quinta-feira, abril 01, 2010

Aos Enfermeiros...


Comments:
Caros srs do sindicato:

Agora que mostramos a nossa força e união VEJAM LÁ O QUE VÃO FAZER!!!
QUERIAM APOI.....AÍ O TÊM!


HONREM-NO!!!!!
 
"Governos Constitucionais
Quarta-feira, Março 31
Causas, conheço-as justas e não.
Não poderia ficar indiferente aos comentários que li neste blog referentes à greve dos enfermeiros. Muito menos à colagem que se tenta fazer ao movimento corporativo recente dos professores.

A causa fundamental desta greve é justa, por demasiadas razões:

1. Há mais de uma década que os enfermeiros têm uma formação académica baseada na licenciatura, sendo que a TRU define como base de vencimento cerca de 1200 euros aos funcionários titulares desta formação, dentro da AP.

2. Os enfermeiros, muito por culpa do que creio ser um erro histórico da sua representação sindical, nunca acederam a esta premissa. Ao contrário, por ex., dos professores, automaticamente promovidos à medida que faziam o complemento de licenciatura ou se licenciavam.

3. O papel dos enfermeiros, quer na prestação de cuidados, quer na organização de serviços é absolutamente estrutural num SNS público que se queira eficiente. Muitos destes atritos surgem por muitos médicos não o saberem reconhecer e não conseguirem perceber algo muito simples: se o cérebro pode ser considerado funcionalmente um órgão mais nobre que o fígado, um determinado hepatócito pode ser muito mais importante no funcionamento orgânico que um determinado neurónio.

4. Os papéis funcionais dos diversos intervenientes no SNS estão em constante mutação. Os médicos de hoje não actuam nem se comportam como há 50 anos, tal como os enfermeiros. Seria tempo, creio mesmo, destes últimos assumirem um papel muito mais relevante nos CSP, assumindo o cerne da Medicina Preventiva, permitindo uma organização mais eficiente dos CS, com os médicos actuando em Prevenção secundária, terciária ou Medicina Terapêutica.

5. É tempo de desmistificar o preconceito moral, mais que deontológico ou ético, das greves dos profissionais de saúde. É perfeitamente natural que estes a ela recorram para que acedam a melhores condições remuneratórias, estruturais ou organizativas. Obviamente que há sempre repercussão na população doente. Se esta não existisse a greve não faria sentido. É tempo de terminar este imperativo moral, a meu ver verdadeiramente intolerável e profundamente discriminatório em relação a outros profissionais da AP.

6. Os enfermeiros têm, ainda assim, de prestar cuidados mínimos (um resquício, mas claramente mais consensual, do imperativo descrito). Se assim não fosse bastaria 1 dia de greve para as exigências serem acomodadas. Além disso, pelo facto dos enfermeiros fazerem greve, os Hospitais não fecham. Os médicos, porteiros, auxiliares, cozinheiros, continuam a laborar, mais ou menos de forma condicionada, mas continuam. Se assim não fosse, bastaria 1 dia de greve. Estas são mais 2 diferenças em relação à classe docente (não tem serviços mínimos e as escolas fecham quando fazem greve).

7. Os condicionalismos referidos deveriam levar a uma interpretação cautelosa de um descontentamento tão significativo. A obrigatoriedade de prestar cuidados mínimos é a prova de que o seu labor é essencial. E como tal deveria ser reconhecido e, se descriminado, devê-lo-ia ser de forma positiva.

8. A reivindicação base, que nem deveria ser necessária por decorrer da Lei 12A/2008, obrigaria o estado a actualizar o vencimento de 6000 enfermeiros em cerca de 200 euros, o que perfaria um total de 15 milhões de euros por ano (o vencimento conjunto de um qualquer CA de uma EP).

9. Por que é de actualizar que estamos a falar, não é de aumentar o vencimento, como o MS quer fazer crer. Estes enfermeiros já deveriam auferir este vencimento há muitos anos.
.../...
 
.../...

10. Se consigo perceber, ainda mais sendo médico, que haja diferença de vencimentos entre os enfermeiros e os médicos, não consigo perceber, nem aceitar, que aqueles recebam menos que os terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, etc., com os quais trabalham, com similitude de formação académica e profissional. Mais que isso: neste país é possível um enfermeiro, após a licenciatura, 2 anos de trabalho e uma especialização de 2 anos em Medicina Física e Reabilitação, vencer menos que um fisioterapeuta no início da carreira, para tal bastando não ter sido colocado como especialista.

11. Se tudo isto não é motivo para fazer uma greve, não sei, francamente, o que seja.

AM "

http://saudesa.blogspot.com/2010/03/causas-conheco-as-justas-e-nao.html

Só não vê... mesmo quem não quer ver!

Ou os Sindicatos que aparentemente não conseguem informar e fazer passar a mensagem, ao nível dos "outsiders"...

A.J.
 
Nestes dias tenho lido este blog (sou médico). Tenho tentado perceber o que move uma classe que trabalha todos os dias comigo e com quem tenho uma excelente relação. E chego a alguma conclusões, pessoais, que vos vou expor se assim for o entendimento do gestor deste blog.

- A vossa luta é justa. É mais do que justa. O vosso ordenado é miserável e deve ser rapidamente, leia-se: já, devidamente actualizado.

- A forma como vocês o procuram é completamente ineficaz. Pergunto-me como é possível numa questão em que vocês têm razão, conseguir virar toda a população contra a vossa causa. Penso que vocês têm noção de que o que move a política é o povo. Quando se devia investir TUDO na progressão da carreira, investe-se TUDO no início de carreira. é uma inaptidão negocial tal que nem consigo adjectivar. Não faz sentido um enfermeiro ganhar menos um um assistente social, mas já faz sentido um enfermeiro com 20 anos de trabalho ganhar o mesmo que um que começa a trabalhar. É tão óbvio que nem vou comentar.

- Juro-vos, não consigo perceber a vossa guerra com a Medicina. Uma classe quem trabalham todos os dias, tremendamente influente, e vocês vêm alguma vantagem, que eu desconheço, em estar permanentemente em conflito com ela. Ouso até em dizer que é por isso que vocês não ganham mais, conseguissem vocês o apoio da classe médica nesta causa e dobravam o ordenado.

- Falamos aqui em orgulho. Um orgulho cego. Enfermagem e Medicina não são em termos formativos comparáveis, coisa que vocês nunca admitirão e que, por essa mesma razão, toda a gente vos considera gananciosos e insensatos.

-Porque não se negociou a carreira médica e de enfermagem em conjunto? Os médicos Portugueses, são, no público, os mais mal pagos da Europa. Ouço aqui vozes contra a actualização da carreira médica, algo que é inevitável ou não existirão médicos no SNS. Serão assim os sindicatos tão inimigos ao ponto de não se conseguirem entender e fazer uma proposta conjunta para a saúde? Porque não definir um ratio entre o ordenado médico e o de enfermeiro (por exemplo, um ordenado médico 2.5X superior ao do enfermeiro em cada escalão) e conseguir negociar um ordenado de enfermagem muito superior ao actual?

Sei que vou ser insultado a julgar pelo que li estes dias. Até pode ser que nem seja aceite. Mas enquanto vocês enfermeiros não decidirem se aceitam ou não que um médico seja bem pago e defendam posições consentâneas com este conceito, sendo que um enfermeiro tb deve ser extremamente bem pago se bem que nas devidas propoções, vão apenas aumentar a vossa frustação, com um discurso de grandeza que em nada vos serve. Livrem-se dessa comparação com a Medicina que apenas vos diminiu, vejam na classe médica um ALIADO, e não tenho a menor dúvida que todos iremos beneficiar disso.

Não me interpretem mal, deixo-vos um forte abraço e desejo-vos a maior sorte.
 
DE ja que tens possibilidades de abordar o Ze CArlos MArtins, era de valor questionar o colega acerca da questao dos 1200/1500 euros, das varias transicoes, dos especialistas, das inumeras duvidas ja aqui levantadas...O senhor sindicalista em causa esta a comecar a deixar muitos e muitos colegas com uma pirose de todas o tamanho que nao tarda converte em raiva!!!Ele de certeza que vem aqui consultar este blogue, nao me digam o contrario!!!

Fica a sugestao

Abraco MS
 
Para quando a demissão em bloco da direcção do SEP?

Já provaram que não são competentes e que trairam os colegas do privado.

Pelos vistos o SEP é o Sindicato dos Enfermeiros da Função Publica.... os outros Enfermeiros são carne para canhão....

Um abraço para todos os Enfermeiros.

A proxima greve não a farei. Já chega de brincadeira.
 
Aplausos?
Nesta mobilização "peças no jogo" (enfermeiros) não faltaram, mas o jogador principal (sindicato) não aplicou as "técnicas de jogo" mais correctas, daí que saíram derrotados, o adversário (MS) era mais perspicaz! A Ministra conseguiu usar "truques" e "batotas" que inebriaram a população geral e a própria comunicação social.

Planeta M
 
O meu cumprimento a todos aos enfermeiros que demonstraram mais uma vez, que afinal há muita coragem na classe! Bem hajam!
 
Srs Sindicalistas:

Eu nunca vou aceitar, que .....com 16 de serviço e uma especialidade a terminar, vá ganhar o mesmo que uma colega recém formada!! Mesmo os colegas mais novos, logicamente, acham esta proposta completamente absurda ... vejam lá se façam Luz no governo e não assinem palhaçadas ...

Há que ter uma carreira com DIGNIDADE e se valorize a diferenciação, a experiência, a formação e se motive os mais novos para o estudo / a formação / o bom desempenho e a consequente progressão na carreira ...

Qual é a dignidade de uma carreira que coloca em pé de igualdade enfermeiros com 16 anos de experiência, com enfermeiros recém formados, que não distingue quem é especialista de quem não é ... é tudo tão absurdo que dá-me vómitos!!
 
GREVE INTERMINÁVEL....JÁ
 
"Doutor" Enfermeiro:
Para quando o seu pensamento, relativamente a todo este processo. O que pensa do desempenho (ha,ha,ha)do(s) sindicato(s) do dr. Pizarro e da ministra? Que mais valias é que decorrem de todo este processo (privados X público Y). O que acha da nova proposta de carreira em contra ponto à antiga?
Tudo isto em conjunto com as alterações às especialidades, que futuro é que acha que aí vem para os enfermeiros?
Algumas das perguntas que gostaria de ver abordadas neste seu blog.

Os meus respeitos.
 
"Doutor" Enfermeiro:
Para quando o seu pensamento, relativamente a todo este processo. O que pensa do desempenho (ha,ha,ha)do(s) sindicato(s) do dr. Pizarro e da ministra? Que mais valias é que decorrem de todo este processo (privados X público Y). O que acha da nova proposta de carreira em contra ponto à antiga?
Tudo isto em conjunto com as alterações às especialidades, que futuro é que acha que aí vem para os enfermeiros?
Algumas das perguntas que gostaria de ver abordadas neste seu blog.

Os meus respeitos.
 
BRAVO, COLEGAS!!!
 
Palmas para que? Por sermos mais uma vez enganados pelo ministério da saúde com a conivencia dos sindicatos???
Palmas para o que?
Pela vitoria que conseguimos com essa greve?
Não se esqueçam que hoje é dia 1 de abril...
Só nos f%#&m
 
Colega Médico.

Obrigado pelo seu apoio. Disse coisas muito acertadas. A aliança entre a Enfermagem e a Medicina poderá ser muito vantajosa para ambos. Espero que ambas as partes possam ver isso.

Um abraço.
 
Colega Médico.

Obrigado pelo seu apoio. Disse coisas muito acertadas. A aliança entre a Enfermagem e a Medicina poderá ser muito vantajosa para ambos. Espero que ambas as partes possam ver isso.

Um abraço.
 
Como diria o outro: Foi uma greve ao mais alto nível.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Não percebo nada disto. Há aqui colegas que fazem perguntas, têm dúvidas e equacionam coisas, sobre as propostas sindicais ... como se tivessem caído agora de marte.
E são Licenciados. Tenham dó.
Quantos Comunicados com as Propostas é que o SEP já difundiu?
Basta ir à page do SEP. Até já difundiu lá docs entregues no MSaúde...
As Revistas trazem a maioria das coisas...áh! Não são sócios! Então não têm que se preocupar ...e já sabem porquê. Espero eu.
Gostaria que remetessem ao DE e ele aqui publicasse a célebre proposta do SEP dos 1 200 euros. Anda tudo completamente louco. Se fossem há reuniões, já não teriam tanta dúvida.
 
Estou a ficar seriamente preocupada com o que tenho lido sobre a greve e as negociaçoes. Afinal o sindicato já"baixou as calças", e desculpem a expressão, vão aceitar os 1200 euros...menos cerca de 400 euros do que ganha um tecnico superior de saude. Tenho pensado todos os dias, para alem de todos os esforços e competências que a enfermagem exige, e que se teima em não se reconhecer, no ano da minha vida que dediquei a tirar o complemento de formação para passar a ser licenciada. Fora o dinheiro que perdi, que nem vale a pena fazer as contas, perdi um ano da minha vida pessoal que foi largamente prejudicada, principalmente o meu filho que na altura tinha 2 anos...para quÊ? para ganhau mais 20 euros????? por isso não tenho grandes motivos para bater palmas à Enfermagem...
 
Tenho feito greve para os 1500 e não para os 1200 !!!!!!

Afinal os sindicatos parece que nos estão mesmo a enganar!!!!!


Porque não fazemos greve por tempo indeterminado , até que seja resposta uma grelha salarial justa para todos os enfermeiros?
 
"Sei que vou ser insultado a julgar pelo que li estes dias. Até pode ser que nem seja aceite."

Caro anónimo:

A esmagadora (99,9%) maioria dos enfermeiros que conheço não pretende ganhar o mesmo ou mais que os médicos. Pessoalmente considero o vencimento BASE dos médicos baixo, comparativamente com a classe docente, por exemplo. Também considero, e deve concordar comigo, que um professor primário, uma educadora de infância ou assistente social não PODE ganhar de base mais 500 Euros que um enfermeiro - todos com formações académicas exactamente idênticas.

Conheço maus médicos, mas também conheço excelentes profissionais com quem tenho orgulho em trabalhar. E os enfermeiros são dos primeiros a reconhecer o esforço e a dedicação dos bons médicos!

Concordo com a sua observação em relação ao início de carreira e às especialidades em enfermagem ... esta nova carreira já nasceu mal ...

Cumprimentos e felicidades!
 
Após esses 4 dias de greve, os sindicatos vem cá para fora dizer que estamos a atingir nossos objectivos, pois até já conseguimos manter os enfermeiros que iam ser dispensados dos CODU's...
Esses Senhores enfermeiros que trabalham no CODU, realmente precisam ser apoiados, pois se fossem dispensados do INEM, não tinham lugar onde ganhar para a sopa... COITADINHOS!!! Ainda bem que os nossos sindicatos zelam em
1ºLUGAR pelos nossos queridos poucos colegas de 1º escalão, enquanto a grande maioria de nós não temos realmente aonde ir trabalhar...
 
A luta é de todos e deveria ser para todos!

Porque é que só estão em causa os Enfermeiros que ganham menos de 1200€

Não contem comigo para mais greves!!!!!!!!!
 
Atenção que por aqui continuam-se a dizer algumas inverdades...não só os enfermeiros não são os unicos licenciados da função public a ganharem como bachareis, como jamais em tempo algum, um enfermeiro especialista vence menos que um fisioterapeuta, Terapeuta ocupacional tec de radiologia ou de farmácia...estes tec de diagnostico e terapeutica estão nas mesmíssimas condições da enfermagem, sendo que as suas licenciaturas são atribuidas tambem à 10 anos e os niveis remuneratórios,identicos a todos os niveis, sendo que o inicio desta carreira é tambem nos 1020 euros.
Quero dizer tambem, por motivos obvios, que considero esta luta de uma estrema justiça, sendo só comparavel às lutas que se travaram, pela democracia, tendo ainda para mais, em conta, o revanchismo e descaradeza dos ocupantes do M.S....excraveis.
Tambem os TDT, mantem uma negociação a nivel de carreira com este ministerio, por motivos em tudo idênticos aos dos enfermeiros, e tambem, infelizmente temos sentido as mesmas dificuldades, parecemos almas gemeas, porque hoje o que é verdade, amanhã já é mentira, e depois de amanhã, ainda é completamente diferente, do que o era anteotem!!!
Uma pequena observação ao Sô Dôtô das 6.02...Então o Sô Dôtô, não quere comparação entre um enfermeiro e um médico, e chega à modica conclusão que um médico vale 2.5 x mais que um enfermeiro...ah já percebi, realmente isto não é uma comparação, é uma enxovalho...
 
palmas??

comecem a deitar foguetes antes da festa, comecem...

fizemos greve, mas ainda nao vimos surgir efeitos nenhuns... e que tal esperar e vber no q da, antes de aplaudir o q qer q seja?

sera q valeu mesmo a pena? ou foi so mais uma greve?

é verdade q os enfermeiros q se aliaram a esta grve, estao de parabens...pois, mais uma vez, foi demosntrado q nao ha nenhum tipo de contentamento por parte dos enfermeiros em relaçao a muitos pontos...

mas calma...vamos esperar...nao vamos fazer a festa antes de saber qem faz anos!

p.c.
 
Trabalhando há 14 anos, continuo a aceitar que tenha feito greve apenas para os que acabam agora o cCurso de Enfermagem ganhem o mesmo que ganho eu, a trabalhar desde que os recem-formados estavam ainda na escola Primaria. Se há Justiça, pelo menos que o Governo e Sindicatos consigam no mínimo que os 8 anos que tenho de Licenciado sejam considerados e possam contar como tempo para ajustar na carreira. Não me lixem, não me deêm razão quando digo que dinheiro para sindicatos era melhor gasto para tomar uns cafés...Jorge
 
Ao fim de 2 dias (mais 2 turnos) de greve, nós, enfermeiros, podemos fazer um pequeno e rápido balanço:
1- Há indubitavelmente um espírito de luta por parte da esmagadora maioria da classe dos enfermeiros, traduzido pela forte adesão à greve: perto de 90% (um pouco mais segundo os sindicatos, um pouco menos na opinião do Governo);
2- Ouviu-se falar muito dos 1200 euros para início da carreira (6 mil enfermeiros), mas não se ouviu nem se falou que a reivindicação é 1500 euros; e praticamente ninguém (Governo e sindicatos) falou do reposicionamento, e subsequente actualização salarial, dos restantes 33 mil enfermeiros do SNS;
(...)
 
O governo com este discurso de "não podemos dar mais, já estamos a fazer um esforço muito grande para colocar os enfermeiros no valor mínimo, em 3 anos", não vai dar respostas nenhumas a esta greve e vai tentar impor a sua vontade, porque ao prolongarem as negociações, só estão a dar possibilidade de os enfermeiros desenvolverem mais lutas e poderem influenciar a opinião pública. Eles vão acabar com isso. Só estou a ver uma possível saída, que é o sindicato propor já faseamentos para todos. Mesmo que demore algum tempo a atingirmos os valores pretendidos, vale mais ficar garantido para o futuro, do que o governo vir a publicar esta proposta deles, sem pés nem cabeça, em lei, que vai distorcer todas as posições em que hoje nos encontramos. É muito dinheiro porque os enfermeiros estão há muito tempo desfasados dos outros profissionais e repor a sua justa posição, obriga a uma enorme despesa. Esse tipo de proposta do sindicato ia demonstrar que os enfermeiros estão novamente cheios de "bomsenso", coisa que o governo não tem tido. Depois dizer que o acordo pode bem desenvolver todas as outras matérias que estão por resolver. Isto é a mais elementar regra de negociação, se não se pode dar uma coisa, tenta-se equilibrar com outra, mas não tenho visto essa forma de estar, na posição do governo.
Estamos é lixados se o governo não quiser continuar a negociar e acabar por impor a sua proposta actual. Temos que evitar isso a todo o custo.
 
Já leu esta pérola Dr. Enf.?
http://aeiou.expresso.pt/a-lata-dos-enfermeiros-segunda-parte=f573701
Já houve referências ao seu blogue…
 
QUARTA-FEIRA, MARÇO 31
Causas, conheço-as justas e não.
Não poderia ficar indiferente aos comentários que li neste blog referentes à greve dos enfermeiros. Muito menos à colagem que se tenta fazer ao movimento corporativo recente dos professores.(…)
In:http://saudesa.blogspot.com/
 
Enquanto se bate palmas, vá-se lá saber porquê! Está tudo na mesma!

Outros continuam a sua política de desinformação e ataque a uma classe!

Não importa que se ignore a verdade!

http://aeiou.expresso.pt/a-ditosa-patria-dos-enfermeiros=f574407

"A ditosa pátria dos enfermeiros

Não me oponho a que os trabalhadores lutem por melhores salários. Por princípio, não me oponho. No entanto, quando a "luta" vai além das regras básicas da democracia, a tolerância tende a diminuir.
Os enfermeiros do sector público, guiados pelos seus excelsos sindicalistas, têm ocupado grande parte do espaço mediático com as suas "reivindicações". Exigem, como primeiro ordenado, 1200 euros. Porque são licenciados, dizem, e porque os outros licenciados recebem isso na administração pública, dizem, também. Como se o preço do trabalho fosse definido assim, na base do "também quero".

De qualquer modo, não me choca que atirem o barro à parede, a ver se cola. O que me choca é que, enquanto paralisam os serviços públicos de saúde durante os seus protestos, ao abrigo das extraordinárias leis que regulam estes "direitos", os senhores enfermeiros compõem verdadeiras campanhas de ódio contra qualquer um que não partilhe das ideias da classe. Foi o caso do Henrique Raposo, que escreveu um texto sobre a "luta" dos enfermeiros portugueses e conseguiu que lhe fizessem um grupo no Facebook , organizado por um enfermeiro, onde recebe ameaças sérias de tratamento precário caso recorra ao serviço público de saúde. Isto é grave, muito grave. Enquanto sociedade, já toleramos que os senhores enfermeiros não vão trabalhar à conta das suas reivindicações e ainda somos obrigados a tolerar ameaças desta estirpe.

O grupo do Facebook não se fica por aí: existe um mural onde enfermeiros e não enfermeiros cospem a sua bílis acumulada, existe um espaço de fotografias onde estas são alteradas a fim de apoucar o cronista, entre outros curiosos espinhos virtuais.

O mais impressionante disto tudo é que, já com centenas de participantes, este grupo ainda não tenha sido alvo de condenação por parte dos sindicatos e restantes apoiantes da causa, que enchem o peito de democracia quando não estão, claramente, a referir-se a ela, enquanto assobiam para o lado quando a vêem ser desta forma torpe atacada."

Coitadinhos dos jornalistas de opinião, tem uma vida tão sofrida, ainda bem que não precisam de enfermeiros...
 
ESTA SITUÃÇÃO É MESMO MUITO ESTRANHA!!!! NEM APÓS CADA RONDA NEGOCIAL (E TÊM SIDO MUITAS), NEM COM O PASSAR DO TEMPO ( MUITO TAMBÉM) NEM COM OS PSEUDO-ESCLARECIMENTOS DOS SINDICATOS E MUITO MENOS COM AS OBSERVAÇÕES DO MINISTÉRIO (FICTICIAS, DESTROCIDAS E OFENSIVAS), NADA DISTO TEM CONTRIBUIDO PARA SERENAR OU ABRIR UMA PONTA DE ESPERANÇA SOBRE A NOSSA TRISTE, HUMILHANTE, INJUSTA E DRAMÁTICA SITUAÇÃO! ESTÃO Á ESPERA ANDEMOS Á BOFETADA COM A PSP NA RUA, ESTÃO Á ESPERA QUE ALGUÉM SE MAGOE A SÉRIO? ESTÃO Á ESPERA DE UMA DESGRAÇA...
SABEM SRS DO MINISTÉRIO E JÁ AGORA, DOS SINDICATOS TB, QUANDO SE ESPERA SEMPRE SE ALCANÇA...
DEIXO UMA PALAVRA DE AGRADECIMENTO AOS MÉDICOS QUE MANIFESTARAM O SEU APOIO LÚCIDO E SINCERO Á CLASSE.
NE
 
PACIENCIA TEM LIMITES!!!!!!!!!!!
NÃO ACEITO SER REMUNERADO ABAIXO DE UM OUTRO LICENCIADO DA FUNÇÃO PUBLICA COM OS MESMOS ANOS DE SERVIÇO!!!
NÃO ACEITO.

NEM MINNISTRA, NEM CRISE NEM O CAR..HO TÊM JUSTIFICAÇÃO PARA TAL MERDA!

A BOVINA DA MINISTRA E O CAPRINO DO SECRETÁRIO NÃO TÊM QUALQUER JUSTIFICAÇÃO PARA ESTE FACTO, POR ISSO CADA VEZ QUE ABREM A BOCA OFENDEM TODOS OS ENFERMEIROS E RESPECTIVAS FAMILIAS! ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE VÃO PRÓ RAIO QUE OS PARTAM O MAIS RÁPIDO POSSIVEL!
 
SRA Ministra porque é que o Primeiro Ministro fez a licenciatura???? Porquê???? Porquê é que não continuou bacherel??

Não sabe porquê??? Pergunte-lhe e depois DEMITA-SE e leve consigo esse "estranho ser" que lhe serve para Secretário.
 
Todos os dias reforçam o que toda a gente sabe:

- É só CORRUPTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

E falam de crise!!!! sabem lá o que isso é!

Sois um bando! E só quando este "atoleiro" bater no fundo é que poderemos começar condignamente a reconstruir o que delapidasteis, corsários de fato e gravata!
 
Srs Dirigentes dos Sindicatos de Enfermagem:

Compriendo a estratégia de, nesta fase, dar destaque à questão da tabela salarial e em especial do valor de entrada na remuneração da carreira, uma vez que a legislação produzida pelo este Governo impõe que qualquer licenciado o minimo deverá auferir 1200 euros de remuneração (e não é em 2013), demonstrando assim que este Ministério quer descriminar deliberadamente os Enfermeiros.

No entanto não se esqueçam de outros aspectos IMPORTANTES:

- Revalorização da Carreira;
- Transições;
- Valorização das Especializações;
- Avaliação de Desempenho;
- Progressões de 4 em 4 anos (horizontal);
- Progressões na vertical (sem cotas);
- Valorização da área da gestão;
- e diversos aspectos das condições de trabalho (ex: dotações seguras).

Saudações.
 
""Lisboa, 1 de Abril de 2010 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) teve conhecimento ao final do dia de ontem que a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, esteve reunida com o Dr. Abílio Gomes, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Dessa reunião saiu a decisão de manter os enfermeiros escalados para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do Norte, Centro, Sul e Algarve durante o mês de Abril, mas apenas entre as 8 e as 20 horas, sendo que no CODU do Sul pode ser das 8 às 16 horas.

Perante este facto, a OE vem publicamente expressar o seguinte:

1) Congratulamo-nos pelo facto de o Ministério da Saúde ter assumido, com clareza, a manutenção de enfermeiros nos CODU, mas lamentamos que essa decisão tenha sido comunicada pelo Senhor Presidente do INEM aos CODU, só ontem, cerca das 20H30;
2) A OE também não pode concordar com a limitação deste serviço a 12 horas diárias, quando anteriormente o mesmo serviço funcionava de forma permanente (24 horas) - com excepção do CODU Sul (Lisboa);
3) Desconhecemos os critérios subjacentes à decisão referida no ponto anterior e consideramos que, face aos compromissos anteriormente assumidos com a OE, não deveria ter havido qualquer alteração da matriz operacional até à avaliação rigorosa e transparente da situação;
4) A OE está convicta que no final da avaliação a realizar pesarão os argumentos favoráveis à manutenção de enfermeiros nos CODU durante 24 horas por dia;
5) A OE, no âmbito das suas atribuições e na defesa dos direitos dos cidadãos, continuará atenta e tudo fará para contribuir para que a prestação de cuidados de saúde na área da emergência pré-hospitalar se faça de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e segurança.


Lisboa, 1 de Abril de 2010
O Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros""

UMA VERGONHA DE POSIÇÃO...
 
Esta na hora de exigir a DEMISSÃO IMEDIATA da Aninhas Pandémica e do seu animal de estimação Pizaroco "Sopinha de Massa"!!!

Já prejudicaram demais os Portugueses...

- Derreteram milhões de euros em vacinas que foram para o lixo;
- Continuam a destruir o SNS;
- Continuam a destruir a emergencia pré-hospitalar, etc!!!

BASTA DE INCOMPETENCIA!
 
Anónimo das 11.22, CHOCANTE é que o senhor ganhe tanto como um enfermeiro que este é infinitamente mais capaz que vossa exca.

Ratios entre ordenados médicos e de enfermagem não é nada de novo, existe em diversos paíse europeus e os valores andam entre 2 a 3X. Desde que o enfermeiro seja igualmente bem pago e sinta que lhe é pago o justo, não vejo nenhum problema nisso. Agora, se negarmos o evidente e quisermos fazer da enfermagem a nova medicina, não contem com o apoio dos médicos, obviamente.

Pessoalmente, como médico, acho até que nós médicos devíamos ter feito greve junto com os enfermeiros, como prova de uma confiança renovada que se solidifica, ou devia, no dia a dia. Se um enfermeiro for leal comigo, pode igualmente contar com todo o meu apoio.

E essa lealdade passa em tudo pelo respeito, mútuo, algo que não existe muitas vezes dos dois lados. Sim, os enfermeiros estão longe de estar inocentes nessa situação e todos sabem bem do que falo.

Um abraço a todos os bons enfermeiros que são, sem dúvida, a esmagadora maioria.
 
Concordo com o nosso amigo Médico das 6.02 PM quando diz "Quando se devia investir TUDO na progressão da carreira, investe-se TUDO no início de carreira".
Penso que estamos a dirigir as nossas energias para o ínicio da carreira quanto deveriamos estar preocupados com a nossa progressão.
 
Pobres de nós.
Pobres dos enfermeiros.
Fazemos greves massivas.
Orgulhamos de estar 24 horas por dia numa profissão que nos trás um desgaste incompensável.
REVOLTEM-SE COLEGAS...
CONTRA QUEM ESTÁ CONTRA NÓS.
CONTRA SINDICATOS CURRUPTOS.
CONTRA OS PROFS DA OE QUE NOS CHUPARAM O SANGUE DURANTE TODOS ESTES ANOS DE FORMAÇÃO INGLÓRIA.

ESTÁ NA HORA DE PARAR O PAIS.
ESTÁ NA HORA DE DAR A CONHECER O NOSSO REAL VALOR.
ESTÁ NA HORA DE TERMOS LIDERES À ALTURA NOS SINDICATOS.
É MENTIRA QUE A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO SEJA ILEGAL.

ESTÁ NA HORA DE FAZERMOS HISTÓRIA.
ESTÁ NA HORA DE DAR AOS NOSSOS FILHOS O QUE OS FILHOS DOS OUTROS LICENCIADOS TÊM.
 
PALMAS??? O QUE É QUE GANHÁMOS???
Pobres de nós.
Pobre Enfermagem.
ANDAMOS FEITOS PAROLOS A PERDER DINHEIRO EM GREVES ABSURDAS (TENHO ADERIDO A TODAS) QUE NA PRÁTICA SERVEM PARA ADIAR E ADIAR E ADIAR AS NEGOCIAÇÕES.

ATENÇÃO QUE OS SINDICALISTAS QUE MARCAM AS GREVES NÃO PERDEM UM CÊNTIMO COM AS GREVES.
PORTANTO PODEM TODOS OS MESES MARCAR UMA.

JÁ PERCEBEMOS TODOS (MENOS 0 SEP)QUE ENQUANTO NÃO FIZERMOS UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO (NÃO É ILEGAL) NÃO VAMOS A LADO NENHUM.

EM VEZ DE CRITICAR, PROPONHO O SEGUINTE AOS COLEGAS INTERESSADOS:

TODOS OS COLEGAS DEVEM ENVIAR UMA CARTA AOS SINDICATOS A PEDIR A DESSINDICALIZAÇÃO E À ENTIDADE PATRONAL A PEDIR QUE SEJA CORTADO O DESCONTO.

VÃO VER, AO FIM DE UNS DIAS, VAMOS TER A BENDITA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

EU SAI DO SEP ASSIM QUE FIZERAM UMA GREVE DE 1 DIA APÓS UMA GREVE DE 2 DIAS. TIVE MEDO QUE FIZESSEM UMA GREVE DE 1/2 DIA A SEGUIR.

COLEGAS QUEREM RESOLVER A SITUAÇÃO???
DESSINDICALIZEM-SE EM MASSA. VÃO VER QUE TEREMOS A BENDITA GREVE INTERMINÁVEL.

APÓS ISTO VOLTAREI A SINDICALIZAR-ME

CUMPRIMENTOS
 
Caros Colegas do SEP:
Fico intrigado ao ver o descontentamento da população face à greve...
A população não está devidamente esclarecida sobre os motivos de greve.
Por favor esclareçam o porquê desta luta e não digam que é por sermos licenciados...pk todos nós sabemos que a verdadeira causa não é essa!!!
É pedir de mais???
Se tiver que distribuir panfletos a informar a população que seja!!!!
Agora informem o povo Tuga como deve de ser!!!
 
http://aeiou.expresso.pt/a-lata-dos-enfermeiros-segunda-parte=f573701

QUANDO A FALTA DE CAPACIDADE INTELECTUAL,MORAL,CÍVICA E DE RESPEITO POR UMA CLASSE SE TRANSFORMA EM JORNALISMO,VEMOS O EMERGIR DE BADAMECOS,QUE A ÚNICA CAPACIDADE QUE DEMONSTRAM É A DE ATUAR A ESTUPIDEZ.
 
PALMAS!?PALMAS!?

SIM, PALMAS..MAS PARA O SEP. O SINDICATO QUE TANTO TEM FEITO PELA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM..AO LONGO DESTES ANOS, TEM LUTADO COMO NINGUEM POR ESTA DIGNISSIMA PROFISSÃO E POR LEVAR A BOM PORTO OS INTENTOS DOS SEUS ASSOCIADOS. PARABENS AO SEP POR SABER APROVEITAR TAO EFICAZMENTE A FORÇA QUE OS ENFERMEIROS TEM DISPONIBILIZADO NESTAS ULTIMAS GREVES E NA MAIOR MANISFESTAÇÃO DOS ULTIMOS 30 ANOS!! PARABENS AO SEP POR SABER RESISTIR AS PRESSOES E ASSEDIOS POLITICOS POR PARTE DO GOVERNO AOS SEUS DIRIGENTES, COLOCANDO SEMPRE A FRENTE OS PRINCIPIOS E VALORES DO SINDICALISMO E DA DEMOCRACIA. PARABENS AO SEP E TAMBEM À OE POR APRESENTAREM UMA COORDENAÇÃO TÃO EFICAZ NAS NEGOCIAÇOES SALARIAIS E DA CARREIRA JUNTO DO MS!PARABENS TAMBEM A TODOS OS NOSSOS SINDICATOS PELA PREFEITA UNIÃO QUE SE TEM REVELADO MUITO LUCRATIVA NAS NEGOCIAÇÕES COM O MS!

ESTE, PODERIA SER BEM UM COMENTARIO DE AGRADECIMENTO ÀS NOSSAS ENTIDADES SINDICAIS E À NOSSA ORDEM PELO BOM DESEMPENHO E PELO QUE CONSEGUIRAM PARA A PROFISSÃO..MAS NÃO, INFELIZMENTE NÃO TENHO MOTIVOS NENHUNS PATA FAZER TAL COMENTARIO..ESPEREMOS POR NOVA OPORTUNIDADE..??
 
mas quais 1200?????

eu fiz greve para receber os 1500!!!

só volto a fazer greve para os 1500!

o sindicato pode ter a certeza que só volta a receber um tostão meu quando eu receber como licenciado da função publica ou seja os 1500 euros!!!!!!!!!!!
 
CONCORDO COM OS COLEGAS QUE PROPÕEM A DISSINDICALIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESSÃO PARA QUE SE FAÇA UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO. SEGUNDA-FEIRA VOU ACABAR COM DINHEIRINHO MENSAL PARA O SINDICATO.

VAMOS LÁ ESPERTAR MALTA.
 
O anónimo das 6.02 parece-me das poucas pessoas coerentes que ultimamente têm comentado por aqui. (e não, não sou médico mas também não tenho nada contra eles)
 
Colega médico,

O colega tem razão numa coisa, a formação do medico e do enfermeiro não são comparaveis...os ordenados também não! A relativização que faz em rácios não é mais do que uma forma de comparação que procura traduzir em número. Eu considero isso uma grande incoerência no seu raciocinio.

A forma como coloca a questão, considerando-nos como colegas e estabelecendo um racio comparando ordenados...é lamentavel.

Queremos apenas uma carreira especial com o mérito ajustado ás competencias, ao valor social que deve ser reconhecido à profissão e o reconhecimento das especialidades e mestrados realizados. Ora, isso nada, mas absolutamente NADA tem a ver com comparações entre médicos e enfermeiros.

São duas profissões com paradigmas diferentes na abordagem ao doente, ambos essenciais.Caso não tenha reparado, é o proprio colega que faz comparações...nivelando bastante por baixo relativamente aos médicos, e é esse tipo de comparações que origina animosidade. Porque não compara o ordenado de um psicologo com o médico?

Critico as comparacões os enfermeiros fazem com a classe médica...mas acredite que elas também são estimuladas. Não há santos e pecadores neste história, apenas "uma pescadinha de rabo na boca."

Obviamente que existem razões históricas para que tal aconteça, as coisas não surgem do nada.Questões históricas...e questões de género, não tenha dúvidas.

A enfermagem encontra-se em franca progressão e, cada vez mais, a encontrar o seu espaço próprio de intervenção, pelo que o que queremos não é mais do que ver isso reconhecido numa carreira especifica.

Caso não tenha percebido, as reinvindicações sindicais não se limitam somente ao valor de entrada na profissão, mas também á progressão na carreira (cujo esquema, a manter-se, assegura o topo da carreira aos 75 anos), ao reconhecimento dos enfermeiros especializados e ás quotas previsats para enfermeiros principais...

Agradeço-lhe a sua participação, quanto ao ser insultado...tenha fé:-))
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!