quarta-feira, janeiro 31, 2007

A perspectiva da verdade...


Deixo aqui o post com que um comentador nos brindou:


"Aliás, permita-me acrescentar, caro anónimo, que este movimento está ser reforçado em todo o mundo. Quase todos os países (excepto EUA, onde raramente se vêm médicos ou enfermeiros na "rua") têm vindo a integrar/reforçar as suas equipas do pré-hospital com enfermeiros. Em toda a europa, é evidente. Na américa do sul, não há equipas sem enfermeiros. Em áfrica, nos páises sub-desenvolvidos nem se fala, os enfermeiros fazem cirurgias inclusivamente, nos países desenvolvidos como a Africa do Sul, as equipas pré-hospitalares ou hospitalares são consituidas por enfermeiros maioritariamente. Para quem não sabe, um utente na Africa do Sul, muitas vezes entra num hospital, vai às urgências, é internado, é tratado e tem alta sem nunca ver o médico.Na Austrália, as urgências nem têm médico de presença física, o que também está a acontecer no Reino Unido. Holanda, bélgica, suécia, dinamarca, frança, etc, os enfermeiros são imprescindíveis no pré-hospitalar.Nos EUA aliás, temos os Nurse Practitioners (NP) ou os Registered Nurses (RN), que até nos passam receitas, sem ser necessário serem vistos pelo médico. Os Enfermeiros anestesistas americanos(CRNA), por exemplo, tratam de todo o plano anestésico, os médicos não encontram em presença física. Quanto ao pré-hospitalar americano, é fraco, muito fraco, o scoop & run, é um método comum em países que não possuem médicos ou enfermeiros na rua. Felizmente cada vez menos acontece isso. Os técnicos existem, ninguém nega, com tarefas de apoio.Seja lá quem se oponha ou não, concordem ou não, os enfermeiros (profissionais altamente qualificados) estão no auge da revolução de muitos sistemas de saúde e emergência por todo o mundo. E Portugal não é excepção."

Comments:
Sindrome de QM!
QM = Quase Médicos!

Afecta muito boa gente!
 
O Senhor Doutor Enfermeiro acredita nas suas proprias mentiras...
 
Nunca vi tanta frustração junta como nos enfermeiros.... se querem ser médicos vão para as faculdades de medicina que há muitas em todo o mundo.... agora acabar com os médicos??? só me fazem rir, sinceramente... ganhem juizo!!

skwitz
 
Ninguém quer acabar com os médicos. Simplesmente estamos a seguir as tendências de muitos países.
 
Tendências de muitos países?!?!?
e como é que alguém é capaz de dizer que os enfermeiros são "profissionais altamente qualificados"?!?! Suponho que seja alguém que desconhece por completo o actual estado da formação nas nossas éspectaculares escolas de enfermagem que estão completamente centradas na bela arte da relação!(e não nas prescrições nem sequer numa simples triagem!)

Admitam senhores (doutores?) enfermeiros que é uma vergonha a formação dada aos enfermeiros no nosso país!Não venham dizer por aqui que nem deviam existir médicos presentes nos serviços de urgência nem no pré-hospitalar porque TODOS (sim, inclusivamente vocês, defensores nobres e incansáveis da enfermagem) sabemos que um enfermeiro sai da sua "qualificada" formação a saber pouco mais que fazer camas e mudar fraldas! (acho mesmo que nem no pré nem no intra-hospitalar estas duas artes não são muito necessárias...).

Querem seguir as tendências de outros países? Então lutem para que se forme gente que se dedique apenas ao pré-hospitalar, por exemplo... não venham dizer que são os enfermeiros os mais indicados para esse cargo porque TODOS sabemos que não o são!!!

Acordem para a realidade!

skwitz
 
Será que esta informação foi colhida de terceiros, ou é por sua propria experiencia que o afirma?
nao se preocupe que eu respondo-lhe:
1º Em Espanha (geograficamente nossa vizinha), é uma realidade que existem enfermeiros em prestação de cuidados pré-hospitalares...
Os desempregados...
Mesmo esses exercem a sua função, sempre e repito sempre, sob supervisão médica.
2ª Nos EUA não existe 1 unico em serviço de rua... e em ambiente hospitalar a sua categoria é mais ou menos igual á do AAM em Portugal.
Poderia continuar, mas de qq forma, agradecia que não fizesse semelhantes afirmações s\ conhecimento de causa sob pena de passar este ridiculo!
Que queira tentar elevar a sua classe ok, mas a inventar assim... não vale a pena.
 
Israel que têm um dos melhores serviços de PH se não o melhor, não têm 1 unico enfermeiro na Rua, o serviço é assegurado por tecnicos e paramedicos.Duvidas desta afirmação fale com a equipa do H.S.João(Medico e Enfermeira) que em 2005 deu uma conferencia sobre Israel uma experiencia em Trauma no mesmo Hospital.

Poderiamos estar aqui a argumentar milhares de coisas, agora a realidade é que devido ao excesso de enfº no desemprego, acham que tudo serve para acabar com esse problema, mas querem mandar outros para o desemprego, e isso já não há problema, os outros que se lixem. Lindo, mostra bem a vossa face, FALSA.
 
Em relação aos EUA o Sr. Anónimo poderá consultar posts anteriores neste mesmo blog para ficar com informação mais fidedigna.
E mais não digo:)
Cumprimentos.
 
"Sindrome de QM!
QM = Quase Médicos!Afecta muito boa gente!" (ANONIMUS at al:2007)

Cá esta uma prova daquilo que referi num outro post (porra, só me falta acertar na lotaria):
"...gosto de conhecer o passado, para desta forma poder compreender o presente e antever o futuro (tarefa que se revela por vezes melindrosa, mas que parece algo completamente natural para alguns médicos, tal é a simplicidade, fulgor, espontaneidade e convicção com que emitem um prognóstico - diria que é inato)"...(ROQUE:2007)
Bom, pese embora a incerteza relativa àprofissão da entidade que assina como "ANONIMUS".
 
"Em relação aos EUA o Sr. Anónimo poderá consultar posts anteriores neste mesmo blog para ficar com informação mais fidedigna."

Eu posso inventar agora uma informação e converte-la em notícia...

Mas se essa notícia não corresponder à verdade, a notícia deixa de ser notícia e a informação irá humilhar a sua fonte, ou seja quem a inventou.

Para os enfermeiros recém-chegados à emergência médica (se são quase todos, senão todos); devo informa-los das varias vertentes existentes no pré-hospitalar.

Para não confundirem o "Load and Go" com o "Stay and Play" mediante o cenário onde se apresentam, terão de definir uma série de conceitos que claramente desconhecem.

Portanto, de nada vos valeu os 4 anos de formação intensiva de limpar cus e de fazer camas nas faculdades se, no pré-hospitalar "não sabem dizer pão, quanto mais carcaça"...
 
sim, estou a ver e as vossa 210 horas faz de vós reis de sapiência e do pré-hospitalar! voçês já devem nascer ensinados!

"load and go"... isso é mais usado no canadá e nos filmes. a expressão usada é scoop and run!
 
vós nas ambulâcias, não é scoop and run, nem stay and play, é mais stay and clean.
jás vos perguntei várias vezes e ainda ninguém de vós me disse, voçês usam esfregão como as mulheres-a-dias ou espanador como as empregadas domésticas?? o SAV ainda não se faz com o pano do pó na mão, ou se já faz? não confundam o aspirador de secreções com o aspirador do pó e ao menos quando forem activados para uma saída tirem o avental que é uma vergonha!
e no final limpem bem, pois os senhores enfermeiros quando entram nas ambulância gostam de ver tudo a brilhar!

curioso, é que os cirurgiões que também têm um curso superior também andam nos hospitais a enfiar o dedo no cú a alguns do doentes sabia? é que nós os profissionais de saúde gostamos de merda!

não quero o seu pano do pó para nada. sou alérgico. informo que os enfermeiros não fazem camas, e fazem a higiene aos doentes politraumatizados, foro cirurgico, uidados intensivos ou intermédicos. os aam existem para alguma coisa.
não vos empato mais a limpeza, vão à vossa vida!
 
Como lhe digo, a maior parte dos tripulantes de ambulância profissionais têm cerca de 2000 a 3000 horas de formação ESPECIFICA na área da emergência médica...

E a prova disso, seu ignorante, é que nunca deve ter lido o manual VMER (Tomo I pagina 8.). É por isso que têm a prestação que têm no pré-hospitalar.

Como é de conhecimento de qualquer TAE, a expressão "Load and Go" e o "Scoop and Run" tem o mesmo significado. Evito usar essa expressão porque alguns atrasados mentais que se dizem enfermeiros, em Espanha, levaram a expressão de tal forma que não utilizam planos mas sim Scoop's para efectuar o transporte do politraumatizado grave.

Para que a moda não pegue por cá, não utilizo tal expressão.

Sabe, pelo menos, o que é o PHTLS ou o ATLS? Não creio...

Já agora, nós estamos e estivemos sempre no nosso sitio.

O problema é que apareceram por aí uns "iluminados" para nos prejudicar.

Voltem já para os hospitais... ou vamos ter graves problemas.
 
problemas graves? não me diga que vem com a vassoura atrás de mim?
 
Talvez o Sr. ILUMINADO venha a ter necessidade de ser assistido por outro ILUMINADO para lhe dar papinhas quando ficar sem dentes.

Seja como for, se faz rua (algo que duvido piamente) descanse que vou encontra-lo e garanto-lhe que lhe faço a "limpeza".

Lembre-se de mim quando voltar a meter os pés numa VMER...
 
Amigos, amigos, essa testosterona...
Calma, é preciso muita calma!
Não é seguramente através do escárnio ou maldizer que vão conseguir convencer quem quer que seja.
Daqui a pouco estamos todos aqui a tentar demonstrar que o meu carro é maior do que o teu, o meu pai é mais forte do que o teu, e em última análise, o meu falo e maior do que o teu...parou! onde é que está descrito que tamanho é sinónimo de qualidade, hem?
Só mais uma coisita: realmente o enfermeiro não sabe de tudo sobre todas as coisas. Mas em abono da verdade vos digo, que sabe muito em relação a algumas.
Porém, o nosso panorâma social é rico em exemplos de seres que sabem muito de nada. Temos médicos que querem ser gestores, temos economistas que querem ser profissionais de saúde, temos advogados que querem ser tudo, temos engenheiros que querem ser economistas, temos sociólogos ou psocólogos ou engenheiros, sei lá, que querem ser TAE (pelos vistos...). Há que querem ser Deus (é pá, já tinha falado nos médicos; mas eles aparecem em todo o lado a fazerem tudo menos o que lhes compete...e ainda dizem que à falta deles?).
E para já é tudo.
Aquele abraço.
 
"Há que querem ser Deus (é pá, já tinha falado nos médicos; mas eles aparecem em todo o lado a fazerem tudo menos o que lhes compete...e ainda dizem que à falta deles?)" - com afirmações parvas como estas não querem os discursos inflamados... é so ressabiamento só pode... nem que daqui a pouco venha a dizer o contrário... de forma eloquente... mas sim uma argumentação sólida... Cure-se(recorra aos enfermeiros claro)
 
Um grande bem haja ao nosso ilustre e sempre "Mister Anónimus". Um bem haja a sua eminência.

Vejo que é um leitor minimamente atento ao que se vai escrevendo, pese embora a carência de honestidade intelectual com que enuncia as suas opiniões.

Mas respondendo às suas palavras, cá está aquilo que eu conceptualizo como resposta eloquente e argumentação sólida (firme e hirta como uma barra de ferro, será?):
"... com afirmações parvas como estas..." (ANÓNIMUS: 2007)

Continua a senda da injúria, do insulto (recurso último de quem nada mais tem a dizer... típico!)

"...é só ressabiamento..." (ANÓNIMUS: 2007) esta até dá vontade de chorar a rir...

Meu caro, a inflamação é uma reacção biológica e perfeitamente NATURAL, NATURAL, ante uma adversidade de natureza externa. Quase tão natural quanto a sua capacidade inata de estabelecer diagnósticos (diferenciais e tudo). Mas fico satisfeito, por ter a humildade de assumir que não era a pessoa indicada para estabelecer a cura, orientando-me para outro profissional que não médico (revela maturidade). Obrigado, mas não preciso da sua orientação.

E sim, se necessitar de concultar um médico, assim o farei, pois é para isso que faço os meus descontos. Mas se precisar de um enfermeiro (Deus queira que não, pois será sinal que não estarei nada bem - pese embora que a enfermagem actua, preferencialmente na promoção da saúde e prevenção da doença), pois assim o farei. E se precisar de um electricista, também o farei.
Enfim, cada um no seu mandato social.

Para já é tudo.
Aquele abraço!
 
"de nada vos valeu os 4 anos de formação intensiva de limpar cus e de fazer camas nas faculdades se, no pré-hospitalar "não sabem dizer pão, quanto mais carcaça"... "

E que tal Sr.Doutor, se dedicar à sua profissão e nos deixar em paz??
Colegas...não vale a pena continuar neste discurso, por vezes, só damos valor às coisas quando precisamos delas e, talvez um dia este "doutor" sinta na pele a essência da Enfermagem e, quem sabe, até tenha tempo para nos escrever, relatando a experiência. No entanto, se Deus quiser, nunca será internado, porque se um dia isso acontecer, quero ver se serão os Senhores Doutores os únicos a tratarem de si...
Até lá, não vale a pena continuarmos com isto...complexos de superioridade nunca nos levam a bom porto...
 
Sou Enfermeiro e lendo isso vejo como é restrita é a mente dessas pessoas que preferem se agredir como se todas as soluções estivessem centrados apenas em seus diplomas, sejam eles de médicos ou enfermeiros, nenhum desses doutores por formação academica básica e sim por ego cultural. Imagine em Hospital sem Nenhum médico (Para de Funcionar) e sem Nenhum enfermeiro ou Enfermagem (Para Também), sabe por que? essas duas equipes são dependentes das outras. O que se ganha moralmente atacar um ao outro assim?. Se por um lado os enfermeiros querem assumir espaços médicos, mas não tem conhecimento tal pra isso e não ganham pra isso e por esse motivo devem se recusar a faze-lo, os médicos que dizem ser aquele que tem a vida em suas mãos, muitas e muitas vezes não tem controle sobre a sua própria. sigam suas vidas e abram suas mentes e lembrem que não só existem suas profissões maravilhosas provenientes de freiras, prostitutas, bruxaria e feitiçaria.
 
"Se por um lado os enfermeiros querem assumir espaços médicos, mas não tem conhecimento tal pra isso e não ganham pra isso e por esse motivo devem se recusar a faze-lo"

Com todo respeito colega, reflicta bem na sua opinião. Se todos fossemos dessa opinião, ainda hoje as enfermeiras não poderiam casar, ou os enfermeiros ainda não podiam puncionar. Basta saber e pensar um pouco na evolução da história para saber isso não podemos apenas exprimir a nossa opinião tendo em conta o "hoje", mas sim o "ontem , hoje e amanhã".
Pense nisso.
Os melhores cumprimentos.
 
Ola,Sr. Profissinais em primeiro lugar o que se discute perante a lei e o fato de quem tem direto do titulo de doutor.
A mesma diz que todo bacharel pode ter o titulo de doutor, seja medico, advogado, enfermeiro, fisioterapeuta...,
Porem doutores de lei são aqueles que possuem o curso de doutorado sendo ela qual for a area.
Caro Doutor medico o que, acho muito dificil de ser doutorado !; pois um DR. não se daria o trabalho de respoder , o mesmo sabe da necessidade de uma enfermaira, visto que nos dias de hoje ja está bem definido o papel de cada um na acistencia ao cliente.
Acho que vc deve ser uma pessoa amargurada com sua profissão para responder de maneira ignorante.
Por outro lado caro enfermeiro, vc deve realmente se um profissional muito sem etica para não saber qual e o papel do enfermeiro.
Não vivemos neste paises na qual vc fala, e sim no brasil! e aqui temos lei para o exercicio profissional, e não velha me falar que vc tem tanto conhecimento como um medico, para isso vc deveria ter cursado um curso de medicina.
So assim vc veria o que e estudar.
Bem, querro deixar bem claro que como engenheiro mecatronico não gostaria de cair em suas mãos, imagina como vcs são em ambiente de trabalho ....Um que quer ser Medico, e outro que e Medico porem não tem etica profissional.
 
Senhores Doutores (médicos) mentalizem-se de uma simples e objectiva situação: o vosso trabalho é, única e simplesmente, tratar doenças, é da responsabilidade dos senhores enfermeiros cuidar de pessoas doentes (isto numa vertente redutora da enfermagem), sim, porque enfermagem é muito mais, passa por prestar cuidados ao indivíduo, família, comunidade aos três níveis de prevenção. Isto visto assim até pode parecer simples, mas de certeza que não são os senhores doutores a queimar as pestanas durante “pouquíssimos e insignificantes” 4 anos a estudar, por exemplo, psicologia da saúde, sociologia, antropologia, psicossociologia…., além das disciplinas puramente da área das ciências naturais. Sim são ciências humanas…mas é estudando as várias vertentes do Homem (e não apenas a biológica, coisa que qualquer um aprende) que conseguimos perceber e eventualmente mudar comportamentos em saúde, e prestar cuidados, realmente, humanizados às pessoas doentes tratadas (ou não) “friamente” pelos senhores doutores….
Ass. Estudante de enfermagem.
 
Como paciente, nem médicos nem enfermeiros, pois não acredito neles prefiro os farmeceuticos são muito mais confiaveis
 
Tenho dó dos médicos coitaaaaaaaaaaados....são uns hipócritas!!!!!!!Acham que sãoo deuses...seria bom se a mãe deles fossem hospitalizadas e que só existissem médicos para diagnosticar e prescrever medicações!!!!!!coitadas na certa iam morrer rapidamente...sem enfermeiros não teriam o CUIDADO, a sensibilidade e a sabedoria de elaborar planos de cuidados com uma visão científica,holística e humanizada que melhoraria suas condições biopscicossociais.Seria mt bom se isso acontecesse!!!!!!!!Não sabem o valor que temos!!!!
 
"seria bom se a mãe deles fossem hospitalizadas e que só existissem médicos para diagnosticar e prescrever medicações!!!!!!coitadas na certa iam morrer rapidamente..."


Acredito sinceramente que tal desejo não possa ter partido de um profissional da saúde,seja ele qual for,porque esses profissionais ou diria a maior parte deles ja puderam ver de perto o que é estar doente e tenho certeza não ousariam desejar isto nem para seu pior inimigo.
Quanto aos outros comentarios que pude ler, só consegui lamentar porque diante do caos que vive a humanidade ainda prevaleça sobre o homens somente a atitude de provar uns aos outros quão são melhores.
Lindas profissões(enfermagem e medicina)vocês exercem e ainda que passem meses tentando provar qual a melhor não conseguiriam porque apesar de dependentes são diferentes,assim como não é possivel determinar quem foi o melhor Leonardo da Vinci ou Alejadinho cada qual excelente em sua arte.Aprendam a amar e respeitar suas profissões e consequentemente passarão a entender a profissão dos outros e a respeita-las.
Em um ultimo comentario gostaria de falar sobre a fala de alguns a respeito da assepsia dos pacientes,creio que para os que não precisam que os outros façam isto por eles,isto pode torna-se mais apenas uma carta no jogo das ofensas, porém para os que necessitam desta ajuda não deve ser nada facil ter que passar por cima de uma cultura que prega que as necessidades fisiologicas devem ser feitas de porta fechada.Sendo assim peço que não se esqueçam nunca sobre o que é quem vocês estão falando e que para limpar fezes de qualquer pessoa é preciso muita dignidade
 
acho que o senhor Dr esta nos subestimando, nos enfermeiros, além disto somos especialistas, mestres e Doutores...anos de estudo e dedicação...porém nos enfermeiros realmente diferimos muito do senhor pois somos seres humanos que aprendemos a tratar e cuidar de seres humanos, "não animal tratando seres humanos",já o senhor aparentemente mal consegue tratar e cuidar de si mesmo, talves consiga esse objetivo com o REKS seu cachorrinho,,,Se o senhor se julga tão superior a nós porque a preocupação,,,medo de um dia se submeteram a nós, abraçõs DR, atenciosamente enfrm, especialista mestre e querendo ou não DR...
 
Meu Deus quanta Hipocrisia...sou Dr em enfermagem com muito orgulho, anos de estudo e dedicação, mas não posso me emudecer perante tanta imbecilidade, pois acho um absurdo graduados ficarem discutindo pensamentos como moleques, expondo nossa categoria desta maneira,ocupem um pouco mais sua mentes vazias, estudem mais, talves depois tenham condições de exporem ao sol suas opiniões de maneira mais inteligente e democrática....
 
रीट 2020 सिलेबस
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!