segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Enfermeiros auxiliares?!


"Caros colegas
Estava eu a absorver alguma informação de sites de enfermagem quando me deparo com um site em que se discutiam as leis para os indivíduos com mais de 23 anos no acesso ao ensino superior. Ora comentário para aqui, comentário para acolá, qual não é o meu espanto quando leio o seguinte post que passo a transcrever: "Para vossa informação os primeiros 6 num concurso a Auxiliar de Acção Médica no HSJ são enfemeiros recém-licenciados. E com certeza que não andaram a limpar retretes de hospitais, mas a partir de agora vão passar andar, ordenados por semelhantes seus, e vão ter muitos pontos por isto. "
Por favor! Isto que não seja verdade! Porque a ser verdade lamento muito sinceramente que as pessoas se curvem desta forma! Afinal somos ou não somos enfermeiros?! Afinal existe ou não existe falta de enfermeiros?! (segundo a nossa adorada bastonária o rácio actual não é suficiente... mas isso são outras águas). E também me custa muito lutar por uma alteração da nossa situação actual, quando tenho colegas que me colocam um pé em cima da cabeça para que me curve, porque vamos lá a ver... que respeito eu e outros colegas poderemos exigir quando temos um outro colega, com as mesmas competências profissionais de esfregona na mão?!
"

Comments:
Tem toda a razão colega, e pode crer que há muitas outras situações identicas, infelizmente!

A verdade é que, por mais que alguns de nós lutem pela reconquista de uma dignidade profisisonal tantas vezes desrespeitada pela sociedade, muitos enfermeiros contribuem para o seu desrespeito...são aqueles que esperam sempre que os outros lutem, reivindiquem e conquistem direitos por eles...A todos esses deixo um apelo á sua dignidade profissional, por eles e por todos aqueles que como nós, lutam por uma ENFERMAGEM que reflicta as competências do grau académico de licenciatura e que seja reconhecida por isso!
 
Pois colegas, mas se o emprego não chega nunca, não se pode viver de esmolas. Qualquer emprego é digno desde que exercido com dignidade.
Tenho pena, a ser verdade, que isso esteja a acontecer. Mas é a luta pela sobrevivência. Ninguem mais que essas pessoas se sentirão desmotivadas por não estarem a exercer a profissão por que lutaram.
Quantos licenciados conhecem em caixas de hipermercados, p.e.?
Não é por estarem a trabalhar noutra profissão que estão a "contribuir para o seu desrespeito".
Digam-me qual é solução para colegas que continuam desempregados meses e anos a fio, como ja aqui foi sublinhado? É continuar desempregado para manter a dignidade? Não me parece...
 
Permitam-nos transmitir, aqui, o que vem sido referido no nosso blog. Não se trata de discutir a procura de emprego noutras áreas (aliás, quem é que estando desempregado não põe essa hipótese?). Vamos simplesmente citar a opinião de uma colega que explica, com bastante clareza, a questão-chave: «É exactamente por atitudes semelhantes a estas que a enfermagem em Portugal não evolui, pois tenho a sensação (e gostava de estar errada) que uma grande parte dos enfermeiros portugueses dão não o devido respeito, valor e dignidade a si próprios e às suas capacidades enquanto profissionais. É compreensível que a necessidade de arranjar trabalho seja enorme, mas se realmente esse é o motivo, existem muitas outras profissões para além da auxiliar de acção médica. Pois, o que está em causa não é a profissão em si, mas sim o facto de que nesses casos os nossos COLEGAS ENFERMEIROS estarão a receber ordens de COLEGAS ENFERMEIROS!!!!
Na minha modesta opinião, esta é uma situação muito grave e que devia merecer uma profunda reflexão, antes de assumirem o posto de trabalho como auxiliares!»
Cumprimentos,
Enfermeiros Unidos
 
Quando os próprios Enfermeiros não dignificam a sua profissão como é que podemos esperar que sejamos respeitados por outros! Também pergunto, será orientação da Administração e por conseguinte, do Enfermeiro Director??
Eu deixo um apelo a estes colegas: Hoje o mercado de trabalho não pode ser limitado á nossa rua, ao nosso bairro ou á nossa cidade.
Têm o exemplo do Algarve que continua a empregar muitos colegas Espanhois e uma boa parte do Norte do País.
 
Ou então França, Inglaterra, EUA, etc...
 
Cara colega Enfermeira.ss said...
tem toda a razão qd refere k o nosso trabalho não se deve cingir à nossa rua, porém, deixe-me k a esclareça qto às oportunidades de trabalho nos Algarves e afins para a 'gente do Norte'. Actualmente so contratam kem tem lá morada e/ou família, sendo k algumas das perguntas k fazem são: se tiver 1 oportunidade de regressar (à terra natal) fa-lo-á? tem familiares?
onde? até mm para as ilhas tá complicado pois dão preferência à zona de residência. Enfim...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!