quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Esclarecimento.


Em alguns comentários houve a tentativa de insinuar que o autor do blog e o próprio blog, pertenciam a um movimento anti-Ordem do Enfermeiros. Por tal facto resolovi prestar este breve esclarecimento.

Semprei apoiei a Ordem dos Enfermeiros. Desde do momento em que esta ficou definida em Decreto-Lei, durante a sua formação e até ao dia de hoje. Sou sim, contestatário da actual bastonária, suas políticas, estratégias, (falta de) intervenções, ideologias, etc...

Foi um grande admirador da nossa primeira bastonária, a Enfª Marina Diniz de Sousa. Um fã incondicional. Mariana Diniz de Sousa, para quem não conhece a sua história, desitiu do curso de Medicina para ingressar no curso de Enfermagem.

Tenho saudades da Srª Enfª Mariana Diniz de Sousa! Era uma senhora de visão, presença, de uma inteligência audaz e de um sentimento muito forte de união de classe. No primeiro momento em que se iniciou o famoso boom de escolas de Enfermagem, logo lançou um aviso à tutela!! Mais do que tudo, era respeitada e tinha poder. Muito poder. Há quem saiba do que estou a falar...

Não gosto da actual bastonária. Não votei nela. Os Enfermeiros não gostam dela.

Quero um(a) novo(a) bastonário(a)!

Comments:
Ja sou da era da actual bastonaria.De qualquer maneira parece-me que era uma bastonaria muito mais presente nas decisões em torno da enfermagem...

Um abraço
 
De facto, há um artigo da antiga bastonária (e que está no site da Ordem), em que esta alerta para as consequências do aumento das vagas para enfermagem, traçando, naquela altura, o quadro perigoso que hoje estamos todos a viver!
Quem é que desencantou a bastonária actual?
 
"Mariana Diniz de Sousa, para quem não conhece a sua história, desitiu do curso de Medicina para ingressar no curso de Enfermagem"


Coitada... não aguentou o ritmo com certeza... a vocação realmente é desculpa para muitas coisas
 
Caro anónimo, vou contar-lhe uma conversa que tive com uma aluna de Medicina do 6º ano, quando fui visitar um familiar a um hospital. Esta disse-me que gostaria de ter cursado Enfermagem, pois preferia a proximidade que um enfermeiro tem com o doente do que um médico. Admitiu-me que a razão que a levou a cursar Medicina foram os pais, uma vez que, por ter uma média que lhe permitia o ingresso nesse curso, a pressionaram.
Naturalmente, foi uma rapariga corajosa ao admitir isto.
É pena que alguns senhores médicos tenham apenas ingressado em Medicina, porque tinham média. Mas não tinham realmente mais nada a não ser isso: não tinham personalidade, para seguir a área que realmente gostariam de seguir (e se é que gostariam de alguma coisa). E não se venham armar que o curso de Medicina é o mais difícil que há e que os médicos são pessoas com uma cultura e conhecimentos vastíssimos. Isso não cola! Não sei se sabe, mas vivemos no séc. XXI! E se, alguns senhores médicos gostam tanto de ser pavões, proponho que se façam exames de cultura geral (sobre todas as áreas), para avaliar quem realmente sabe mais.
Não critique, ignorando.
Cumprimentos.
 
E as médias da medicina, é uma moda. A maior parte dos nossos médicos são do antes do 25 de abril. Bastava ir à faculdade fazer a inscrição e já está.
 
Então porque é que não foi lá inscrever-se também??
 
Movimento anti-OE?! até dá vontade de rir. oh caro colega doutorenfermeiro, apoio e subscrevo em tudo o k diz. trata-se é de pessoas descontentes e insatisfeitas com a falta de competências da actual bastonária e como membro da OE eu não quero, eu exijo um novo bastonário!
saudações, enfermagememmovimento.
 
não me inscrevi porque ainda não era nascido. estou a ver é que ainda hoje a sua inteligência ainda não nasceu também!
 
Pois não... tou a precisar de um bocadinho de relação de ajuda... ou toque terapêutico...

lol
 
atitudes relacionais... nao se inscreveu mas tem pena!
ninguem nasce e diz: oh... eu quero ser enfermeiro!!!
 
tantos e tantos...
 
Um dia, um dos melhores enfermeiros que tive oportunidade de conhecer disse:
" A vocação é para as freiras e padres, não para os enfermeiros"

Eu mesma entrei na faculdade de enfermagem por mero acaso e, no ano seguinte, repeti os exames nacionais e obtive médias que me davam acesso as faculdades de medicina, e apesar de ter feito os exames e obter notas máximas, optei por ficar em enfermagem, não por uma questão de vocação, isso nunca me tinha sequer ocorrido, mas porque senti que a profissão onde me realizaria profissionalmente e pessoalmente, porque não?, seria a Enfermagem...Hoje sou enfermeira, por mero acaso, é certo, mas nenhuma outra profissão me concederia o orgulho profissional que tenho...

Tenho orgulho pelas intervenções de Enfermagem que diariamente realizo e apesar de estar num serviço no qual posso realizar os chamados "actos médicos", não me sinto mais orgulhosa por isso...o que me orgulha é sim, os cuidados de enfermagem que presto...Por isso Dr.s da medicina, a vossa profissão é tão nobre como qualquer outra, desde o carpinteiro, ao electricista, ao AAM, ao advogado, engenheiro...e todas as outras... Não é o nivel de formação que nos torna mais nobres, é, antes, a forma como desempenhamos as nossas funções...
 
Concordo em absoluto com a Enf. Sara Barbosa!
 
O que vale é que enfermagem tá cheio de gente que supostamente tinha nota para ir para Medicina mas não quis...
 
Confesso que desconhecia alguns aspectos biográfficos da nossa ex-bastonária. Seja como fôr, também eu estou profundamente decepcionado com a actual direcção ou corpo gerente da nossa ordem. Mas como também já aqui foi dito, prefiro discutir ideais, conceitos ou orientações (ou faltas delas) e não pessoas!
Se a nossa bastonária tem ou não uma voz sensual, para mim é-me indiferente...
Se ela está a fazer um bom serviço??
Isso, respondo claramente que não!
Se ela foi eleita democraticamente, penso que sim (creio que havia uma só lista, não??), apesar de pessoalmente não ter votado sequer...

PS - relativamente ao comentário do último senhor anónimo, já nem me vou dar ao trabalho de responder (por agora) pois já tive oportunidade de me pronunciar noutros posts (e este é só relativo a assuntos de enfermeiros, que mais ninguém que não enfermeiro, tem a capacidade de perceber, certo???? CERTO...)

Aquele abraço!
Hugo Roque
 
Colega Hugo, havia duas listas eleitorais. Infelizmente, ganhou a actual bastonária. A maioria dos Enfermeiros absteve-se. Há que cumprir os direitos e deveres estatutários, e consequentemente usufruir do direito de voto.
Se eu não estou errado, no final deste ano haverá novas eleições! É o timming ideal para demosntrarmos o nosso desagrado à actual bastonária, não a elegendo!
 
"entrei na faculdade de enfermagem" - gostei desta!!!
 
Colega doutorenfermeiro, posso garantir-lhe (salvo algum cataclismo que possa acontecer - porra, lagarto lagarto...) que no próximo acto eleitoral irei exercer o meu direito de voto!
Aquele abraço!
Hugo Roque
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!