sexta-feira, março 23, 2007

Overload dos Enfermeiros


Ultimamente os hospitais têm estado a abarrotar.

As frases que mais ouço são "sr. enfermeiro, ajude-me por favor..." , "sr. enfermeiro, tenho muitas dores...", "sr. enfermeiro o meu pai desmaiou", "sr. enfermeiro não aguento mais..."!AAM's, médicos, bombeiros, administrativos chamam "sr. enfermeiro, sr. enfermeiro, isto e aquilo...por favor não se esqueça!!".

Telefonemas: "sr. enfermeiro, por favor diga-me..."

Campaínhas, alarmes, monitores, bombas perfusoras, seringas infusoras... todos a alarmar ao mesmo tempo! Vozes ao fundo "X mg disto, y mg daquilo...!"

Infelizmente, as contigências obrigam a definir prioridades.... e lamentavelmente muitos pedidos perdem-se na sobreocupação dos Enfermeiros... não há dignidade!

Os Enfermeiros lamentam isto! É necessário organizar o sistema de saúde!

Comments:
"Vozes ao fundo "X mg disto, y mg daquilo...!""

Essas vozes ao fundo são as vozes da sabedoria...
 
Certamente. São as vozes de Enfermeiros a falar entre si....
 
Pois.... deve ser uma conversa bastante sábia:

EnfermeiroX: "o Dr. mandou dar 10 mg..."
EnfermeiroY: "Ah a mim mandou dar 5mg..."

É que é cá uma sabedoria que vou-lhe dizer...
 
Sabem como distiguem um TAS no meio de um grupo de homens da emergência?
É o que segura o soro no ar!!! ehehehe
 
Sabem como é que se distingue um enfermeiro no meio de AAM e maqueiros? É o que leva a fralda na mão!
 
Eu acho que deve ser feito um esclarecimento aos anónimos que com tanta vontade disparam frases relacionadas com fraldas.
Caros senhores, os enfermeiros trocam as fraldas aos utentes sim. É uma intervenção de crucial importância e que dá resposta a Diagnósticos de Enfermagem como a dependência para o autocuidado higiene e incontinência urinária, que previne o aparecimento de soluções de continuidade da pele (sabem o que significa?) e que contribui para o bem-estar e dignidade da pessoa (pergunto-me se também sabem o que isto significa...). Portanto, os enfermeiros trocam fraldas sim e ainda bem que o fazem, porque certamente que se precisassem que vos fizessem o mesmo, gostariam de que não negligenciassem esse aspecto. Correcto?
Assim, podem deixar de tentar "ferir" a classe com esse tipo de comentários, ninguém fica ofendido ou se sente diminuído. Temos orgulho no que fazemos, seja a executar intervenções de SAV ou a suprir necessidades básicas humanas. Tudo é importante, tudo é feito tendo em conta o melhor para o doente/utente e tudo isso nos torna fundamentais, indispensáveis e únicos.
Cordiais saudações.
 
Há uma coisa que não entendo. Os TAS já percebem de farmacologia é? Devem ter conhecimentos fantásticos de farmacodinâmica, de estabilidade de soluções, de incompatibilidades de fármacos e das condicionantes da utilização dos mesmos. Dizem que é tão fácil, mas não os vejo a saber fazê-lo. E isto é do "B-A...BA" dos enfermeiros...
Não menosprezem o trabalho dos outros, é feio!

Nuno Rocha
 
Não me importa mudar uma fralda, nem tão pouco limpar fezes a um doente. Tenho a certeza que o farei sempre sem que a pessoa se sinta indigna.
Não vos posso dizer que se ponham no lugar de doentes, mas imaginem-se sujos e imundos e incapazes de ser auto-suficientes. A enfermagem é isso e muito mais. Não existe compendio nenhum que possa ensinar o que é ser-se enfermeiro.
Tenham uma boa noite de conversa.
 
Bom, vou ter de concordar com o último comentário postado (cujo autora assina Matilde)!

Concordo e sublinho! Como evidente, há gente inteligente neste país (graças a Deus).

Eu, que não raras as vezes, enfim, tenho opiniões um pouco... mais "crispadas" relativamente à classe médica, a verdade é que tenho amigos médicos que os estimo e considero muito, mas não é nesses (como é evidente...) que revejo a minha indignação.
São pessoas honestas, que se limitam a cumprir a sua tarefa (e fazem-no de forma exemplar)

Por isso, um grande bem haja a todos eles!

Aquele abraço

Hugo Roque
 
Pois então caro hugo estamos de acordo os TAE foram criados para a EPH agora o que queremos é respeito e mais formação e mais credenciais por isso estamos a fazer por isso estás a entender porque é que ñ gostamos de gajos como tu que nos querem tirar do nosso lugar entendes agora meu grande animal...
 
A doutora falou, e o discurso dos doutoresenfermeiros alterou-se!
Sinceramente gostava que houvesse mais participação médica porque, só assim desta forma ,passavam a piar mais baixo!
Ja ando a publicitar este blog junto da comunidade médica dizendo-lhe tratar-se de um blog de anedotas!
Digam agora à Drª Matilde que querem autonomia para diagnosticar, prescrever fármacos, etc.. etc! Enfim.. digam-lhe que os médicos são facilmente substituidos!
Não esqueçam também de dizer que quando os médicos se atrapalham valem os Supra!
Digam também que são altamente competentes, capazes até de imitar os médicos no desempenho das suas funções!
Cumprimentos à Drª Matilde!

Ps: Vocês não mereçem!
 
Mas que grande piexeirada Senhores enfermeiros e (afins).Façam o vosso trabalho e bem ,pois para peixeirada jà basta a do "ministro da saùde"
 
Advertência ao Gestor do Blog:

Com vista a não prejudicar a classe, que o senhor pensa representar, e de acordo com a natureza dos seus comentários e dos seus habituais colaboradores, seria melhor encerrar o blog, uma vez que este não contribui em NADA para o desenvolvimento de uma profissão. Muito antes pelo contrário.
As injurias e as calunias que se pautam pela má educação, suas e dos seus colaboradores, são puníveis por lei, pois levantam falsos testemunhos e acima de tudo visam denegrir uma organização de profissionais que tudo fazem pela dignificação e projecção da enfermagem no actual SNS.
Para o bem dos enfermeiros e para o bem das pessoas de quem cuidamos, encerre o blog.

Atenciosamente e grato pela sua compreensão.

AF
 
"Sr. enfermeiro, tenho a fralda suja."; "Sr bombeiro, AAM, DR, onde está o Sr enfermeiro?"

Ah! Está na copa na conversa...

Poupem-me desses comentarios.
 
Lá está; da-mos o pé querem logo a perna inteira!!

O facto de ter concordado com alguns argumentos apresentados pela Srª Matilde, não signigfica, de forma alguma que esteja em concordância com as barbaridades e imbecilidades que outros elementos ditos eruditos, altamente instruídos e não menos sumptuosas mentes brilhantes, detentores de superior discernimento, proferem.

A estas ignóbeis e não menos torpes personagens terei de responder na exacta medida, mas a um outro nível (vou tentar...)!

Assim e respondendo aquilo que eu considerarei como uma tentativa falhada de pronunciar um despacho opinativo (deveras minguado, em função de algumas limitações a nível do próprio construto intelectual lógico/dedutivo) sobre algo que se desconhece, tenho a dizer que efectivamente sou, em abono da verdade, um animal, biologicamente classificado como pertencente à espécie Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional).

Já o meu caro, e porque não TU (permite-me a liberdade de trato igual), após uma análise cuidada ao TEU dialecto indígena, e baseado num profundo trabalho de campo (investigação baseada na evidência...), diria que também tu ÉS UM ANIMAL, pese embora as devidas diferenças. Na verdade és um mamífero da família dos equídeos (claramente), contudo com alguns traços da família dos suídeos.
Ainda assim, e porque o conhecimento científico é evolutivo (ao contrário da tua capacidade intelectual), deixo em aberto a investigação (inacabada portanto...)

Ora, aquele grande abraço!
 
Hugo Roque:

Aqule abraço;)
 
: "sr. enfermeiro, por favor diga-me..."


Campaínhas, alarmes, monitores, bombas perfusoras, seringas infusoras... todos a alarmar ao mesmo tempo! Vozes ao fundo "X mg disto, y mg daquilo...!"

Que trabalho stressante!
São os enfermeiros e os controladores aereos, coitados, que desgaste.

Tou todo arrepiadinho!
 
Relativamente ao comentario anterior digo que é deveras impressionante a falta de bom senso ( já para o nao apelidar de crítica acéfala).

Os enfermeiros sao reconhecidos pela OMS como grupo de risco, com maior incidencia de Síndrome de burnout.

Se é ignorante, instrua se....

Pedro
 
Doutorenfermeiro, os meus parabéns pelo blog!
Deve ser o blog, da área de Enfermagem, mais comentado tanto por enfermeiros, como por não enfermeiros.
E podem ler-se o mais variado tipo de opiniões, umas mais extremistas, outras moderadas, outras insultuosas, outras mais pacifistas...
Este blog parece agradar e simultaneamente incomodar muita gente, talvez por isso seja tão comentado. Até já há quem peça para o encerrar, mas a censura já acabou há mais de 3 décadas...
Quem não gosta do blog, que não o visite e ponto final.
Doutorenfermeiro, continue o seu trabalho... Continue a pôr essa gente em alvoroço. Pode ser que assim cada um olhe melhor para aquilo que anda a fazer...
 
Nota-se que está com Síndrome de burnout.
O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de stress consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.
Pedro um conselho:
PROCURE AJUDA MÉDICA!
Abraço!
 
Pedro:
Burnout...
"burn=queima e out=exterior", se é mesmo enfermeiro, que eu até tenho dúvidas, terá que vestir uma farda de amianto para não queimar as pessoas que estão ao seu cuidado... ande sempre com um extintor, não vá o diabo tece-las...
 
Eu desde há muito que sigo e leio este blog, apesar de nunca me ter atrevido a comentar. Para mim, é um dos melhores, senão o melhor blog de Enfermagem português. Admiro-o pelos artigos, pelas posições marcadas, pela perspectiva de abordagem dos assuntos, etc...
De facto, tem havido alguns comentários menos próprios, sendo que normalmente estes provêm de não-enfermeiros destabilizadores e arrogantes. Penso que muitos deles são uns frutrados que vêm para aqui dizer o que não podem ou não conseguem dizer na "vida real"...
Dou todo o apoio a este blog, continuarei a ser uma leitora assídua, e espero que realmente que não gosta dos Enfermeiros, não venho, não são bem-vindos!
Sr enfermeiro administrador do blog, continue, pois apesar de haver alguns (uma minoria irrelevante) que aqui vêm com objectivos menos correctos, há milhares e milhares que lêm o seu blog e o admiram!
Força! O doutorenfermeiro começa a ser uma referência!
Saudações de Castelo Branco.
 
Para aumentar ainda mais o número de visitas ao blog, que são já de "milhares e milhares" de pessoas, sugiro a criação do slogan:

Se médico/bombeiro queres ser, visita o doutorenfermeiro!
 
deveriam ter vergonha senhores enfermeiros por denegrirem a vossa profissão cada um no seu sitio ~vcs foram criados para fazerem inter-hospitalar certo?????????
deixem se de historias da caroxinha só uma pergunta ( Por acasso como se aprende a estabilizar uma cervical no curso de enfermagem alguem me sabe dizer?????? )
 
estes enfermeiritos de meia tijéla que se ponham no vosso lugar se ñ gostam do que fazem mudem de profissão ñ queiram tirar o que pertençe a outras pessoas mais qualificadas no pré
 
Um sr. anónimo disse: "Por acasso como se aprende a estabilizar uma cervical no curso de enfermagem alguem me sabe dizer??????"

O doutorenfermeiro tem razao num ponto de vista: e os médicos aprendem?
Eu num curso base de medicina, nunca aprendi a colocar um colar cervical, é certo. Toda essa formação foi feita à posteriori.
É que de facto, só atacam numa perspectiva, com um argumento que cai logo por terra, quando comparado com outras classes profissionais.!

Então, queria uma explicação plausível, para tentar compreender o porque de referirem este facto em relação SÓ aos enfermeiros! É que pelos vossos comentários, parece que voçÊs adoram os médicos, são os vossos ídolos!
É que os vossos comentários padecem sempre do mesmo: argumentos bacocos e mal dirigidos!
 
os médicos ñ aprendem nem precisam só que para os senhores enfermeiros que tanto ambicionam o pré-hospitalar como tenho visto vários comentários inopurtunos da vossa classe para os TAS devem estar com medo de ficar com o lugar de faz td nas enfermarias em risco com a colocação de mais auxiliares agora querem sair do hospital e centros de saude para ocuparem o lugar dos que mais se interessaram pelo pré-hospitalar valha me deus
 
TAS, com calma !! Primeiro a escolaridade obrigatória e depois não se comparem com os enfermeiros, é um erro muito comum e infeliz, só demontra que não sabem nem conhecem o vosso papel na EPH. Os enfermeiros encontram-se num nível de desempenho mais diferenciado, apresentam outras competências reconhecidas no âmbito de um curso reconhecido e credenciado pelo instituto que é responsável pela gestão da emergência médica em Portugal. Bom, para quem afirma que os enfermeiros não sabem estabilizar a cervical a questão é se os senhores sabem onde fica a dita cervical, se sabem identificar vítima crítica ou por outro lado apenas ficam agarradinhos a cabeça sem saber minimamente o que se passa em termos fisiopatológicos com a vítima. Há um longo percurso a percorrer... Não desanimem! Eu sei gostavam de ser enfermeiro, lamento não é para quem quer é para quem pode!!
 
Já cá um faltava um destes!
Gostar de ser enfermeiro?.. não diga mais disparates!
Não há nenhum que goste de o ser verdadeiramente!

"lamento não é para quem quer é para quem pode"
O mesmo se aplica a vocês em relação à medicina e aos TAS.
Respeitem-se!!
 
Fique de bem com a vida, existem técnicos de saúde que ajudam. Quanto ao facto de não existir nenhum enfermeiro que goste de o ser verdadeiramente, enfim, conhece pouco o mundo e o meio, existe algo mais que a maca para carregar ...
 
Há quem diga que os TAS consideram os médicos seus ídolos...

Venho aqui expor o seguinte:

Os TAS (Tripulantes de Ambulância de Socorro) existem para socorrer vitimas que se encontrem em perigo de vida iminente.

Ao falar de socorro, podemos também de falar de salvamento, extracção, reanimação, estabilização, etc.

Por esse facto, idolatremos a medicina como ciência que é, assumindo-a como a base da emergência pré-hospitalar que é a nossa profissão.

Assim sendo, temos as nossas "guidelines" de intervenção especifica, sendo alteradas quando necessário sob indicação de alguém que é, no mínimo, licenciado em Medicina e que representa, naquele momento, a medicina.

Portanto, não queremos ser médicos nem académicos teóricos. Queremos sim socorrer e salvar vidas socorrendo-nos da sabedoria clínica para melhor o fazermos.

Pessoalmente não me revejo na doutrina da enfermagem e sinceramente, não a vejo como uma ciência nem a adequo ao pré-hospitalar.

Os enfermeiros poderão ter, presentemente, uma intervenção bastante importante no pré-hospitalar devido aos constantes bloqueios à formação e ao reconhecimento de competências dos TAS.

Quando a formação base do TAS for alterada, poderá ser eventualmente questionada a presença dos enfermeiros no Pré-Hospitalar.

Proponho um breve período de reflexão à classe de enfermagem sobre os seguintes pontos:

- Será que a classe de enfermagem foi criada com intuito de serem condutores de veículos de emergência?

- Será que a classe de enfermagem foi criada para intervir em situações de perigo?

- Será que a classe de enfermagem tem a formação adequada para definir o que são condições de segurança para a equipa, para a(s) vitima(s) e para os "mirones"?

- Será que deverá ser o ambiente de trabalho de um enfermeiro, a célula sanitária de uma ambulância ou outro qualquer veículo?

- Será que o "cuidar" e o "acompanhar" deverá ser substituído pelo “socorrer”, “salvar” e “triar” (método START)?

- Será que a autonomia que a classe de enfermagem exige no pré-hospitalar não será uma postura arrogante perante uma ciência que é a medicina?

- Será que a postura da classe de enfermagem, cuja intervenção no pré-hospitalar não é ainda significativa, terá idoneidade para questionar a credibilidade dos restantes técnicos (inclusive médicos) que intervêm no pré-hospitalar há muitos anos?
 
daqui a uns anos, para que é os médicos? os TAS abarcam tudo....
 
Bom, apenas alguns comentários :
1 - Os Tripulantes de Ambulância de Socorro, tal como a própria definição iimplicita traduz, tripulam Ambulâncias de Socorro e não atendem somente vitimas em perigo de vida, mal seria se só assim fosse. A vitima em perigo de vida é identificada após o exame primário
2 - Os TAS não têm "guidelines" de actuação, é falso. Apenas intervêm no contexto de emergência de forma limitada (oxigenoterapia, imobilização, etc) ou por indicação médica dentro do quadro das suas reduzidas competências e não por simples indicação médica
3 - A enfermagem, tendo por seu objecto o Homem, pelo que tem perfeita legitimidade para o fazer com base na definição de saúde da OMS. O pré-Hospitalar é entendido no âmbito das Vmers, como uma extensão do SU para a rua, como tal não há nenhuma contradição
4 - O Enfermeiro no contexto pré-Hospitalar acumula a função de condução para a qual foi devidamente preparado, não basta ter licença de condução, tal com acontece com muitos para conduzirem as Ambulâncias
5 - A Enfermagem intervêm inclusivé em cenários de guerra, pelo que o pré-hospitalar não tem perigos acrescidos
6 - O conceito de Cuidar, para quem sabe no que se traduz, engloba perfeitamente a triagem, o socorro etc.
7 - A Enfermagem não questiona a autonomia médica. O que é aconselhado é olhar para a realidade europeia e sem retirar qualquer competências aos médicos,avançar na qualidade assistencial à população onde os Enfermeiros têm um papel preponderante.
 
Assim, sim, dá gosto vir aqui. Discussões com argumentos!
Muito bem!
 
Olhem lá, eu até gosto de tripular coisas, mas na possibilidade de escolher, então em preferiria ser ser um TF1 do que um TAS.
Sim, um TF1: Tripulante de Fórmula 1 (podia ser mesmo um Ferrari - aí é que seria a lócura totale néi???)

E quem está comigo meta o bracito no ar!
 
Amiguinhos, daqui fala a mesma Matilde de antes (engano do registo no blog).
Ao Hugo Roque: identifiquei-me pelo meu nome, portanto é por ele q gostaria de ser tratada. "Sra. Matilde" não é nada. Quando muito "Sra. D. Matilde" e, já que sabe o meu título e me quer tratar com deferência (aliás, absolutamente desnecessária), é "Sra. Dra.".
A todos os que "verborreiam" por aqui e para os outros que dão opiniões decentes: sinceramente, estas discussões são inúteis. Guerrinhas de tripulantes de ambulância e de enfermeiros. Médicos vs não médicos. Cada um faz o que sabe. E para isso existem as especialidades e as especializações. Eu, na minha aprendi a estabilizar cervicais, mas tenho a certeza que um dermatologista não o saberá... Nem eu nunca me meteria a diagnosticar um melanoma!!
Tenham juízo.
Cumprimentos a todos! E uma vidinha feliz,hã?
 
Sinceramente acham que estes contra-ataques, estas mútuas agressões nos levam a algum lado?! Srs. Médicos e Srs. Enfermeiros “nódoas negras” há em todas as profissões, não negligenciemos as nossas funções e preocupemo-nos com o que realmente é importante, afinal trabalhamos juntos para o mesmo fim não?
Aos “anónimos” subscrevam o vosso comentário, afinal todos temos um nome ou um número!
Srs. Enfermeiros e Srs. Médicos respeitem-se!

Do Nascimento
 
Saudações!

Honestamente, há coisas que custam entender.
Matilde (permita-me então esta liberdade no trato), o que é que eu escrevi que a ofendeu??
Se me dirigi da forma que dirigi à sua pessoa (ainda que fictícia ou não - também não é isso que está em causa) foi da forma que me pareceu mais cordial e tendo em conta a tal "deferência" que referiu anteriormente. Eu não a conheço!
Tendo em conta os seus comentários, parece-me ser uma pessoa sensata, que desvaloriza o supérfluo e a presunção advinda deste ou daquele título ou grau (como se depreende das suas próprias palavras - "já que sabe o meu título e me quer tratar com deferência (aliás, absolutamente desnecessária)" fim de citação.

Desta forma, por favor, não se sinta melindrada ou escandalizada.

Posso falar-lhe do meu exemplo: tanto saúdo quem me trata pelo meu nome como pelo meu grau académico.

Na verdade, só não gosto muito que me tratem por martelo de orelhas!

Por isso, aceite (se assim o entender) a minha cordial justificação.
 
Oi pessoal!!!
Tá tudo??
Oh amiguinha Matilde, não fique berlaitada com os comentários do rapaz!!

Estou de acordo consigo querida amiguita: uma vidinha feliz, mas honesta, certo????

E já agora uma bagaceira Aldeia Velha e uns pastelinhos de bacalhau; mas pago por quem???
éh man, aposto que não seria problema para si, em pagar um copito aqui ao Zei, antão não???

Muita paz para todos, né?
Portem-se...
 
Este tema diz respeito aos enfermeiros, estranha-me que anónimos, provavelmente outros profissionais ou técnicos, não tenham blogs próprios ou temas próprios para debaterem. Contudo, é notória a falta de argumentos válidos e a facilidade que a recorrem ideias de baixíssimo nível, demonstrando que são pessoas que não lidam com utentes na pleinitude da sua dimensão.
Enf. Rui
 
Berlaitadas, só com consentimento.
Pagar copos, só a pessoas que conheço. (Não sei se a da honestidade tinha a ver comigo ou se era acerca dos médicos em geral... eu sou honesta e cada um sabe de si.)
E "doutora" não me incomoda, mas não vem no BI. É Matilde mesmo. Sem título. E sem "personagem fictícia". Não fiquei incomodada.
Uma vidinha feliz... mesmo!
 
antão, tá-se!
é pá, eu não concordo que isto é para malta das letras, eu sei falar e axo que posso aqui falar não é? isto é um sitio nice e todos podemos falar ou não? lá porque tenho o 9 incompleto, nâ quer dizer que não sei falar , e todos podemos dizer o que está a xaterar a gente.
posso não captar tudo a primera mas entendo bem.

por isso ó amiguinha matilde, estar berlaitada é uma coisa e dar berlaitadas é outra (mas eu gramo falar disso, se quiser...), e não é só com consentimento (é pá que linda palavra - mais uns dias aki e pareço um dotor a falar, tem que se ver primeiro o material.
por falar em honestidade, o mê irmão tinha uma coisa na barriga, um papo ou uma erne não sei como dizer, e teve de ser operado e esteve mais de 10 anos à espera e teve de ser no privado, mas primeiro teve que ir ser visto pelo médico, e o gaijo aplicou logo a buxa: 17contos - toma lá morangos.
por isso é que eu, nas minhas carocas (sou pedreiro), sempre que posso faço a folha aos meninos.
e este blog, prontos eu conheço porque, é pá gosto de ver coisas de , gajas boas, é pá e á uns blogs ke são o ciosa boa, por exemplo queres pouco queres, é o terror.
e este blog parece nice, porque podemos falar o que nos vai na cabeça.
uma vidinha feliz, com muito amor, e ovos da páscoa e tudo de bom... MAS HONESTA NÃO É AMIGUINHA.
 
matarruano, matarruano...
"cada um sabe de si". a minha vida é bem honesta. e veja lá que na minha especialidade nem sequer se dá consultas... ;)
(e a dos sentidos da berlaitada... meus caros... os medicos também têm sentido de humor!!)
 
ariopse...txrran: crisan - xampô pra surdos.
matildinha, matildinha:
- matarruano só, peut etre? merci very nice.
por falar em humor, eu gosto é do rocha, esse sim é o man. e sabe eu gosto mesmo é da tropa...né?
a minha especialidade é meter ladrilho com honestidade, e ganho 140 contos e começo às 7 da matina e acabo ás 6 da tarde e tenho de fazer a janta porque a minha patroa é auxiliar.
e eu tambêm tenho humor e amor para dar e vender.
 
Caros Senhores e Senhoras:
Em primeiro gostaria de vos informar que não sou nem bombeiro, nem enfermeiro, nem auxiliar de acção médica, nem administrativo, sou médico. Acho um disparate pegado estas guerras entre as várias profissões( digo profissões e não classes, pois todos pertencem à classe dos humanos ou espécie como preferirem). Todos tem o seu lugar e a sua importancia e se acaba-se qualquer uma das profissões em causa, com toda a certeza, que a continuidade das outras estava em risco!!!! Segundo o meu ponto de vista, deveria-mos tentar encontrar soluções conjuntas e que servissem todas as profissões envolvidas na ajuda à pessoa doente em vez de andarmos com guerras tontas que não servem para dignificar nenhuma das profissões.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!