domingo, março 11, 2007

Carta secreta! (Humor)


Colegas, passados quase 3 meses do Natal, o doutorenfermeiro (DE) teve acesso à carta ao Pai Natal da nossa bastonária.


"Querido Pai Natal,
Sou eu, a “Migusta”, como tens passado? Andas melhor das lombalgias? Desculpa ainda não ter mandado nenhum Enfermeiro para te administrar uns anti-inflamatórios, mas, acontece que não há ninguém disponível… Além disso o rácio da OCDE é de 12 Enfermeiros por cada Pai Natal…. o que é quase impossível de te conceder, pois nos dias de hoje encontrar Enfermeiros disponíveis para trabalhar, é como encontrar uma nota de 20 euros aqui na sede da Ordem…
Este ano portei-me bem, por isso a minha lista de presentes vai ser mais comprida do que o costume. Não sei te lembras, mas no ano passado, só pedi uma coisita: “mais Enfermeiros”!
Realmente tive mais Enfermeiros, o problema é que as quotas são baratas e preciso ainda de mais… pois, como deves saber, estas “obras” cá na Ordem não são pagas com ar e vento, não é?
Sabes, tive um sonho: sonhei que Portugal um dia terá muitos Enfermeiros. Tantos, que os rácios não serão traduzidos mais pela razão enfermeiro/utente, mas sim por utente/enfermeiro. Quero mais Enfermeiros!

Noutro dia foi ao hipermercado. Estava muito calor lá dentro e senti-me mal. Uma empregada simpática (do hipermercado), perguntou pelos altifalantes se havia algum médico ou Enfermeiro lá presentes para ajudar… Não apareceu nenhum médico, mas enfermeiros estavam muitos. Acho que só o homem do talho é que não era Enfermeiro… ou melhor naquele talho, porque no talho do supermercado cá perto de casa, o rácio é de 4 enfermeiros por posta de carne, o que já é bom! Pelo menos está dentro dos rácios da União Europeia!

Cá na Ordem vai tudo bem. Tenho mais empregados novos! Até o jardineiro tem o curso de Enfermagem! Isto só traz vantagens: noutro dia vi-o pela janela a dar um sermão de ética aos peixinhos do lago aqui do jardim!
Isto faz-me lembrar uma coisa ridícula que me aconteceu noutro dia: veio cá um “totó” a dizer que era Enfermeiro e que estava no desemprego… Perguntei-lhe logo se era para os apanhados! Ele disse que não! Vê-se logo que ele não percebia nada de rácios, enfim… aparece-me aqui cada um! Onde já se viu um enfermeiro desempregado?
Ando um pouco triste. O meu gato anda doente. Levei-o a um Enfermeiro veterinário, daqueles que eu ainda me manifestei contra, mas de nada valeu, ou melhor ninguém me ligou, ele até era bom rapaz…. Era ainda estagiário, andava a estudar o modelo de Nancy Roper para cães e não me pôde ajudar muito! Sabias que já dei um nome ao meu gatinho? Chama-se “rácio”. Gosto de animais. Na semana passada comprei um papagaio. Ensinei-o a falar, já sabe dizer “quero mais Enfermeiros”! Agora a ando a ver se ele aprende a dizer “quero inflacionar as quotas”!
A menos com os meus animais de estimação tenho paz. Nem me quero lembrar do outro dia, em que fui visitar um hospital e tive de fugir pela janela, pois quando olhei para traz vinham umas centenas de Enfermeiros a correr em direcção a mim com cara de poucos amigos! Livra!! Não os entendo. O que é que eles querem? A maior parte deles ganha melhor que uma mulher-a-dias (sem desprimor para estas)!!

Ouvi dizer que o Tony Carreira vai ser Enfermeiro? Era bom. Ele canta bem! Os cuidados intensivos de muitos hospitais precisam de mais alegria!
Lembras-te do Zé Cabra? Esse já é enfermeiro numa daquelas urgências que vai encerrar! Curioso… pensando bem, não vi manifestações da população lá da zona… ele até dava shows para os restantes Enfermeiros nas passagens de turno!

O que é um show, é o novo carro do meu vizinho. Um BMW!!! Olha, ele é enfermeiro! O carro é lindo, precisa é de uma pintura e estofos novos. Foi comprado num daqueles leilões da Polícia Judiciária! Mas está bom: só teve 5 donos prévios! Estes carros dos anos 70 têm chapa grossa! Deita fumo, isso dá-lhe estilo! Isto só prova o poder de compra dos Enfermeiros! O mecânico da esquina (que também é Enfermeiro) diz que é bom material!

Bom, não te quero aborrecer mais, mas este ano queria ainda mais Enfermeiros!
E se fosses amigo, deixavas abrir mais duas ou três escolitas de Enfermagem. Tenho uma amiga ali perto de Pitões das Júnias (fronteira com Espanha) que diz que lá ainda não há escolas de Enfermagem. Foi uma desatenção minha! Há lá estábulos porreiros! Davam bons campos de estágios de obstetrícia: treina-se nos cavalos! É tudo a mesma coisa! O estágio de ortopedia podia ser na mercearia do ti Rodrigo! As escadas são escorregadias, e muita gente parte lá as pernas e braços! Vai ser uma maravilha!
Abraços.


P.s. Pai Natal, é verdade que estás a pensar em ingressar em Enfermagem?
"

Comments:
LOLOLOLOLOLOLOLOLOLLL

Do melhor;)
 
Doutorenfermeiro, simplesmente genial!!!
Se nos permite, vamos divulgar este post, tanto no nosso blog, como vamos enviá-lo a todos os enfermeiros e estudantes de Enfermagem que nos deram o seu e-mail.
Rir é o melhor remédio, não é verdade?
:) Enfermeiros Unidos
 
Adorei!
Estás de parabéns!
 
Adorei!!
De facto diz tudo.
Vou divulgar no meu blog, não faz mal pois não? Se não for de agrado agradeço que comente lá e eu apago.

Cumprimentos

Luz
 
Retirado do blog ENFERMAGEM XXI, a propósito da Assembleia Geral da Ordem de 17 de Março:

"A minha pergunta é, depois das críticas que por essa blogosfera se faz à Ordem e à sua Bastonária, quantos de nós terão a frontalidade e a coragem de o fazerem no local próprio que é a Assembleia Geral?...

E já agora, porque estas reuniões são sempre feitas em Lisboa, porque não programar uma forma mais organizada e económica (pq os tempos são difíceis) para todos podermos estar presentes nesta reunião, da qual fazem parte pontos de ordem extremamente importantes e decisivos para o presente e futuro da Enfermagem em Portugal?"

Eu também quero ver quantos é que os "têm no sítio"!!!...
 
Nós temo-los no sítio, apesar de sermos mais mulheres do que homens! Quem acha que os Enfermeiros são um bando de larilas sem coragem para enfrentar uma (des)Ordem ou outro qualquer, está profundamente enganado!
Enfermeiros: não subestimem outros colegas!
A Assembleia Geral, em Lisboa, poderá não resultar em nada. Mas a Assembleia principal não tem que necessariamente ser a mais controversa...
Até breve...
 
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
 
Fui hoje informado por um colega que habiltualmente visita o blogue Enfermagem XXI e também outros (como este) que podem ser linkados nesse espaço, que estavam a ser utilizadas com um fim específico noutros blogues, expressões de um post cujo título é "Assembleia da Ordem - Os Enfermeiros vão lá estar?".
Como Editor do blogue Enfermagem XXI, ponderei se haveria de fazer algum comentário sobre esse facto, até pq o responsável não se identifica e tenho por princípio não responder a anónimos, mas pq o blogue Enfermagem XXI não é um espaço de oposição a ninguém, não é partidário de qualquer facção oposocionista da Ordem, não pretende ser sequer um veículo de transmissão de um movimento em especial (todos os que existirem e desejarem terão lá os seus links) pretendemos apenas agitar consciências, pq não aceitamos o uso de determinadas expressões como aquelas queforam usadas em apêndice aos parágrafos retirados do Enfermagem XXI e ainda, pq esses comentários foram difundidos em vários blogues, entendo deixar aqui umas breves notas:

- O texto que serviu de instrumento de arremesso por um determinado anónimo (será que é Enfermeiro?), foi escrito com o objectivo de agitar consciências e provocar aqueles que criticam com termos e métodos que me parecem ser pouco eficazes e sobretudo pouco credíveis para quem pretendem trazer às suas causas;

- levar os Enfermeiros a intervir nos locais próprios e não descarregarem as suas fustrações apenas nestes espaços, aprendendo e tendo a frontalidade de as assumir nos locais próprios;

- possuir uma forma mais eficaz, económicamente mais acessível e melhor organizada, que possa permitir aos Enfermeiros que se manifestem interessados (todos deveriam estar!), participar activamente nestas Assembleias.

De qualquer forma, o Enfermagem XXI é um espaço onde todos os protagonistas se podem manifestar, desde que usem de linguagem não insultuosa!... Mesmo no anonimato!...


ENFERMAGEM XXI
 
Há coisas que excedem os limites do razoável... E tenho pena que se manifestem assim, entre enfermeiros ou pessoas que o dizem ser. Até porque torna singularmente negativa a postura pública de um grupo profissional na blogoesfera, de profissão autoregulada, ainda por cima.
Não é preciso que outros digam mal e sejam insultuosos, que internamente fazemos isso na perfeição... ainda que todas as pessoas tenham direito ao bom nome e reputação, certo?
 
O "bom nome" e a "reputação" controem-se.

Os limites do razoável excede a OE nas suas políticas megalómanas.

Auto-regulada?????

Para que todos os membros respeitem, é necessário que a Ordem os respeite... e isso cara colega LN, não acontece!
Acrescento ainda que me parece é que somos algo pacíficos e benevolentes!

Temos uma classe instável, com prespectivas futuras pouco agradáveis, com problemas de formação em termos qualitativos e quantitativos... enfim... leia o blog, se desejar saber mais.

Mas uma coisa é positiva: a pontualidade! Posso ter a certeza que logo no dia 1 ou 2 de cada mês, a carta da ordem para o pagamento da quota está na minha caixa do correio! Inquietante?
Ainda mais se pensarmos que esta "coisa das quotas" viola o ponto n.º3 do artigo 46º da Consituição da República Portuguesa.
 
Subscrevo as palavras do doutorenfermeiro.
E ainda acho mais incrível suspeitarem que aqueles que intervêm neste blog não sejam enfermeiros. Alguns não são, mas quando se fala em OE, acredite que são em 100%.
Os blogs são espaços onde as pessoas têm permissão para dizer o que lhes vai na alma. Os respectivos administradores é que têm o poder de publicar ou não os comentários. Se arranjamos neste blog, um espaço para criticarmos seja o que for, talvez seja para evitar «peixeiradas» em contextos nos quais sabemos que não o devemos fazer, pois podemos perder a razão, além de que somos pessoas bem-educadas.
Neste caso específico do blog, simplesmente temos liberdade para ripostar da forma que quisermos. Só não podemos andar ao pontapé (o computador, coitado, não merece ser alvo de agressão).
A OE calou-nos no seu fórum, que nunca mais foi re-activado (já esperamos há mais de um ano). Responde sempre da mesma forma aos apelos directos, aos mails e às cartas dos membros.
Portanto, não admito que venham falar da "postura pública negativa de um grupo profissional na blogoesfera".
Esta OE NÃO respeita os enfermeiros, NÃO contribui em nada para o prestígio da classe e, com isto, quer NEGATIVAR e HUMILHAR a postura de um grupo profissional na SOCIEDADE.
A verdade é que os enfermeiros têm sido demasiadamente brandos e tolerantes com esta OE. Agora, surpreendem-se com a explosão de descontentamento? Sabe que a paciência tem limites...
PAREM DE GOZAR COM OS ENFERMEIROS!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!