quinta-feira, dezembro 29, 2016

Incompreensível!!!

Porque é que sistematicamente se ouvem notícias de que o SNS está "entupido"? (ex. "gripes entopem urgências")
Porque afunila tudo em torno de um profissional: o Médico. Há que descentrar e empoderar outras classes, como os Enfermeiros.

¿Por qué no te callas, Zé?

(Clicar na imagem para ampliar e ler)
.
O Bastonário  da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, podia espreitar como reagem as pessoas aos seus comentários sobre a Linha Saúde 24: ninguém concorda com ele. 
Deixo alguns comentários retirados da notícia veiculada pela SIC. 
O Director-Geral da DGS, Francisco George, já veio a público apoiar a grande utilidade e pertinência da linha e acrescentar que, apesar as afirmações, do bastonário da OM não "gostar" do serviço, o mesmo será aumentado com mais valências, como por exemplo o follow-up de doentes submetidos a cirurgias.
.
Na cena surge agora, três meses depois da polémica surgir, a reboque da pressão exercida, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com uma pequena e frágil posição de apoio, desproporcional ao "ataque" desferido (feito em rádios, televisões e jornais), enquanto que a Ordem dos Enfermeiros emitiu um pequeno comunicado (quase neutro) na sua página do Facebook?!!
porque se lhá dá o braço, não implica que não se defenda os Enfermeiros! 

sábado, dezembro 24, 2016

Intervenções no sector privado precisam-se!

.
Há vida para além do negócio do plasma. Em termos práticos não tem repercussões para o benefício da profissão de Enfermagem!
O que era muitíssimo interessante e imprescindível era a Ordem intervir junto do Hospital de Braga (e similares), onde as dotações estão verdadeiramente decepadas e os Enfermeiros (e outros) exercem coarctados! Isso, sim, seria uma intervenção exemplar para todo o sector! Uma intervenção musculada e incisiva, associada à habitual propaganda mediática! Alguns dos grandes problemas da profissão vivem-se aqui, nas grandes instituições privadas, geridas pelos grandes grupos económicos!
Os Enfermeiros dessas instituições também pagam quotas e possuem o mesmo título profissional que os do sector público!!

Cheese!


Assim, de repente, numa leitura da espécie teste de Rorscharch, ocorrem-me as fotos do Mr. Donald Trump e esposa. Um braço dado submisso e ele de sorriso glorioso! 
Ele, que semanalmente critica negativamente os Enfermeiros na comunicação social (ainda recentemente acerca da irrelevância da linha Saúde 24... cuja operacionalidade é da responsabilidade dos Enfermeiros. 
Se fosse assegurada por Médicos... a história era outra: era a melhor iniciativa do nosso sistema de saúde!!!!!) Veja-se ali a elegância e sobriedade da Dra. Alexandra Bento (Ordem dos Nutricionistas). Enquanto uns andavam na praia... ela terminava o doutoramento com distinção!

Quatro tópicos rápidos.

1- Nota prévia: o blog Doutor Enfermeiro denunciou uma grave questão que concerne à realização de estágios profissionais de Enfermagem, para recém-licenciados, pela mão de um grupo privado de saúde (Trofa Saúde). A Ordem dos Enfermeiros reagiu através de um oficio dirigido ao Presidente do grupo. Continua a ser uma Ordem reactiva e não pró-activa!
.
2 - Ao contrário das evidências científicas acerca linhas telefónicas asseguradas por Enfermeiros, o Bastonário dos Médicos continua a sua abjecta saga de rebaixamento da Linha Saúde 24 (operada por Enfermeiros). Acho incrível (e estranho) o silêncio da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros na defesa dos colegas e dignidade da profissão!
.
3 - Por fim, ainda sobre a Linha Saúde 24: a jornalista procurou a reacção do seu coordenador, Enf. Sérgio Gomes, que acumula o cargo de Chief Nursing Officer (que desempenha um importante papel na Direcção Geral de Saúde)... mas o mesmo preferiu não comentar. 
 Importa dizer que o Enf. Sérgio Gomes já foi duas vezes candidato a Bastonário e é muito conhecido pela desesperante apatia e neutralidade na defesa da Enfermagem. Muito mais interessado em manter o seu cargo, o Enf. Sérgio Gomes procura sempre não melindrar ninguém, para que possa continuar a sua confortável viagem entre os pingos da chuva. Como sempre, perdem os Enfermeiros!
.
4 - O blog Doutor Enfermeiro continua a ser referido nas resenhas de imprensa da Ordem dos Enfermeiros. Obviamente, dito isto, vai deixar de ser (ou não). Veremos, assim, como está o barómetro democrático.

terça-feira, dezembro 06, 2016

Quotas da Ordem: da popularidade à desigualdade!


Imagem (fonte): Ordem dos Enfermeiros
.
À primeira vista, esta "novidade" da Ordem dos Enfermeiros pode parecer interessante... Vejamos: anunciam o desconto com o valor de uma quota mensal - 9 euros - se os Enfermeiros aderirem ao débito directo ou ao pagamento anual das quotas.
.
"É o cumprimento de mais uma promessa" - afirmam. Numa altura em que a classe se divide com tantas diferenças que fomentam a desunião (diferentes vencimentos, cargas horárias semanais, vínculos, etc.), eis que a Ordem introduz mais uma discrepância: a quota passa a ser de um valor para uns... e de outro valor... para outros!!
.
Isto contraria os estatutos que, de acordo com um princípio de igualdade, fixa um quota IGUAL para TODOS os Enfermeiros.
Esta medida levanta a dúvida sobre a necessidade de ser discutida e aprovada em Assembleia Geral (porque terá impacto orçamental).
Será, portanto, uma medida discricionária válida? A dúvida é legítima!
.
Em última análise, o desconto final é de apenas 75 cêntimos mensais (de facto a promessa da Ordem era a redução das quotas, mas não precisou quanto...). E fácil de perceber que o pagamento anual poupa dinheiro nos CTT (mas não me parece compensar a redução dos 9 euros/ano) e que o débito directo não tem inerentes as taxas do pagamento SIBS/MB.
.
Todavia, esta poupança não terá impacto um impacto real na vida dos Enfermeiros, mas favorece as divergências internas entre os membros da classe, que vêm mais uma diferença de quota, consoante o seu método de pagamento. Nem todos podem pagar as quotas anuais de uma só vez. Nem todos querem o desconto directo a sua instituição bancária.
.
A partir de Janeiro de 2017, pela primeira vez na sua história, os Enfermeiros pagarão diferentes valores de quotização!!
Na minha opinião honesta, preferia "doar" esses 75 cêntimos para uma Enfermagem melhor. Os problemas essenciais continuam todos iguais. É uma medida popular, mas que na sua essência não altera nada.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!