domingo, fevereiro 11, 2007

Trabalho em equipa - opinião!


Encontrei este artigo de opinião que acho que vale a pena ler.
Foi presumivelmente escrito por um médico e versa sobre o trabalho em equipa, nomeadamente a equipa Enfermeiro-Médico.
Boas leituras.


"«(…) Já que falaram tantas vezes da minha profissão, sem ter nada a ver com o assunto, também vou deixar o meu testemunho. Tenho 48 anos, sou médico no hospital de santa maria há 20 anos. Isto quer dizer que já trabalhei com mais do que uma geração de enfermeiros, e de facto os actuais enfermeiros licenciados têm um conhecimento muito superior aos enfermeiros mais velhos. O curso actualmente é bastante diferente, eu posso assegurá-lo porque dou aulas de patologia numa escola de enfermagem, e a componente teórica destas cadeiras é bastante alargada. De facto peço-lhes muitas vezes opinião, principalmente a nível de medicação que é pouco usada na minha especialidade e ás vezes não me recordo, bem como ajuda para detectar os problemas dos doentes porque eles passam mais tempo com eles do que nós. No meu serviço trabalha-se em equipa. A ideia de que o médico manda no enfermeiro é um preconceito social, que na realidade não se verifica. Acho que de facto são mal pagos pelo seu trabalho, porque cada vez são atribuídas mais responsabilidades aos enfermeiros, exactamente pela sua formação superior.» "



Fonte: http://sol.sapo.pt/blogs/jdsfb/default.aspx

Comments:
É... mas parece que neste blog a opinião é de que se um médico pergunta a um enfermeiro que medicação deve dar é sinal de ser ignorante, de não saber o que está a fazer!!
 
Boa noite

A nossa opinião é claramente favorável a um trabalho cujo ênfase seja dado ao trabalho desenvolvido em equipa. Acreditamos que só assim os utentes conseguirão ter os cuidados que necessitam e merecem e, em consequência, todos nós, profissionais de saúde, nos sentiremos certamente muito mais motivados a desempenhar as nossas actividades, certos que o sucesso será bem maior para todas as partes envolvidas.
Cumprimentos
 
Que bom... música para os ouvidos! Médicos a pedir conselhos de terapêutico aos enfermeiros? Sobre quê? Supositórios, placebos variados, acunpuctura... que fármacos escapam ao médico que sejam do domínio do enfermeiro QUAIS? Outra curiosidade era saber que raio de especialidade tem esse médico - só pode ser medicina legal ou anatomia patológica sem qq contacto com terapêutica
 
Contra factos, para quê argumentos?

"...Que bom... música para os ouvidos" (ANÓNIMUS: 2007)

Meu caro atente bem nas suas palavras! Mais um pouco estará a dizer que o homenm, que também é médico, deveria ser exonerado das suas funções, e "executado" em público!

Enfim...
 
Já se percebeu que anda aqui um elemento estranho a querer incendiar relações profissionais.
IGNOREM!!!
 
Esse que está sempre a armar-se em esperto deve ser um frustrado! Ninguém deve gostar dele, só pela arrogância que demonstra! Nem médicos, nem enfermeiros, nem doentes! Quem é que se quer dar com um tipo que tem a mania que é Deus (é que nem Deus deve ser assim)? Ele deve estar tão incomodado com alguma coisa, porque até visita um blog, relacionado com enfermagem! E, quando opina, é só para insultar!
Tenha vergonha! E vá ao psiquiatra tratar-se, ou, então, atire-se da ponte! Com essa sua maneira de ser, não faz falta a ninguém! Até é um favor que faz à Humanidade!
 
Quero dirigir o seguinte ao elemento estranho: meu caro, sou enfermeira (com muito orgulho, pois foi o que sempre quis ser, a determinada altura da minha vida) e sou irmã de um médico (ele é mais velho do que eu). Se o meu irmão fosse como o senhor, já lhe tinha pregado 2 estalos na cara! Nenhum ser humano é perfeito e nenhum é sabichão (apesar de o senhor achar que sim, também não o é!) Qual é o seu problema? A única arma que o senhor utiliza é a ofensa (o que revela pouca inteligência da sua parte). Realmente, deve ser de tal modo insuportável, que não deve conseguir estabelecer relações com ninguém! Felizmente, lido com muitos médico(a)s (tanto amigo(a)s do meu irmão, como aquele(a)s com quem trabalho) e temos uma óptima relação. E, é verdade, que também me vêm pedir a opinião relativamente a aspectos do foro médico. Isto, porque, ao contrário do que o senhor pensa, os enfermeiros não são ignorantes, nem os médicos são detentores de todo o saber. Actualmente, os enfermeiros têm o mesmo nível de formação que os médicos. Aliás, temos como colegas, até ao secundário, futuros médicos. Os enfermeiros já não têm apenas o 6º ou 9º anos de escolaridade.
E acha que é vergonhoso um médico pedir a opinião de um enfermeiro? Simplesmente, o médico que o faz revela preocupação pelo doente, pois dialoga com a equipa, com o objectivo de prestar os melhores cuidados. É esta a missão de qualquer profissional de saúde e mais nenhuma!
E mais uma coisa: também sub-estima os seus colegas de medicina legal e anatomia patológica. Não me diga que a sua especialidade é a melhor? O senhor não deveria sequer exercer Medicina. É a «ovelha negra» da sua profissão. Concordo com o colega anterior: atire-se da ponte, que é um favor que faz à Humanidade!
 
Eu posso ser a "ovelha negra" da profissão ,as você deve ser uma vergonha na sua família... os seus pais devem ter vergonha, um filho médico e a filha... enfermeira! Coitada, não deu pra mais...
 
desculpem mas existem "pessoas" perfeitas... os enfermeiros!!
 
Ex.mos sr. anónimo:
aqui no blog prezamos o respeito, a boa educação, o profissionalismo e a cortesia.
Aqui, quem nos visita, independentemente da profissão, é bem-vindo, e têm a possilidade de interagir com Enfermeiros. A liberdade de discurso é algo que está previsto na constituição e na carta dos direitos humanos, no entanto tal como referi, prezamos respeito e comentários construtivos.

Aqui no blog, são permitidos até comentários mais "inflamados" (pois até estes por vezes fazem parte da discussão), no entanto os seus comentários não se encaixam em nenhum dos perfis acima mencionados, pelo que continuar com este tipo de conduta, farei algo que não gostaria: apagar os seus comentários, por isso, pedia-lhe que os partilhasse de uma forma civilizada.

Muito agradecido em nome de todos os colegas.
 
Caro colega doutor enfermeiro, antes de mais, quero pedir-lhe desculpa, caso tenha tido alguma atitude menos correcta no blog. No entanto, não suporto arrogantes e mal-educados.
E vou responder a esse médico (ou pessoa que se faz passar por tal, pois não é digna de nada). Meu caro, se for a vergonha da minha família, não é por não ter tido a capacidade de entrar no curso de Medicina. Aliás, fique sabendo que a minha média de entrada, em Enfermagem, foi superior, naquela altura, à média do último aluno que ingressou em Medicina. Simplesmente, as pessoas possuem gostos e vocações (coisa que o senhor não tem, pois entrou no curso, apenas, porque tinha nota). Foi, por isso, que abracei esta profissão. Além disso e como o meu irmão já estava em Medicina, reforcei a minha ideia que ser médica não era a minha vocação. E não estou nada arrependida! O senhor é que denota padecer de uma frustração imensa!
Responda-me: qual é o seu problema? porque insiste em usar a ofensa? porque só quer ultrajar os enfermeiros? porque nos odeia tanto? o que é que nós lhe fizémos para nos odiar?
As pessoas racionais têm de possuir motivos para terem certas atitudes, mas o senhor ainda não revelou nenhuma razão.
Responda e pode ser que daqui para a frente nos entendamos, ou então admita que é uma pessoa que não se consegue dar com ninguém!
Ó homem, a vida é demasiado bela e curta! Há coisas mais importantes do que ter 20 nos exames, do que afrontar sempre os outros, quando estes não lhe fazem nada... Aprenda a viver! Deixe de criar conflitos só porque lhe dá gozo! Essas atitudes só promovem o isolamento.
Sinceramente, teria todo o gosto em conhecê-lo pessoalmente, visto ser alguém muito peculiar.
Aceite o meu conselho: Não se esqueça de ser feliz!!!
 
Tal como disse atrás, a este elemento estão a dar muita confiança, o melhor é ignorar e ser indiferente a quem só aqui vem para provocar!
Continuem a discutir e a responder a quem é merecedor dessa resposta!
Cumprimentos!

P.S. - Não me identifiquei ontem e peço desculpa por isso:

Enfermagem XXI
 
Cara colega (a que tem um médico como irmão), permita-me só fazer aqui uma pequena achega.

A colega escreveu o seguinte:
"...Há coisas mais importantes do que ter 20 nos exames...", mas isso aplica-se a todos, não apenas ao curso de medicina, porque essa de que medicina é um curso dificílimo já não "pega". Se queriam seguir um curso difícil, então eu aconselharia a optar pelo curso de matemática ou física (as médias de acesso até são bastante acessíveis, só não entrando quem não quiser. O problema está em sair).

Relativamente ao acesso ao curso de medicina já me pronunciei noutros posts, pelo que não me voltarei a repetir (é estar a chover no molhado).

Alguns colegas que tive no secundário, tinham realmente notas fabulosas (mas também aqui tenho uma opinião, que também já apresentei noutros posts). Agora, é evidente que existem, efectivamente, mentes brilhantes, mas essas pouco tempo ficam em Portugal...

Eu procuro fazer exctamente o que sugere: SER FELIZ (o quanto baste...)


P.S. - Já agora, será que não nos conhecemos??

Aquele abraço!
Hugo Roque
 
Mas será que cada um não pode olhar pelo seu futuro e o da sua profissão?????????
Fico pasmada com tantos comentários de um "médico", porque para mim, exercer medicina é muito mais do que o saber científico, o que, ficou provado por comentários anteriores de um "anónimo", muitos ainda não têm, onde está o seu lado sociável, prestável, elemento de equipa e acima de tudo, o saber estar numa profissão ligada ao ser humano??
Deixe de lado os preconceitos com a enfermagem...só demonstra que há muito anda "fora" do mundo...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!