quarta-feira, março 21, 2007

Emergência Pré-Hospitalar: guerra à vista?

(Clicar para ampliar e ler)


O Ministério tem apostado nas novas viaturas só com Enfermeiros. Infelizmente há ainda vozes do "contra", constituídas por "velhos do restelo"...

Os planos de abrir a viaturas com Enfermeiros continuam em vigor.

Pena é, não ouvir as reacções da Ordem dos Enfermeiros como resposta a estas afrontas de alguns médicos...

Como a Ordem não respondeu, o SE(N) fê-lo da seguinte forma:



"VIATURAS DE ASSISTÊNCIA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA


Os Médicos, através das suas mais variadas estruturas, ditas representativas, pois em alguns casos pouco mais são do que ligas de 20 amigos, com um nome, continuam as tentar expulsar os Enfermeiros duma actividade, a do socorro imediato, que é essencialmente do foro da Enfermagem, dentro e fora das salas de Urgências.
Na passada Segunda-feira, 19 de Março, no “Prós e Contras” da RTP 1 assistiu-se a um “show” de Médicos, exibindo, cada um a seu jeito, o que sabiam e não sabiam; a apresentadora, ex-mulher de Médico, tendeu, como é seu hábito, para as suas preferências pessoais, normalmente alinhadas com o poder reinante, esquecendo os Enfermeiros, em matéria de tamanha intervenção sua (deles). Lá esteve um que só teve tempo de dizer onde iam arrumar os doentes que os médicos internam com e sem motivo. E mais não disse.
Os Médicos repetiram a sua lógica absorvendo abusivamente o papel dos Enfermeiros, cuja Ordem, ao contrário da dos Médicos, anda distraída para estas intromissões e esquecimentos dos Médicos.
Um deles até confundiu Suporte Imediato de Vida com Suporte Intermédio de Vida que dizia não existir para ele. Isto prova a limitação e sectarismo dos intervenientes Médicos, pois o Suporte Imediato de Vida é, em Portugal ou em qualquer parte do mundo, sobretudo o mais organizado, uma capacidade e competência dos Enfermeiros.
Alguém disse: “A guerra é demasiado importante para deixada exclusivamente a cargo dos Generais”.
Por que não se usa o mesmo raciocínio para com a saúde, pretendendo os Médicos controlar tudo e todos, com elevados custos, pois muitas das soluções que propõem têm alternativas menos dispendiosas e adequadas. Ora o socorro imediato está mais ao alcance dos Enfermeiros do que dos Médicos. Por isso, as viaturas de pronto-socorro devem ter, sobretudo Enfermeiros, sendo menos importante ter ou não Médicos.
Obviamente que se for dada exclusivamente a oportunidade de emitir opinião, aos Médicos, o resultado é o que se conhece, mas não corresponde à realidade.
Quando em situações de urgência o Enfermeiro se atrapalha o sinistrado ou morre ou fica muito mal tratado, não obstante o mérito Médico.
O Ministro da Saúde andou bem ao fornecer à população viaturas de suporte de vida imediato, só com Enfermeiros.
De cada vez que os Médicos se meterem connosco, tentando absorver a totalidade das competências, mesmo aqueles que lhes passam ao lado, como são as dos Enfermeiros, contrariamo-los. Pena é que a Ordem dos Enfermeiros seja uma estrutura em letargia permanente, quando é preciso separar águas."



Fonte: www.sen.pt

Comments:
Pena que estes velhos do restelo ainda existam! Mas estamos a mudar e a privatização da saude, fará essa alteração para MElhor, em alguns aspectos claro, sendo este um deles!!
 
...os velhos do Restelo.
- que cheiro a leite que anda por aqui...
Acho que estes enfermeiros do pre hospitalar darão uns optmos médicos, pouco enfermeiros mas optimos médicos!
Tanto quanto é do meu conhecimento os enfermeiros do pré-hospitalar são os motoristas dos senhores doutores...finalmente fartaram-se! Agora não querem deixar de ser motoristas mas querem correr com o tripulante...má jogada!
"tentar expulsar os Enfermeiros duma actividade, a do socorro imediato, que é essencialmente do foro da Enfermagem,..." deixem-me rir!! É hilariante este discurso. O socorro é essencialmente do foro da enfermagem?!?!!? O socorro, meu caro, É DO FORO DE TODOS OS CIDADÃOS, não se armem nos maiores do mundo, que "até entubam no chão!" - que é o tipo de discurso mais fluente que se ouve nestas andanças!
Continuo a achar que dariam uns optimos médicos! Pena que já se tenham esquecido do que é o Cuidar e a Relação de Ajuda, sabem por acaso o que é ser-se enfermeiro?!?!
Nada como o show-of dos tinonis...
Quase que aposto que o seu telemovel tem o som polifónico de uma ambulancia..certo?!
 
Caro JPP: defina o que é, para si, ser enfermeiro. Pode ser que contribua com algo verdadeiramente interessante para esta discussão, já que as suas intervenções têm primado pela má educação.
 
Isto e a realidade vista precisamente ao contrario!
 
É incrivel.
O Sindicato dos Enfermeiros manda bocas apresentando uma notória ignorancia sobre o que é o suporte intermédio=imediato de vida.

Por favor senhores enfermeiros motoristas, deixem de mandar bocas sobre algo que desconhecem completamente.

Ninguem vos quer no pré-hospitalar.

Aparentemente alguns de vós, com a vossa habitual habilidade de "lambe-botas" está a tentar emergir e opinar sobre algo que desconhece.

Instruam-se ignorantes.
 
Amigo JPP... tens problemas sérios não tens? Ainda não percebemos, na nossa profunda limitação, perfeitamente assumida, e perante tamanha eloquência verbal, onde os teus elevados dotes nos pretendem fazer chegar... a sério... peço desculpa pela minha assumida ignorância mas sinceramente ainda não te entendi. Mas também como não sou Psiquiatra a probabilidade de te entender é profundamente diminuta. Desculpa a frontalidade de um colega e amigo. Mas, e atenção, chamo-te de colega na profunda convicção de que nem profissional de saúde tu és. Colega no sentido de amigos... Estás aqui para nos ofender? Para nos denegrir? Achas mesmo que consegues com estas tuas verborreias profundamente limitadas só porque introduzes alguns conceitos sem teres a minha noção das suas definições? És o quê? Um auxiliar que nem a tua profissão sabes respeitar? Um médico frustado e colocado de lado porque não foste para uma das especialidades de elite??? Não tiveste notas para ser cardiologista ou neurocirurgião? Querias muito, muito, muito ser enfermeiro? Não me digas... também não tiveste nota para entrarna "reloes" profissão de enfermagem? Foi alguma enfermeira que te deu com os pés? És umindividuo muito feio e elas não te aturam? Sinceramente não entendo de onde tu e o outro teu amigo apareceram... como vindos do "lado negro da força". Completamente fantasioso e no domínio do fantástico num discuros profundamente lunático.
Abraço sincero de um amigo que só te quer bem mas que óbviamente te venera por tamanha competência e eloquência verbal demonstrada
 
Percebe-se pelo discurso que JPP não é mais que um tripulante angustiado, sofrido. Realmente se estivesse atento teria facilmente percebido que os critérios de qualidade a nível geral e do pre´-hospitalar em particular exigem mais e com uma complexidade cada vez maior. Assim sendo, essa suposta e meramente suposta área dourada do vosso desempenho, que tanto defendem com tudo o que podem parece-se estreitar, mas acredite que não, ela continua intacta a única diferença é que o nível de cuidados que a sociedade solicita nesta área implica a intervenção do enfermeiro. E basta olhar `a sua volta por essa Europa e constatar com alguma mágoa sua, que de facto estão enfermeiros presentes em funções de socorro pré-hospitalar, com áreas de desempenho definidas e protocoladas. Portanto é uma realidade anunciada. Mas basta de falar de enfermeiros. Quando anteriormente afirmei que a sua área de desempenho está intacta é verdade, pode continuar a colocar o O2 milagroso, a avaliar sinais vitais sem os conseguir interpretar ou ter noção do seu significado ou relação patológica, a retirar vítimas de acidentes de viação sem colar cervical ou colete de extracção, etc. Acredite exemplos não faltam. Gostaria só de saber se é TAT ou TAS/TAE, para em futuras intervenções adaptar a linguagem técnica pré-hospitalar a um nível que seja por si descodificado. Se quer ter uma intervenção realmente preponderante para a vítima no socorro pre-hospitalar, só tem uma saída ... ser enfermeiro, mas o desagradável é que tem realmente que se estudar. Não chegam as 35 horas do TAT ou às 260 horas do TAS, são muitas mais, portanto não confunda áreas de desempenho é fundamental para a lucidez de actuação e para o bem das vítimas. Relativamente ao toque polifónico, não o tenho, mas certamente que ele está na sua posse, acompanhado de fotografias várias de vítimas de acidente, ambulâncias e vmers e com sorte talvez até do ... helicóptero, hem ?!
 
"onde iam arrumar os doentes que os médicos internam com e sem motivo"... mas quem pensa este qué para discutir e por em causa critérios de internamento de coisas de que não PERCEBE NADA!... refugiam-se sempre no pré-hospitalar onde falamos de intervenções limitadas e profundamente estereotipadas...até o jardineiro e marceneiro (sem desprimor por estas profissões) fariam o mesmo se devidamente treinados...
" em qualquer parte do mundo, sobretudo o mais organizado, uma capacidade e competência dos Enfermeiros"... esta não tem sequer comentário por ser tão deliciosa (e estúpida em simultânea)
 
De todo o discurso so gostei desta frase: "Mas basta de falar de enfermeiros"


E esta foi com a que mais me ri: "Se quer ter uma intervenção realmente preponderante para a vítima no socorro pre-hospitalar, só tem uma saída ... ser enfermeiro"


Já da opinião do sindicato gostei desta: "Por isso, as viaturas de pronto-socorro devem ter, sobretudo Enfermeiros, sendo menos importante ter ou não Médicos."

LOLOL!!
 
Boa tarde!

É com desagrado que acompanho, desde há algum tempo, às vossas discussões, troca de galhardetes, acusações gratuitas e sem fundamento, opiniões e sugestões infundadas.
Li com atenção o artigo, e a resposta do SE, e fiquei com a ideia de que os DOUTORES ENFERMEIROS estão a perpetrar um tropeção enorme ao querem substituir tudo e todos na Emergência Pré Hospitalar.
Não é este o caminho, não são estas as soluções, e não é desta forma que conseguem o respeito dos demais profissionais de saúde.
Conheço bons e maus médicos, bons e maus enfermeiros e para finalizar bons e maus tripulantes. Respeito-os a todos, e sei que na maioria das vezes até estão bem intencionados, mas falta o conhecimento. Como dizia um amigo, “o conhecimento nas mãos erradas é como uma tocha nas mãos de um cego”.
Abraço!

TAS, PHTLS
Formador TAT
Instrutor de First Aid, CPR & AED, First Responder, GEMS e PEPP
 
Bom, perfeitamente de acordo o respeito é fundamental. Ninguém quer substituir ninguém, o que acontece é que se perspectivam áreas de desempenho recentes para a prática do pré-hospitalar e indiscutivelmente o enfermeiro é o profissional que se melhor adapta à função.
Por outro lado parece-me desadequado fazer referências ou mencionar cursos do currículo, é que poderia ter de passar algum tempo a escrever...
 
Aparece cá cada um: agora temos um instrutor de first aid (que fino!) que nos vem dizer uma das frases do século: "o conhecimento nas mãos erradas é como uma tocha nas mãos de um cego"!!!!

Bom, esta é a afirmação a mais estúpida que já ouvi tendo em conta ESTE CONTEXTO!
Ou seja, o que o amigo está a dizer é que os conhecimentos sobre saúde nas mãos dos PROFISSIONAIS DE SAÚDE (entre eles os Enfermeiros) estão nas mãos erradas?????

Ó amigo, vá-se embora, além de se denegrir a si próprio, está a denegrir os TAS e os Portugueses, com tamanha estupidez!!

Tenho respeito pelos TAS, mas reconheçamos que estes são leigos da saúde, a quem foi dado um conhecimento de pouco mais de duas centendas de horas, e que agora com isso, querem assumir a EPH!!!!
Muitos nem 12º ano têm! Outros são licenciados que ficaram de fora da sua área de trabalho e os cursos de TAS foi a última alternativa ao desemprego!

Ouço muitos TAS dizer que vêem médicos e enfermeiros fazer isto e aquilo, que está errado, etc. etc... É curioso vindo de pessoas que eram completam leigos, ou bombeiros do desenrasca! Agora já querem avaliar médicos e enfermeiros! Devido à simplicidade do seu conhecimento, por vezes não atingem outros níveis de sapiência e não compreendem...

Mas pronto, este senhor não é qualquer um, é um instrutor de "first aid"! Agora vem-me dizer que o conhecimento sobre a saúde fica mal entregue nas mãos de rofissionais de saúde? Já viram isto? Depois querem ser credibilizados!!! Durma um sono amigo, que lhe faz melhor!!
 
Acha desadequado mencionar cursos?
Permita-me que lhe diga, e salvo honrosas excepções, a maioria dos participantes neste espaço escrevem sobre pré hospitalar sem possuírem qualquer competência na área.
Depois, após observar alguns comentários em tópicos anteriores, percebe-se haver sempre perplexidade sobre se quem participa é médico, enfermeiro ou torneiro mecânico.
Assim é neste contexto que fiz referência a alguns cursos do currículo, não me incomodando mesmo nada, que passe algum tempo a escrever. Acho até muito vantajoso que o faça!
Cumprimentos!

TAS, PHTLS
Formador TAT
Instrutor de First Aid, CPR & AED, First Responder, GEMS e PEPP
 
Se contribuir para a sua felicidade e autoestima, ode mencionar o que quiser, só não diga coisas estúpidas!
 
Caro Amigo “Instrutor de Second”!

O seu comentário, por si só, espelha muito bem o seu carácter e a sua falta de educação.
Mas como não sou da sua laia, repondo-lhe dizendo que terei muito gosto em encontra-lo numa das turmas do curso First Aid. Sim, porque habitualmente estes cursos têm muita procura por parte de Enfermeiros, o que considero normalíssimo dado a pobreza que são os conteúdos programáticos, em matéria de Pré Hospitalar, dos Cursos de Enfermagem.
Não denegri a imagem de ninguém e como diz o povo “ a carapuça só serve a quem a enfiar”.

“Ou seja, o que o amigo está a dizer é que os conhecimentos sobre saúde nas mãos dos PROFISSIONAIS DE SAÚDE (entre eles os Enfermeiros) estão nas mãos erradas?????”

Meu amigo sabe ler?... Interpretar?

“Ó amigo, vá-se embora, além de se denegrir a si próprio, está a denegrir os TAS e os Portugueses, com tamanha estupidez!”

A escrever desta forma ofensiva, o meu amigo não denegrirá a sua Classe?

É desta forma que querem ser respeitados e reconhecidos?
Não é este o caminho! Repetirei isto sempre!
No mínimo, seja educado, e não envergonhe os seus colegas!
Despeço-me sugerindo que publique um pedido de desculpas, pela forma pouca correcta e deselegante com que se dirigiu a quem não conhece, e que nunca e em qualquer circunstância o tratou mal.
 
Porra, porra temos aquí um elemento que só falta ser formador de formadores altamente formados (em quê, já agora?? first what?? give me a break please!)

Deixa-me adivinhar: o meu caro, para além de instrutor é também licenciado em (ponha a cruz na resposta certa - se acertar tem direito a uma viagem de ida e volta aos meandros da realidade pré-hospitalar):

- sociologia (no meu curso havia lá um elemento, que aproveitou aquelas vagas ou tranferências...)
- psicologia
- engenharia
- direito (ou esquerdo, tanto faz)
- nenhum dos anteriores, nem licenciatura nenhuma

Meu amigo, eu para ser enfermeiro tive que estudar, e muito...

Seguramente ainda (e digo bem, ainda) não viu nenhum enfermeiro pronunciar-se sobre obras públicas, direito penal e outras áreas afins, pois não???

Sabe, é que nem todos os enfermeiros acederam ao curso com a 4ª classe (meu caro, isso foi à 30 anos)
Acorde para o mundo (bem se calhar o meu caro é que está bem acordado, e nós - os enfermeiros- é que ainda andamos um pouco adormecidos, ou de olho semi-cerrado... talvez!)
 
Quando afirmei que era despropositado fazer referência ao currículo, é porque na essência este fórum configura um espaço de discussão que não deixa ninguém à parte e de forma alguma a menção a currículos e cursos faz sentido para além do facto de puder ser interpretado como alardes de basófia.
Cumprimentos
 
Meu caro anónimo, ainda bem que nos entendemos, só não ocmpreendo então o porquê de tão vã ou fútil síntese curricular anteriormente postada??

Para que de alguma forma, possa ser considerado como fidedigno ou pragmática a sua argumentação??

Seja como for, penso que estamos em relativa sintonia (sabe, também eu sou contra essa porra de títulos, e não sei quê...)

Aquele abraço!
 
...e tendo em conta a sua cordialidade, estarei SEMPRE DISPONÍVEL para tecermos em conjunto todas as considerações que acharmos pertinentes, relativamente ao pré-hospitalar ou a outro tema qualquer (por exemplo futebol - héhé!!).

Um bem haja!
 
E EU, COM 23 ANOS (POR ISSO NAO ESTUDEI HA 3O!), TIVE QUE ESTUDAR MUITO POUCO PARA SER LICENCIADO EM ENFERMAGEM... QUE CURSO MAIS POBRE! NAO SEI COMO ESTAS CABECINHAS PENSADORAS CONSEGUEM VER A REALIDADE TAO DESFASADA...
 
Meu caro, acredito piamente que sim!

Com um bocado de sorte, até nem precisou de fazer o curso; talvez lho tenha sido DADO, numa qualquer privada.Ou então num regime qualquer especial de acesso, não será??? Acredito que sim (até porque é o próprio que o diz...)
ÓH, já sei! Vai dizer que teve uma média de 16 ou 17, ou talvez 18... ACERTEI???

É exactamente para esse (e outros) tipo de situações que eu gostaria de ver a Ordem a funcionar...

Relactivamente a este tema, já aqui foi colocada uma opinião de uma colega que reflecte exactamente essa temática.
 
Caro Hugo Roque:
Antes de mais acho muito deselegante alguns comentários que teceu a uma pessoa que não conhece o seu trabalho e acima de tudo fazer referência à escolaridade do senhor TAS ou até mesmo à sua eventual, ou não, formação académica. Meu caro conhece Bolonha?! Não creio. Só talvez conheça a Massa à Bolonhesa... Existe uma coisa chamada de COMPETÊNCIA, que é isenta de escolaridade ou até mesmo formação académica.
Não sou do pré-hospitalar mas reconheço que existem muitos TAS com uma performance de urgência/emergência com muito profissionalismo, sem contudo entrar em dominios da enfermagem. Alías nos EU os pré-hospitalares não são enfermeiros. São pessoas com uma formação cuja duração desconheço, mas não são enfermeiros.
Uma coisa que o senhor TAS disse foi de facto que muitos enfermeiros frequentam cursos ministrados por pessoas "não-enfermeiros", nomeadamente TAS o que é revelador de algumas deficiencias na formação da Enfermagem. Será que este poderá ser um dos motivos que nos conduzam ao 2º Ciclo como requisito minimo para entrar na profissão? Não sei. Se calhar até estou a exagerar...
Outra coisa Hugo, pelos vistos o facto de ter estudado "muito" e ter concluido uma licenciatura, existem gafes ortográficas não toleráveis tais como "meu caro, isso foi à 30 anos" o "à 30 anos" é com H (há 30 anos), que é do verbo haver... Eventualmente não estamos longe de um dia esta profissão vir a ser reconhecida com uma formação de nível superior... até se esquecem do percurso da enfermagem...muitos tinham a 4ª classe. Mas foram estes com "a 4ª classe" que permitiram abrir as frentes necessárias ao desenvolvimento de uma profissão com dignidade que é a nossa. Não despreze os seus antecessores, eles merecem o seu respeito.
A ridicularização dos temas de conversa que está disponivel para discutir com o sr TAS, que passam pelo futebol foram desadequadas...até parece que o senhor e os seus colegas licenciados nunca discutiram futebol? Ou será apanágio de uma classe socio-cultural?
Respeite outras classes socio-profissionais, pois nós ENFERMEIROS não trabalhamos sózinhos - creio que muitos enfermeiros se esquecem disso...
Custa-me verificar alguns pontos de vista demasiadamente estreitos para um futuro incerto que nos aguarda. Há lugar para todos dentro da sua esfera de competência.
Cordialmente a todos. E desculpem-me alguns entusiasmos motivados pelos disparates lidos.

JPP
 
Bom cementario sr JPP! assim se fala, com classe!

Pois bem meu caro, a licenciatura em enfermagem que tenho.. foi tirada numa publica, tal como a sua deve ter sido...
mas disso nao falo mais, pois nao e coisa de que me orgulhe falar... e alem disso, estou em bom caminho, longe da enfermagem!
se os enfermeiros tivessem todos a mesma categoria do sr JPP, enfermagem teria muito mais credito.
Com visoes radicalistas e fundamentalistas como estas que aqui se demonstram... nao chegam la..
passem bem!
 
"socorro imediato, que é essencialmente do foro da Enfermagem, dentro e fora das salas de Urgências."
"Por isso, as viaturas de pronto-socorro devem ter, sobretudo Enfermeiros, sendo menos importante ter ou não Médicos"
"O Ministro da Saúde andou bem ao fornecer à população viaturas de suporte de vida imediato, só com Enfermeiros"
"Quando em situações de urgência o Enfermeiro se atrapalha o sinistrado ou morre ou fica muito mal tratado, não obstante o mérito Médico."

Tido isto sao barbaridades...

alguem me sabe dizer se foi um enfermero brasileiro que escreveu isto? pronto socorro em portugal tem outro(s) sentido(s). Temos terminologia propria para o que este senhor pretendeu dizer...
por aqui percebemos quem temos, e o que percebem disto...
 
oh meu amigo, uem tem estatutos e coisas semelhantes, nao vai para enfermagem...
 
Caro Hugo Roque:
Antes de mais acho muito deselegante alguns comentários que teceu a uma pessoa que não conhece o seu trabalho e acima de tudo fazer referência à escolaridade do senhor TAS ou até mesmo à sua eventual, ou não, formação académica. Meu caro conhece Bolonha?! Não creio. Só talvez conheça a Massa à Bolonhesa... Existe uma coisa chamada de COMPETÊNCIA, que é isenta de escolaridade ou até mesmo formação académica.
Não sou do pré-hospitalar mas reconheço que existem muitos TAS com uma performance de urgência/emergência com muito profissionalismo, sem contudo entrar em dominios da enfermagem. Alías nos EU os pré-hospitalares não são enfermeiros. São pessoas com uma formação cuja duração desconheço, mas não são enfermeiros.
Uma coisa que o senhor TAS disse foi de facto que muitos enfermeiros frequentam cursos ministrados por pessoas "não-enfermeiros", nomeadamente TAS o que é revelador de algumas deficiencias na formação da Enfermagem. Será que este poderá ser um dos motivos que nos conduzam ao 2º Ciclo como requisito minimo para entrar na profissão? Não sei. Se calhar até estou a exagerar...
Outra coisa Hugo, pelos vistos o facto de ter estudado "muito" e ter concluido uma licenciatura, existem gafes ortográficas não toleráveis tais como "meu caro, isso foi à 30 anos" o "à 30 anos" é com H (há 30 anos), que é do verbo haver... Eventualmente não estamos longe de um dia esta profissão vir a ser reconhecida com uma formação de nível superior... até se esquecem do percurso da enfermagem...muitos tinham a 4ª classe. Mas foram estes com "a 4ª classe" que permitiram abrir as frentes necessárias ao desenvolvimento de uma profissão com dignidade que é a nossa. Não despreze os seus antecessores, eles merecem o seu respeito.
A ridicularização dos temas de conversa que está disponivel para discutir com o sr TAS, que passam pelo futebol foram desadequadas...até parece que o senhor e os seus colegas licenciados nunca discutiram futebol? Ou será apanágio de uma classe socio-cultural?
Respeite outras classes socio-profissionais, pois nós ENFERMEIROS não trabalhamos sózinhos - creio que muitos enfermeiros se esquecem disso...
Custa-me verificar alguns pontos de vista demasiadamente estreitos para um futuro incerto que nos aguarda. Há lugar para todos dentro da sua esfera de competência.
Cordialmente a todos. E desculpem-me alguns entusiasmos motivados pelos disparates lidos.

JPP

Bravo!!!!!!!!!!!!!

Não podia ter escrito melhor.

Os meus parabens.
 
Sr. Hugo Roque.... você sabe lá o que é estudar muito!

Já que estamos numa de currículos digo-lhe que sou licenciado em enfermagem numa escola publica com média de 16 valores e que agora frequento o curso de Medicina... e quer que lhe conte um segredo? Estudo mais numa semana do que estudei em 4 anos de enfermagem!!
 
Olá, mas que resposta tão cordial!
Será uma de duas personalidades, aquela que tão humildemente publicou o post anterior??
Mas que discurso faustoso, magnificente, ponderado... será a mesma pessoa que num outro post tão deselegantemente brindou colegas com o seu escárnio; diria mesmo, falta de educação?? Ou, pelo contrário, será a figura, que numa atitude, enfim, muito pouco democrática criou um blog, sem que permita o direito de comentário ou resposta?? Não sei...
Irreconhecível, direi...

Relativamente ao profissional TAS que refere, por sentir essa deselegância na minha abordagem, tive , se quiser, necessidade de me penitenciar. Nunca foi minha intenção ridicularizar seja quem for, por isso não faça minha palavras os pensamentos seus, DE ACORDO???
Atente nas suas próprias palavras:
"...acho muito deselegante alguns comentários que teceu a uma pessoa que não conhece..." JPP (2007)

Poupe-me a lições de moral, ou ÉTICA... para isso já me bastam os congressos da ordem!!

Há algum tempo, que não ouvia reparos, nomeadamente à minha expressão escrita. AH que saudades... da minha professora de português (era boa como o milho, pese embora não ser grande apreciador deste tipo de semente pertencente à família das gramíneas). Como vê, nenhum erro... é tudo uma questão de atenção meu caro! Não vá por aí...
Mas obrigado pelo reparo ou observação!!
 
Atencao! Avizinham-se grandes mudancas!
SIEM passara a designar-se Sistema Integrado de Emergencia de Enfermagem; VMER passara a chamar-se Viatura de Enfermagem de emergencia e reanimacao; Emergencia medica passara a emergencia de enfermagem, etc e tal...
tudo onde venha a palavra medico, sera substituido por enfermeiro...
 
e os medicos, coitados, vao passar fome que s efarta, porque foram substituidos por enfermeiros...
 
como é bom inflamar isto!!!
 
Sr. Anónimo, vai exactamente de encontro aquilo que eu esperava:
- uma porra de um frustrado, que não descansou enquanto não arranjou um curso, para depois poder frequentar aquele que sempre desejou.

Como é?? Estuda mais numa semana do que quê???
uiuiiuiuiuiui

Essa é para fazer rir?
Porra...
Deve ter paais riquitos não???
Haviam alguns no meu curso... que chatice!

Olhe, nem ei se lhe dou os parabéns ou os pêsames!
Coitados dos doentes que tiveram que calhar na sua rifa (espero que tenha sido durante pouco tempo!

Amigo: SENPRE ÀS ORDENS (se calhar até te conheço, enfim)
 
Errata (porra mais vale, senão estou tramado com o corrector ortográfico):

Onde está senpre, deverá ler-se...
exactamente!
 
Onde se lê "SENPRE" dever-se-á ler "seMpre"?!?
Isto até é giro: comentamos e depois aguardam-se alguns minutos para se verificar o impacto...
isto dava um verdadeiro estudo de investigação-acção...
Pena é que o assunto que subjaz seja tão pouco importante para o desenvolvimento de uma profissão...
 
Espero que já tenha terminado a lição de Português, à qual faço questão de faltar. O tema é outro para quem já se esqueceu. De qualquer forma foram referenciadas relativas à Enfermagem algumas afirmações que meus amigos esperem lá ... Estudar mais numa semana que em 4 anos em enfermagem ?! Só se for devido ao facto de estar a estudar com manuais em Espanhol ou Checo!! Só pode.
 
É... esteve desatento!
Amigo, giro, ou bonito?
Bonito, ou engraçado?
Engraçado ou divertido??
Escolha por favor!
 
Agora fico à espera da reacção...

para poder fazer o seu estudo...
 
Hugo:
...já agora, eu assino seMpre os meus comentários.
Relativamente ao meu discuso menos polido em posts anteriores deve-se ao facto de estar indignado pelo que pude testemunhar naquele sábado. Parecia que estava no filme "Feios, porcos e maus", daí ter adequado a minha comunicação ao vernáculo próprio de forma que todos compreendessem a minha indignação e surpresa, mesmo até para aqueles cuja massa cinzenta é desprovida de qualquer sinapse. Foi muito feio. Mesmo!

JPP
Peace man
 
"...sto até é giro: comentamos e depois aguardam-se alguns minutos para se verificar o impacto..." jpp (2007)

Totalmente de acordo!
 
Não haja dúvida que há determinados intervenientes que só gostam é de ver o ambiente "inflamado". Por isso dizem determinadas coisas da pior forma possível...
Sem dúvida que na Emergência Pré-Hospitalar há espaço para todos. Os enfermeiros não pretendem ocupar o lugar dos técnicos ou dos médicos. Pretendem que lhes sejam reconhecidas as competências que possuem, inclusivé, na área do PH e que possam aplicá-las de forma eficiente e eficaz, como caracteriza o desempenho do enfermeiro de hoje. Desculpem-me os senhores TAE, mas em que se baseiam para afirmar que um determinado enfermeiro é ou não competente? Eu não vos reconheço capacidade para me classificarem como competente ou não. Nenhum colega meu vos reconhecerá...avaliem os vossos pares, nas intervenções que dominam. Nas dos outros, limitem-se a observar. Querem fazê-las? Estudem, formem-se...agora não fiquem ofendidos por "perderem" competências que nunca foram vossas.
Acho ridículo pôr em causa a formação dos enfermeiros que já estão nos quadros do INEM. São profissionais que passam por um rigoroso e extremamente exigente programa de formação, que dominam o diagnóstico, terapêutica e intervenção médicas da emergência Pré-hospitalar. Outra coisa não seria de esperar, em algumas situações com várias vítimas o enfermeiro assume o papel do médico e vice-versa. Sei que virão alguns refutar isto, mas são manifestações próprias de quem quer apenas irritar. A verdade é sabida por quem conhece de facto o trabalho desenvolvido pelos membros das VMER. Destes, ninguém vem dizer que o TAE é que sabe e o enfermeiro não...também não diz o contrário. "Cada macaco no seu galho".
 
Meu caro jpp:

Ninguém mais pacífico do que eu próprio.
Agora, deixe que lhe pergunte: abre o blog, lê o que está escrito, sente-se maltratado (especialmente por colegas), qual acha que seria a reacção esperada???

Existem pontos em desacordo???
Muito bem, vamos debater... Só isso.
Não peço nem exijo mais!
Diga-me por favor:
- acha que a enfermagem está no trilho correcto???

Aquele abraço

Hugo Roque
 
Então ao que parece todos concordamos que o Enfermeiro no pre-hospital tem a sua missão, tal como outros técnicos e o futuro será mesmo o reforço das suas competências.
 
Aos senhores que se dizem enfermeiros e que obviamente não são:

Por favor parem com a farsa. Assumam o que são, porque enfermeiros não são certamente. Sejam Homens por favor.
Cumprimentos.
 
Desculpem-me mas isto é inaceitável:
"em algumas situações com várias vítimas o enfermeiro assume o papel do médico e vice-versa"
Como enfermeiro que sou, e orgulho-me disso, nunca iria assumir o lugar do médico, nem tão pouco iria permitir que alguém que não-enfermeiro assumisse as minhas funções.
Desculpem-me mas este é o GRANDE ERRO perpetrado por muitos mini-médicos vulgo enfermeiros. Felizmente não me identifico, e espero que sejam muito poucos a fazê-lo.

JPP
 
Oh JPP, mas você é idiota ou faz-se? Estamos a falar de uma situação específica, em que a divisão do trabalho aumenta a eficácia da equipa! Isto acontece na realidade e quem ganham são as vítimas.
Pense homem!
 
Hugo:
em resposta ao seu comentário
"Não peço nem exijo mais!
Diga-me por favor:
- acha que a enfermagem está no trilho correcto???"


É este o caminho?!?
"em algumas situações com várias vítimas o enfermeiro assume o papel do médico e vice-versa"

E isto que queremos para a enfermagem?

JPP
 
Sr. JPP, o senhor não é enfermeiro. Não engane ninguem.
 
Visitei o blog do Sr. JPP. Enfermeiro? Deixe-me rir.
 
Visitei o blog do Sr. JPP. Enfermeiro? Deixe-me rir.
 
JPP, realmente não percebe um boi de emergência pre-hospitalar, triagem, vítimas críticas,nem tem a minima noção da preparação dos enfermeiros que fazem vmer. Faça-nos um favor a todos, visite um blog acerca do acasalamento dos gnus e fique por lá. Há cada artolas...
 
Meu caro jpp, de momento não poderei continuar o debate, uma vez que amanhã faço manhã de horário. Mas fica a promessa, caso continue a postar aqui os seus comentários, que irei responder.


P.S.- já agora, e só a título de curiosidade (é evidente que só responde se quiser), porque não permite que façam coméntários no seu blog?? Mas isso são outras questões!


Um abraço e uma boa noite a TODOS OS COLEGAS!
 
Eu já nem ponho em causa o conhecimento desse senhor. Um blog em que um enfermeiro chama atrasados mentais a colegas? É uma farsa...
 
Hugo:
...'tas a ver...agora estão a gozar-me...estou a ser insultado. Até mudei o blog - podes ir ver - e asseguro-te que sou enfermeiro. E até conheço, BEM, alguns centros e cursos de formação na área da emergencia pré-hospitalar. Mas confesso que nunca gostei muito.
...até houve alturas em que dúvidei da idoneidade de um determinado centro de formação do INEM...
 
É porque és um grande asno. Mas quem és tu para duvidar da idoneidade do centro de formação do INEM. Sim ... está identificado Dor de Cotovelo Crónica !!!
 
COLEGAS E PORQUE NÃO AMIGOS: peço, em meu nome, e em nome do colega doutorenfermeiro para nos respeitarmos. Vamos procurar ser construtivos...
SOMOS TODOS GENTE HONESTA, e EDUCADA.

Creio que este é um espaço de eleição.

A TODOS,se de alguma forma eu insultei, peço desculpa (como é evidente, se alguém me insultar terei que ser eloquente na resposta - não sou nenhum santo de por no altar)

Mais uma vez

Um grande Abraço a TODOS OS COLEGAS.

Hugo Roque
 
É uma grande besta, isso sim.
 
Eu não disse qual...existiram algumas situações que não são dominio de todos... nem tão pouco irei levantar o véu.
Vou embora. Confesso que gostei desta tertúlia.

Um abraço a todos, e viva à diversidade. E ainda bem que não pensamos todos da mesma maneira.
 
Hugo, acredita mesmo que o JPP é nosso colega de profissão? Eu não.
Acha que merece respeito quando anda a gozar com a nossa profissão?
Merecerá quando afirmar o que realmente é. Quando for Homem.
Até lá é uma farsa.
 
JPP, rebarbado, és uma vergonha só existes porque ainda não existia a pílula do dia seguinte.
 
Desculpe o esquecimento. Desculpe também o tom, mas o Sr. JPP consegue tirar o pior que há em cada um de nós.
Um abraço para si Hugo.
 
Faço também o apelo ao Sr. Anónimo que não utilize expressões mais fortes, como as dos comentários anrteriores. É isso que o Sr. JPP quer, não lhe dê esse prazer.
 
Um abraço Rui

Hugo Roque
 
Fraldas??.. dodot??... algálias.. cateteres.. banhos... pensos!!!

Divirtam-se no pré- hospitalar!!
 
eles estao brutos!!!
 
sim, a formacao do INEM em muitos dos casos e duvidosa... consultem guidelines internacionais...
para quem tem medo de medicos formados noutros paises... nao tenham.. eles nao vos vao comer... mas nao vao facilitar!!! e alem disso, e melhor estudar por manuais em outra lingua que ser enfermeiro... forca estudantes tugas la fora!
quem nunca trabalhou como enfermeiro nao e frusdtrado, frustrado sao esses que estao em algumas vmers e querem ser os qm ou mini medicos, esses sim, porque so ai podem fazer um pouco o gosto ao dedo, ja que nas medicinas so se limpam cuzinhos!!!
 
Nesta discussão há coisas qe concordo e coisas que discordo...
Essa de nas medicinas só limparem cuzinhos é de muito mau tom...
Quanto á emergencia pre-hospitalr nós temos um papel muito importante ao cuidarmos de quem nos procura. Só acho que devemos estar integrados numa equipa muldidisciplinar para que cada uma tenha a sua competencia.
 
DOUTORESENFERMEIROS:
Ninguém precisa,na rua, do Vosso Saber/Saber nem sequer do V. Saber/Fazer.
Quanto ao V/ Saber/Ser já toda a gente percebeu, e a avaliar pelos comentários anteriores, que a maioria não possui!
 
JPP:
Não sei quem é, mas desde já deixe-me dizer-lhe, publicamente, que o admiro!
Se todos fossem assim, isto andava para a frente!
Força!
 
E onde anda o doutorenfermeiro que está caladinho como um rato??
 
Pois.. ele é mesmo rato!
Normalmente diz-se que os ratos abandonam o navio quando ele se está a afundar!
 
Colegas enfermeiros, façam-se respeitar.Por favor não deiam confiança, a essas gracinhas que não teem nada a haver com a classe.Esta troca de gardalhetes não tem nada a haver com nosco.Por favor mandem ás urtigas esses palhaços, não respondam.
 
Correcção ortográfica
onde se lê
"com nosco"
dever-se-á ler
"connosco"
onde se lê
"não deiam confiança"
dever-se-á ler
"dêem"

desisti dos erros...
só podem estar a gozar, não?!
 
Então o Palhaço cá do blog, o JPP, já esgotou a verborreia... E a vara de seguidores ainda respira? Nota-se nalgumas intervenções muita dor de cotovelo. SRs TAS o pre-hospitalar não é para quem quer, é para quem pode e tem reconhecimento e competência e para tal. Façam-nos um favor vão dar lustre à agulheta!!
 
"SRs TAS o pre-hospitalar não é para quem quer"

Pois não,inteiramente de acordo!

"é para quem pode e tem reconhecimento e competência e para tal"

E essas pessoas são os doutoresenfermeiros. Carregadinhos de competências no que diz respeito à EPH. EHEHEHE

"Façam-nos um favor vão dar lustre à agulheta!!"

E mudar uma fraldinha.. não?

PALHAÇOS!!
 
TAS muita dor de corno fica aqui demonstrada. Mas a vossa incompetência na prática é monstruosa, calinadas, atrás de calinadas. Só mesmo alguém com paciência e habituado a lidar com situações dificeis para vos ensinar... Dica: Sempre que possivel peçam ao enfermeiro em situação prática para vos fazer entender o que está acontecer com a vítima e o que está a ser realizado, talvez não fiquem com um ar tão pateta e perdido...
 
"Então o Palhaço cá do blog, o JPP, já esgotou a verborreia... "
...Lindo, muito lindo.
Mas parece que o circo ainda não acabou...pelos vistos há palhaços que se prestam a dar continuidade ao circo...não?!
Sempre existiram enfermeiros e TAs no pré-hospitalar...mas quem são as pessoas que se sentem ameaçadas? meus amigos há lugar para todos dentro da sua esfera de actuação. Seria bem melhor definirem-se guidelines para a actuação de um e de outro em vez de se insultarem mutuamente. Atenção que com a oferta excessiva de enfermeiros no mercado é muito possivel que estes fiquem no pré-hospitalar a serem pagos a 2.00€ hora. Isso é que não é aceitável.
E já agora...eu não tenho chateado muita gente nos últimos tempos, ao contrário de muita gente, portanto circunscrevam-se a opiniões construtivas de forma a criar condições de convivência entre estas duas actividades profissionais.
Um abraço a todos que eu tenho que agora inserir uns diagnosticos no PC. Pode ser que quando chegar a casa fique mais inspirado.
=)
 
JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA PARA OS VOSSOS COMENTÁRIOS!
PARA O BEL ESTAR DOS "NAVEGANTES" NÃO ESCREVAM MAIS TOLICES!
A BEM DA VERDADE, AS ULTIMAS 50 JÁ NEM AS LI...DIZEM SEMPRE A MESMA COISA...ENFIM...MUDEM DE ASSUNTO.
 
ERRATA:
NO LUGAR DE "BEL" DEVERÁ LER-SE "BEM"
 
O que é que os enfermeiros percebem de pré-hospitalar que não lhes tenha sido ensinado por TAS?

Na presente portaria que regula o transporte de doentes, só à referência a TAT e TAS nas ambulâncias de socorro.

Curiosamente existe uma ABCI cuja tripulação é constituída por um médico com formação SAV e por um TAS ou enfermeiro. No entanto, esse tipo de ambulâncias foi criado especificamente para as transferências Inter-hospitalares, não para o Pré.

Tenho estado atento a certos comentários onde se mistura o Pré com o Intra e o Inter com o Pré.

No Pré-hospitalar, meus caros enfermeiros... ou têm espírito de tripulante de ambulância ou mais vale esquecer.

E no caso das URSIV virem a existir, terão obrigatoriamente os TAS como colegas... Felizmente estarão lá para vos salvar a pele quando fizerem ou disserem algo no local que prejudique a vitima, os familiares ou o teatro de operações.
 
Se o sindicato dos enfermeiros em questão representa a totalidade dos enfermeiros em Portugal haverá apenas uma coisa a fazer:

EXTINÇÃO DA CLASSE DE ENFERMAGEM!

Impossível? Olhem que não, senão vejamos:

1º Estão insistentemente a questionar as indicações e a autoridade médica;

2º Estão insistentemente a criar conflitos com entidades e classes profissionais que em nada têm a ver com a classe de enfermagem;

Já esteve para mais longe as funções do enfermeiro serem assumidas por auxiliares de acção médica que, apesar de possuírem uma formação menos teórica e técnica, não se armam em professores catedráticos e teóricos; prevalecendo o interesse do doente.
Ex.: Hospital Amadora-Sintra

Nunca ouviram dizer» "Quanto mais alto sobem, maior a queda."?

A vossa Ordem só existe desde 1998...

Talvez com esse tipo de postura, percam a ordem, sindicato e até profissão...
 
Talvez comecem a levar porrada dos tripulantes...

Tenham cuidado cada vez que sairem nas VMER's. Talvez vos façam uma espera...
 
Anonymous said...
Talvez comecem a levar porrada dos tripulantes...

Tenham cuidado cada vez que sairem nas VMER's. Talvez vos façam uma espera...

Isso ficava mal, mas vontade não falta(atenção que estou a referir-me a alguns enfermeiros que aqui mostram a sua falta de postura e civilização), pois 98% dos enfermeiros que conheço, sabem colocar-se no seu lugar, e sabem dár o valor ao espirito de cuesão de grupo entre especialidades no Pré-Hospitalar, e sabem que todos somos necessários, e principalmente que o objectivo é só um, salvar a vitima.
Todos somos precisos uns aos outros, desde o varredor de ruas, ao sr. ministro...;)
Vamo-nos deixar disto, não nos leva a lado nenhum...
Meta-se cada um no seu trabalho, e deixem o dos outros.
Nada do que aqui estamos a falar vai modificar o pré-hospitalar, isso, está nas mãos dos srs governantes...
E para terminar, relembro aos srs TAS`s,Enfermeiros etc, que há ovelhas negras em todas as classes profissionais...
 
Eu vou falar com o Bin Laden para ver se ele de uma vez por uma todas explode com este país e assim acabam-se as lutas entre enfermeiros, médicos, AAMs tripulantes de ambulância, bombeiros, etc. Morrem todos e acabou! Não fica ninguém para salvar seja o que for!Andam aqui a alimentar conflitozinhos parvos sobre quem sabe mais e bla bla bla...
Já precisei de transporte de ambulância mas ainda bem que não era nada de grave, porque se estivesse a morrer, acho que a discussão entre quem sabe mais ou quem faz isto e aquilo ter-me-ia matado de imediato...
Frustrados ou não, meus caros, façam o que vos compete. Se o fizerem bem feito, ninguém se meterá convosco. Se querem ser enfermeiros, médicos ou seja lá o que for, estudem porque o que não falta neste país é uma gama variadíssima de cursos, alguns da treta, mas existem...
 
Os TAS, são mesmo uma classe miserável, os comentários que tecem disso são bem demonstrativos. Que tristes, apenas servem para carregar a maca com o doente para o hospital e querem fazer disso profissão e carreira. Parece que sim, que tem futuro !!! Aproveitem ...
 
Segundo a anterior intervenção:

"Os TAS são mesmo uma classe miseravel,..."

Então porque é que a distinta classe de enfermagem desce tão baixo a ponto de querer acabar com a classe em questão?

Se as URSIV arrancarem, asseguro-vos que apenas vão "carregar a maca com o doente para o hospital".

Em "posts" anteriores diziam que enjoavam na celula sanitária.

Como é que vão resolver o problema, quando vão fazer da célula sanitaria o vosso local de trabalho?

Primperam, certamente não deverá ser a solução...

Cumprimentos
 
"Os TAS, são mesmo uma classe miserável"
Mas são aqueles que aguentam as vitimas estabilizadas e em condições até chegarem a sim, seu ignorânte...
 
Muito engraçada a anedota dos TAS que "aguentam as vitimas estabilizadas e em condições até chegarem a sim " (sic)! Mas que estabilizadas, quando em muitos casos nem os Sinais Vitais avaliam correctamente. Preocupem-se é em pedir o cartão do SNS para fazer a inscrição no Serviço de Urgência.
TAS lá conversa e basófia estão vocês cheios, agora na prática é que o desastre é total ...
 
Ainda te metia ao meu lado a trabalhar em imobilizações, e avaliações de parâmetros vitais...
 
Será que tens algo a ensinar ou a aprender. É que para ensinar cobro dinheiro e depois não aceito toda a gente.
 
Talvez a aprendizagem seja mutua, não sou Zé Sabichão como alguns de voçês se julgam...
A humildade a cima de tudo...
 
Achei interessante gastar vários minutos para ler os comentários aqui apresentados.
Sem dúvida que em tantas palavras é possivel ler muitas verdades, muitas mentiras e outras coisas que acho que mais vale passar, sem dar importância. Em dois anos de pré-hospitalar já aprendi muito com enfermeiros, médicos e tripulantes, e em nenhum momento achei que deveria desempenhar um papel para o qual eu não estou delegado.
Vamos pôr ordem nas conversas, vamos parar de lavar roupa suja, não nos leva a lado nenhum.
Também sei que existem pessoas que gostam destes espaços apenas para poderem fazer os seus pequenos duelos já que não os fazem no dia a dia (é uma perda de tempo). Vamos falar de coisas realmente importantes já que futuramente vamos ter de partilhar a mesma célula sanitária dentro da ambulância. Espero por esse momento com ansiedade, pois sou da opinião que vou continuar a poder trabalhar com enfermeiros tão bons ou melhores do que aqueles com quem tenho trabalhado e dos quais não tenho razão de queixa.
ATENÇÃO errar é humano, tripulantes, enfermeiros, médicos, já vi todas estas classes a cometerem erros grosseiros. Criticar positivamente é sem dúvida o melhor caminho para melhores condições laborais e para a melhoria do serviço nacional de saúde em Portugal.

Cumprimentos
 
Tal como foi indicado no post anterior, perdi alguns minutos a ler o que foi escrito anteriormente. Friso o "perdi" pois grande parte do que foi escrito não merecia ser lido. Sou TAE desde 2004 e fui bombeiro de 2000 a 2005, as minhas habilitações literárias não são para aqui chamadas, pois se eu escolhi esta profissão, não foi por falta de trabalho na minha área, mas porque faço o que realmente gosto. Ao longo destes 7 anos no pré-hospitalar já vi de tudo, desde o bombeiro que não sabia ver se a vítima estava viva ou morta, passando pelo médico que tinha medo de desfibrilhar pois podia levar um choque, o enfermeiro que vomitou em cima da vítima, o TAE que entrou em pânico por ver duas crianças em PCR. Quem trabalha diáriamente na rua sabe que o único apoio é da pessoa que está ao lado dele, seja medico, enfermeiro, bombeiro ou TAE, e muitas vezes coloca a própria vida nas mãos desse colega, demonstrando uma confiança que ultrapassa as barreiras impostas por uma ideia idiota que uns são melhores que outros. Sei qual é o meu papel no pré-hospitalar, e dentro das minhas possibilidades tento concretiza-lo da melhor maneira possível. Dentro das minhas possibilidades, tento ajudar naquilo que posso os meus colegas, sejam médicos, enfermeiros ou bombeiros. Já dei conselhos a todos e de todos recebi também. Apenas espero que estas picardias deixem de existir quando estivermos a trabalhar numa SIV, pois será muito desagradável para a vítima. Imaginem a vítima a ser retirada dum 4º andar na cadeirinha ( como acontece centenas de vezes por esse país fora ), apenas pelo TAE porque o Enfermeiro refere que guiar macas e cadeirinhas não são para ele, ou então o enfermeiro atrapalhado a ter de optar entre preparar soros ou avaliar e monitorizar a vítima pois o TAE indica que por não ter formação não o pode ajudar, ficando de braços cruzados a ver a situação. Perante alguns comentários aqui feitos até acredito que iria acontecer o que descrevi, mas tenho esperança que caso venha a pertencer à tripulação duma SIV, terei um colega a meu lado, que terei muito gosto em ensinar o que aprendi e sei, e aprender o que ele sabe e aprendeu, para assim podermos trabalhar em equipa, complementando-nos.
Julgo que aqui faz-se jus aquela frase muito conhecida: "O todo é mais forte que a soma das partes"
(peço desculpa se a frase for diferente, mas julgo que percebem o conteúdo)
 
Putz! Com muita classe calou a boca de todo mundo!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!