quinta-feira, setembro 29, 2011

Já falo disto... há anos!


Mais uma burla...

APRENDA A SER AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA SEM SAIR DO SOFÁ


Já não há paciência para burlas embuçadas (no link está o plano de estudos!) com simbolismos e dentes brancos.

Afinal... a Florence Nightingale não era Enfermeira!



"O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos defendeu hoje, no Porto, que as farmácias devem integrar a rede nacional de cuidados de saúde primários e que deve ser criado o conceito de farmacêutico de família" link

Tendo em conta os acontecimentos do passado recente, eu propunha algo mais arrojado: que os Farmacêuticos passem a ser denominados de Enfermeiros. Porque não?
Pouca faltará para se descobrir que, em boa verdade, a Florence Nightingale era farmacêutica (já nos tempos da guerra da crimeia usava ao peito um pin da ANF)!

Em síntese, a explicação é simples: tem escasseado cada vez mais o leque de possibilidade de serviços prestados por estes profissionais. Presentemente, após uma simples constatação, no âmbito comunitário por exemplo, estes resumem-se a meros balconistas (e acumuladores de pontos em cartões). 
Já não se fazem manipulações, o pilão apodreceu, não é necessário dosear, pesar, homogeneizar, fraccionar, etc. Até já existem sistemas robotizados que permitem ir buscar as caixinhas às prateleiras, e, como tal, nem ser balconista é já sinónimo de viabilidade. 
O blister é o paradigma e o futuro vislumbra que uma parte muito substancial dos Farmacêuticos não será útil.




Uma simples visita a uma farmácia torna tudo muito claro. Com a bandeira da sobrevivência hasteada, estes profissionais fazem de tudo (literalmente!), principalmente violar o código deontológico (cujo conteúdo não conheço nem me apetece, mas que certamente reprova a mentira e condena a deturpação): mesmo contra o conhecimento científico, vendem drogas que curam a calvície, vendem cremes e loções miraculosas que subtraem dezenas de anos de idade à velhice, impingem homeopatias (água açucarada)e outros cocktails químicos sem eficácia e validade, animais mortos triturados (já com os abutres à mistura e tudo). Presumo que seriam, à semelhança, capazes de vender um rim ou um pulmão (acumuláveis com pontos da Repsol ou Cepsa - passo a publicidade)
Até que ponto não será isto um crime punível? No mínimo, tem uma leitura e um significado moral. No mínimo...
.
Como tal, agora querem ser Enfermeiros. Prestam cuidados farmacêuticos (que por mera coincidência são cuidados de Enfermagem), querem administrar injectáveis, dominar o suporte avançado de vida, gerir a administração de medicação, pertencer as task-forces-blá-blá-blá, ser não-sei-o-quê de família, fazem rastreios, tocam viola com o nariz, etc...


Legenda: onde está a Ordem dos Enfermeiros??


Naturalmente a profissão de Farmacêutico já ocupou um lugar na sociedade, inerente a um sentido de necessidade social. Hoje, esta necessidade desvanece-se a um ritmo superior ao linear e a selecção natural não perdoa.
Resta um caminho: usurpar faz bem e a farmácia tem.
.
A ironia de tudo isto é que nos estatutos dos Ordem dos Enfermeiros está prevista a incompatibilidade entre Enfermeiro e Farmacêutico. Acrescente-se que, este ponto dos estatutos, necessita de uma séria revisão, para que passem a estar previstas incompatibilidades realmente... incompatíveis! É que 80% do disposto no artº 77 é absurdo e incompreensível.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Enf. Germano Couto candidato a Bastonário!

.

O Enf. Germano Couto apresentou ontem a sua candidatura a Bastonário, assim como a todos os órgãos da Ordem dos Enfermeiros. Uma candidatura sólida e dinâmica, que se propõe a renovar a Ordem. Os graves problemas da actual conjuntura (desemprego, usurpações competenciais, atrocidades nas condições do exercício, subdotações, excesso de oferta formativa, etc) exigem soluções na mesma ordem de grandeza!

Fazendo jus ao lema da candidatura (ENFERMAGEM PRIMEIRO®), toda a equipa encabeçada pelo Enf. Germano Couto propõe, de forma inteligente, a valorizar, dignificar e defender (algo que os colegas não estão familiarizados!) a profissão e os seus profissionais! 

É imperativo a elevação da estrutura e actividade da Ordem dos Enfermeiros para um novo patamar paradigmático: pro-actividade (algo que nunca existiu!), defesa intransigente dos interesses de todos os Enfermeiros, sobrelevação inflexível das condições de exercício, valorização e respeito pela profissão!

A apresentação da candidatura foi um sucesso presenciado por um auditório repleto e confiante, a quem foi anunciado a composição de uma equipa de Enfermeiros inconformados, competentes, decididos e dinâmicos.

Uma palavra muito especial à Senhora Bastonária da Ordem dos Enfermeiros - Enfª Maria Augusta de Sousa - que, azaradamente, convocou uma conferência de imprensa, precisamente à mesma hora, revelando, de forma esotérica, que as coincidências acontecem e as más vibrações andam por aí.

Foi mais uma conferência muito interessante (zzz), sendo que desta vez mostrou alguma astúcia na salvaguarda da defesa dos Enfermeiros. Levou o violino ao Ministério e tocou  "só nos centros de saúde existem 3.500 Enfermeiros em défice" (boa técnica!).
Este argumento foi defendido com tanta sagacidade que o Ministro da Saúde acedeu de imediato - pela primeira vez tanta eficácia deixou-me boquiaberto: "Enfermeiros dos Hospitais podem ir para Centros de Saúde"! Obrigado Bastonária! A Enfermagem já tinha a manta rota, agora fica com os pés destapados!
Já agora uma premonição: tal Maria Augusta de Sousa, tal Manuel Oliveira (candidato da continuidade...)!
.
Evidentemente, a solução passa por outro lado...

http://www.germanocouto2011.com/

.



segunda-feira, setembro 19, 2011

Pausa

Ex.mos colegas,
vou fazer uma pequena pausa para um curto descanso. 
Todavia, espero ver um auditório repleto de Enfermeiros, amanhã, dia 20 de Setembro, no Hotel Altis Park, em Lisboa, pelas 17 horas, para a apresentação da candidatura ENFERMAGEM PRIMEIRO® à Ordem dos Enfermeiros, encabeçada pelo Enfermeiro Germano Couto
Lá nos veremos, certamente.

Entretanto, não se esqueçam de revalidar (nos casos de vinheta expirada) as vossas cédulas profissionais até ao final do presente mês, para que possam exercer o direito ao respectivo voto no dia 12 de Dezembro.

domingo, setembro 18, 2011

Enf. Jacinto Oliveira brilhou na RTP Notícias!

video


Mas brilhou mesmo. Eu só mudava uma vírgula na argumentação que usou relativamente ao cálculo das dotações dos Cuidados de Saúde Primários. 
Poucas vezes vi, em televisão, uma intervenção tão valorizadora e pertinente: soube posicionar os Enfermeiros no sítio certo, no timing correcto.

"Temos de ajudar a Mello Saúde"! - estou a citar.

Coitadinhos, merecem a nossa solidariedade, apoio e altruísmo...

Silogismo regular (é tão velhinho...)


1ª Premissa

"Hospitais proibidos de contratar Médicos e Enfermeiros" link

2ª Premissa

Ritmo anual de formação de Enfermeiros: entre 4 a 5 mil!

Conclusão



sábado, setembro 17, 2011

A arte de fazer omeletes sem ovos...


"Hospitais proibidos de contratar Médicos e Enfermeiros" link


"(...) proibidos de contratar novos Médicos e Enfermeiros, seja a título individual ou através de empresas de prestação de serviços. A renovação de contratos também está, de momento, congelada. E só o próprio ministro da Saúde poderá autorizar excepções. Os administradores hospitalares que desrespeitarem a regra serão alvo de sanções e podem mesmo ser despedidos."

Qualquer analfabeto é capaz de gerir assim. É fácil poupar a cortar (aliás, esventrar...) sem piedade ou sem olhar a quem ou a quê. Eu avisei sobre as Macedices
Agora corta-se, daqui a uns anos derretem-se milhões e milhões em adesivos...
É pena os Enfermeiros não poderem ser proprietários de agências funerárias (é um incompatibilidade prevista nos Estatutos da Ordem dos Enfermeiros), senão eu próprio já tinha aberto uma.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Falidos?

A "falência técnica" é um conceito complexo no que concerne às instituições do próprio Estado. "Má gestão" e "esbanjamento de capital" são, neste caso, mais objectivos e rigorosos.
Recordo-me daqueles que pagavam 500 euros/mensais aos Médicos, só para que estes saíssem a horas da cama (pontualidade). Mais isto é a ponta de um iceberguezito... 

sexta-feira, setembro 09, 2011

Convite a todos os Enfermeiros

Ex.mos colegas

Convido-vos, pessoalmente, para se juntarem a nós, no próximo dia 20 de Setembro, no Hotel Altis Park, Lisboa, às 17 horas, para a apresentação da nossa candidatura à Ordem dos Enfermeiros: "ENFERMAGEM PRIMEIRO®"


O nosso objectivo é renovar,  dignificar e defender a Enfermagem.







______________________________________________
Nota: Estou disponível para trocar algumas ideias e/ou cumprimentos. Deste modo, podemos, também, aproveitar o evento para nos conhecermos.  

Sucessos SA e EPE

Clique aqui para um "Sucesso SA e EPE"

Sucessos PPP

Clique aqui para um "Sucesso PPP"

quinta-feira, setembro 08, 2011

Medidas Paulo Macedo

"As pílulas e as vacinas contra o cancro do colo do útero, hepatite B e contra a estirpe do tipo B do vírus da gripe que, embora integrem o Programa Nacional de Vacinação, são vendidas em farmácia vão deixar nestes casos de ser comparticipadas pelo Estado" link

... mas continuam a ser gratuitas nos Centro de Saúde, onde os utentes vão poder continuar a ser vacinados e aconselhados por Enfermeiros. Independentemente da medida em questão, é importante que a política de saúde se paute por uma linha condutora, com profissionais de referência.
É pena que esta acção decorra apenas sob a égide da poupança económica no que ao medicamento diz respeito, todavia segue um rumo correcto no que diz respeito à gestão primária da saúde: a inserção da dispensa e administração de fármacos numa lógica integrada num contexto de saúde global, e não em farmácias, por dispenseiros, em actos avulsos, dessíncronos de uma rede de prestação de cuidados e ao sabor da maré de uma indústria que interessa vender e lucrar.

Afinal...

video

Dinamizar o Sistema de Saúde


"Enfermeiros obstetras pedem (ver petição) à Assembleia da República para lhes conceder real autonomia" link

"Ordem dos Enfermeiros dá contributos para reduzir taxa de cesarianas" link

quarta-feira, setembro 07, 2011

Instituto Português do Sangue: a Ordem que temos!

Caro Doutor Enfermeiro,

chamo a sua atenção para a grave situação que se está a passar no Instituto Português do Sangue. O Director do Serviço está a obrigar (!?) os Enfermeiros a dar formação a técnicos para que estes passem a colher sangue, com os riscos que tal acarreta.

Foi pedida a intervenção da Ordem para dar parecer sobre o assunto e decorridos que estão quase dois meses ainda não se pronunciaram. Inclusivé um tal Enf. Deodato referiu que ainda vai demorar mais um mês. 

Pela gravidade da situação seria bom alertar quem de direito, leia-se dadores, para o risco que vão correr, e já que não temos uma Ordem que se pronuncie a ver se há algum sindicato que se debruce sobre esta barbaridade!

terça-feira, setembro 06, 2011

SNS


Nurses "should conduct genetic tests"


"Training hospital nurses to carry out genetic testing and take family histories from cancer patients can reduce referrals to specialist genetic services by up to 75%, according to an expert pioneering the idea.

Dr Paul Brennan, clinical director of the Northern Genetics Service based at Newcastle upon Tyne Hospitals NHS Foundation Trust, is leading work to assess the impact of training nurses in “pre-genetics triage” for patients concerned about the genetic risk of cancer, cardiac or endocrine disease." link

O sector?!?

"Governo proíbe licenças sem vencimento na Saúde" link


Há quem peça licença sem vencimento por razões académicas, para integrar missões humanitárias, questões de índole familiar ou até por motivos profissionais perfeitamente legítimos (e vantajosos para ambas as partes). 
Se há uma classe que não prevarica neste domínio são os Enfermeiros! 
Com esta medida reduz-se a flexibilidade de oportunidades e intenções (lídimas) de investimento pessoal e profissional! 

Duvido - cada vez mais! - que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses seja um sindicato dos Enfermeiros!

segunda-feira, setembro 05, 2011

O meu trisavô já dizia isso!


"Indústria farmacêutica não quer curar pessoas, diz prémio Nobel" link
.
"O Prémio Nobel de Química 2009, o norte-americano Thomas Steitz, denunciou esta sexta-feira o facto de que os laboratórios farmacêuticos (...) "não querem que o povo se cure"."
.
Ainda há ingénuos em pleno Séc. XXI?

www.enfermagemprimeiro.com - Obrigado!


sábado, setembro 03, 2011

Resumo da entrevista do Ministro da Saúde à TVI

.
Saúde = Médicos. Reorganizar = cortar. Ponto final.

sexta-feira, setembro 02, 2011

Banalização em formato descartável...

"Enfermeiros despedidos por mail" link link link
.
E-S-C-A-N-D-A-L-O-S-O!!

quinta-feira, setembro 01, 2011

Last and final call...

Ninguém ousou reclamar os 1000 euros que ofereci (ainda estão a tempo) - apenas um colega por sms (mas sem argumentos).
Não há ninguém do sindicato soviético que os queira reclamar? Pena. É que como esses contabilizam tudo à escala de largos e gordos milhares, pensei...
Então na próximas horas passo a explicar como é que Portugal tem mais Enfermeiros (por mil habitantes) que a Noruega (que apresenta o rácio mais elevado do mundo!)

Depois segue o prometido (reentré setembrina): entrevista ao Dr. Manuel Pizarro (Ex- Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do Ministério da Saúde) e ao Dr. Luís Cunha Ribeiro (personalidade - gigante! - incontornável no pré-hospitalar em Portugal e ex-Presidente do INEM).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!