terça-feira, fevereiro 27, 2007

Enfermeiros na Fórmula 1


(Clicar para ampliar e ler)


Os Enfermeiros também estão envolvidos na Fórmula 1, fazendo parte da sua equipa de socorro. Isto demonstra a flexibilidade da Enfermagem e a diversidade do seu campo de actuação. Para terem uma ideia aproximada de como está organizado o socorro na Fórmula 1, dou como exemplo o Grande Prémio da Europa realizado na Alemanha.


"A equipa de socorro móvel é composta por quatro S-Cars, dois R-Cars e dois veículos de evacuação rápida. O S-Car está equipado com um desencarcerador e com pó seco e, se necessário em caso de emergência, pode ainda rebocar um carro acidentado. Os R-Cars são viaturas muito rápidas que providenciam os primeiros socorros em caso de acidente. Um médico está sempre presente no carro. Os veículos de Evacuação rápida são chamados sempre que haja a necessidade de remover o piloto do carro junto com o assento. Este veículo é composto por um médico, quatro enfermeiros e um condutor e podem chegar a qualquer ponto do circuito em 30 segundos. No "Pit Lane", um carro médico aguarda que seja chamado."


"No caso de um acidente grave, o Centro Médico do circuito será o primeiro destino do(s) piloto(s). Equipado com os mais modernos equipamentos médicos, dispõe ainda de um cirurgião ortopedista, um anestesista e ainda 6 enfermeiros, permanentemente ao longo de todo o fim-de-semana de corridas. Ao lado do Centro Médico está sempre um helicóptero com um médico e dois enfermeiros, bem como duas ambulâncias. Um segundo helicóptero esta também de prontidão perto do circuito e quatro ambulâncias estão estrategicamente colocadas ao longo do traçado."

a


Texto: http://motoclubes.tudosobrerodas.pt

Comments:
E so agora é que voçes viram isto... isso é assim em todas as provas do genero ha medicos enfermeiros e tecnicos é assim e sempre foi medicos para mandar e enfermeiros para executar, onde é que está a duvida so aqui uma pequena questão,quem é que está nas ambulancias? São tecnicos que fazem a extracção com os tecnicos de corte se for preciso e os enfermeiros e os medicos so entram quando o piloto ja está em ambiente (seguro) e so mais uma coisa na alemanhã ha uma profissão propria para a EPH que é isso que se devia fazer em portugal criar uma profissão nova com uma carreira defenida com protocolos de actuação como deve ser mas ñ aqui neste país so o que se dá importancia é a guerrinhas de treta de bombeiros vs INEM, enfermeiros vs TAS, enfermeiros vs medicos e quem perde os portugueses mais ninguem... e sim enfermeiros vs TAS e ñ TAE porque o TAE é um TAS, TAE é o nome da função dentro dos quadros do INEM e nada mais, so mais uma coisa ñ demonstrem modelos de actuação em EPH a nivel europeu porque senão vão ver que são muito poucos que tem enfermeiros na primeira linha ou seja nas ambulancias sim ambulancias porque são tecnicos a fazer SAV e ñ enfermeiros querem outro exemplo cá vai Suiça vai uma espreitadela á REALIDADE da EPH na europa... www.gsl-smur.ch
E aqui vão encontrar ambulancias com SAV mas tripuladas por AMBULANCIERS que foi o nome que eles deram a essa profissão nova que nos EUA é o PARAMEDIC e que por acaso na suiça tambem os enfermeiros podem entrar so que um formando que venha do zero tem de percorrer 3 anos de formação para la chegar um enfermeiro nivel 1 ou 2 como eles lhe chmamam basta fezer 2 ou 3 meses de formação apenas para " acertear " protocolos de actuação que ñ tem na sua formação de base de enfermagem, e vão encontar tambem viaturas tipo VMER que são tripuladas por estes novos tecnicos e medicos para todas as situações que os protocolos ñ resolvam como por exemplo uma cardioversão ou um acidente multivitimas...
 
Não tinha noção da verdadeira dimensão dos meios.

Pelo menos para mim foi útil.

Cumprimentos
 
a aparente ausência de enfermeiros no pré-hospitalar de alguns países, vai começando a ser posta em causa. Inúmeros países escolheram enfermeiros para os seus meios de socorro diferenciados, outros já vão escolhendo. Alguns emitiram mesmo legislação no sentido de proibir a existência de equipas sem enfermeiros. Israel, por exemplo, um país onde até há pouco tempo não havia enfermeiros na rua, começam a surgir equipas com enfermeiros... sinal dos tempos. Cuidados mais complexos exigem profissionais mais diferenciados.

Os técnicos de emergência quer queiram quer não, foi um recurso barato e fácil à falta de médicos e sobretudo enfermeiros em alguns países. Ou acham que alguém se lembrou de pegar em profissionais sem formação em saúde, dar-lhe umas horitas de formação e dizer "ora aí está um gajo que vai perceber mais do disto do que médicos e enfermeiros"?
 
Inteligente por acaso foste ver quantas horas de formação tem os suiços que falo em cima ja vi que ñ, pois são mais que as tuas, eles para fazerem rua tem 5300 horas de formação em EPH e seu protocolos pois ñ são gajos de certeza que ainda terias muitas coisas a aprender com um gajo desses ainda tu andavas no primeiro ano a lavar cus ja aqueles gajos ensinavam enfermeiros para o EPH e olha se fores investigar mais na suiça foi exactamente o contrario ai da tendencia que falas eras os enfermeiros que andavam nas ambulancias e saltaram de la porque ñ satisfaziam as necessidades antes de falas das coisas esqueçe a tua barriga de enfermeiro e informa-te como deve ser e luta por uma profissão nova se quiseres fazer rua, não vai ser rebaixando os outros que la vão chegar
 
na suíssa? eles nem têm enfermeiros para os hospiatsi, quanto mais para as ambulÂncias
 
Tinham sim saiam dos hospitais e iam ganhar uns dinheirinhos as ambulancias eu sei o que estou a dizer vão investigar melhor e não falem do que não sabem informem-se melhor e sejam humildes
 
Ora então ca vai neste site do estado de Geneve ou melhor Genebra www.geneve.ch/cefops/Ambulancier/Ambu01.html#03 e onde diz duração da formação diz o seguinte:

" Durée de la formation
La formation d'ambulancier(ère) est conçue conformément à l’ordonnance sur les ES, 5496 heures de formation réparties en 4580 heures de contact et 916 heures de travail personnel (20 %)."

sim leram bem 5496 horas de formação e se continuarem a ler vem la os enfermeiros tambem inseridos no pre hospitalares sem guerras simplesmente porque tambem querem fazer rua e passaram a fazer mas como ca para se fazer alguma coisa tem de se mandar os outros pro desemprego estamos como estamos continuem a mandar abaixo os TAE que vamos continuar sempre na mesma
 
Leia bem: "4580 heures de contact", ou seja, são horas de observação. O gajo anda lá nas ambulâncias de mãos no bolso a observar os outros a trabalhar. Que riqueza de formação!

Acorde amigo, 5496 horas, tem quase o curso de medicina! Não tarda nada querem por os médicos suissos de lá para fora! Os ambulancistas com tantas horas de mãos no bolso superam até os médicos portugeses! ahahahahahah

Vá dormir amigo, que o seu mal é somo!
 
Não amigo estás enganado eles correram com os enfermeiros que esses sim andavam la so a ganham o seu dinheiro e o contacto de que falas ali é mesmo a trabalhar sobre supevisão medica que está nas ambulancias com eles apenas nesta altura da formação claro porque depois fazem tudo sozinhos atenção tudo mas dentro do protocolo fora disso activam o smur que é a vmer deles e so mais uma coisa la por voçês enfermeiros quererem acabar com os medicos não quer dizer que todas as outras pessoas no planeta queiram o mesmo eles instalaram um sistema que funciona sem passar por cima de ninguem muito diferente do que os enfermeiros querem fazer ca passar por cima dos TAS e tambem dos medicos vão ver coms os vosso proprios olhos 5496 horas de contacto com as vitimas com medico atras a supervisionar dentro da ambulancia apenas para a formação do tecnico ser mais rica e quem é que ganha com isso não não são os tecnicos são as vitimas ou na vossa nova linguagem os " clientes " até me arrepio de escrever esta palavra... nunca em portugal vamos ter isso nunca e sabem porquê graças a voçês que ja nascem ensinados e até ja substituem o medico mais uma vez 5496 muito mais que a vossa formação e é uma verdade não tenham invejas são apenas TAE's que tiveram direito a uma carreira como deve ser vosses são muito superiores são enfermeiros com menos horas mas são
 
Aguardo ansiosamente o dia em que finalmente o que aconteceu na Suiça aconteça em Portugal.

Enfermeiros, voltem para os hospitais e deixem de fazer as borradas que fazem na rua.
 
Então aguarda. O mesmo disseram com a VMER! Que os enfermeiro só lá andariam uns meses... já vou contando anos largos... de facto 5 mil e tal horas a observar de mãos no bolso é muita fruta!
 
Caro bombeiro anónimo:

Um reparo: aprenda a escrever, duvido que alguém consiga perceber esse seu discurso! Só denota a sua falta de formação.

Quanto ao que tem vindo a "escrever", já ouviu falar em humildade?! Tenho vindo a defender que todos têm o seu lugar no conceito de equipa multidiscplinar, de acordo com a formação que detêm. Não se queira passar pelo que nunca será!
 
Caro bombeiro anónimo:

Um reparo: aprenda a escrever, duvido que alguém consiga perceber esse seu discurso! Só denota a sua falta de formação.

Quanto ao que tem vindo a "escrever", já ouviu falar em humildade?! Tenho vindo a defender que todos têm o seu lugar no conceito de equipa multidiscplinar, de acordo com a formação que detêm. Não se queira passar pelo que nunca será!
 
Venham para as USIV, ou lá como a chamam, que os TAE's tratam-vos da saúde.

Julgam-se muito capazes de fazer tudo quando apoiados por um médico, não é?

Vamos lá ver se o sabem fazer SOZINHOS.

Sim, pois se somos "curandeiros", vamos apenas nos resumir ao papel de condutor de uma ambulância.

Não aguentam 1 semana.

Pelo contrario, estaremos sempre presentes para vos chamar à atenção e para vos impedir, como é habitual, de fazer asneiras.

"O doente" (não cliente) em primeiro lugar.
 
Caro anónimo:

O conceito de "doente" resulta de um paradigma paternalista que, como os que percebem alguma coisa da área de saúde sabem, já se encontra desajustado há muito tempo...Assim, a Enfermagem a par de de outras ciências da saúde, adoptaram um novo paradigma e consequentemente um novo conceito para definir as pessoas que necessitam de cuidados de saúde: "cliente".

Para não demonstrar ignorância relativamente aos conceitos "doente" e "cliente", consulte bibliografia adequada e cientificamente validada e peceberá que o mais recente só colecciona mais e melhores direitos para as pessoas que necessitam de cuidados de saúde.
 
Cliente = se queres pagas...


Utente = tens direito mas a malta quer é que pagues...bla bla bla cliente é mais giro bla bla bla... isto foi o que eu li na historia de embalar muito gira da senhora sara barbosa...
 
Tendo em conta a lingua portuguesa se enfermo e doente já está desactualizado => enfermeiro - alguem que trata dos enfermos; utilizemos agora cliente.

Assim sendo o enfermeiro muda para CLIENTEIRO, ou seja alguem que avia quem paga.

Reforço a ideia de que estamos apenas a falar de prestação de cuidados de saúde.

Assim, nessa optica, "quanto mais dinheiro tens melhor trato de ti..."

Não se admirem de, futuramente, a classe de enfermagem ser sujeita a (ainda mais) "bocas" de cariz sexual.
 
É pena ver tamanha ignorância das duas partes... sou bombeiro e sou enfermeiro e devo dizer antes de mais que todos somos necessários. Caro anónimo,gostaria antes de mais explicar que a enfermagem em Portugal é sem sombra de dúvidas um exemplo a nível mundial, tal como a do Reino Unido, esta situação deve-se ao nosso elevado nível de competências e conhecimentos de base cientifica e humana, adquiridos num curso de Licenciatura coma duração de 4 anos. Informo que este curso tem uma enorme componente prática que nos permite provar as nossas competencias e por em pratica conhecimentos adquiridos em aula.
Contudo reconheco antes de mais que a componente pré-hospitalar não é abordada, contudo os enfermeiros têm conhecimentos para efectuar técnicas de imobilização por exemplo com plano rigido(à excepção talvez de algumas escolas privadas pois a maioria das publicas têm esse ensino), claro que formação em extrações rápidas por exemplo ou em estabilizações de vitimas em acidentes de viação não são areas abordadas, sendo por isso que existem mestrados, pós graduações e especializações em enfermagem de emergência. Contudo um socorrista podendo ser TAS não tem os conhecimentos cientificos para aplicar determinadas técnicas, e não é só aprender a puncionar uma veia, puncionar qualquer um punciona, já dizia um colega meu que isso é fácil desde pequeno quue tratava de porcos e dava injecções, contudo há muitas vertentes e intercorrencias que requerem conhecimentos técnico-cientificos. A enferrmagem na Suiça, Grécia, França e noutros paises tem varios graus e para ser enfermeiro ou algo que se parece é só tirar um curso profissionalizante do equivalente ao nosso 12º ano e depois há várias especializações. Como é obvio isso sai barato e claro que é benefico ensinar tecnicas de base e especializar alguem em pre hospitalar, que dar mais formação a um pseudo-enfermeiro. Os TAS têm competencias claro algumas que o enfermeirro não tem, mas deve compreender que há enfermeiros em Portugal a ganhar menos que bombeiros com TAT e que trabalham horas a fio, vendo por este prisma, se fosse Portugal outro pais por essepreço o pré-hospitalar so teia enfermeiros, só devido á pressão dos bombeiros e à necessidade do inem de ter pessoal barato é que leva à existencia do TAS. Contudo eu defendo-o e defendo pois considero-o complementar. Eu sempre defendi que 2 TAS numa emergência são insuficientes, as equipas deviam ser todas SIV, TAS e enfermeiro, deste modo asseguravamos a estabilização de vitimas e poderiamos efectuar procedimentos mais evasivos, seguindo protocolos e noutros casos com prescrição médica como a lei obriga. Não podemos apesar de ser fácil dizer, para criar uma vertente de TAS profissional. A estrutura de saúde em Portugal nunca o permitiu, porque a enfermagem cá esteve sempre muito mais evoluida que nos outros paises. Pena os enfermeiros não olharem para si mesmos e reconhecerem os problemas da profissão. Deviam exigir ter mais especializações em emergencia, poder ir a concursos pois têm mais competencias que os TAS. Em vez de formar mais TAS dêem formação a enfermeiros criando empregos para a classe.´
Enquanto bombeiro sempre defendi a existencia de protocolos de actuação como nos EUA mas claro que com a minha experiencia vi que tais protocolos implicam conhecimentos que o TAS não tem e implicam que ca se desafie o médico a abdicar de algum do seu monopolio clinico, ou seja delegar mais funções, deste modo tudo estaria melhor, mas se eles se recusam a delegar em enfermeiros, iam delegar em TAS's? Nunca. O modelo SIV é exemplo disso enefermeiros e TAS em consonancia com consentimento médico. Eu já vi muitos TAS a fazer borrada, imensos e muitos enfermeiros tambem, somos humanos...
para alem disso a VMER só pode ser tripulada por um enfermeiro e um médico, o que muitas vezes não se verifica, sendo que depois assistimos a TAE's a realizar procedimentos de enfermagem, restritos à profissão, salvaguardados por lei, tal como os procedimentos médicos. Quem se responsabiliza se algo correr mal? ninguem...
Ah quanto à dicotomia, cliente, doente, ou até se quiserem incluir a questão utente, devo referir que isso reporta a um paradigma epistemologico muito vasto, mas posso explicar que o utente realmente usufrui de um serviço e paga, nem que seja dois euros para usufruir do mesmo. O doente não se aplica pois o conceito evoluiu, não se tratam so doentes e uma pessoa com uma doença crónica pode deixar de ser doente pois adaptou-se a doença (de forma suscinta, recorram a literatura adequada que vos posso com todo o gosto indicar, pois a questao é bem complexa), o cliente é a forma geral de definir utente pois usufrui de um serviço que o pessoal de saude presta quer seja pago ou não (o utente advém do cliente). Mas os colegas de enfermagem esqueceram-se... todos eles são pessoas... é isso que o enfermeiro trata da pessoa, não da doença ou da ferida ou da perna, mas da pessoa de forma holistica, em todas as suas vertentes bio-psico-socio-culturais.
 
Hmmm...caros seres humanos que estais neste forúm a discutir algo, que nao é discutivel....a enfermagem...Tava eu a passar por esta pagina sem querer e ao iniciar a minha leitura dei de caras com uma tao grande discussão sem pés nem cabeça...
Como é que alguem pode comparar a enfermagem com os TAE , ou com os Bombeiros...Por favor poupem-me...
Não tenho nada a dizer dos bombeiros, acho que é uma linda profissao, mas que é dirigida ao outro tipo de situações que tb pode ser a emergencia hospitalar, com acompanhamento medico e de enfermagem , pois seria impossivel a sua execução sem a presença dos profissionais anteriormente descritos...Qt aos TAE, foi uma profissão criada apartir do Euro 2004,com o objectivo de melhorar a assitência pré-hospitalar, algo que não me parece que tenha acontecido...pelo qu se vê...e para terminar, mesmo tendo 9000 horas teorico-praticas nunca poderao intervir da mesma forma que um enfermeiro o faz, por falta de outro tipo de bases que sao essenciais a execução de qualquer tipo de cuidados ao "...utente, paciente, cliente, homem, mulher, senhor, senhora...."(que treta).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!