domingo, março 20, 2005

Enfermeiros e Médicos com tecnologia de ponta!

“Trabalho de equipa é o segredo do sucesso”

A investigação no âmbito das comunicações sem fios e do e-learning feita no seio do Departamento de Electromecânica e Faculdade de Ciências da Saúde chama-se SAMURAI.


Por Daniel Sousa e Silva




Quase todos os elementos da equipa

O projecto SAMURAI – Serviços e Aplicações Multimédia em Ambiente Hospitalar, Universitário e Urbano, em desenvolvimento na UBI, está a mostrar trabalho realizado.
Fernando Velez, um dos responsáveis do projecto, explica que se quis “criar um pequeno centro de investigação, em colaboração com o Departamento de Informática, no âmbito das comunicações móveis”.
A UBI, através do Departamento de Electromecânica e da Faculdade de Ciências da Saúde, é a promotora do projecto, tendo como parceiros o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) e a Portugal Telecom Inovação.
Os principais objectivos do SAMURAI consistem em criar e desenvolver aplicações multimédia móveis e sem fios adequados para a realização de tele-trabalho, e-learning e tele-medicina em ambiente universitário e hospitalar.
O número de pessoas envolvidas no projecto situa-se entre as 20 e as 30. “Como se trata de um projecto aberto há pessoas que estão, em dados momentos, mais ligadas e depois mais afastadas”, conta Fernando Velez.
O desenvolvimento do portal universitário de ensino é um dos principais alvos do projecto. A plataforma de e-learning pretende disponibilizar, como conta Anna Guerman, responsável por esta parte específica do SAMURAI, “produtos de ensino adaptados, com rigor, à especificidade de cada disciplina, os quais respeitem as diferenças e os ritmos de aprendizagem de cada aluno”.
O portal vai disponibilizar material de apoio para utilização nas aulas, sebentas e sumários, a nível de conteúdos estáticos. Mas a sua grande inovação é “a existência de dinamismo” na utilização. Os exercícios acompanhados, consistem num conjunto de funcionalidades destinadas a uma metodologia on-line que permite ao aluno aprender os métodos de resolução de problemas recorrendo à ajuda de um “tutor virtual”. A elaboração deste tipo de conteúdos é mais vocacionado para disciplinas na área da matemática e engenharia.
A licenciatura de Medicina da UBI é um exemplo do emprego das investigações do projecto. O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, João Queiroz, reconhece a importância do SAMURAI para o modelo pedagógico implantado em Medicina, baseado nas novas tecnologias e numa intranet com conteúdos de aprendizagem.
“Quanto mais se optimizar a plataforma existente, em termos de interacção entre alunos e docentes e de aperfeiçoamento de formas de avaliação, mais proveitoso será para Medicina”, observa.



Os médicos vão utilizar, no futuro, um aparelho de dimensões reduzidas


Médicos com doentes no bolso

Em colaboração com o CHCB, a equipa do projecto SAMURAI tem estudo a possibilidade de uso de um PDA (terminal móvel de Internet), para apoio à prática médica, como a monitorização de doentes e administração de medicação.
A ideia é ter um controlo informático, através de uma técnica que consiste em atribuir um código de barras a cada doente, centralizando toda a informação da pessoa numa base de dados.
“Hoje a gestão da medicação é feita através de um sistema de monitorização manual, com uma maior possibilidade de ocorrência de erros”, lembra Fernando Velez.
Há um conjunto de aplicações que são já usadas no CHCB que podem ser incorporadas no sistema de monitorização informática, como, por exemplo, os resultados de exames podem ser inseridos na base de dados, “não havendo necessidade de se andar com papéis de um lado para outro e de o médico poder tomar conhecimento dos resultados a partir de qualquer terminal da base de dados.
O objectivo do Hospital da Covilhã é, com base numa rede sem fios, que está prestes a ser instalada, permitir que para além de cada médico ou enfermeiro ter disponível uma série de aplicações e recursos na sua secretária, conseguir também levar essas funcionalidades no bolso dentro da área da rede sem fios.
“A ideia é que na UBI as ideias sejam desenvolvidas e, depois, se faça a experiência no Hospital Pêro da Covilhã de aplicações específicas”, descreve.
Tiago Lages, estagiou na UBI, a propósito do projecto, e está agora a trabalhar no Hospital com o intuito de preparar a instalação do sistema sem fios na totalidade das instalações da unidade hospitalar.
As características físicas da estrutura do Hospital Pêro da Covilhã são, para Tiago Lages, “bastante heterogéneas”, aspecto que dificultou a esquematização da futura rede.
A utilização deste tipo de tecnologia está planeada para entrar em funcionamento no CHCB ainda durante este ano, mas necessita de aprovação prévia do Instituto de Gestão Informática.
“O desenvolvimento do projecto está dependente desta autorização, porque o investimento nas funcionalidades só será feito quando todos os problemas estiverem ultrapassados”, assegura Fernando Velez e, também, “para se beneficiar da existência de versões mais actuais e baratas e do know-how adquiridos no projecto”, adianta o investigador.





SEMENTE para o futuro
Novo projecto é vocacionado para o deenvolvimento do e-learning

Apesar do fim anunciado do SAMURAI em Novembro deste ano, a equipa já apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sociedade de Informação. O seu nome é SEMENTE – Sistemas e Métodos de Ensino usando Tecnologias da Informação Avançadas – e é mais virado para o desenvolvimento do e-learning. O SEMENTE “pretende tirar o máximo de proveito das tecnologias de informação disponíveis em resultados de projectos anteriores destes parceiros”, permitindo que as instituições ligadas ao ensino da Beira Interior “passem a oferecer um leque alargado de soluções de aprendizagem mais abrangente e completo, de forma a melhorar o nível de qualidade do ensino e da valorização pessoal e a combater as dificuldades e a exclusão das pessoas como necessidades especiais na comunidade escolar”. Numa fase posterior, vai-se procurar alcançar todos os graus de ensino e disponibilizar uma formação contínua e multidisciplinar ao público em geral, tendo como finalidade “a conciliação entre os métodos de ensino tradicionais e os novos métodos de formação por meios electrónicos, de forma a criar uma fusão entre ambos, atingindo-se como resultado uma plenitude de opções disponíveis para docentes e estudantes”. A proposta foi apresentada pela UBI, CHCB e Escola Secundária Campos Melo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!