sexta-feira, fevereiro 16, 2007

A bastonária (e amigos) começa a ficar sozinha!!

(clique na imagem para ampliar e ler)


Ex.mos colegas,
no seguimento do assunto que temos vindo a discutir (excesso de Enfermeiros), li um artigo no Jornal Público, que demonstra que a inversão desta situação é possível. Desta feita, o próprio presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, reconhece o excesso de vagas para a Enfermagem!!! Parece que os únicos portugueses que acreditam na falta de Enfermeiros são a bastonária e os amigos, pois estes continuam a viver uma ilusão! Deixo-vos excertos do artigo, mas lembrem-se que o corte de 20 ou 30 vagas nada resolve! Necessitamos de corte massivo nessas mesmas vagas, e a restruturação dos cursos no sentido de formar com a qualidade que os enfermeiros e os utentes merecem!

"As universidades e os politécnicos concordam com a proposta do Ministério do Ensino Superior de não abrir mais vagas de acesso no próximo ano lectivo, uma vez que o número de candidatos está a diminuir. Contudo, os politécnicos questionam o aumento de vagas para Enfermagem e juntam-se às universidades nas críticas contra o fim do financiamento dos cursos com menos de 20 alunos."

" (...) A abertura de mais vagas para os cursos de Medicina não merece reservas por parte das universidades nem dos politécnicos, embora estes últimos questionem o aumento do número de lugares para Enfermagem. "Temos algumas dúvidas em relação à Enfermagem, porque os estudos existentes apontam para um rácio de um enfermeiro por mil habitantes, que serve de re ferência a nível europeu, que será ultrapassado em Portugal dentro de 5 anos (...)"


Colegas, é necessário lutarmos! Se esperarmos 5 anos a classe está morta! Dentro de 5 anos, haverão mais de 75 mil enfermeiros, e sensivelmente 20 mil desempregados! Temos de pensar a longo prazo, por ex., uma possível redução de vagas para o ano, só irá ter repercussões após 4 anos!!
Mas pelo menos, começa a haver um sentido de reconhecimento de que a Enfermagem está com problemas sérios a nível da massificação da formação e do desemprego!



Fonte: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1260295

Comments:
Será que a nossa ordem recebe algum incentivo, seja ele de que natureza for, para colocar a nossa profissão no abismo? (Dá a entender que sim)
Enfermeiros Unidos
 
Penso que, como aliás se pode verificar por todo o espaço bloguístico e não só, existe neste momento muito descontentamento com esta Bastonária e com toda a sua equipa!
E aqui há muito espaço de intervenção para novas intervenções e diferentes formas de estar na Enfermagem...
Eu tenho passado nos últimos meses por algumas diferentes instituições (Estágios do CPLEER) e é notória e sistemática a crítica, o mal-estar, um sentimento de desamparo e de desilusão em relação aos orgãos da Ordem e obviamente por esta Bastonária.
E parece-me também obvias as diferentes posições que começam a definir-se e a posicionar-se, tendo em conta o próximo acto eleitoral para os órgãos da Ordem. Mas, meus amigos e companheiros destes blogoespaços, a luta é desigual e terrivelmente enviesada!...
Porquê?...
Porque a Ordem e todos os "cães de fila" (perdoem a expressão pq somos todos colegas) estão nos locais mais influentes e mais mediatizados da classe, nas escolas, nos jornais, nas revistas, nas empresas de formação da área, não esquecendo os próprios orgãos da Ordem, nas instituições de saúde(directores, supervisores, chefes) mais "poderosas" do país, etc., etc....
No entanto, a luta pode ser desigual e à partida parecer perdida, mas é importante começar a marcar pontos de vista e manter um olhar contínuo e incisivo nas actuações da nossa Ordem.
Desistir, como aqui alguém já disse, não é para os Enfermeiros e da nossa parte não iremos baixar a guarda!
Vamos discutir e colocar os nossos pontos de vista, as nossas opiniões e os nossos anseios aqui nestes fóruns (já que o site da Ordem tem um, mas que nunca esteve activo, pq o que interessa é não levantar pó!)e sobretudo não esquecer de estar presente nas reuniões e assembleias da Ordem.

Vamos a isso?

Contem connosco!

ENFERMAGEM XXI

http://www.enfermagem21.blogspot.com
 
A Ordem já teve um fórum activo, que entretanto foi encerrado, pois as críticas eram tão inconvenientes, que os responsáveis decidiram silenciar-nos. Prometram a abertura desse fórum... até hoje!

De facto, com todos os que contacto, o sentimento é comum, NINGUÉM se identifica com as estratégias da ordem (excepto no aspecto de bolonha)!!

De facto, acho que todos anseiam a saída destes mandatários, que prestaram um serviço horrível aos Enfermeiros e à população, pois até hoje não vi a segurança dos cuidados defendida! Pelo contrário, ao fomentar o exagero e a falta de qualidade da formação, precarizaram os cuidados, tornando-os instáveis e impregnando toda a classe com desmotivação e com a perda total de poder de reivindação!
Vivemos na época do "se-tu-não-queres-há-muito-desempregado-que-queira-e-se-sujeite-à-miséria"!!

Fazendo um paralelo com a Ordem dos médicos, a nossa Ordem é uma desgraça, arruinou isto por completo!!! Será que eles não reparam que não há que os apoie???????
 
Apesar de haver mais enfermeiros, não se vê melhorias nos cuidados de há 10 anso para cá! Pudera! Os desempregados, apesar de entrarem para as contas dos rácios, ainda não prestam cuidados!!! Digo ainda, porque quando tal entra na moda os estágios não remunerados, ou seja, mão de obra gratuita!! Não aceitem colegas!
 
Estavamos nós na pesquisa das AEs das escolas de enfermagem, quando vimos no website da universidade atlântica, a seguinte frase hilariante, relativamente ao mercado de trabalho para o curso de Enfermagem:
«Actualmente qualquer Organização de Saúde apresenta défice em enfermeiros, o que permite aos recém-formados escolherem áreas da sua preferência.»
Quem escreveu isto só pode fazer parte da OE!
Doutor enfermeiro, o esboço de cada petição está quase pronto. Amanhã discutiremos com vista a melhorá-lo. Se desejar, envie-nos um e-mail para enf.unidos@sapo.pt para que possamos enviar-lho e nos possa ajudar no seu aperfeiçoamento, assim como quem quiser participar.
Cumprimentos,
Enfermeiros Unidos
 
Eu serei mais um a juntar-me a esta luta. Todos os enfermeiros deverão fazê-lo. Os meus parabéns por esta iniciativa, sei que vem ainda em tempo útil e que todos beneficiaremos com ela.
BASTA!
 
É a primeira vez que comento neste espaço e logo num tema que me diz muito: o desemprego na Enfermagem.
Infelizmente sou mais um recém-licenciado/desempregado que continua há mais de seis meses à procura de colocação por todo o país, já concorri a diversos concursos de reserva de recrutamento em que as entradas são cada vez menos, já fui pessoalmente a hospitais fora da minha zona de residência e a maioria refere-me que não existem perspectivas de colocação de novos enfermeiros, e até já escrevi um artigo no Jornal de Enfermagem e continuo sem sucesso.
Há uns tempos atrás disseram-me para fazermos como os médicos e unirmo-nos pelos nossos direitos, sair à rua e manifestar o nosso desagrado quanto à diminuta colocação de recém-licenciados em enfermagem, mas fiquei a questionar-me se teria de ser eu a promover essa iniciativa e ao mesmo tempo a pensar no papel dos sindicatos. Procuro manifestar o meu desagrado pessoal através da partilha da minha opinião em locais e entidades públicas, no entanto julgo que não devo ser eu a convocar uma manifestação de recém-licenciados no desemprego.
Teria muita coisa para dizer sobre este tema mas fico-me por aqui para não ferir susceptibilidades.
Se alguém souber de algum concurso para Enfermeiros de Nível 1, agradecia saber;)
Um abraço e fiquem bem.
 
Gonçalo: abriu mais uma bolsa de reserva de recrutamento, desta vez para o hospital de Aveiro. No https://www.bep.gov.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=29 encontrarás toda a informação que precisas para formalizares a tua candidatura.

Doutorenfermeiro e todos os que quiserem dar a sua achega: os esboços das petições já foram elaborados e enviados aos membros dos Enfermeiros Unidos para que possam dar o seu contributo no aperfeiçoamento dos documentos. Estabelecemos as 12 horas, do dia 21 de Fevereiro, 4ª feira, como prazo limite de envio de sugestões, pois elaboraremos as petições definitivas nesse mesmo dia. A partir desse momento, procederemos à recolha de assinaturas.
Quem quiser receber os esboços das petições, só tem de enviar um e-mail para enf.unidos@sapo.pt e nós responderemos ao pedido.
Não vamos adiar esta luta! Temos de ser breves nas nossas acções! Há quem diga que a pressa é inimiga da perfeição, mas ninguém é perfeito. E já estamos cansados do tempo que se prolonga...sem ter resultados à vista!
Enfermeiros Unidos
 
Colega Gonçalo,
cabe a todos nós iniciarmos a luta! Alguém tem de fazê-lo, não podemos esperar eternamente que seja outro a fazê-lo por nós!
 
Colegas "Enfermeiros unidos", já vos enviei um mail (incluindo algumas ideias e contributos).
Vamos colegas, vamos lá andar com isto para frente (estou a falar para todos nós)!
 
Enfermeiros Unidos:

Obrigado pela ajuda, também já tinha sido informado na sexta do concurso para Aveiro e vou concorrer amanhã.

Um abraço e continuemos a lutar pelos nossos direitos.
 
Ah, agora percebo... por isso e que querem os trabalhos das ambulancias... esta bem!
 
Amigos, podem contar comigo PORRA!

Perante tudo isto, o resto são cantigas de embalar (não para nós, que estamos mais que dispertos ao "extermínio" que está em movimento).

Se fôr necessário encontramo-nos "secretamente", um pouco ao estilo da resistência francesa aquando da investida nazi (isto para evitar represálias, uma vez que "eles" andam por todo o lado.

À maneira de Zeca Afonso: "A Enfermagem Unida jamais será vencida".

VIVA a Enfermagem!


P.S. Olá Gonçalo! Meu rapaz, espero que tenhas sorte nesse novo concurso. Um abraço e fica bem.

O meu contacto por email é:

hajroque@gmail.com.

Abraço camaradas e até breve!
 
Começo a gostar: a Enfermagem é excelente quando o seus membros se unem!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!