! Estou errado? Pense...

O sol ilumina o planeta, a sua luz (radiação electromagnética) permitiu a origem da vida, que foi a força motriz para o desenvolvimento celular, que por sua vez permitiu a evolução de animais e plantas, que por sua vez, após decomposição ao longo de milhares de anos, deu origem à matéria que hoje conhecimentos como "petróleo", que por sua vez, após ser refinado, dá origem aos combustíveis que fazem locomover o seu automóvel! Vê? Se calhar nem sabia, mas tem uma carro movido a energia renovável!

Se o meu amigo usa este tipo de raciocínio para demonstrar que um vendedor de flores, tem o mesmo valor social que um médico, por exemplo, então como pode alguém discutir, de forma saudável, consigo?
Agora, se me perguntar: ambas são dignas? Sim, sem dúvida!
 
=D lolol oh DE, você é terrivel.. =D
 
Dr. Enfermeiro:
Penso que o seu problema com os professores deverá vir desde muito cedo ( com a professora da primária, quiçá!!!), pois está sempre, mas mesmo sempre comparar-se a eles.
Já disse mais de que uma vez, porque não se compara a classes ligadas à saúde?
Diz o sr. mais que uma vez dignidade e importância são conceitos diferentes.Ainda não percebi onde???? Não somos todos necessários à sociedade???
Ou será que o sr. já pensa à médico???
Pois eles sim, pensam que são o motor de funcionamento de qualquer instituição.

Sabe porquê que os profs conseguiram chegar até aqui, com as suas reinvidicaões?
Simplesmente, porque viraram costas aos sindicatos. Criaram um movimento independente de professores.
Quando isso aconteceu, e os sindicatos começaram a ver que esse movimento tinha mais "adeptos", e que muitos (sim, muitos) deixaram de ser sócios, com os inúmeros sindicatos, ficaram em pânico!!!!
Por isso dou de conselho que se unam de forma independente, e que os sindicatos comecem a ver o vosso descontentamento.
E quando eles começarem a ficar sem o vosso dinheiro e terem que vir trabalhar outra vez, não vão gostar nada.
Acreditem, foi assim que aconteceu com os professores.

Ps: Se acha que a profissão de prof é menos importante que a sua, como conseguiu o sr. chegar a enfermeiro?
Alguém lhe deve ter ENSINADO algo. Ou será que foi pelas NOVAS OPORTUNIDADES????

Ass: Obviamente, uma prof.
 
Tenho de me informar melhor sobre a próxima greve deste mês a realizar nos dias 28, 29 e 30 (se não estou em erro) mas a mim parece apenas um desacordo em termos temporais da actualização dos índices remuneratórios. isto não é mais do que consequência da carreira proposta pelos sindicados e aprovada pelo ministério. primeiro não concordo com a carreira aprovada e segundo a luta pelas melhorias salariais à muito que devia ter sido realizada. Eu trabalho à 3 anos com contratos precários e ultimamente adendas ao contrato e adendas às adendas! há enfermeiros praticamente obrigados a abrirem empresas em nome individual para as instituições os contratarem como prestadores de serviços...esta precariedade no trabalho é que tem de ser mudificada. Há não licenciados a receberem mais do que enfermeiros!
Na instituição em que trabalho tenho direita a 15h de formação por ano mas se estou a tirar um mestrado só tenho direito ao dia do exame e à vespera se o serviço o permitir!
há serviços a funcionar com racios doente-enfermeiro ridiculos. mas como o enfermeiro é sobre-humano consegue realizar muitas proezas!
se não fosse o amor à profissão há muito que já teria desistido...
Nós enfermeiros precisamos de nos unir e lutar contra todas estas injustiças! Sempre me falaram em trabalho em equipa, porque não nos juntamos todos como uma equipa para lutar?
 
Gostaria apenas de deixar um pequeno comentário à notícia, de facto não existe igualdade em os profissionais da função pública existe e sempre existiu duas contas e duas medidas, no entanto, não me parece que ganhemos algo em estar a estabelecer comparações desta forma e mais digo o bem dos outros nunca me fez mal.
Por outro lado isso dos professores não passarem por dificuldades todos sabemos e conhecemos as dificuldades que passam aqueles que querem estar no ensino, ser deslocados muitas vezes para zonas muito distantes de casa para horários de 6h, 9h, 12h, sem qualquer ajuda e são obrigados a aceitarem colocação sob pena de não poderem voltar a concorrer nos espaço de 2 ou 3 anos o que fará com que nunca cheguem mesmo a leccionar se não aceitarem esses horários ridiculos com salários humilhantes, não muito diferentes daqueles que agora se praticam por aí com os enfermeiros.
Lutemos por nós e não contra os outros.

Atenciosamente enf César Moreira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!