sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Pinóquios...

_______________________________________________________________________
Nota: artigo publicado na Revista Sábado.

Comments:
é preciso ser-se muito sacana para mentir com todos os dentes, porra!..

então pretendem à força toda usar das mais vis estratégias para afastar os enfºs do INEM, colocando no seu lugar pessoal menos qualificado mas mais barato, mais em conta, e que continuarão dependentes dos médicos.

É um autêntico atentado. É duma falta de respeito incomensurável.
 
Vamos á luta
micas
 
Não percebo, o INEM diz que os enfermeiros são necessários. Bolas , eles dizem isto oficialmente. Então afinal o que se passa aqui? É o INEM que está a dizer mentiras ou são os poucos enfs que restam dos convites da direcção anterior do Cunha Ribeiro que estão a mobilizar uma onda de insatisfação pintando a manta porque os seus lugares estão-se a esvaziar. Bem, se asssim for, eu também não gosto de trabalhar com gente convidada por outros, até mandam as regras da boa educação que se coloquem os lugares á disposição, coisa que não sabemos se fizeram. Anda aqui muita história mal contada. Parece-nos que o desespero é grande e desproporcionado. Se calhar alguns destes srs ainda não perceberam que estão a mais, e o problema não são os enfermeiros, são eles próprios.
E por aqui fico para não me esticar mais, que ainda corro o risco de lhes pôr as cuecas á mostra.
 
pois, também a ministra diz às televisões que os enfermeiros são essenciais ao sns, que somos uma classe digna, e sensata blá blá blá!

é que estes artistas, do dizer ao fazer, é um vê se te avias.. São mentirosos, cambada de corruptos solipsistas, que só olham para o próprio umbigo, e tudo o resto que vá aos cães.

Por isso que esta ministra, seu secretário e restantes lacaios, dão um mau nome aos médicos, de serem corporativistas, que só defenderem os seus interesses (monetários sobretudo), e que saúde é só medicina, só eles é que sabem, e tudo o resto é paisagem.

Ministra: diz que a enfermagem é uma classe digna e necessária, no entanto vê-nos ao nível dos vermes, e para ela o trabalho de um Enfº vale só uns 995 euritos..

Secretário: vai a cerimónias de vinculação à profissão de jovens Enfºs, diz-nos que somos os maiores e que somos utilíssimos à saude e que melhores tempos virão, no entanto, anda à força toda tentar exterminar a nossa presença no pré-hospitalar e muito mais.
Afinal, apesar de reconhecer que na nossa classe existe demasiado desemprego e de prometer que melhores tempos virão, tem muitíssimo interesse em que seja criada a "carreira de paramédico", roubando mais lugares ao enfºs.. Afinal, a exploração descomedida de cursos e mais cursos e escolas e mais escolas de Enfermagem, já não chega, e cheirou-lhe oportunidade de negócio, isto de criar agora cursos para paramédicos. É o vender cursos ao desbarato! Gostava era de saber qual o seu ponto de vista agora com esta estória das privadas de medicina, que entra agora também em "saldos".. se for algum cair-lhe ao bolso, até se há-de manter calado, senão também assume discurso semelhante ao meu, já que é a sua classe agora em promoções, nas privadas.

enfim, uma cóboiada!
 
Caros colegas, isto é tudo para fazer rir a malta...E voces ainda n viram nada...a culpa é toda nossa...deixem de queixar-se e começam a fazer algo...eu já nao estou em portugal, mas continuo a preocupar-me com os meus colegas que estao no meu país...fazei outra greve, com o objectivo de mudar esta situaçao no INEM...isto é inadmissivel , deixar que gente q tem o 12 ou o 9 fazer um tabalho d tanta responsabilidade...para alguns idiotas que pensam q a enfermagem é fazer curas, pois vos digo q é muito mais...é saber ser, estar, actuar..saber fazer, algo q nunca nenhum de voces o irá fazer melhor do que nós....abrange muitas areas,que sao essenciais a prestaçao de cuidados de saude.Os cursos de EPH tem 200 a 300h de pratica e teorica, mas q é algo que para nós nao deixa de ser um suplemento, algo q todos necessitamos quando estamos a trabalhar num serviço especial.
..No meu caso tive de fazer uma especializaçao, para melhorar a minha capacidade de resposta e conhecimentos na UCI onde trabalho. se qrs melhorar na tua area é o q tens q fazer....mas pf nao venhem estes cromos dizer q ja existem a meio seculo, ou que fazem melhor isto ou aquilo do q nós,porque so se for nos sonhos deles....e esta é uma história q só terá o final que todos quisermos...E se pensais que esta ministra vai resolver algo, estais todos enganados...Ë uma MENTIROSA...e vai andar a enganar-nos até poder faze-lo, quando já nao puder vai inventar outra.Deixai de lamentaçoes e começai a agir....porque palavras sem acçoes, leva-as o vento....

Cumprimento a todos.
 
Atenção colegas.
A ORDEM tem que "ATACAR" com toda a força.
Nós temos um regulamento que rege a nossa profissão.
Há procedimentos que só nós Enfermeiros podemos executar.
Continuemos a LUTA.
 
Não podemos acreditar em tudo que ouvimos.
A Direcção do INEM e os seus fieis colaboradores sabem muito bem o caminho que estão a seguir.
Não há dúvidas do que eles querem, mas os enfermeiros estão atentos.
A revolta começou, não temos medo da luta e é uma guerra em que nada temos a perder. Não há regresso.
Façam o que entenderem na blogosfera, mas faço um apelo à união, mesmo daqueles enfermeiros que nada tem a ver com o pré hospitalar para estaraem do nosso lado.
Há muitos abutres a espera que algo nos aconteça... para repartirem os despojos...
 
Venho lamentar o desprezo prestado pelos TAS/TEM/TAE, pois eu como um deles tive na manifestação dos enfermeiros, pois como vocês acho que toda a gente tem direito a uma carreira. Não devemos olhar somente ao nosso umbigo, mas ver a realidade e o que é aplicável a nível nacional. Já socorri inúmeras vitimas familiares de enfermeiros e com estes presentes que colaboraram e lamentaram a impossibilidade de não se poder fazer mais no local. Temos que desligarmos-nos dos grandes centros urbanos e pensar nos doentes/vitimas. Posso dizer que quando toca a um familiar nosso o assunto muda de figura. Além de ser profissional, sou voluntário na CVP e informo que temos lá enfermeiros que reconhecem que no EPH estamos melhor preparados, nomeadamente em Trauma, pois maioritariamente apesar de serem mais diferenciados deixam as decisões serem assumidas por nós. Temos que reconhecer que ninguém nasce ensinado e todos somos capazes de aprender. E uma coisa é certa que o curso de Enfermagem não está direccionado para a EPH, digo isso pois na vossa manifestação da qual tive o maior prazer de lá estar, pois tenho inúmeros amigos enfermeiros, estava em conversa com 10 enfermeiros e todos reconheceram que não estão formados de base para essa área, nomeadamente um caso que disse que não saberia colocar um tala a um braço facturado e que teve que se inscrever numa instituição de socorro PH para receber formação como voluntária para aprender.

Todos nós (Enfermeiros e TAS/TEM/TAE/TAT) somos úteis e necessários no SNS.
 
Venho informar que no INEM em Lisboa, sensivelmente 50% tem um curso superior, 15% estão a tirar cursos superiores e que existe pessoas que tem mestrados...

Informo também existem pessoas como eu que tem formação superior e não trabalham na área por opção, pois já tive propostas a receber bem mais e recusei por gostar do que faço.

Gosto e gostaria de fazer mais e melhor pela população e sempre tentarei fazer o melhor que posso com que meios tiver pela população.
 
Ao Anónimo das 11:05


Deixe-me que lhe diga que cursos superiores em História ou Filosofia é a mesma coisa que ter ZERO!!Pois não são obviamente vocacionados para a area da saude...por isso caro amigo lá pk não gosta da sua area de formação académica não venha usurpar a area dos outros...
Tente Medicina em quatro anos ou Enfermagem e aí sim tem todo o seu direito...agora cursos de TEM a martelo...não!

Agora se for licenciado em Teatro..pode ser que se arranje qualquer coisa :o)
 
Entre um enfermeiro que faz 4 turnos por mes na EPH e um TEM que trabalha diariamente, quem estara mais capacitado ???
Ou a EPH funciona muito melhor do que nos paises que tem paramedicos ??
 
Para o anónimo da 1:12
Pois, estatisticamente estaria correcto só não percebo é porque cada vez mais, vejo TEM´s a trabalhar mal.Será porque estam fartos de fazer sempre a mesma coisa? Olhe, todos nós que andamos na rua à uns anos sabemos por exemplo que as situações de trauma desceram drásticamente e que a experiencia dos TEM nessa área automáticamente tb desceu, logo conclua-se. Para si, tb gostaria de lhe dizer caso não saiba que situações do foro da cardiologia e neurologia estam a subir e como é facil perceber não é com a prática de técnicas de trauma que os TEM gostam tanto de fazer o seu marketing que resolvem estas situações antes pelo contrário, deixam-nos morrer.
 
caro TORRE,
perceba que este "ataque" aos TAE tem por base a tentativa de usurpar uma profissão, na escusa de ser uma mais valia para a população haver um curso de paramédico. Não é. Cursos como esse são uma cópia inadulterada do de Enfermagem. Roubar-nos-á mais postos de emprego. E, há que lembrar que um TEM não seria um licenciado, e ficaria bem mais barato contrata-lo, que a um enfº ( se bem que também, não recebemos como licenciados, mas isso é outra estória...).

Concordo no reforço das competências científicas dos TAE, desde que nunca atropele as funções do Enfº. Canalizar uma veia, entubar, medicação, isso é com o Enfº. É um técnico diferenciado, o TAE é um técnico geral, não diferenciado.
 
Tripulantes de Ambulância, uni-vos.
A classe de enfermagem está a tentar roubar o pouco que ainda temos.
Primeiro, tirou os tripulantes dos helicópteros do INEM (sim, porque no inicio éramos nós que o tripulávamos);
Depois, tirou os tripulantes das vmer’s;
Depois, infiltrou-se no CODU’s;
Já criaram as ambulâncias SIV “especial de corrida” para eles fazerem actos médicos para o qual não lhes foi delegado competência por parte da Ordem dos Médicos;
E agora, querem tirar-nos do nosso local de trabalho, assumindo as nossas funções em todas as ambulâncias.
Há muitos anos que desempenhamos a nossa profissão de forma digna e profissional. E só não fazemos mais (como os nossos colegas anglo-saxónicos) porque existem lobbies que não o permitem. Leram bem. Existem muitos interesses para que os tripulantes de ambulância (do INEM, bombeiros e Cruz Vermelha) continuem a ser “os coitadinhos” do sistema.
Vejam os DAE’s; a administração de fármacos; a monitorização electrocardiográfica;…
Agora, como se prevê que se comece a pagar condignamente aos elementos que tripulam as ambulâncias, lá estão estas sanguessugas chamadas enfermeiros para nos roubar o nosso ganha-pão.
Claro que, a ser de graça ou a ganhar pouco, não se vê nenhum Dr. Enfermeiro lá pois não é prestigiante… É o preço que pagamos por sermos VOLUNTÁRIOS (ou quase).
Sugiro, doravante, e salvaguardando sempre o bem-estar e a saúde das vítimas que socorremos, no caso de terem o infortúnio de terem no local, que lhes façam a “vida negra”:
Os TAE’s são chamados de “motoristas” dos enfermeiros nas SIV’s. Então ajam como tal.
Á chegada da VMER, ponham o enfermeiro nas manobras de SBV (e preparem vocês os fármacos de 1º linha, como acontecia no passado). O médico da VMER até vos vai agradecer.
Estando a VMER no serviço, cuidem das vossas costas e ponham o enfermeiro agarrado à cadeira, quando for para transportar o doente do 5º andar sem elevador. Afinal, é ele que está a receber os milhares.
Os TOTE’s que não recebam passagem de dados. Se os enfermeiros estão lá, estão para trabalhar… e não para estar a “coçar a micose”.
Termino deixando-vos com um trecho da acta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
http://www.scribd.com/doc/24431200/Ola-a-todos
Cumprimentos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!