A melhor profissão do mundo: Enfermagem.
O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois, orgulhosamente, existe um título que os define e torna únicos: "Enfermeiro".
Páginas
▼
sexta-feira, junho 27, 2008
"Affirmans probat"!
"A Ordem dos Enfermeiros reuniu esta semana com o Governo para dizer que ou o Ministério da Saúde muda o modelo estatutário, ou então a instituição representativa dos Enfermeiros "assumirá publicamente o final da colaboração nas reformas"".
O importante é que a OE dá sinais de actividade no sentido da clarificação e da reafirmação dos Enfermeiros. Às vezes tem que se dar" um murro na mesa" quando o descaso é excessivo.
As coisas caminham no mau sentido. Quem entende de Cuidados de Enfermagem sao os Enfermeiros, se eles se puserem á margem do cuidar , imaginem o que será dos doentes.
Se nao for com a colaboraçao e o esforço de todos os Enfermeiros, nao esperem milagres com os tempos que correm, nem será o tal inicio da nova era. Todos na Concentraçáo em frente ao Ministério da Saúde dia 10 de Julho ás 11h, pela negociaçao da Carreira de Enfermagem que se aplique a todos os enfermeiros independente do vinculo. Os valentes que avancem. Até lá saude e boa disposição.
O que há de valente em participar numa concentração? O que pretendem consegue-se com boas práticas e influência politica, trabalhem nestes dois aspectos
Até parece que a Ordem tem vida própria para impor o que quer que seja. Se tivesse um estatuto mais ou menos como o que julgam ter e vêem outros demonstrá-lo, ainda podiam dar um ar de superioridade.Assim... Lá vem um conselheiro dizer "o que pretendem consegue-se com boas práticas e influência política, trabalhem nestes dois aspectos". Sábias palavras estas que tanto podem sair da boca de um médico dos bem sucedidos no amesquinhamento dos enfermeiros, como de um redutor desses que temos instalados no sistema. O que serão "boas práticas" para este conselheiro? E, já agora, o que serão "boas práticas" para outros? É fazer listas de espera e toneladas de cera, no SNS para tratar no out-SNS? Serão estas boas práticas que os enfermeiros devem copiar, para serem bem sucedidos? E por "influência política" deve entender-se ter a Presidente da MAG da Ordem como vereadora dos sem-abrigo, na Câmara Municipal de Lisboa? Ou a dar cobertura a campanhas de treino para presidente da república? Que bem fala este conselheiro. Lembra-nos o ricaço que, ao ser interpelado por um pedinte com estômago completamente vazio, pedindo uma esmolinha para comer (ainda não havia droga de esquina de rua)e o ricaço respondeu: não deves esforçar tanto o estômago, porque podes adoecer. Não se brinca com essas coisas. Como é bom rir do mal dos outros, quando se é sádico!
não faz mal, existem outro profissionais para o vosso lugar
ResponderEliminarOutros profissionais? Quais?
ResponderEliminarNós não nos estamos demitir.
BRANCO
O importante é que a OE dá sinais de actividade no sentido da clarificação e da reafirmação dos Enfermeiros. Às vezes tem que se dar" um murro na mesa" quando o descaso é excessivo.
ResponderEliminar" probatione non indigent manifesta"
Os enfermeiros bem querem subir nas hierarquia. Duvido que consigam alcançar o topo da pirâmide.
ResponderEliminarSe a bastonária "deixar de colaborar nas reformas" talvez o Sócrates desate às gargalhadas.
O país está em crise e vocês querem aumento?
Deixem-se disso. Aumento? Só se for de trabalho.
Atenciosamente,
O cirurgião da Naifa.
Espero que seja o inicio de uma nova era.
ResponderEliminarAs coisas caminham no mau sentido.
ResponderEliminarQuem entende de Cuidados de Enfermagem sao os Enfermeiros, se eles se puserem á margem do cuidar , imaginem o que será dos doentes.
Se nao for com a colaboraçao e o esforço de todos os Enfermeiros, nao esperem milagres com os tempos que correm, nem será o tal inicio da nova era.
Todos na Concentraçáo em frente ao Ministério da Saúde dia 10 de Julho ás 11h, pela negociaçao da Carreira de Enfermagem que se aplique a todos os enfermeiros independente do vinculo. Os valentes que avancem.
Até lá saude e boa disposição.
O que há de valente em participar numa concentração?
ResponderEliminarO que pretendem consegue-se com boas práticas e influência politica, trabalhem nestes dois aspectos
Até parece que a Ordem tem vida própria para impor o que quer que seja.
ResponderEliminarSe tivesse um estatuto mais ou menos como o que julgam ter e vêem outros demonstrá-lo, ainda podiam dar um ar de superioridade.Assim...
Lá vem um conselheiro dizer "o que pretendem consegue-se com boas práticas e influência política, trabalhem nestes dois aspectos".
Sábias palavras estas que tanto podem sair da boca de um médico dos bem sucedidos no amesquinhamento dos enfermeiros, como de um redutor desses que temos instalados no sistema.
O que serão "boas práticas" para este conselheiro?
E, já agora, o que serão "boas práticas" para outros?
É fazer listas de espera e toneladas de cera, no SNS para tratar no out-SNS?
Serão estas boas práticas que os enfermeiros devem copiar, para serem bem sucedidos?
E por "influência política" deve entender-se ter a Presidente da MAG da Ordem como vereadora dos sem-abrigo, na Câmara Municipal de Lisboa?
Ou a dar cobertura a campanhas de treino para presidente da república?
Que bem fala este conselheiro.
Lembra-nos o ricaço que, ao ser interpelado por um pedinte com estômago completamente vazio, pedindo uma esmolinha para comer (ainda não havia droga de esquina de rua)e o ricaço respondeu: não deves esforçar tanto o estômago, porque podes adoecer. Não se brinca com essas coisas.
Como é bom rir do mal dos outros, quando se é sádico!
"Os enfermeiros bem querem subir nas hierarquia. Duvido que consigam alcançar o topo da pirâmide."
ResponderEliminarO autor destas palavras é mesmo um batatola! Ou será "batatinha"?
Quando apareçe... brinda-nos com uma dose de esperteza saloia!!!
Deve ter o cólon ligado ao cérebro pois, de cada vez que pensa, sai M_RD_ da grossa!
MAD
Deviam era convidar os alunos de enfermagem, somos muitos e fazemos muito barulho quando estamos juntos.
ResponderEliminarComo ainda não pertencemos à Ordem, podíamos cantar uma músicas sem problemas.
Levamos é a cara pintada para o Aristóteles não nos marcar e mandar prender como no tempo da PIDE.
Levamos umas camisolas a dizer estudantes em letras grandes, com o símbolo da Universidade ou escola de enfermagem a que pertencemos.
Isso é que era uma Mega concentração....ainda por cima estamos quase todos a entrar em férias.