sexta-feira, dezembro 08, 2006

A ignorância reflectida em comentários pouco felizes!!



No blog saudesa.blogspot.com, encontrei um artigo que versava acerca do desperdício corrente no nosso SNS. O autor do mesmo, resolveu dar sugestões para que esse desperdício fosse minimizado. Tudo isto a nível de várias dimensões, como por exemplo: fornecimentos e serviços, materiais, pessoal,etc... Foi precisamente neste último item que li o seguinte comentário ignorante:

"Pessoas( ...): ex.s: pode-se fazer [o mesmo] trabalho com a mesma disponibilidade e segurança com 2 enfermeiros e 2 AAM, do que com 3 enfermeiros e 1 AAM (...)"

PERANTE A PROBEZA DO COMENTÁRIO, ASSISM COMO A SUA LÓGICA VAZIA E DESCONHECEDORA, SENTI NECESSIDADE DE RESPONDER, ALERTANDO O AUTOR DO MESMO PARA A IGNORÂNCIA DA SUA SUGESTÃO. Então, o doutorenfermeiro.blogspot.com respondeu:

"O desperdício traduz-se em:

 (...) pode-se fazer [o mesmo] trabalho com a mesma disponibilidade e segurança com 2 enfermeiros e 2 AAM, do que com 3 enfermeiros e 1 AAM (...)


Mais não posso deixar de dizer que este tipo de raciocínio pertence à ignorância de quem de saúde nada compreende. Esta cognição opinativa é pouco lógica e paupérrima ao nível do conhecimento, reflectindo a escuridão interpretativa de muitas pessoas que gostam de alvitrar acerca do SNS (à semelhança dos "treinadores de bancada").
De facto, muitos desconhecem o que é a enfermagem, quem são os enfermeiros, ou o que fazem, e este desconhecimento acerca da maior classe profissional de saúde culmina neste tipo de comentários ignorantes.
Antes de emitir opiniões sobre algo ou alguém, é imprescendível saber sobre o que falamos, pois corremos o risco de cair neste tipo de embaraços.

A sugestão que este senhor dá, foi já há muito tempo "experimentada" e entretanto (há muito) abandonada no Reino unido, acabou por ser desastrosa.
Os níveis de mortalidade e morbilidade aumentaram de forma exponencial, a incidência e prevalência de todos os tipos de infecções aumentaram (incluíndo as nosocomiais), etc... Toda esta panóplia de acontecimentos teve repercussões a nível dos tempos médios de internamento, da quantidade de fármacos hospitalares usados (com enfoque nos antibióticos)... e por aí fora, numa lista infindável de consequências nefastas, fruto dessa simples "sugestão".
No final, voltou tudo a ser como era antes, pois todos os estudos revelaram e confirmaram o previsível aumento assustador de custos inerentes!!

Na nossa conjuntura, essa simples "sugestão" pode ser caótica e com sérias implicações a nível da qualidade dos cuidados e da segurança dos utentes. Aliás, foi a partir deste episódio (não apenas deste, mas também) que os enfermeiros ingleses começaram a prescrever fármacos, e segundo os relatórios mais recentes, com óptimos resultados. Ou sej,a houve uma aposta séria nos enfermeiros, com o intuito de rentabilizar os o NHS!

Em suma, esta aparente "poupança" com os recursos humanos por acarretar aumento de custos, insegurança, diminuição da qualidade e aumento das taxas de mortalidade e morbilidade. Além do mais, a sua proveniência é claramente de alguém alheio à realidade concreta do sector da saúde. Mais do que isso, é desconhecedor da própria saúde.



NO FUNDO É TRISTE VER COMO TANTA GENTE REVELA A SUA IGNORÂNCIA EM PÚBLICO. O DESCONHECIMENTO DEMONSTRADO PARA COM OS ENFERMEIROS E A ENFERMAGEM FOI DEMASIADO GRAVE PARA DEIXAR PASSAR EM BRANCO.

Comments:
Excelente resposta. A sugestões como esta responde-se assim, com factos e argumentação logicamente válida.
Um abraço.
 
Estando atento, consegue-se obter as melhores respostas. Muito bem, mas o trabalho é árduo.
 
Boas Festas!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!