sexta-feira, junho 02, 2006

Acabou-se a paciência!!!!


Já chega de proclamar que há "falta de Enfermeiros"!!! Eis um texto retirado do site da Ordem dos Enfermeiros acerca do encontro que uma comitiva da Ordem (integrada também pela nossa bastonária) tem com o presidente da república, o Sr. Aníbal Cavaco Silva:

"Ordem alerta Presidente da República para problemas dos enfermeiros e do Sector da Saúde 1-06-06


Seis elementos do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros foram recebidos ontem, 31 de Maio, pelo Presidente da República. A delegação presidida pela Enf.ª Maria Augusta de Sousa , Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, apresentou cumprimentos ao novo Presidente da República e alertou o Prof. Cavaco Silva para a escassez de recursos humanos na Saúde, nomeadamente para o défice de enfermeiros.

Também foi sublinhada a necessidade do Serviço Nacional de Saúde garantir uma distribuição equitativa dos recursos de humanos disponíveis e chamou-se a atenção do Presidente para a instabilidade laboral que cada vez mais atinge jovens enfermeiros – e para as implicações que esse facto pode ter na qualidade dos serviços prestados.

A opinião da OE relativamente às mudanças curriculares motivadas pelo Processo de Bolonha, onde se defende que só o 2º Ciclo de Bolonha confere conhecimentos e competências equivalentes aos exigidos actualmente aos licenciados em Enfermagem, foi outro dos assuntos focados.

Para além da Enf.ª Maria Augusta de Sousa , a primeira audiência com o Prof. Cavaco Silva contou com a presença da Enf. Teresa Oliveira Marçal, Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Jacinto Oliveira , Vice-presidente da OE, Enf.ª Margarida Filipe , Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Norte, Enf. Nelson Guerra , Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul, e do Enf. Élvio de Jesus, Presidente do Conselho Directivo Regional da Região Autónoma da Madeira.
"

Haverá paciência para a velha história da falta de Enfermeiros??? Quando a Ordem abrir os olhos estamos pior que em Espanha (milhares e milhares de Enfermeiros no desemprego!)... Será que a Ordem quer tramar os Enfermeiros??? Não vejo as outras ordens profissionais a fazer este tipo de coisas aos seus membros.....

Comments:
Esta questão é complicada. A Ordem dos Enfermeiros provavelmente não quer dizer que há execesso de enfermeiros pois, desta forma, daria argumentos aos políticos para estes afirmarem que a dotação dos serviços está adequada e não são necessários mais enfermeiros.

O problema é que os rácios não são aumentados e realmente há cada vez mais enfermeiros com dificuldade em encontrar colocação e contratos justos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!