sexta-feira, outubro 06, 2006

Resposta do SEN ao administrador do CHVRPR!



Resposta do SEN ao administrador do CHVRPR no que concerne ao pedido de trânsferência de 15 Enfermeiros de uma equipa de 22!!!


"As transferências de 15 enfermeiros e as tentativas de as minimizar.

Mergulhando mais fundo nas causas das transferências ficamos estupefactos como é que um administrador Hospitalar com a experiência e necessários conhecimentos, como é o caso do Dr. Carlos Vaz pôde ter dito uma barbaridade, como a que se segue, ao “Notícias Vila Real”, p. 3 de 2006-10-04: «…ficaria mais preocupado se os médicos, que são quem trata os doentes directamente me pusessem problemas, é um serviço de excelência».



Como é que este Administrador, que anda há tantos anos a administrar hospitais, nunca conseguiu perceber qual o papel de cada interveniente na acção. Como seria bom que alguém lhe dissesse que aquilo que distingue uma unidade de cuidados intensivos (UCI) duma unidade normal é precisamente o número de Enfermeiros e não o de Médicos. Quem lhe disse que são os médicos quem trata os doentes directamente, se a aula foi a pagar, deve pedir a devolução do dinheiro, porque foi roubado; se a aula foi gratuita, não pode agradecer a quem lha deu.

Ó meu caro Dr. C. Vaz, aceite um conselho de um velho amigo: mude de área, porque a pensar dos Enfermeiros e dos serviços dessa forma, nunca mais se segura a produzir obra que se veja. Lembramos-lhe Coriolano Ferreira, fundador dos estudos de administração hospitalar, que dizia: “Administradores, se quiserdes ter sucesso tendes de saber captar os enfermeiros para o vosso lado”

É precisamente ao contrário do que disse, pois se há serviços, onde os Médicos são infinitamente menos importantes que os Enfermeiros, esses são as UCI,s. Ora os anos de experiência que detém não lhe permitem erro tão grosseiro, convenhamos, mesmo que para tentar, em vão, valorizar, mais do que o merecido, os Médicos; desdramatizar a transferência dos Enfermeiros a quem a qualidade dos cuidados, aí prestados, assim como a segurança, muito devem. Cá estamos para lho lembrar. Pensávamos que só havia um Zé Artur Paiva no HSJ, que, com a sua vaidade e parca inteligência, destruiu quer a UCI, quer o Serviço das Urgências. Afinal ele só queria ser Enfermeiro Chefe sem qualificação para isso. Se os Colegas lhe não ligam por que não armar em Chefe dos Enfermeiros!? O resultado está à vista: é mau e progressivamente mais arriscado.

Porém, não é caso único; Vila Real tem um Dr. Francisco Esteves, tal como o outro, armado em “experto”, subalternizando o papel dos Enfermeiros que desenvolvem uma actividade meritória de que, abusivamente, se apodera, sem lembrar os principais obreiros, ainda que em nota de rodapé.

Garantimos-lhe que a segurança dos doentes e a qualidade dos cuidados estão mesmo em causa. Desafiamo-lo a discutir isto com dados, que o Sr. Dr. Francisco Esteves, como o Dr. Vaz, desconhece, porque não é o principal interventor da UCI, desta ou doutra.

Sem Enfermeiros devidamente treinados não é possível garantir cuidados seguros e qualificados, nesta ou noutra UCI. Não basta ter um canudo de doutor licenciado; é preciso conhecer a área. O esforço daqueles que se afadigam a minimizar e desvalorizar o papel dos Enfermeiros na Saúde, torna-os grotescos e mais ignorantes, do que parecem. Esta é que é a verdadeira causa da problemática da UCI do CHVRPR. Se houvesse um pouco mais de respeito pelos conselhos e avisos dos Enfermeiros; se houvesse menos pesporrência e entono, da parte de Médicos, não tínhamos os níveis de infecção hospitalar tão altos e os da qualidade e segurança tão baixos. Mesmo que os Enfermeiros se esqueçam de o demonstrar, os doentes estão mais tempo nos hospitais por causa dos Cuidados de Enfermagem e não dos cuidados dos Médios; certo!?"



Fonte: www.sen.pt

Comments:
Que situação mais estranha.
E o administrador do Centro Hospitalar de Vila-Real Peso-da-Régua verbalizou coisas que julguei já serem impensáveis nos dias de hoje.
É triste.
 
Não conheço o autor desta transcrição mas é difícil ver tanta burrice junta... essa dos " médicos serem infinitamente menos importantes que os enfermeiros" nas UCI é no mínimo de RIR! Mesma dentro dos enfermeiros isto só vem reforçar que o dos intensivos (e dos SU) se acham os maiores. De uma vez por todas - o facto de fazerem o que vos mandam em determinadas situações não vos faz capaz de as entender... se houver dúvidas poderemos futuramente dar exemplos
 
Oh Sr. Anónimo, ninguém é mais ou menos importante, não se ligue a isso.
Acha que os enfermeiros fazem o que lhes mandam? Sim, quando a ordem é de um superior da sua hierarquia. Devia estar a referir-se é ao cumprimento (ou não!) da prescrição médica, que difere bastante de uma ordem ou mandamento. Assim até parece um iliterado a falar...
Já agora dê então exemplos, todos ganharemos com isso.
Informo-o que essa situação dos enfermeiros de UCI, SU e Bloco( não referiu estes, mas podem ser aqui agrupados) está a ficar ultrapassada, existindo uma progressivamente maior valorização dos enfermeiros que demonstrem competências no diagnóstico e intervenção autónoma de Enfermagem, independentemente do serviço em que trabalham.
Cumprimentos.
 
Nada mais correcto! A questão da maior importância foi citada do artigo...que suponho que seja dum enfermeiro! Caa um se valorizar dentro do seu ramo nada mais dignificante... quanto ao fazer o que lhes mandam de facto não é a expressão mais correcta de todo (e até porque algumas vezes as "prescrições" não são cumpridas) Cumprimentos!
 
Embora tardiamente não posso deixar de comentar ao passar por aqui! Plos vistos posso concluir que este Sr Doutor, o anonimos ali em cima, ainda é daqueles que prescreve atempadamente sem a pressão incomoda dos Enfermeiros!
Cumprimentos!
 
caros colegas.....é preciso uma Bastonária\o nova\o!!sangue novo para lutar,forçar e OBRIGAR...apenas para voltar ao que já "fomos e tivemos"senão de doutores...mais vale "VARREDORES" da maneira como isto vai....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!