quarta-feira, novembro 22, 2006

Dentistas também sofrem com o desemprego!



É sabido que os dentistas também sofrem actualmente as consequências e agruras do desemprego, facto que preocupa muito a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) (em contraste com a falta de preocupação da Ordem dos Enfermeiros). O desemprego e excesso de profissionais no mercado tem vindo a comprometer a actividade destes técnicos, assim como a qualidades do serviços que prestam (será que a nossa bastonária não devia ir falar com a OMD, para compreender que o excesso de profissionais e a banalização do ensino promove a falta de qualidade profissional e o aumento da precariedade e do emprego à tarefa, o que contraria os princípios da Enfermagem!!)!
Deixo aqui para lerem uma notícia retirada do site da OMD, para ler, reflectir, estabelecer um paralelo com a situação dos Enfermeiros e comentar.


"Concorrência desleal preocupa Ordem dos Médicos Dentistas

Bastonário afirma que “esta é uma situação degradante, que penaliza sobretudo os mais jovens sem alternativas em termos de exercício profissional”.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apresentou queixa à Autoridade da Concorrência contra algumas Seguradoras de Saúde por situações detectadas de prestação de cuidados, quer abaixo do custo quer gratuita.

A Ordem dos Médicos Dentistas defende um funcionamento livre e competitivo do mercado na área da saúde, mas, por outro lado, preserva de forma intransigente os interesses dos consumidores e dos prestadores de saúde na qualidade dos serviços e bens que são disponibilizados.

Algumas das situações encontradas referem-se a consultas, urgências, Rx, tartarectomias e extracções de dentes a título gratuito. A existência detectada, mais ou menos generalizada, de tratamentos que aos médicos dentistas são pagos muito abaixo dos custos mínimos necessários à sua execução, condiciona, desde logo, a prestação adequada de cuidados de saúde oral.

A saúde pública está, deste modo, afectada, uma vez que não se pode assegurar o rigor e a qualidade dos serviços prestados abaixo de custo ou gratuitos.

Orlando Monteiro da Silva, Bastonário da Ordem, afirma que “esta é uma situação degradante, que penaliza sobretudo os mais jovens sem alternativas em termos de exercício profissional”.

In SIC 1º Jornal - 15/09/2006
"


Fonte: www.omd.pt

Comments:
Parabéns pelo Blog, caro colega!

Aproveito para o convidar a visitar o meu e irei linka-lo aos sites a visitar!

http://enfermagemsu.blogspot.com/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!