O Ministério da Saúde (MS) contactou os Enfermeiros e revelou que prevê apresentar a sua contraproposta de princípios de carreira de Enfermagem, eventualmente, no final da próxima semana, ficando no ar a possibilidade - caso exista condições - de ainda este mês apresentar soluções relativamente à resolução da precariedade e admissão de mais Enfermeiros.
Para além disto, o MS entregou à Ordem dos Enfermeiros (OE) "um documento cujos termos são atentatórios da dignidade da profissão e absolutamente incongruentes com os fundamentos legais e científicos que a regem", mostrando-se renitente na aprovação da alteração estatutária necessária para a implementação do Modelo de Desenvolvimento Profissional.
A OE emitiu, hoje, uma press-release onde comunica a decisão em "solicitar uma audiência urgente à Srª. Ministra da Saúde, Drª. Ana Jorge, tendo por base os desenvolvimentos recentes".
.
Dificuldades avizinham-se. União precisa-se.
Penso que a união terá que ser demonstrada dia 10 de julho com a ida dos enfermeiros de todo o país a Lisboa.
ResponderEliminarPropunha já agora uma união de blogs e sites para transmitir a mensagem aos colegas.
Os enfermeiros que continuem na pasmaceira em que se encontram e continuem a atirar pedradas ao SEP e á ORDEM.
ResponderEliminarDepois que se queixem que estao mal.
Todos juntos venceremos.Para iniciar todos UNIDOS dia 10 de JUlho á 11 frente ao Ministério da Saúde.
Para além da manifestação deveria ter sido convocada uma greve nesse dia, já que muitos colegas estarão nos serviços não podendo contribuir na manifestação.
ResponderEliminarSaudações
Ou então poderiam ser colocadas faixas negras nas entradas das instituições...
ResponderEliminarSaudações
No dia 5 fomos 1000, dia 10/7 temos de ser 5000 ou mais.
ResponderEliminarcontactem as direcções regionais do SEP.Estas organizam transporte gratuito.
Todos juntos pela enfermagem!Tragam os vossos colegas, familires e amigos que estejam solidários com a causa.
Organizem-se nos serviços.
Mais informações em:
www.sep.org.pt
Esta notícia ainda vem dar mais motivos aos enfermeiros para lutarem nesta fase, em que estão em causa decisões que vão implicar com o nosso futuro, durante largos anos.
ResponderEliminarAquilo que se conseguir agora neste processo reivindicativo vai repercutir-se para todo o futuro da Enfermagem. É um momento demasiado importante, talvez o mais importante das nossas vidas de enfermeiros. Porque mudanças radicais fazem-se muito poucas. Assemelho esta mudança à que foi conseguida com o REPE e depois a OE. E essa foi uma luta demorada e dificil, mas conseguimos.
Nesta também VAMOS CONSEGUIR, é só estarmos todos convencidos disso e lutando todos juntos.
Para começar devíamos ter estado mais no dia 5 de Junho junto ao MS. Mas os que não estiveram têm agora essa oportunidade única de participar no dia 10 de Julho. Não fiquem a pensar "agora ainda não vou, talvez na próxima" porque pode não haver próxima. E para aqueles que nunca participaram em manifestações digo-vos que é uma sensação única, estarmos junto com muitos outros colegas a contestar aquilo que os políticos têm destinado para uma profissão tão digna como a nossa.
Não vamos deixar nas mãos de alguns o futuro de todos...
"Para além da manifestação deveria ter sido convocada uma greve nesse dia, já que muitos colegas estarão nos serviços não podendo contribuir na manifestação."
ResponderEliminarFaço minhas as palavras deste colega. É nesta situação que me encontro e, neste caso, não poderei ir, com muita pena!
MaD
O último colega trabalha só de manhãs e não pode trocar? Só estes colegas que estão de manhã no dia é que não podem ir. Todos os que fazem noite ou vão fazer tarde podem estar presentes (dependendo se estão a mais de 4 horas de distância). Mas como sabemos há sempre outros que não se disponibilizam para manifestações, portanto sempre que possivel podem trocar...
ResponderEliminarSindicatos Unidos, jamais poderão ser vencidos!
ResponderEliminarEnfermeiros Unidos, jamais serão enganados!
Falta um Maestro para Orquestrar!
O Maestro até poderia ser o Doutor Enfermeiro...
ResponderEliminarFaço votos para que a Ministra não se deixe enganar pelos enfermeiros. Não falta quem queria mandar nos Hospitais e afins...
Tenho impressão que esta foto foi tirada no HST-Viseu. Verdade?
Saudações cirúrgicas,
O cirurgião da naifa
"Tenho impressão que esta foto foi tirada no HST-Viseu. Verdade?"
ResponderEliminarNah. Parece-me um Hospital de Lisboa...
Mas deve ter sido uma foto aleatória....
Ó guru, onde anda a foto?
ResponderEliminarConcordo, união precisa-se.
ResponderEliminarÉ pena só o SEP e a Ordem estarem envolvidos na defesa dos direitos dos Enfermeiros. Onde param os outros Sindicatos? Estão habituados a nunca fazerem nada, temos de mudar isto!!!
ResponderEliminarEstou com a manifestação de 10/7!!!
ResponderEliminarA união é crucial neste momento!!
Vamos todos à manifestação, lutar pela dignidade da nossa profissão!
FILIPE
Cuidado com a NAIFADA no doente , se nao ainda vai ás malvas.Pensantes pelas unhas dos pés.
ResponderEliminarQuando muita gente aqui no blog se manifestou muito satisfeito pela saída do ex. Ministro Correia de Campos ( se calhar o único gestor em Portugal a perceber realmente de gestão na saúde ), eu escrevi também que ainda haviamos, nós os enfermeiros, de ter saudades do Correia de Campos. E também por outra razão : NUNCA nenhum ministro da ´saúde, médico(a) foi minimamente aceitável para a enfermagem... Infelizmente, tinha razão !!!
ResponderEliminarAo anónimo das 11.52 :
ResponderEliminarEntão o meu amigo não sabe que os outros sindicatos, principalmente o SEN não pode entrar nestas "coisa" porque anda muito ocupado com as eleições ??? Alías, azar dos Tàvoras, o intocável AZEVEDO desta vez tem adversário, que até há bem pouco tempo era tão amigoooo....!!!! A coisa está a ficar preta !!!!
Já é tempo desse jarreta calcar as pantufas e beber o seu chazinho atras da lareira.
ResponderEliminarEstá muito complicada.Andam todos a gastar os trunfos que tem por onde podem.
Mas que o CABRA devia sair, ai isso devia. Só está bem na confusao , ludibriar e a mamar os enfermeiros
Ao saudosistadas 10:24
ResponderEliminarPara continuar com a matança?
Deixa-lo estar onde nao faça mal nem aos passarinhos.
Ao anónimo das 10.38:
ResponderEliminarConcordo consigo. Tive a informação de que essas eleições já deveriam ter acontecido, mas como aquele senhor está agarrado à cadeira ...
Em relação à manif podem contar comigo na primeira fila.
Estou de acordo que realmente não podemos deixar passar esta negoçiação em vão tal como querem. Somos uma classe dignificada e conseguimos respeito pela nossa carreira que no momento querem destruir. NÃO VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER. SE A GREVE DIA 10 FOR AVANTE E SE PUDER LÁ ESTAREI A LUTAR PORQUE GOSTO DE SER ENFERMEIRA E NÃO ADMITO QUE BRINQUEM CONNOSCO.
ResponderEliminar