segunda-feira, fevereiro 26, 2007

As viaturas SIV já têm datas!


Tal como foi anunciado pelo Sr. Ministro da Saúde, as viaturas SIV do pré-hospitalar já têm datas de início para o seu funcionamento. Em Fafe e em Santo Tirso por exemplo, ficará disponível uma destas viaturas a partir de 1 de Outubro deste ano.

Estas viaturas são tripuladas por um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência.
Uma das questões que me tem suscitado mais confusão é a sua nomenclatura, "SIV". Há documentos onde podemos ler "SIV" como as siglas cujo significado é "Suporte Intermédio de Vida", enquanto outros referem-se a esta como "Suporte Imediato de Vida". Seja como for, estas viaturas vão exigir mudanças no funcionamento do pré-hospitalar português. É que agora o panorama apresenta-se em duas dimensões: as VMER e as SIV.

Daqui a pouco, no debate "prós e contras", talvez sejam esclarecidas algumas destas dúvidas.

Foto: www.inem.pt


Comments:
Lamento decepciona-lo, mas ainda não é certo que serão enfermeiros a tripular as referidas viaturas.
Calma!!
 
Vamos aguardar para ver...

Mas é inegável que temos profissionais preparados e com competências certificadas pelo próprio Instituto Nacional de Emergência Médica!

Abraço
 
Mas o que é querem fazer, afinal?
Sair do desemprego, mudar de ares?
Efectivamente andam enfermeiros na rua, e alguns deles com muita qualidade.
Mas importa referir que existem médicos e técnicos capazes de assegurar esta função!
Cumprimentos
 
Os Técnicos, não são profissionais de saúde! Não têm formação académica de base, apenas possuem alguma, para não dizer pouca, formação profissional!!!

Is that clear?!

Abraço
 
Não é certo que sejam os enfermeiros as tripular as SIV? Leiam os protocolos assinados com os hospitais (disponíveis no site do ministério da saúde)! Uma das clausulas prevê que a viatura tenha enfermeiro e TAE!

Seguindo o raciocínio do colega Nurse Anesthetist, os TAE parecem querer dar um passo maior do que as pernas! Até ao que parece, agora querem fazer crer que médico=enfermeiro=TAE! Isto não verdade!

"Sair do desemprego, mudar de ares?" - Esta é boa! Até parece que muitos TAE não estão lá porque são desempregados na sua área e as ambulâncias são o último recurso destas alminhas...

Importa agora é, desmistificar o o conceito de suporte intermédio de vida. O meu palpite é que exactamente o mesmo que Suporte Avançado de Vida, mas com uma denominação um pouco diferente, até porque num país retrógado como o nosso, ainda pode ferir susceptibilidades! Mas as mentalidades mudam com o tempo, rendem-se às evidências! França, no ano passado fez emitir uma lei que obriga a que todas as equipas do pré-hospitalar com ou sem médico tenham enfermeiros e que estes possam proceder invasiva e farmacologicamente!
 
Se querem ser médicos, estudem!!!
Se querem ser tripulantes ganhem destreza, que não fruem, e obtenham essa competência!
Mas não inventem!!.. POR FAVOR!!
Abraço!!
 
Temos o mesmo garu académico do que o médico, mas com profissões diferentes.


Gostava de saber qual é a vossa destreza tão especial?
 
Penso que as equipas de SIV poderao fazer alguns actos mais diferenciados, como sejam a desfibilhacao, acessos venosos, administracao de alguams drogas, mas tudo isto bem controlado!)
A mais valia que podem ter, no meu ponto de vista refere-se a uma melhor avaliacao inicial para um correcto envio de meios mais diferenciados e encaminhamento para centros de referencia, isto porque nas zonas onde irao ser implementadas, os defices de TAS e pessoal preparado sao elevados (bem como de boias ambulancias), e dificeis de colmatar...
No entanto, ha outras opcoes, como aquela que ja foi estudada e ira ser implemntada em braganca (dito ontem no pros e contats pelo sr ministro), que e colocar um heli, que fara , e muito bem, o papel de vmer, pois a deslocacao e rapida e precisa! (teoricamente os conceitos deveriam ser iguais, mas nem sempre sao!)
Para odemira, etc, deveria ser estudado algo do genero tambem. e isto que se faz em paises como Franca e espanha... onde tambem existem problemas geograficos..
 
Vamos é ter calma que a ordem dos medicos ja disse ñ seria bem assim, deixem-se guerras e lutem por uma profissão nova uma carreira nova em que qualquer pessoa possa entrar, desde que tenha pré requisitos pra tal com conteudos cientificos como deve ser como existe por essa europa fora e nos EUA e os enfermeiros tambem a podem exercer tem é de frequentar 1 ou 2 meses de "acertos" de protocolo e podem ir pra rua numa ambulancia apitar tinoni e fazer SAV sob controlo medico como é obvio e esqueçam o SIV lutem por isto e ñ mandem abaixo o resto dos vossos colegas do EPH e ja agora o TAE FOI INVENTADO PELO INEM A PROFISSÃO QUE EXISTE É T.A.S. TRIPULANTE DE AMBULANCIA DE SOCORRO que está criada ja há muito tempo e á espera de ser implementada como carreira ha muito e so ñ vai pra frente porque anda tudo á caça do mesmo, juntem-se e ñ andem ás birrinhas a EPH so vai pra frente se todos nós nos juntarmos á mesa para discutir seja medicos, enfermeiros, tripulantes, politicos, militares e sim militares porque eles tambem tem helis e que podem fazer muita falta para as equipas se deslocarem em situações de catástrofe , por favor ñ puxem a brasa a sua sardinha vamos sim discutir isto e mudar a EPH como deve ser e agora parece-me a altura ideal porque pareceu-me que o sr ministro está receptivo...
 
So gostava de saber que raio é "Suporte Intermedio de Vida"?

Conheço o Suporte Basico de Vida e o Suporte Avançado de Vida. Este Intermédio é o que??
 
È o nome que querem dar ao que se faz nos outros paises da europa que são tecnicos que o fazem mas aqui em portugal tem de arranjar uma coisa nova e claro menos funcional, ñ ha coragem de criar essa profissão com carreira que aqui alguem ja falou tipo paramedico é algo do genero so que ñ podendo executar tantas tecnicas
 
Boas so estou aqui para dizer que afinal parece que as tais ursiv não vão sair da gaveta assim tão facilmente ou melhor afinal é possivel não terem la enfermeiros lololol acham estranho isto que digo esperem mais um tempinho e vão ver que tenho razão, voçes cantaram muito agora vão ficar tristes é pena "pela boca morre o peixe" lolol

PS: se eu digo isto é porque alguma coisa sei atenção todos os tripulantes de portugal vamos unir-nos estamos no bom caminho
 
Meu caro anónimo, o que quer dizer com "quer ser médico estude"???
Seguramente não estará a querer insuinuar que só os alunos de medicina é que estudam, pois não???

Aposto que terá emitido esta opinião sob influência de uma personagem fictícia de tv que é o dr House. Por incrivel que pareça, ele diz exactamente o que o meu caro acabou de escrever (num dos episódios...) a um...TAE, ou melhor,a um paramédico.

Fica o registo.

Aquele abraço!
Hugo Roque
 
Nao ha termo de comparacao entre coisas incomparaveis...
 
... de facto, entre um TAS e um enfermeiro há um universo que os separa...
 
Caros colegas enfermeiros,

Para quem eventuamente, não saiba os cursos de especialidade em enfermagem medico-cirúrgica começam a derivar para áreas como a emergência pré-hospitalar - na Escola Superior de Saúde de Setúbal. Conhecem outros exemplos?

O que é curioso, é que isto acontece num distrito que conta com duas vmers com quase 10 anos de implantação no terreno. Já era sem tempo!

Esta informação é especialmente para quem andar a pensar em fazer uma especialidade na vertente da emergência pre-hospitalar.

Saudações PHs!
 
Espero que em Portugal se lembrem do que aconteceu na Suiça há uns anos atrás.

Quizeram colocar enfermeiros no lugar de paramédicos...

Anos depois não se vê nenhum na rua.

Não tenho nada contra os enfermeiros no pré-hospitalar.

Só tenho com o facto de há anos (mais de 15) que os TAS's lutam por uma carreira equivalente a "paramédico" e agora a mesma ficará novamente estagnada.

No entanto, devo informar-vos (enfermeiros) que a vossa função, na rua, será identica à de um tripulante.

A unica diferença é que poderá colocar uma linha IV e administração de alguns farmacos (Ex: Adrenalina, Atropina, Glicose, Naloxona, ...). Até irão usar o DAE...

Esses procedimentos, antes de 2004, eram feitos por qualquer TAS tripulante das ambulâncias CODU antes de 2004 e ainda o é por qualquer TAS tripulante de VMER.

Após um mês a transportar vitimas de locais quase inacessiveis e acompanha-las durante horas na celula sanitária, após se aperceberem de que fazer emergência pré-hospitalar numa ambulância é completamente diferente de uma VMER, após compreenderem as dificuldades fisicas e psicologicas que um tripulante passa nos locais,... julgo que muitos de vós irão desistir, há semelhança dos enfermeiros que concorreram ao lugar de TAE's.

Cumprimentos
 
Boa noite,
Concordo com os Enfermeiros nas SIV´s (Suporte Imediato de Vida), sinceramente não estou a ver como é que com um "curso de 7 horas" que se aprende o disposto no manual, e acho absurdo credenciar um Tripulante de Ambulancia de Socorro à pratica de certos actos.

O CURSO DE SIV
O Curso de Suporte Imediato de Vida visa complementar a aprendizagem dos técnicos de saúde que pretendem desenvolver as competências no âmbito da Reanimação de Adultos, para além dos conhecimentos adquiridos previamente no Curso de Suporte Básico de Vida, cuja frequência e aprovação são obrigatórias.
O Curso de Suporte Imediato de Vida está assim particularmente vocacionado para os técnicos de saúde com certificação em Suporte Básico de Vida, que pretendam aumentar as suas competências, mas cuja prática diária ou grau académico não seja adequada à frequência de um curso de Suporte Avançado de Vida. Pretende-se assim formar profissionais que tenham aptidão para iniciar a reanimação até à chegada da equipa de SAV e que depois a possam integrar de forma adequada (sem funções de team-leader).
O Curso tem a duração de 7 h.
Inclui 2 palestras, bancas de competências práticas e bancas de casos clínicos.
Os conhecimentos dos candidatos são objecto de avaliação contínua.
OBJECTIVOS
Aquisição de competências nas seguintes áreas:
- Abordagem e estabilização do doente crítico segundo a metodologia ABCDE;
- Permeabilização da via aérea utilizando adjuvantes da via aérea;
- Ventilação do doente com recurso aos adjuvantes da via aérea, máscara laríngea e insuflador manual;
- Reconhecimento de ritmos cardíacos desfibrilháveis e não desfibrilháveis;
- Desfibrilhação manual em segurança;
- Integração do Algoritmo de Suporte Avançado de Vida.

Fonte: Manual de Suporte Imediato de Vida.

Cumprimentos
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Nurse Anesthetist said...
Os Técnicos, não são profissionais de saúde! Não têm formação académica de base, apenas possuem alguma, para não dizer pouca, formação profissional!!!

Is that clear?!

Abraço"

Nuno,

Tal como com os Enfermeiros, não podemos generalizar, tal como o Nuno certamente , tambem conheço muitos Enfermeiros que são uma verdadeira vergonha para a classe dos Enfermeiros, "ovelhas-negras" há em todo o lado, há muitos tripulantes com grande potencial, seja do INEM, seja da CVP ou Bombeiros, fala-se muito no INEM, isto está como está porque muitos que lá estão estão lá pelos motivos errados e não se esforçam. Queria deixar só uma situação clara, não estou contra uns nem outros (tripulantes, enfermeiros e medicos), cada um tem o seu papel e só têm que se entender isso, seja quem for. Agora e para acabar a Enfermagem não credencia ninguem para o Suporte Avançado de Vida, aliás nem a Medicina, é preciso fazer formação especifica, agora, os Tripulantes tambem têm que entender que se passam 4 anos na enfermagem a estudar e estagiar, e um TEM TAS (tecnicas de Emergencia medica para tripulantes de ambulancia de socorro) de 7 semanas o TAE ainda é menos tempo...não prepara ninguem para as necessidades reais.

cumprimentos
 
Peço desculpa, não assinei o comentario. Já não fui a tempo.

Cumprimentos
 
"Esses procedimentos, antes de 2004, eram feitos por qualquer TAS tripulante das ambulâncias CODU antes de 2004 e ainda o é por qualquer TAS tripulante de VMER."

Bom dia,

É preciso dizer.... qualquer TAS com Formação de SAV, só o Curso TEM TAS não vai para alem do preparar um soro, monitorização ... esqueçi-me de alguma coisa?

cumprimentos
 
A alguns anos atráz um TAM=TAS dava cartas a doutores e a emfermeiros em muitas tecnicas e mesmo actualmente cada um no seu lugar que o PrÈ-HOSPITALAR não é para todos, muitos é só chou-off o lugar para essas pessoas será o hospital!
 
BOAS ppl, gostaria de saber se alguem me pode ajudar com material/sites sobre a implementaçao do SIV, uma vez que irá ser tema do meu projecto de fim de curso...sou estudante de enfermagem numa faculdade em lisboa e nao consigo encontrar muita informação.se puderem....
 
Essa informção só poderá ser obtida junto da OE, Inem e ministério da SaÚDE.
 
Caríssimos enfermeiros condutores: ao pensarmos no papel de cada um dos intervenientes no pré-hospital, devemos reflectir antes de mais qual o papel específico do enfermeiro na referida fase. Penso que em relação ao TAS e ao médico eles são bem claros... e o do enfermeiro? Independentemente da sua formação ou competência profissional, que imagem o enfermeiro transmite relativamente ao seu papel no pré-hospital quando conduz um carro enquanto atrás, na ambulância, o doente durante o seu transporte ao hospital está a ser cuidado exclusivamente por TAS e pelo médico. Que profissional é o enfermeiro quando aceita ser condutor de um veículo, cujo papel é vedado ao médico pela instituição que o prepara para o pré-hospital, sendo só essa função efectuada pelo enfermeiro e pelo TAS? Por que razão a referida instituição, durante a formação do médico e do enfermeiro, interdita a vertente de condução aos médicos e os enfermeiros continuam a aceitar a referida exigência? Qual ainda o papel do enfermeiro no pré-hospitalar quando o ponto 26.3 da Portaria nº1147/2001, de 28 de Setembro equipara o papel do enfermeiro ao do TAS? Os enfermeiros (e a sua Ordem) permitem que uma legislação destas continue a vigorar, contrariando inclusivé o exposto pelo Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Acho, acima de tudo, que aspectos como os expostos, merecem a nossa reflexão e podermos pensar melhor nas atitudes que tomamos relativamente ao que queremos que a nossa profissão deva ser...
 
Caros amigos, não estou a por em causa o profissionalismo dos enfermeiros, mas meus caros no pré-hospitalar as equipas de enfermagem ainda tem muito mas muito a aprender, quanto aos famosos TAE, desculpem mas não existe em parte alguma o k realmente existe é TAS, mas mais uma vez o INEM tem k se difrenciar de todas as outras instituições, o mais caricato disto é k o propio INEM vai buscar profissionais outras instituições como TAS e como por magia os transforma em TAE....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!