sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Excelente!!!!! Que começe a luta!!!!!


A colega Laura Santos, do movimento "Enfermeiros Unidos" deixou-nos este excelente comentário, que revela que a nova geração de Enfermeiros não está conivente com esta fatalidade trágica que ameaça a profissão: o desemprego!


Concordo que existem instituições que necessitam de enfermeiros, mas as actuais contigências não permitem novas admissões, e estas no futuro serão cada vez mais difíceis! Daí que a estratégia dos rácios loucos da Ordem está desfazada da realidade, pois por mais enfermeiros que se formem, as instituições não admitem ninguém! Daí que se forme para o desemprego! O desemprego acarreta consequências graves: exploração, submissão, banalização, humilhanção, precariedade e ataques a uma classe fragilizada e sem poder de reivindicação!


De tempos a tempos, a associação de estudantes de medicina, emitem notas à comunicação social, a condenar o excesso de vagas de medicina e a abertura de mais faculdades! Nós Enfermeiros, mais do que condenarmos, necessitamos de agir! Pôr um fim a tudo isto!

Apesar da degradação da profissão a bastonária continuar a aplaudir a abertura de vagas! Parece não se interessar pela qualidade de ensino! Será possível dar uma formação adequada a tantos alunos se nem sequer temos locais de estágios com qualidade suficientes pata todos! Algumas enfermarias e serviços têm mais alunos do que doentes! A Enfermagem tornou-se uma fonte de negócio e rendimentos para alguns, não importa o estado em que vão deixar a profissão! Esta exploração só vai acabar quando a profissão estiver morta e ninguém quiser ser Enfermeiro! Existem países com taxas de abandono da profissão altíssimas, pois a profissão deixou de ser estimulante a atractiva!


Quero dizer à colega, que o "doutorenfermeiro" participará sempre de uma forma activa, contra esta situação, seja qual for a forma de luta escolhida! Espero de todos os colegas o mesmo grau de envolvência!



"Sr.Doutor Enfermeiro, já tenho intervindo no seu blog. Estamos a chegar a uma altura, em que, para mim e para muitos colegas, dá vontade de fazer à dona Maria Augusta (e a muitos outros) o que fizeram ao Saddam. Por isso, criámos o blog enfermeirosunidos.blogs.sapo.pt (o qual o convido a ler) e o endereço electrónico enf.unidos@sapo.pt. Temos recebido apoios de todo o país, entre enfermeiros desempregados, estudantes, enfermeiros a trabalhar. O próximo passo será contactar todas as AEs das escolas, a fim de fazer chegar a nossa mensagem, alertando, paralelamente, os colegas estudantes para uma situação que muitos ainda não vislumbram, também muito por culpa da classe docente que, para não cair nas malhas do desemprego (é que também não recebem subsídio) vai-lhes ocultando a realidade (fazendo o jogo da bastonária). Pelo menos, na ex-ESEnf de São João (onde me formei) já devo ser considerada «persona non grata» por estar constantemente a enviar e-mails a todos os seus alunos. Aliás, são eles que me fornecem informações sobre a propaganda que os professores andam a fazer para que estes não desistam do curso. Querem fazer sobrepor o bem individual ao bem comum. Preferem ver milhares de enfermeiros no desemprego do que meia dúzia de professores!No dia 24, os Enfermeiros Unidos marcarão presença na conferência que vem publicitada no blog «A Enfermagem Portuguesa», pois queremos participar activamente em todos os intentos, orientados para a revolução da enfermagem em Portugal. É de todo o nosso interesse mostrar à OE, ao ministro e demais que há uma geração de «enfermeiros sem medo», que não vai ficar a lamentar-se e a desabafar os seus infortúnios com o vizinho do lado.Além da luta pelo emprego, um dos nossos propósitos é acabar com as medidas «enfermeralistas» que, apenas, contribuem para descredibilizar a nossa profissão (já fragilizada), gerar injustiças e desigualdades entre os enfermeiros recém-licenciados no acesso ao emprego e, por conseguinte, criar mais desemprego.Mas a «kiduxa» da Mª Augusta está mais preocupada com outras coisas...Obrigada pelo tempo de antena e esperamos ter o apoio daqueles que já conhecem os emaranhados da Enfermagem há mais tempo. A convivência entre gerações é construtiva e benéfica! Respeitosos cumprimentos, Laura Santos enf.unidos@sapo.pt "


Acrescento mais, há escolas que não "chumbam" os alunos que deveriam, só porque a classe docente tem medo que abandonem o curso! Isto acarreta que não haja qualquer "filtro" ou exigência de conhecimentos, o que leva a formações de qualidada duvidosa e deficiente!


Lembro ainda que, seguindo a linha de pensamento do post anterior, se à semelhaça de Coimbra, Portugal tivesse um rácio de 9,2 enfermeiros, haveria mais de 92 mil enfermeiros em Portugal, o que significaria que nas actuas circunstâncias, haveria mais 40 mil enfermeiros no desemprego!



VAMOS À LUTA!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!