domingo, novembro 06, 2005

Portugueses confiam nos Enfermeiros.

O estudo ‘Marcas de Confiança 2005’, desenvolvido a nível europeu para avaliar os níveis de confiança relativamente às instituições, profissões e marcas, revela que os políticos são aqueles em que os portugueses menos confiam. O estudo abrangeu em Portugal 1 355 leitores da ‘Readers Digest’, que responderam a um questionário postal, e foi realizado entre Setembro e Novembro de 2004. Na Europa o estudo representa cerca de cinco milhões de lares num total de 14 países.

O Governo é ainda a instituição que detém menos reconhecimento (18 por cento), ficando abaixo dos sindicatos, que no ano passado ocupavam o fim da lista.

Quanto às áreas de actuação do Governo, apenas a Assistência Social e a Saúde registam um nível de confiança de 15 por cento, o que traduz uma apreciação negativa da performance governativa.

A Educação, que em 2004 reuniu 21 por cento da confiança dos portugueses, caiu este ano para o fundo da tabela com 10 por cento, apenas acima do emprego, que teve 8 por cento. quanto a profissões, os portugueses confiam mais nos pilotos de aviação e nos bombeiros.

PILOTOS, BOMBEIROS E ENFERMEIROS

No que respeita a profissões, e de acordo com o estudo ‘Marcas de Confiança 2005’, os portugueses confiam sobretudo nos pilotos de aviação (92,4 por cento), bombeiros (92 por cento), farmacêuticos (88 por cento), enfermeiros (86 por cento) e médicos (80 por cento).

Os portugueses manifestaram ainda grande confiança nos agricultores (73 por cento) e manifestaram desagrado relativamente aos jornalistas (33 por cento) e funcionários da administração fiscal (22 por cento).

Paradoxalmente, a Rádio é, para os portugueses, o meio em que mais confiam (73 por cento), a Televisão registou uma subida dos níveis de confiança face ao ano passado, de 48 para 54 por cento, e a Imprensa de 38 para 42 por cento.

Os portugueses continuam também a confiar no casamento, apesar da ideia de que a instituição se encontra em crise na sociedade portuguesa, dado o elevado número de divórcios registados em Portugal.

in www.correiodamanha.pt

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!