segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Dá que pensar!


Desde há muito tempo se discute a actuação da nossa Ordem, e consequentemente da bastonária. Até hoje, durante todo este tempo de mandato, NENHUM Enfermeiro se indentifica e apoia a nossa Ordem. Se a Ordem somos todos nós, então todos nós queremos outra forma de pensar e concretizar! Todos nós queremos que a bastonária abandone a Ordem! É que de um lado, temos a bastonária (e alguns amigos), do outro estamos todos nós!

Dá que pensar!!

Comments:
A vaguiar por aqui e por ali, encalhei aqui, e gostei do que li!
Um voto a favor do blog!
Um voto contra a bastonária e esta "nossa" ordem"!
 
Inteiramente de acordo.... esta bastonária esta a "enterrar" a nossa Profissão! precisamos de uma pessoa que conheça na realidade os problemas da nossa profissão e nao de uma pessoa que nao tem presença nem carisma quando aparece nos meios de comunicação! essa senhora representa-me a mim e a nossa classe cada vez que aparece em publico... e eu nao me vejo representado pela aquela senhora que ainda por cima tem uma voz irritante de "bagaço".... Abaixo a bastonaria, precisamos de fazer o 25 de abril da enfermagem.... nos todos juntos temos muito poder... nao o temos sabido utilizar da melhor forma
 
Ora aí está algo do qual nunca ninguém se lembrou, apesar de nos apercebermos disso: a nossa bastonária tem voz de bagaceira! E por mais que se tente arranjar, fica sempre lastimosa!
Vamos acabar com ela, porque não passa de uma bactéria que veio para nos destruir!
 
Parece-me que o problema central relativamente ao desempenho da actual Bastonária, está na incapacidade de cortar o cordão umbilical com a sua veia sindicalista! Uma má sindicalista! Tive o desprazer de trocar umas breves palavra pouco antes da sua eleição(dentro do gabinete do meu chefe em periodo pré eleitoral), em que lhe perguntei: colega, o que pensa relativamente á restroturação da nossa carreira? Prontamente respondeu: ainda não temos resolvido o problema de um bom numero de antigos auxiliares de enfermagem(no momento até me deu o numero), como é que podemos pensar nos licenciados?
Nem queria acreditar no que estava a ouvir, rapidamente me afastei e fui passar o turno! Portanto não me restam duvidas que desta ordem e desta Senhora Bastonária não podemos esperear mais!!
 
Caro Doutor Enfermeiro,

Tinha prometido a mim mesmo que resistiria ao apelo de participar nestes monólogos sem sentido.

Lamentavelmente, não resisti e cá estou de novo.
O único objectivo deste meu comentário é tentar dignificar a profissão.

Reconheço a todos os enfermeiros e não enfermeiros o direito, e por vezes o dever, de manifestarem opinião e comunicarem novas ideias.
Mas, para tal, não é necessário entrar pelo campo do insulto abjecto e gratuito.

Discorda do rumo que a a OE tem? Óptimo.

Critique, mas apresente alternativa às políticas e opções seguidas. Não basta gritar baboseiras. Seja objectivo e consequente.

Que vantagem espera obter das tentativas de menorizar os colegas que o servem a si e à sua classe?

Será que não consegue encontrar argumentos sólidos e razoáveis e, por isso, parte para o insulto?

Em tempos li uma vaga justificação sua para o nome do blog.
Em sua opinião o facto de juntar o "doutor" seria a tentativa de acrescentar aos enfermeiros maior educação, prestígio e estatuto social. O termo de comparação eram os médicos.
Faça novo exercício e compare-se com eles de novo.

Já viu algum médico entrar num exercício semelhante? Claro que não!
Nem em privado, quanto mais em público!!
Porque os médicos têm o bom senso de não se autodestruirem!!!

Apesar de os insultos caracterizarem bem quem os profere, ainda não reparou que, apesar de quase ninguém o ler, os registos que ficam contribuem para a imagem da profissão!

Independentemente da apreciação que qualquer enfermeiro possa fazer da sua actuação, os dirigentes da OE, ocupam o cargo legitima e democraticamente. E, por livre escolha e opção dos enfermeiros.

Tenha um pouco de bom senso!
A OE é uma conquista dos enfermeiros que não pode ser posta em causa.

E, já agora, se quer ser o próximo Bastonário, instrua-se!
É que a OE tem os limites de actuação claramente inscritos na lei.

A divergência de opinião e alternativa é sempre saudável quando é construtiva e leal.

Contribua para um melhor futuro para todos os enfermeiros (e especialmente para aqueles a quem é necessário lembrar que já são doutores), antes de mais seja um bom cidadão!

Não termino sem lhe deixar algo que poderá usar na sua campanha eleitoral, caro putativo Bastonário.

Havendo tanto desemprego na classe (como é apregoado na blogosfera), e sabendo dos limites do ser humano, como putativo Bastonário, que fará para terminar com o duplo e triplo emprego de uns quantos superhomens e mulheres, em benefício dos desempregados e da saúde dos doentes?
Que intervenção poderá ter a OE junto do Governo para limitar este fenómeno?

Será o Bastonário Doutor Enfermeiro (gostei da sonoridade!) capaz de defender a limitação do número de empregos enquanto durar o "excesso de enfermeiros"?
Claro, que esta é uma medida em defesa dos doentes e dentro dos limites da acção da OE!

Será o Bastonário Doutor Enfermeiro (cada vez gosto mais) capaz de lançar uma campanha na imprensa que alerte os cidadãos para os riscos que correm ao serem cuidados por enfermeiros com cargas horárias semanais superiores a 70 horas?



Adeus.

Olivier Rameau
 
Olivier Rameau:

Há alguma lei que proíba algum trabalhador de exceder as 40 horas semanais?

Porque será que cada vez mais os enfermeiros trabalham mais horas e pretendem arranjar um cada vez maior número de empregos? Será porque os seus vencimentos são altos?

Acha que o problema do desemprego é resolvido com a proibição legislativa da prestação de cuidados em diferentes instituições?

PORQUE RAIO É QUE DEIXAM AUMENTAR AS VAGAS PARA OS CLE?

Porque deixaram nascer tantos institutos privados com formadores de capacidade duvidosa? (para não dizer nula)

Porque encerraram o fórum do site da Ordem?

Porque cobram quotas a enfermeiros desempregados?

Porque se responde sempre com qualquer coisa como "A Ordem tem os seus estatutos, não é um sindicato!". Toda a gente sabe isso, mas não são os sindicatos que regulam a formação dada aos futuros profissionais, nem a abertura de vagas...pois não?

Porque razão se insurge quando alguém faz críticas e tenta combater algo que está a corroer esta classe? Não se insurge ao ver colegas desempregados e 4 MIL alunos de 1º ano em CLE´s?

Digo-lhe mais, quem dera que o DoutorEnfermeiro se candidatasse, teria o meu voto e, se quisesse, o meu contributo. Agora, nesta (des)Ordem eu não vou mais.

Passe bem.
 
Criticam-nos por nos compararmos aos médicos. E os médicos não se comparam a ninguém?
Já li um artigo em que os médicos diziam que tinham de «defender os privilégios da sua classe». Que eu saiba, quando uma classe tem privilégios, é porque outras não têm privilégios iguais, ou seja, os médicos comparam-se, inevitavelmente e por mais que isso lhes custe, a outros grupos profissionais.
Obviamente, não vejo nenhum problema nisso, porque cada um deve de lutar pelos seus interesses.
Agora, não venham crucificar aqueles que se comparam a outros. Morre alguém por isso? Não!
Quem quiser calar os enfermeiros, primeiro terá de os aniquilar. Mas, até isso vai ser difícil, basta olhar por esse mundo fora e ver que há enfermeiros em todo o lado. Se não houver em Portugal, haverá sempre noutros países.
Se o doutorenfermeiro se candidatar a bastonário, terá também o meu voto. Pelo menos, é alguém que não vê a realidade distorcida, como tem feito a nossa bastonária e os amiguinhos!
 
Pelos vistos está tudo bem! Pelos menos assim acha o colega Olivier!
Caro amigo, dê uma vista de olhos nos blogs médicos: ainda são piores que nós!

Desculpe dizer-lhe, mas é o primeiro apoiante da bastonária que eu conheço!

Eu também a Ordem dos Enfermeiros (tal como o colega!), agora sou frontalmente contra esta bastonária! É uma senhora sem qualquer carisma para nos representar. Nem ela própria consegue restrutura-se, quanto restruturar uma classe de mais 50 mil profissionais!

A equipa da bastonária são um conjunto de colegas respeitosos, mas obsoletos, e sem quaisqueres perspectivas de futuro. A ela juntam-se algumas mais novas, mas completamente afastadas da realidade. Tão afastadas, que lidam autisticamente com todos. É mesmo peculiar, algumas roçam mesmo o disturbio psicológico (desculpe a frontalidade!).

Se eu fizesse parte da Ordem e tivesse uma classe inteira a reclamar (tal como está a acontecer!) e a insurgir-se contra mim: demitir-me-ia!! Tal como a senhora bastonária e equipa deviam fazer!

Nós temos umadifernça para com os médicos. É verdade sim senhor. É que nós estamos a demorar a liquidar a bastonária, os médicos, se quisesse, liquidavam o deles em dias!
 
Vamos ser praticos... o que é necessário para acabar com a Bastonária?
E estou a falar muito a sério!!
 
Caros colegas, julgo que é necessário não pessoalizarmos tanto as coisas!
Parece evidente que esta Ordem e esta Bantonária não é aquela que desejamos neste momento e muito menos a que esperávamos(eu tb comungo dessa opinião), no entanto não me parece grande alternativa as estes orgãos, que foram legitimamente eleitos, passarmos e usarmos estes espaços de discussão unica e exclusivamente para dizer que temos de os colocar fora, de "acabar" com eles, de tecer comentários sobre o tom de voz da Bastonária, etc., etc....
Acredito que este tipo de argumentação não é a mais séria e credível para que se possa construir uma alternativa tb ela credível e diferente da actual.
Vamos procurar ocupar estes espaços da blogosfera com contributos sérios, pertinentes, responsáveis e concretos em relação à realidade actual da Enfermagem em Portugal.
E o meu primeiro contributo vai justamente para que se faça e se construa essa alternativa com fundamentos, ideias, intervenções concretas e sobretudo por um programa que responda ao desejo de mudança mas que ao mesmo tempo seja concretizável e isento de utopias e de rivalidades/questões pessoais ou institucionais!
Pq importantes somos todos!
Não devemos atacar pessoas mas sim as ideias e as acções.

ENFERMAGEM XXI
 
colegas, spr fui ttalmente a favor da ordem: ela foi uma nossa conquista.

Mas para k serve s nada faz?

Cabia à OE lutar contra o excesso da oferta d enfermeiros. Nada fez. Assim a oferta excede largamente a procura, tendo assim contribuido directamente para a perda d dignidade da classe.

Será tarde? Sim, é tarde. Mas ao menos aja, reaja, estrebuche, grite, o k ker k seja.

e o k faz a OE? Nada? Antes nada fizesse.
Para uma ordem assim, mais vale poupar 7,48€ p mes...
 
só mais uma coisa:

como posso participar?
 
Towers, em breve vamos lutar, começando já por uma petição. Divulga pelos colegas. Mais tarde daremos mais informações. aos colegas.
 
o doutor enfermeiro nao tem dado muitas respostas.. e esta aqui um comentario desafiador... aprece que so responde na base da provocacao...
 
Prestei (e continuo a prestar sempre que necessário) colaboração aos colegas que estão na base da petição. Trocamos alguns e-mails e tivemos uma conversa por messenger. Desta forma, é possível aliar a alta tecnologia à luta dos enfermeiros (estamos no séc. XXI). Uma coisa posso garantir: na minha instituição 100% dos Enfermeiros assinam, incluindo a Enfermeira- Directora e todos os Enfermeiros-Chefes.
Em relação ao último comentário, p.f. leia o meu último post (nome: Esclarecimento.) onde disponibilizo a minha humilde opinião acerca da Ordem e seus intervenientes!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!