quinta-feira, janeiro 25, 2007

Ministro da Saúde anunciou...



Após alguma polémica, devido a um facto de que se chegou a constar, que as novas viaturas de emergência (Unidades Rápidas de Suporte Intermédio de Vida - URSIV), seriam tripuladas por TAE e bombeiros formados para o efeito, o ministro da saúde anunciou há pouco que tais viaturas serão tripuladas por Enfermeiros (como chefes de equipa) e TAS. Uma decisão acertada.

Os recentes acontecimentos no Alentejo, obrigaram à criação de mais duas VMER (Évora e Portalegre) e mais seis URSIV.

Congratulações aos nossos colegas futuros tripulantes dessas viaturas rápidas, como votos de sucesso profissional!




Foto: (fonte: www.inem.pt)

Comments:
Como seria de esperar..
O Ministro é a favor da poupança mas não é burro, sabe muito bem qual a diferença entre um enfermeiro e um TAS...
E agora, quem prova o sabor da derrota?!
 
De facto, foi uma decisão sensata. Decidiu pela formação e competência.

Colegas, peço a todos um pequeno favor: não façam comentários provocadores, pois não facilita um diálogo e uma discussão saudável.

Obrigado colega Sara pela opinião. De facto, o ministro penso que decidiu bem. Lógico que não resolve todos os problemas do Alentejo, mas isto é uma pequena ajuda. Não podemos mudar tudo do dia para a noite.

Obrigado.
 
Desculpem, desde quando é que os senhores enfermeiros tem competências na área da emergência médica?

A ordem dos médicos ainda não se pronunciou sobre tal situação.

Porque será que os TAS devem querer fazer equipa com os senhores, depois daquilo que li por aqui e o que foi escrito contra eles pelo vosso sindicato?

Agora eles já não são Curandeiros.

Pensem nisso seus mercenários
 
Desde quando é que os médicos têm competências na emergência médica?
 
Caros Colegas, é de muito bom grado que vejo todos estes avanços, na nossa profissão! Note-se que há muito esperados e merecidos! Não entro em polémicas, aqui escritas, sobretudo com pessoas anónimas (ao falar dê a identidade). Não me encontro nas palavras "mercenários", isso implicaria que seriamos muito bem remunerados e que trabalhariamos sem amor à Causa, ora para quem não saiba Enfermeiro, implica Cuidar daquele que está "Enfermo"! Sendo assim Serão Enfermeiros, todos aqueles citados anteriormente e que possuam um curso de Licenciatura e a respectiva cedula Profissional emitida pela Nossa Ordem!

Denoto que na escolha do Governo optou-se pela opção mais barata, mas há já muito tempo necessária!Seria salutar que esta equipa TA E Enfermeiros, fosse distribuida sem ter em consideração CUNHAS, ou padrinhos, mais uma vez digo optem pela Competência, mudem o rosto da Função Pública!

Parto deste espaço com o desejo de Parabéns pelo Blog, parabéns pelas notícias!
 
Quero ver isso...

Se for um veiculo tipo VAP onde o Sr. Dr. Enfermeiro é conduzido pelo seu motorista bombeiro até ao local para salvar o dia, vai resultar.

Se for uma ambulância com a valencia de SIV, só resulta na primeira semana.

Não estou a ver o Sr. Dr. Enfermeiro a carregar com cadeiras do 5º andar sem elevador ou fazer outras coisas que os TAE's fazem e que os Enfermeiros não se sujeitam a fazer...

Vamos ver...
 
Sosseguem lá um pouco, Senhores Doutores Licenciados Especialistas em Enfermagem!!!

Esta notícia, além de descontextualizada, mereceu um simples “desconhecemos esse plano” como resposta oficial de responsáveis do INEM quando questionados sobre a veracidade da mesma. Ou será que Vossas Senhorias Excelências não atingiram os objectivos e circunstâncias nas quais esta notícia foi divulgada??

Para esclarecer o dissimulado doutorenfermeiro (ir)responsável pela autoria deste espaço, refiro-lhe que as VMER de Évora e Portalegre já existiam no passado, estão lá para serem tripuladas, ou seja não irão ser criadas apenas agora. Infelizmente, apesar de tantos douturados-licenciados-especialistas-enfermeiros desempregados neste país, não existem profissionais suficientes e/ou qualificados que permitam manter estas viaturas operacionais nos dois distritos... porque será (perguntem ao presidente do CA do Hospital Distrital de Portalegre)??

P.S.
Ao cuidado de: life_passenger
Não dê lições de moral a ninguém neste espaço sobre identidades anónimas, senão teria de começar pelo seu AUTOR, percebeu???
Ass: Gpr4
 
De: Medico8
Ao cuidado do :"Doutorenfermeiro"

Apenas queria dizer que não era necessario ter tirado essa foto do site do INEM para colocar neste artigo. Podia ter colocado a foto que vem em primeira pagina do Jornal de Noticias.Ou não a terá colocado porque aparece UM TAE na VMER com o medico, em que o mesmo se encontra com material de SAV na mão e se prepara para o praticar??

São os titulos meu caro, são os titulos....
 
A minha sugestão é mesmo que ignorem estes senhores. A meu ver o mal da classe dos enfermeiros é que se deixam envolver em guerrilhas, perdendo muito tempo que poderia ser útil para se "voltarem para si mesmos".
Se repararem, tal como outras classes profissionais fazem quando os argumentos, per si, são avassaladores, as decisões são tomadas e a qualidade/profissionalismo/formação prevalecem.
Cumprimentos a todos.

J.F. (arquitecto)
 
Meus caros, o homem da foto do JN foi vítima de agressão. Realmente é um TAS (dos poucos) que ainda tripulam VMER. No entanto, reparem que foi o médico que fez o penso, o TAS cortou as os adesivos e chegou as compressas. Qual material de SAV?? Vê ali alguém a precisar de SAV? Inclusivé os farmacos foram preparados e ministrados pelo médico. (reparem nas luvas do médico cheias de sangue e nas do TAS que ainda estão branquinhas)!
Alé do mais o TAS tem um sistema de soro na mão para dar ao médico, que tem uma seringa na mão e está a olhar para as amploas de fármacos que tem na mala.
 
p.s. - cardiopneumologista técnico, não médico. só para esclarecer quem tivesse vontade de me "dizer" alguma coisa. E com muito orgulho.
 
Queria só acrentar ao post algo importante e que não está referido. A equipa será constituída por enfermeiro/TAE, porque não havia médicos para o efeito e os que havia tinham mais de 50 anos. Senão, a dupla seria médico/enfermeiro.
 
So para dizer que quanto a Portalegre não sei, mas relativamente a Évora nunca houve VMER.
Pensa-se que será para Março o inicio, segundo as ultimas noticias, mas por aqui alem da formação que medicos e enfermeiros já fizeram não se vê mais nada. Só conversa e negociações....
 
Saudações do profundo Alentejo, gostaria de dizer que a gente do Monte do Serro, Concelho de CastroVerde estamos muitos contentes com o Sr. Ministro da Saúde, finalmente vamos ter mais enfermeiros e bons, porque os que por cá existem no nosso cento de saúde da nossa santa terra deixam muito desejar, e gostaria desde já de saudar os novos habitantes que vêm trabalhar para a nossa terra, e gostaria de cá ter por cá a senhora enfermeira Sara Barbosa e o seu respectivo esposo, e gostaria de pedir se conhecem algum médico que queira vir também trabalhar para aqui, porque se os enfermeiros são raros os médicos são miragens, deve existir alguma doença por aqui, porque desaparecem todos ao final de algum tempo, só mesmo os Espanhóis, mesmo esse já costumam ser raros, porque viver aqui não é fácil, é mesmo só para os alentejanos de gema e nem todos conseguem.

Um abraço a todos

Joaquim Aguiar Antunes
 
Exacto, tanto quanto sei penso que já existem alguns médicos e enfermeiros formados em Évora.
Esperemos que a VMER chegue de uma forma célere.
Os Alentejanos merecem. Há uma semana atrás, passei por terras alentejanas o meu fim-de-semana.
Fabuloso.
Um abraço para essa terra maravilhosa!
 
Sim, uma coisa é as pessoas passarem por lá para fazer turismos, outra é ir para lá trabalhar, e é muito fácil perceber porque existem falta de profissionais nesses zonas e o comentário do Sr Joaquim Antunes mostra um problema que vai ser grave se actualmente já faltam como vai ser para criar o novo dispositivo, porque tenho muitas duvidas se alguma coisa vai funcionar, só se for a curto prazo, mas a médio e a longo prazo duvido muito, só se o Ministério da Saúde fazer o seu colega do Ministério da Educação faz com os professores, iriam ver se não existia médicos e enfermeiro em todos os centros de saúde e unidades hospitalar por Portugal fora.
 
Deveria ser fomentada a formação de médicos. Para já, uma medida a curto prazo como forma de remedeio, seria a distribuição melhor de médicos. Sabia por exemplo que há mais médicos do que enfermeiros em Lisboa? Sabia que há hospitais com mais médicos do que Enfermeiros? Então desta forma, a sua deslocalização é a melhor medida a curto prazo. Durante a semana, da parte da manhã, os médicos são tantos que tropeçamos neles. Para quê tantos, se existem tantas zonas carenciadas por portugal fora?
A longo prazo a abertura de mais faculdades de medicina seria a resolução de todos os problemas.
 
No seguimento da posição tornada pública pelo Sindicato dos Enfermeiros em que exige a integração destes profissionais na equipas de emergência, vem a Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar tomar a seguinte posição:

1. A exigência efectuado pelos Sindicato dos Enfermeiros é descabida e sem qualquer fundamento, traduzindo unicamente o corporativismo que existe nas classes da saúde que apenas tem contribuído para a instabilidade neste sector.

2. O Sindicato dos Enfermeiros, quando refere "a prestação de cuidados de saúde primários é competência dos enfermeiros e não pode ser transferida para outros profissionais que, por falta de preparação, possam pôr em risco os doentes transportados em situações de emergência", faz, através de uma afirmação que somente pode ser considerada difamatória, uma tentativa lograda de incentivar o medo na população mediante declarações sobre outros profissionais que têm sido, esses sim, o garante do socorro às populações há mais de três décadas, com qualidade reconhecida.

3. A ANTEPH esclarece ainda que desconhece a proposta de formação apresentada pelo INEM e que espera que a mesma corresponda às necessidades de formação que os tripulantes de ambulância têm vindo a exigir e que têm tardado a ser implementadas, mais uma vez em consequência de atitudes corporativistas, como a posição tornada agora pública por parte do Sindicado dos Enfermeiros.

4. A ANTEPH esclarece ainda que em Portugal existem Tripulantes de Ambulância desde que foi pela primeira vez criada uma rede de ambulâncias, anteriormente designada por Serviço Nacional de Ambulâncias, tendo este sido substituído na década de 80 pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Hoje existem perto de 3.000 Tripulantes de Ambulância de Socorro e cerca de 40.000 Tripulantes de Ambulância de Transporte, distribuídos pelos quadros do INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha e empresas de transportes de doentes, que têm sido o garante do socorro de doentes e sinistrados desde que se conheça a existência de um serviço de ambulâncias.

5. Os tripulantes de ambulância de socorro/emergência são profissionais qualificados dentro das competências legais que são atribuídas à actividade em que estão enquadrados e que merecem ser respeitados pelas outras classes. Por este motivo, lamentamos que uma entidade como o Sindicato dos Enfermeiros dê cobertura a posições deste tipo, que apenas podemos enquadrar como uma tomada de posição particular de algumas pessoas que usam o SE para atingir os seus objectivos.

6. A ANTEPH defende que a actividade de emergência pré-hospitalar deve ser realizada por técnicos devidamente preparados e qualificados para o efeito. Por este motivo, tem vindo a exigir o aumento das competências dos actuais tripulantes de ambulância de socorro, transitando esta classe para o nível dos técnicos de emergência médica, que actuam exclusivamente sobre a orientação de médicos, à semelhança do que já acontece praticamente por toda a Europa.


Ass: Gpr4
 
Então não percebo, não existem enfermeiros no desemprego?
E pelo que sei também existem médicos.

Mais universidades?
Ou melhor formação?
Uma escolha que tem que ser ponderada certamente, porque de nada vale forma sem que as pessoais saem sem saber trabalharem, e desculpem os senhores enfermeiros e doutores, mas é o que se passa em Portugal.

Penso que a nível da saúde devia ser como o Ministério da educação faz, iriam ver se não iam, o problema é que acabava a mama de ter vários empregos simultaneamente e não existia lugar para existência de mercenários no nacional de saúde como existem.

Já agora desde quando é que em Odemira existiu deficiências do pré Hospitalar?
 
Então não percebo, não existem enfermeiros no desemprego?
E pelo que sei também existem médicos.

Mais universidades?
Ou melhor formação?
Uma escolha que tem que ser ponderada certamente, porque de nada vale forma sem que as pessoais saem sem saber trabalharem, e desculpem os senhores enfermeiros e doutores, mas é o que se passa em Portugal.

Penso que a nível da saúde devia ser como o Ministério da educação faz, iriam ver se não iam, o problema é que acabava a mama de ter vários empregos simultaneamente e não existia lugar para existência de mercenários no nacional de saúde como existem.

Já agora desde quando é que em Odemira existiu deficiências do pré Hospitalar?
 
Então não percebo, não existem enfermeiros no desemprego?
E pelo que sei também existem médicos.

Mais universidades?
Ou melhor formação?
Uma escolha que tem que ser ponderada certamente, porque de nada vale forma sem que as pessoais saem sem saber trabalharem, e desculpem os senhores enfermeiros e doutores, mas é o que se passa em Portugal.

Penso que a nível da saúde devia ser como o Ministério da educação faz, iriam ver se não iam, o problema é que acabava a mama de ter vários empregos simultaneamente e não existia lugar para existência de mercenários no nacional de saúde como existem.

Já agora desde quando é que em Odemira existiu deficiências do pré Hospitalar?
 
Segundo tudo o que tenho aqui lido fiquei confuso... Afinal, qual é a diferença entre um médico e um enfermeiro?

Ou melhor, qual é a diferença entre qualquer profissão e um enfermeiro?

Se os enfermeiros querem prescrever medicação; fazer SAV sem presença de um médico; fazer pré-hospitalar sem TAE ou médicos… Se pertencem a uma classe intelectual e cientifica multifacetada e têm uma ordem própria com plena autonomia; se querem ir para para as escolas dar aulas de Educação Sexual às crianças, assumindo portanto o papel de um sexólogo e de um docente (julgando-se assim peritos em sexologia e em ensino); se se dizem peritos em fisioterapia, quando há uma licenciatura para tal; se se dizem peritos em nutrição, quando há uma licenciatura para tal; se se dizem peritos em gestão hospitalar quando há uma licenciatura para tal; …

Acho melhor todos os profissionais de todas as profissões se demitirem de suas e competências em prol dos Senhores Enfermeiros que, por estarem desempregados se julgam no direito de desempenharem todas as funções.

Por enquanto, julgo que ainda não se viraram para as Engenharias, no entanto tenham Medo Srs. Engenheiros, tenham muito MEDO.

Ass: AL
 
Então agora escolhes os comentários no teu blogs, primeiro dizes mal dos tripulantes de ambulâncias com mentiras a traz de mentiras e agora não os deixas defender, isso eu chamo de cobardia, não faz mal resolveremos o assunto de outra forma
 
Bem isto é que foi um tema que deu pano para mangas! No final chego à conclusão que são necessarios mais Médicos e Enfermeiros no Alentejo, Caros Senhores Recrutem-nos
 
Ó Paulo, porque de tanta agressividade:"isso eu chamo de cobardia, não faz mal resolveremos o assunto de outra forma ".Não me diga que gostaria de resolver as coisas à moda antiga, costas com costas e pistola na mão?
Calma, olhe as catecolaminas. Um dia destes ainda poderá ter que ir ao hospital, e depois? Não me diga que não vai querer ser cuidado por um enfermeiro?
Calma, muita calma, e paz...tá-se bem...
Aquele abraço!
 
Prefiro ser tratado por um tripulante de ambulância que reconhece as suas limitações a ser tratado por um enfermeiro que se excede e acabo por morrer por causa disso.
 
ahahahaha! tratado por um tripulante é morte certa! limpam-lhos logo "o pó"!
 
Então não ligue 112...

A VMER só intervem em cerca de 10% do número de saídas.

Talvez comecem a limpar o "pó" aos enfermeiros...

Estou sinceramente com vontade de lhe limpar o "pó"...

Diga-me só onde está...
 
deixa as infantilidades homem! cresça um pouco!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!