Páginas

domingo, agosto 03, 2008

Confidências de um Enfermeiro-Director...


Há algum tempo atrás, em conversa informal, o actual Enfermeiro-Director de uma grande instituição hospitalar - amigo e excelente profissional - confidenciou-me, com tristeza, algumas situações que vêm acontecendo e com as quais se depara cada vez com mais frequência. Conhecedor das minhas lides bloguísticas, foi peremptório quando lhe disse que, quando tivesse oportunidade, havia de transcrever aqui as suas palavras, para que todos os colegas soubessem o que passa por trás das portas de algumas direcções de Enfermagem. "Podes escrever à vontade" - disse.

Conversávamos nós, invariavelmente, sobre a actual situação dos Enfermeiros...
- "Há dias que nem quero passar pelo secretariado" - admitiu - "as pilhas de currículos que cá chegam todos os dias, matam-me mais rápido que o tabaco".

No seu jeito particular (quase nem pestaneja quando fala com alguém), continuou: "o pior é que no próximo ano nem vou conseguir admitir quase ninguém, só substituições de baixas e pouco mais"...

Perguntei, curioso, o que fazia com tantos currículos:
- "Estão amontoados no chão numa sala que era utilizada por um administrador"... e continuou: "agora, as bolsas de recrutamento abrem durante apenas dois ou três dias. É uma forma de não ter tanta gente a concorrer, senão estava mau... é impossível lidar com tanta gente, tanta papelada...".

Mas nem todos os problemas são apenas este:
- "Agora também tenho o problema das escolas "chicas-espertas". Não têm locais de estágio para todos e então encarregam os próprios alunos de se desenrascar sozinhos... chegam-me cá alunos de Enfermagem a pedir estágio!! Tenho tido muitos problemas com as escolas, estou farto de lhes dizer que esta questão é institucional e não pode ser levada a a cabo nestes termos..."

Por fim (no final de três ou quatro cigarros), acrescentou:
- "Agora, a administração pressiona-me mesmo muito. Antigamente, fazíamos tudo para segurar cá os Enfermeiros, para que se sentissem bem aqui. Cheguei a pagar a muitos mais horas extra do que salário-base, era assim que prendíamos o seu interesse... alguns entravam no quadro em 4 e 5 hospitais diferentes...como é que fazíamos? Acenávamos com horas extra [método de "contorno" para incrementar substancialmente o salário] e muitos telefonemas de persuasão... Agora? Se há algum problema discutido em reunião de conselho, dizem logo: "mande-os embora e meta cá outros." Se eu desse ouvidos a muita gente, já tinha renovado os Enfermeiros do "meu" hospital duas ou três vezes..."

29 comentários:

  1. Ainda se mantem em funções?

    Porque nao se demitiu, ou entao porque nao deu dois murros na mesa?

    ResponderEliminar
  2. porque provavelmente iria para o seu lugar alguém escolhido pela administração e ai em vez de renovar 2 a 3 vezes já tinha renovado 10 vezes os enfermeiros com a quantidade que ai há.

    ResponderEliminar
  3. Falta muito poder aos enfermeiros e vai sobrando graxa para alguns ...
    Se fosse um médico ...claro que se tinha demitido!!!

    ResponderEliminar
  4. Aqui está um bom exemplo de um mau enfermeiro director com "d".
    Desde que as administrações descobriram neste cargo o tampão, a rolha para suster a torrente de problemas de enfermagem, escolhem os que andaram atreinar com macacos que ao cairem à água deixam-se afundar. Bastava-lhes esbracejaremcomo faz um grande parte dos mamíferos, para chegarem a algum local sem se afundarem.
    Comece ó sr. director, por dizer às escolas que aconselhem os candidatos a não fazerem currículos que nem o sr. director, nem alguém mais lê. Poupa-lhes trabalho e dinheiro.
    Diga às escolas que finalista não tem currículo, mas carga horária e campos de estágio, logo uma A4 chega e sobra para dizer isso. assim já fica com a sala livre para armazenar a estupidez do CA que integra que deve ocupar bem mais espaço do que o currículo de recem-formados. Comece a sensibilizar candidatos e escolas para o currí8culo zero, que é o que eles têm, em termos de prática profissional. Seja honesto com os jovens enfermeiros.
    De seguida, se procurar lá bem no fundo do baú há-de encontrar um conjunto de carências e necessidades não preenchidas e que só o aumento do número de efectivos podem preencher para bem dos doentes/utentes e do bom nome da instituição através de gestores capazes e de qualidade crescente no que proporcionam.
    Depois reduza o ritmo e sobrecarga dos que estão em permanente prestação de cuidados mínimos, pesada herança do tempo em que não havia enfermeiros e que até tivemos de recorrer aos paramédicos, para suprir carências inadiáveis. Ponha-os a olhar para os problemas não solucionados nem sequer equacionados dos doentes e vai ver que encontra além do calmante cigarro, uns quantos lugares por preencher e que um bom enfermeiro (D)irector é capaz de justificar antes de ser demitido.
    Eis umas quantas sugestões para se libertar do pesadelo dos currículos, perfeitamente inúteis, que só agravam a desgraça de quem procura emprego e ainda, para reequacionara a problemática da escassez de enfermeiros, sempieterna, nas instituições. Ali nos cuidados primários o escandalo ainda é maior: há mais 500 médicos do que enfermeiros.
    Não é construindo espirais de fumo com cigarro após cigarro que se combatem os problemas que enunciou pela rama e mal, prova de que se deixa enrolar nas mesmas espirais, voando com elas.
    Pergunto-lhe directamente: quantas vezes já deu, sem pestanejar o seu aval para conceder hoário acrescido e exclusividade a mais um médcio, sem fazer um comentário, nem o sr. director nem o tal administrador, contribuindo de forma líquída para adquirir mais um subaproveitado desnecessário, dos muitos polidores de esquinas e que enxameiam os hospitais e centros de saúde sempre com a desculpa, que ninguém, além de uns poucos, contraria, de serem sempre poucos...
    Se não tiver ideias originais "copeie" as deles, porque sempre a melhor do que dar mais um triste espectáculo de pessoa errada no local errado.
    No temo em que os carros electricos de Lisboa andavam mais apinhados, certo lingrinhas ficou encostado ao traseiro duma peixeira, que, rispida interrogou:
    - que está a fazer?
    Atrapalhado com a pergunta inesperada, quase nem tinha voz para dizer:
    - não estou a fazer nada.
    Pronta a varina ripostou:
    - saia daí e ê o lugar a outro.
    Sempre é mais suave aliviar tanta tragédia com uma pontinha de humor.
    É mesmo trágico andarmos a lutar por termos um enfermeiro no cargo de director... para isto!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro doutor enfermeiro, mais uma vez faz confidencias de uma enfermeiro director (o outro era ex...) que quanto a mim são uma vergonha...

    "Cheguei a pagar a muitos mais horas extra do que salário-base, era assim que prendíamos o seu interesse...",

    é por os hospitais terem este tipo de enf. na direcção que chegamos a isto...

    "Acenávamos com horas extra e muitos telefonas de persuasão..."

    Isto é que é gestão? É isto que os enfermeiros querem?...

    Felizmente que ainda há muitos enfermeiros que preferem boas condições de trabalho a horas extras....

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que sei quem é!!! Pela descrição na falha... e a história bate certo!

    ResponderEliminar
  7. Com directores como este não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  8. Como esse enf director, tantos, todos ou quase todos por estas instituições de saúde fora.

    A do meu Centro hospitalar, trata os enf abaixo de cao.
    Sempre quis ser enfª directora.

    Como lá chegou a gente aqui sabe muito bem como foi.

    Estao nos cargos, para segurarem os poleiros deles, nao para defender os enfermeiros.

    ResponderEliminar
  9. E parabens meninf é disso mesmo que merecem houvir esses parasitas terriveis da enfermegem,(elites criadas dentro da propria class) e mas nao devia ser aqui no blog.Era serem enfermeiros de instiutuicoes diferentes, por causa das retaliaçoes, porque nao iam faltar.
    A tao e´que iriamos todos pro desemprego.

    Sao os que estao bem com a politica.
    E há cada aberração.
    Que a nova carreira nos traga melhores profissionais para estes postos de trabalho.

    Senao continuamos fritos com estes iluminados todos.

    Que Santa Rita de Cássia nos acuda.

    ResponderEliminar
  10. Dando o meu contributo em relação a este caso em particular: por vezes as circunstâncias dobram o inflexível...

    ResponderEliminar
  11. A história dos currículos duma sala de arquivo, ocupada por um ex-administrador é bem conhecida...
    conta-se que estão em carrinhos semelhantes aos do supermercado...

    Mas deixem-me dizer, que esse enf-director paga tudo conforme manda a lei, horas extra, indeminizações de interrupação, tudo....

    ResponderEliminar
  12. Continuando o comentário anterior, o que o dr. enfermeiro diz não é novidade por aqui, só nunca tinhamos ouvido as palavras directamente da sua boca...
    no fim deste ano, em princípio já não é enfermeiro director!

    ResponderEliminar
  13. *A ANEDOTA em que se transformou o nosso País:*

    -Na escola um professor é agredido por um aluno. O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira está dependente da nota que dá ao seu aluno.*

    -Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de toda uma vida do trabalho

    -Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.
    -O Estado que queria gastar 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto da Ota recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.*

    *-Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.*

    -Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.*

    -*Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais.*

    -Um polícia bate num negro é uma atitude racista, um bando de negros mata 3 polícias, não estão inseridos na sociedade. *

    *- O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados, no Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts, nem tem local para lavarmãos.

    *- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

    *- O ministério do ambiente incentiva o uso de meios alternativos ao combustível, no edifício do ministério do ambiente não há estacionamento para bicicletas, nem se sabe de nenhum ministro que utiliza a bicicleta.*
    *- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas como entra droga nas prisões?*

    *- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por faxe e é engenheiro. *

    *- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal, um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga é violência doméstica.
    *- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já estas a pagar juros. *
    *- Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.*
    *- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos pões a trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil, se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas 8 horas por dia ou mais a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe. *
    *-Paguei 0.50€ por uma seringa na farmacia para dar um medicamento ao meu filho, mas se fosse drogado, não pagava nada*

    É assim, está tudo dito!!!



    Está tudo dito?


    MC - "back´s"

    ResponderEliminar
  14. Dá que pensar a sua anedota colega MC.

    ResponderEliminar
  15. Ora aí está um resumo de como vai mesmo o país....

    De qq forma devo dizer que este director é como tts outros...

    A enfermagem perdeu poder, pode voltar a ganhá-lo, mas tem de começar nas suas funções mais básicas...

    O empenho de todos e a ajuda dos média pode ser de grd valor para o crescimento da classe...

    O mediatismo demite ministros, mas tb mantem urgencias, muda comportamentos e motiva rapidez em processos que tinham espera de 3 anos....

    Por isso, aceitem ser entrevistados, publiquem estudos, promovam a enfermagem...

    Não voltem a votar numa OE na qual não existe motivação para levar bem alto o prestígio de ser enfermeiro...

    Não critiquem ou sensurem os outros por terem melhores salários, melhores condiçoes de trabalho, aprendam com esses!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Porque é que acham que os enfermeiros directores já não são eleitos?

    ResponderEliminar
  17. Doutor Enfermeiro Promova uma greve por tempo indeterminado? O Senhor com a sua força e influência de certeza que consegue... Vamos resolver os nosso problemas de uma vez e para de nos lamentar...

    ResponderEliminar
  18. Pois e se são nomeados é para representarem a classe de enfermeiros e defende-los. Não é para governarem a vidinha deles.
    Se nao se acham competentes que abandonem o tacho.
    Por que isto é assim, mudam-se os tempos,mudam-se as politicas e as vontades.
    E ha cada um que Deus me livre.
    Ignorantes como burros.
    Só sabem olhar para o umbigo deles.

    ResponderEliminar
  19. Dantes eram eleitos por enfermeiros, agora são nomeados por quem?
    E vão defender quem?
    ...

    ResponderEliminar
  20. Os Enfermeiros têm sempre uma grande necessidade de arranjar uma cobaia para poderem bater. Talvez se denote aqui algum sentimento de pequenez.
    Alguns que agora enchem a boca para dar as soluções milagrosas, em tempos fizeram bem pior. Vendeu-se por muito menos. É só fachada, mas compreende-se é a idade.
    Bons sonhos!!!

    ResponderEliminar
  21. Se sao nomeados para lhe aumentarem o vencimento, é por isso que eles aceitam os cargos.
    Para que queremos enfºs directores, se é para servir o interesse do governo?

    Os 19 anos de divida de horas em atraso aos enfermeiros , quem sao os culpados? Os que deram o corpo ao manifesto?

    Claro se calhar os srs enfºs directores nem sabiam.

    Se nao reclamaram horario extraordinário , senao admitiram enfºs nas instituiçoes, que estao a fazer os directores nos Concelhos de Administração?

    Tenham dó.

    A governar a vida dos outros?

    Coitados, neste momento são eles as cobaias. Que pena.

    Vê-se.

    ResponderEliminar
  22. Penso que sei quem é????????
    Se não me engano foi este que abriu concurso para ele e seus comparças,Chefe e supervisor?????
    Se for verdade,foi a pessoa que mais fez mal á classe de enfermagem.

    ResponderEliminar
  23. Ao menif das 10:19 AM que grupo profissional mais reles! Alguma vez se viu a classe dos médicos vir para os blogs discutir merdanças...falar mal de directores? O patrão deste blog só pode ser um frustradão e se é enfermeiro então é de muito baixo nível, pois admite comentários de gente rameira e só sabem dizer mal dos enfermeiros, dos chefes e dos directores...por vezes penso que o sr responsável por este blog, passa a vida a ser criado dos médicos, ou então foi molestado por algum e como não consegue enfrentá-los, diz mal dos médicos e dos enfermeiros chefes e directores que quase sempre têm um bom relacionamento com estes...Decida-se...UM COLEGA ENVERGONHADO

    ResponderEliminar
  24. Aqui ninguém disse mal de ninguém. Não vejo o motivo de tanta vergonha...

    ResponderEliminar
  25. Quanta vergonha aqui espelhada.

    Tenham mas é vergonha nos serviços onde trabalham, enfrente os cornos do touro de frente , tenham sim é dignidade de serem optimos profissionais.

    ResponderEliminar
  26. APOIO INCONDICIONALMENTE UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

    Tal como já foi referido neste BLOGUE.

    ResponderEliminar
  27. Greve por tempo indeterminado só se forem os reformados.

    ResponderEliminar
  28. Ridículo...
    A enfermagem não é excepção neste caso particular de que fala, faz parte da regra, por isso não se façam de coitadinho por já não receberem horas extra, coisa que eu NUNCA recebi, nem eu, nem a maioria dos portugueses.

    Senhores directores como este não fazem falta...

    ResponderEliminar