sexta-feira, maio 19, 2006

A (R)evolução na Enfermagem!!


Chegado ao fim do II Congresso da Ordem dos Enfermeiros, foi interessante como alguns temas foram abordados, abrindo brechas para a revolução no nosso contexto profissional. E mantendo a Enfermagem a conotação de profissão de "evolução-foguete", devido ao rápido progresso nos últimos trinta anos até aos dias de hoje, sendo considerada até, segundo um artigo no Jornal Diário Económico (Paulo Kuteev Moreira), numa das cinco profissões mais prestigiadas do momento.
Eis alguns dos tópicos levantados, a meu ver importantíssimos para o desenvolvimento da Enfermagem Avançada (como alguém a conotou...):

"Uma das questões que foi levantada no decurso do primeiro painel – e que motivou um extenso debate entre os congressistas – foi a possibilidade de os enfermeiros passarem a prescrever determinados medicamentos, seguindo o exemplo dado pelo Reino Unido."

Excelente tópico! Eu concordo, depois de ministrarem um curso de farmacologia para prescrição por enfermeiros! Isto daria uma visibilidade à Enfermagem sem paralelo no decurso da história!!

"As competências profissionais dos enfermeiros, a centralidade dos cuidados prestados e o que se deve entender por prática de enfermagem avançada foram alguns dos temas que estiveram em destaque no segundo painel. Neste espaço foi igualmente apresentado o projecto que a Ordem dos Enfermeiros está a desenvolver sobre padrões de qualidade e centralidade de cuidados."

Competências dos enfermeiros! Mais actual não podia ser!

"O terceiro painel dedicou especial atenção à apresentação e discussão do modelo de desenvolvimento profissional e de certificação de competências preconizado pela OE. Rui Gonçalves, secretário-geral do Ministério da Saúde, explicou que «o Ministério reconhece a necessidade de um modelo que estabeleça um acesso regulado ao exercício profissional» e é por isso que tem estado a estudar esta questão com a Ordem dos Enfermeiros. Segundo o mesmo palestrante, esse modelo implica a existência de «um período de exercício tutelado», a «agregação das instituições formadoras e a certificação dos formadores», já para não falar na revisão dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros. De acordo como Dr. Rui Gonçalves, a proposta será apresentada pelo Ministério à Assembleia da República logo que possível. «Há muito trabalho a fazer e é importante que tenhamos condições para que esta seja uma parceria virtuosa»."

Concordo a 200%!

Vamos lá ver se das palavras passamos às acções!!

Comments:
Sábias palavras! Agora é importante que elas passem a actos.
Obrigado ao colega pela transimssão daquilo que se discutiu e concluíu no II Congresso da Ordem dos Enfermeiros.
Um abraço, Rui
 
Desejo o mesmo. Que se passe das palavras aos actos.
 
Mas os enfermeiros podem prescrever medicamentos e exames.
Basta tirarem um curso de medicina.
E dada a incompetência e os privilégios do mesmos profissionais (esses atrasados mentais sem mérito) até se aumentava a qualidade de serviços adicionando competências e plasticidade.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!