terça-feira, novembro 28, 2006

Querem fechar serviços de urgência? (uma pequena história)




Dezoito horas e trinta minutos. Sou avisado que estava a chegar um utente em paragem cardio respitória. Dirigo-me em passos rápidos para a sala de reanimação.
Os enfermeiros estão avisados, os médicos também. Toda a gente calça luvas, prepara maca hidráulica, laringoscópio aberto, catéteres prontos, medicação fora das gavetas, holofotes da sala ligados...
Lá fora pela janela, é visível o bilho azul dos "pirilampos" das ambulâncias do pré-hospitalar a chegarem a alta velocidade. Os pacientes da sala de espera afastam-se para a entrada directa dos bombeiros.
Por mais vezes que se repita a situação, a taquicardia toma sempre conta de todos nós. Enfermeiros e médicos de coração aos pulos, níveis de adrenalina e cortisol no máximo. Ninguém sabe com que situação nos vamos confrontar.
Os bombeiros, visivelmente exaustos, vinham a realizar manobras de suporte básico de vida dentro da ambulância que tinha percorrido todo o trajecto em velocidades estonteantemente vertiginosas...
O paciente vinha totalmente cianosado, sem possibilidades de revertência da situação. Os bombeiros referem mais de 25 minutos de paragem cardio-respitarória. A família espera ansiosamente lá fora.

Holofotes são desligados, medicação recolhida, laringoscópio guardado, a equipa dispersa...

Declarado óbito.

Os bombeiros revoltados, cansados, frustrados, disseram que tinham tentado activar a VMER. Esta encontrava-se ocupada, não pôde responder ao apelo.
Mais uma vez, o desalento assolou toda a gente. Luvas descalçadas, olhos no chão, ninguém fala. Um silêncio gelado assolou a sala. Lágrimas disfarçadas reluzem nos olhos de um dos bombeiros.

A família foi avisada.


Para quando:

- Mais VMER's?

- Enfermeiros nas ambulâncias do pré-hospitalar com cobertura legal para realizarem suporte vançado de vida sem a presença de um médico (muitos enfermeiros fazem-no para salvar vidas, infelizmente sem a lei do seu lado...)?




NÃO CONCORDO COM O FECHO DE ALGUNS SERVIÇOS DE URGÊNCIAS.!




Foto: vmeraveiro.blogspot.com

Comments:
Concordo consigo a 100%, mais uma vez.
Um abraço.
 
Obrigado, colega Rui, pelos seus comentários e apoio.
Outro abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!