segunda-feira, janeiro 29, 2007

Enfermeiros da linha "dó, dói, trim, trim": reconhecimentos da população!


Deixo-vos excertos de textos retirados da internet, que reflectem agradecimentos e reconhecimento do excelente trabalho realizado pelos Enfermeiros da linha "dói, dói, trim, trim". Antes de mais, deixo um esclarecimento para quem não souber, acerca desta linha do ministério da saúde.

"Nos últimos três anos, todos os dias, 24 horas por dia, uma equipa de enfermeiros está disponível na Linha "Dói, Dói, Trim, Trim" para analisar os sintomas que os mais pequenos apresentam e aconselhar os pais naquelas situações de alarme, através de um aconselhamento e orientação pediátricos. Com 600 a 650 chamadas diárias, é um serviço a que os pais recorrem com cada vez mais segurança e confiança."(...)"Do outro lado da linha estão 210 enfermeiros especializados em pediatria (com um mínimo de três anos de profissão e sujeitos a uma formação interna de dois meses), distribuídos por turnos durante 24 horas, sendo que nas alturas de maior afluência à linha poderão estar a trabalhar 50 profissionais no dois centros."(...)

Estes textos são escritos maioritariamente por mães e alguns pais:


"Já vos falei do "Trim Trim Dói Dói"? É um número de telefone (808.242.400) para o qual se liga quando só resta essa alternativa para se perceber a febre do bébe, ou a sua tosse, ou tudo ao mesmo tempo.

Há uns meses tive de recorrer a este serviço, por causa do rebento mais novo. Eram aí umas 2h00 da manhã. Atendeu-nos uma enfermeira muito simpática que ouviu o respirar da criança pelo telefone. E a tosse. E que fez inúmeras perguntas de pré-diagnóstico. E nos perguntou pela febre (imensa). E que nos recomendeu que fossemos às urgências pediátricas mais próximas, até dizendo quais eram.

Lá fomos. Quando chegamos já lá estava um fax do Trim Trim Dói Dói a explicar o estado da criança, o nome, etc. Atenderam-nos em pouco tempo (não havia muita gente à espera). Mas aquele pré-diagnóstico fez poupar algum tempo. Foi muito útil. E a calma da senhora que nos atendeu foi, ela própria, uma grande ajuda.

O Trim Trim Dói Dói é um serviço do Estado. Por isso pergunto: com serviços estatais a funcionarem assim, como querem que os seguros de saúde privados funcionem? Isto não há direito! Só neste país!"


Fonte: http://gloriafacil.blogspot.com/2003/10/abaixo-o-estado.html



".. assim estamos, mãe e filha. Eu com uma constipação que tinha de vir agora, logo agora que estou quase a ir trabalhar. E como se não bastásse e é o que mais me preocupa, a minha filhota começou hoje com uma tosse manhosa. Tirei-lhe a temperatura e tinha 38º.. ligámos prá Saúde 24 (Dói-dói, trim-trim) e lá nos aconselharam várias coisas. Em principio nada de sustos, pus-lhe um Ben-u-ron, fizémos vapores e umas horitas mais tarde ela já não estava tão quente. Continua bem-disposta, come bem, não perdeu a genica.. vamos ver como evolui isto. Só quero que passe depressa. :("

Fonte: http://a-mariana.blogspot.com/



"Claro que nem tudo são boas noticias, já telefonei para o Doi-Doi Trim-Trim porque de à 3 dias para cá a Matilde fez apenas 1 refeição de 150ml (ontem depois do banho), as restantes são de 90/110 ou até 60... Aconselharam-me a falar com a pediatra para ela sugerir novo suplemento, pois a Matilde deve ter enjoado este... e por isso choraminga... e por isso dorme mal!"

Fonte: http://reinabarriga.blog.com/2006/5/



"Pronto! - Pensámos nós - Mais uma otite! Mas estranhámos ele não ter febre...
Ainda liguei para a linha de saúde infantil Dói Dói Trim Trim (são uma grande ajuda para quando não sabemos muito bem o que fazer: 800 24 24 00). Como ele tem andado constipadito, o enfermeiro que me atendeu explicou-me que há um canal que vai do nariz ao ouvido (ou vice-versa) e que pode ficar entupido pelas secreções nasais provocando dor, portanto aconselhou-me a limpar-lhe o nariz com soro e ir verificando a situação. Foi o que fizémos e o Bé deixou de se queixar da "lelhelha" e, depois de um colinho prolongado e uns miminhos bons, deixou-se deitar e adormecer outra vez por volta das quatro da manhã."


Fonte: http://blogdobeh.blogspot.com/



"Ontem ele estava muito entupido, mas felizmente sem febre e eu liguei para a linha "Dói-dói-trim-trim", para saber o que poderia fazer. Já não é a 1ª vez que ligo, porque eles são muito atenciosos e simpáticos. Por isso, sempre que acharem necessário não hesitem, porque eles são impecáveis. Recomedo."

Fonte: http://pitchulinho.blog.pt/Eu!!/


Felicitações aos nossos colegas da linha "dói, dói, trim, trim"!

Comments:
A utilidade da linha Dói Dói é uma mais valia para os pais.Uma ajuda imprescindível ao nosso bébé.Venho aqui reconhecer o optimo trabalho que fazem, e a segurança que transmitem a quem por vezes se sente desamparado pelo nosso sistema de saúde nacional. Gostava que os centros de saúde e hospitais desenvolvessem mais formações acerca da maternidade/paternidade.Tenho a certeza que poupava muitas idas às urgências e muitas chamadas para o Dói Dói.
A todos os enfermeiros do Dói Dói deixo aqui os meus mais respeitosos cumprimentos.
 
Fui mamã há pouco tempo, 17 dias e, há cerca de três dias apareceram umas borbulhinhas no queixo e espelharam-se pela face. Decidi ligar pela primeira vez para a linha Dói Dói Trim Trim e, sem dúvida que fiquei bastante satisfeita com o serviço e o atendimento prestado pelo enfermeiro que me atendeu.
Definitivamente tenho de dar os meus parabéns e o meu muito obrigado pela linha e pelo atendimento espectacular do enfermeiro.
Muito obrigado e parabéns... certamente que não hesitarei em contactar o Dói Dói Trim Trim no caso de surgir mais alguma dúvida!
 
Eu já vou no 3º rebento e esta linha tem sido muito útil nestes quase 9 anos de mãe :)

Quando estão doentes e antes de sair para o hospital ou de ligar para a pediatra é para o doi doi trim trim ligo.

Obrigado a essa simpatica equipa :)

Sónia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!