Páginas

segunda-feira, outubro 17, 2016

O Bastonário dos Médicos adora os Enfermeiros!


.

Resumindo o artigo em palavras cruas: o Bastonário da Ordem dos Médicos sugere terminar com a linha Saúde 24!
.
Não entendam isto mal. A linha tem estatística favorável, tem outcomes, insere-se cada vez melhor na organização de saúde, mas... do outro lado da linha estão Enfermeiros. Percebam o Bastonário: se os agentes da linha S24 fossem Médicos, a linha seria uma iniciativa merecedora do Prémio Nobel, de pagamentos avultados e de utilidade irrefutável, mas, visto que são Enfermeiros, a linha serve apenas para orientar umas quantas "ranhocas, febrículas e outras dúvidas".
.
Tendo em linha de conta que as linhas de aconselhamento telefónico, nos sistemas de saúde desenvolvidos, são dotadas de Enfermeiros e oferecem serviços cada vez mais proponderantes e fundamentados em inúmeros estudos da saúde e custo-benefício, facilmente se compreende as intenção do do Bastonário José Manuel Silva: prurido corporativista.
.
Ainda há poucos dias, o Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos andava de braço dado (e em acordos) com a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros!!
Portanto, dessas "parcerias" temos os resultados à vista! Não sei se a Ordem dos Enfermeiros vai emitir uma forte posição perante isto, mas, no fundo, estamos perante mais um atentado ao bom nome, credibilidade e dignidade profissional dos Enfermeiros!!
.
Nesta Ordem dos afectos, parece-me que, mesmo assim, existe uma certa probabilidade em cobrir o homem de beijos e abraços.

35 comentários:

  1. É um ignóbil este homem...
    Tão bem caladinho que devia estar e fazia um grande favor à sociedade.
    Enquanto enfermeiro e enquanto utente, bem vejo a facilidade no acesso que os utentes têm à sua "EqF" e aos profissionais das suas Unidades (principalmente aos médicos de família)...
    E concordo que se fossem médicos a trabalhar na Linha Saúde o discurso do senhor seria certamente outro...
    É conforme convém o discurso...
    Haja paciência!

    ResponderEliminar
  2. LEIAM O ARTIGO DE OPINIÃO EM CAUSA E DEPOIS OPINEM.

    O Bastonário da OM no seu artigo de opinião até favorece os Enfermeiros, que estão nas EqF:

    "Em Portugal temos mais de 5000 equipas de família (EqF) nos cuidados de saúde primários (CSP), constituídas por médico(a) de família (MF), enfermeiro(a) de família, secretária(o) clínica(o) e outros profissionais de saúde.

    Mesmo considerando que em 2016 esta linha está a receber 2300 chamadas/dia, isto representa menos de um telefonema de dois em dois dias para cada EqF, ou seja, não tem qualquer expressão em termos de carga de trabalho."

    Ou seja são também os Enfermeiros que estão nestas equipas que estão a ser sub-aproveitados e que poderiam, in loco efectuar esta triagem.

    E como diz e bem, esta linha de saúde apenas evita o recurso ao SU de situações triviais: constipações e ranhocas.

    Por último, recomenda que a existir uma linha de saúde, esta deve ter custos menores do que os actuais ( não defende em nenhuma parte da opinião a substituição de Enfermeiros por Médicos) , que de facto não justificam a manutenção de um serviço nestes moldes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz e bem, que esta linha evita a ida aos SU's de muitas situações mais triviais, portanto cumpre muito bem a sua função!

      Eliminar
  3. E as outras 500000 situações? Também foram encaminhadas. A S24 tem protocolos de articulação com hospitais e meios de transporte. Se ligassem para uma unidade de saúde e de lá dissessem que deveria ir ao hospital, o que faria o utente, se estivesse sozinho e sem meio de transporte? Quem é que lhe enviava uma ambulância?

    E quantas situações urgentes que o utente não pensava ser urgente e não ligaria para o 112, foram apanhados pela S24?

    Até parece que para os os 500000 telefonemas, não houve enfermeiros a atender e a dar o devido encaminhamento...

    Contas de merceeiro, como dizia o outro.

    ResponderEliminar
  4. Oh god, mais um post sobre médicos...

    Tira medicina de uma vez, homem, e acabas já com essas frustrações.

    ResponderEliminar
  5. Como estão enganados!
    Acham que não é manobra da ARC?
    Mais vale tarde do nunca! Não foi esta senhora que teve problemas com a linha 24?
    Agora usa o bastonário e fica-se a rir!

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo conhecido jc tem dores no ... cotovelo?

    ResponderEliminar
  7. O bastonário quer acabar com um serviço providenciado essencialmente por enfermeiros, desprestigiados e rebaixados ao nível de um telefonista de call center e isto ofende a credibilidade e a dignidade dos enfermeiros, como?

    ResponderEliminar
  8. Ah já percebi, ofende os enfermeiros porque NEM para telefonistas servem, ok, got it!

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa é certa:
    Os médicos nunca iriam aceitar o papel de telefonistas, tal como os enfermeiros aceitaram na Saude24

    ResponderEliminar
  10. Este Bastonário da Ordem dos Médicos é um repugnante, mas pelos vistos, também andam uns da sua laia por estas bandas, claro está, na maledicência evidenciando a cobiça pela execução do atendimento na saúde 24. Mas admito, invejo os médicos, se da classe deles fizesse parte, ganharia bem mais e mais uns incentivozinhos.

    ResponderEliminar
  11. O que mais há são médicos dos seguros privados a atenderem telefonemas: o atendimento médico telefónico é oferecido em muitos planos de saúde.

    Ser telefonista até é bom, desde que se ganhe uns trocos!!!

    ResponderEliminar
  12. Comparar o atendimento que os enfermeiros fazem na Linha de Saúde 24 ao que fazem os telefonistas é de uma ignorância, que de tão estúpida nem tem classificação... (e com o devido respeito pelos telefonistas).

    O(s) anónimo(s) que fez(fizeram) uma série de comentários atrás são certamente umas abéculas sem neurónios ou ressabiados, de outra forma não se compreenderão as infelizes palavras.


    Talvez um dia quando precisarem de um enfermeiro, fiquem a saber para que servem... E só lamento que entre tanta "coragem" para dizer tais barbaridades, não se tenham identificado...

    Por último, sobre o comentário "Os médicos nunca iriam aceitar o papel de telefonistas, tal como os enfermeiros aceitaram na Saude24" --- Felizmente que assim é! Para bem dos utentes e de todos!

    ResponderEliminar
  13. Insultos, ataques ad hominem e ameaças do tipo "um dia vais precisar de nós!" são a única arma de arremesso que os enfermeiros possuem quando confrontados com a verdade. E responder de forma argumentativa, lógica e coerente? Não, claro que não. O bastonário dos médicos é um idiota, um parolo, um monte de excremento com olhos, mas refutar a posição dele com argumentos coerentes é que não. Mudem de disco, pá.

    ResponderEliminar
  14. O único argumento que os Enfermeiros dominam é o insulto rasteiro: são os médicos que são frustrados (sim, eu sou um bocado frustrado porque infelizmente ganho pouco mais que um Enfermeiro), ignorantes (de facto a Enfermagem é um grande poço de cultura, basta ver o elevado número de escritores, pensadores ou cientistas que ela gerou) , corruptos (confesso, aceito os tríplicos que os delegados de informação médica me dão e às vezes umas canetas), o bastonário deles é um imbecil ( aliás todos os restantes profissionais da saúde também o são para os Enfermeiros)...
    Mas ainda não disseram o mais importante: que os Enfermeiros na Saúde24 apenas se limitam a seguir algoritmos, que um telefonista bem treinado também seguiria com idêntico rigor.

    Essa é que é a grande verdade.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor é ignorante ou faz-se? Informe-se primeiro sobre o que realmente fazem os enfermeiros na S24 e depois opine.

      Eliminar
  15. E na triagem de manchester também não seguimos algoritmos! Fazemos pré-diagnósticos com as nossas capacidades diagnósticas altamente afinadas e afiadas e flaminadas, superiores a todos os médicos e cirurgiões e batatões! Informe-se primeiro sobre o que os enfermeiros na triagem fazem e depois opinem!

    ResponderEliminar

  16. >História clínica:
    "Fazemos pré-diagnósticos com as nossas capacidades diagnósticas altamente afinadas e afiadas e flaminadas, superiores a todos os médicos e cirurgiões e batatões"

    >Rx: Olanzapina 10mg por dia e vai ver que essas ideias desaparecem.

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  17. Enfia esse antidepressivo num sitio k ca sei medico de uma onça...

    ResponderEliminar
  18. "Enfia esse antidepressivo num sitio k ca sei medico de uma onça.."

    Só mesmo um enfermeiro para confundir um anti-psicotico com um antidepressivo! Provavelmente acha que é tudo o mesmo.Muito bom!

    ResponderEliminar
  19. Há aqui algum ou alguns colegas com uma enorme tendência para darem tiros nos próprios pés. A ofenda e a ameaça também não revela grande capacidade de argumentação perante algo facilmente defensável.

    ResponderEliminar
  20. Como utente acho lamentável este diálogo absurdo entre elementos das duas das classes profissionais mais importantes para o bem estar da humanidade. Tenham todos juízo...

    ResponderEliminar
  21. A Linha saúde 24 é muito mais global, pode triar, encaminhar , orientar utentes com e sem médico de família, seguidos no público ou no privado ... é uma resposta que não é passível de ser substituída totalmente pelas equipas de saúde dos CSP.

    Como ajudar a resolver o problema do congestionamento dos hospitais?

    Como enfermeiro dos CSP há mais de 25 anos e que trabalha quase exclusivamente na comunidade a nível da visitação domiciliária, constato que as necessidades de cuidados domiciliárias são enormes, muitos idosos são completamente abandonados, passando-se anos e anos sem nunca terem observação de técnicos de saúde. O médico no domicílio é uma miragem. Mas os cuidados de enfermagem são também incipientes por crónico deficit de recursos e por falta de estratégia e de existirem equipas orientadas especificamente para os cuidados domiciliários, falta cuidados de reabilitação, promoção da saúde / vigilância e acompanhamento, capacitação de cuidadores, cuidados paliativos, etc...É investindo aqui que se diminui fortemente a invasão das urgências hospitalares por idosos dependentes, que estariam bem melhor no seu domicilio, desde que devidamente acompanhados. A população no interior deste país é cada vez mais idosa e dependente...é novidade?

    Faço o que posso e utilizo quase sempre o meu telemóvel como se fosse de serviço, para além de muitas vezes o meu carro e muitas vezes sem receber nada em troca. Concluindo, não é com mais médicos de família e enfermeiros de família de gabinete que se vai diminuir drasticamente o acesso à urgência. É com equipas multidisciplinares especializadas (médicos, mas principalmente muitos enfermeiros - principalmente de reabilitação, terapeutas, psicólogos,assistentes sociais,auxiliares..) em acompanhar um enorme BOOM de idosos dependentes no domicilio, evitando o congestionamento dos hospitais, é apostar na RNCCI e continuar com a linha saúde 24. Assim talvez até as famigeradas infeções hospitalares (agora IACS) diminuam. Mas lá temos de atender aos interesses instalados!!!

    Enf num Centro de Saúde de uma vila esquecida lá para o Sul deste País (mas também podia ser no norte...)

    ResponderEliminar


  22. Se quiserem acabar com linha Saúde 24, não há que preocupar com as opiniões do bastonário dos médicos.

    Basta entregar ao SEP que rápidamente será desvalorizada / destruída tal como tem feito a tudo que é enfermagem e enfermeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cada comentário mais estúpido e sem lógica...

      Eliminar
  23. Concordo na íntegra com os dois últimos colegas

    ResponderEliminar
  24. http://www.dn.pt/portugal/interior/doentes-cronicos-aviam-receitas-na-farmacia-sem-ir-a-consultas-5046537.html

    Toma la e embrulha, farmaceuticos 1 enfermeiros 0.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu anormal qual a relação entre a notícia e o teu comentário estúpido? Quem prescreve é o médico. Onde os utentes adquirem os fármacos sujeitos a receita médica é e sempre foi na farmácia. O quê que uma coisa e outra e o conteúdo da notícia têm a ver com os enfermeiros?!
      A única coisa que me sobressai mesmo da notícia é o facto de as farmácias querem "comer" o dinheiro aos utentes...
      "O Ministério da Saúde não soube esclarecer, no entanto, se nestes casos vai deixar de ser cobrada taxa moderadora ou, eventualmente, ser transferido este custo para as farmácias, que o poderiam cobrar como ato farmacêutico."

      Ou seja,vão fazer aquilo que sempre fizeram e que é o que sabem fazer melhor: aviar receitas. Mas vão comer os euros ao pessoal... Enfim.

      Eliminar
  25. Notícia requentada de Fevereiro; mas é sempre o médico que prescreve, a vantagem é o doente não precisar de levantar as receitas no centro de saúde...

    ResponderEliminar
  26. Seu idiota (e por acaso até sou teu colega), o doutor enfermeiro dizia que queria que os enfermeiros renovassem receitas. Ptt se eu sou estupido tambem ele é.

    ResponderEliminar
  27. O "douto ignorante enfermeiro" não se conformou de tal ordem com a "tozada" que levou do bastonários dos médicos nas suas regurgitações facebookianas, que tenta a todo o custo e em vão, descredibilizar a opinião de um homem que demonstrou em inúmeras linhas de texto, ser intelectualmente muito superior ao(s) escritor(s) deste blog.
    Mas não te preocupes, as eleições estão aí à porta, vais ter muitas oportunidades de ser arrasado por um novo bastonário.

    ResponderEliminar
  28. Post sim, post não, deste blog de enfermagem é dedicado exclusivamente aos médicos! Que orgulho!

    ResponderEliminar
  29. Coitadinho do enfemeiuinho, ta a fazer birrinha poque o xotor médico dixe que os enfemeiuos da saude 24 euam mais uteis no cento de xaudinha? Ponto, nao xóa mais bébé já paxou...

    ResponderEliminar
  30. Seria melhor o Bastonário da OM preocupar-se sobre as centenas de atestados passados em branco para as escolas de condução ... quantos acidentes mortais podem estar em causa por esse crime !!!!

    ResponderEliminar