sábado, março 10, 2007

Ponderar o encerramento?


O excesso de profissionais de saúde (excepto de médicos!!), atinge quase todas as classes deste sector. Nos últimos anos todas as escolas que se propõem, acabam por ter autorização legal da tutela para sua abertura (em Portugal infelizmente não existe uma política de rentabilização de recursos humanos...)!! Penso que já todos perceberam que a situação é insustentável. Os médicos, esses, imprimem a máxima força através dos seus lobbys no sentido da não permitir a abertura de de mais faculdades (vamos ver até quando!)...

Deixo-vos um artigo do Diário XXI relativo a uma ex-Escola de Enfermagem, agora transformada em Escola Superior de Saúde (com outros cursos...)... Cada um pode tirar as suas conclusões:

a
"Aniversário em Castelo Branco com críticas à proliferação do ensino de saúde. Prevendo que o Campus da Talagueira, para onde será transferida a ESALD, não esteja concluído dentro dos prazos previstos, Carlos Maia admite encerrar alguns cursos “para manter a dignidade dos outros.

Apenas um dos 110 alunos da Escola Superior de Saúde Lopes Dias (ESALD) em Castelo Branco tem emprego garantido após a conclusão da licenciatura no final do presente ano lectivo. A revelação foi feita por Carlos Maia, director da ESALD, durante as comemorações dos 58 anos da escola, assinalados da quarta-feira - dos quais seis anos integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). “Só uma aluno de fisioterapia tem emprego garantido”, referiu o docente, criticando a proliferação de escolas públicas e privadas na área da saúde nos últimos anos, fazendo crescer o número de vagas a uma média de 40 por cento ao ano. “O Governo aprovava todos os projectos que apareciam e agora formamos para o desemprego”, lamentou o docente, aconselhando a tutela a tomar medidas para reduzir o número de escolas, nomeadamente na área de enfermagem, onde existem 55 estabelecimentos de ensino a ministrar a licenciatura. “Um ou dois meses antes de terminarem as licenciaturas os alunos escolhiam onde queriam trabalhar. Agora ficam no desemprego”, criticou Carlos Maia, exemplificando com seis alunos que terminaram o curso de análises clínicas em Julho de 2005 na ESALD “e ainda não arranjaram colocação”. Além de enfermagem, actualmente são ministrados na ESALD os cursos de análises clínicas, radiologia, cardiopneumologia e fisioterapia. FECHAR CURSOS É HIPÓTESE Segundo Carlos Maia, o número de cursos e de alunos não tem sido acompanhado pela melhoria das instalações. Prevendo que o Campus da Talagueira, para onde será transferida a ESALD, não esteja concluído dentro dos prazos previstos [ano e meio], Carlos Maia admite encerrar alguns cursos. “Se for necessário, vou encerrar alguns cursos para manter a dignidade dos outros eu não tenho qualquer dúvida em fazê-lo”, afirmou o director da ESALD. Prevendo “tempo difíceis” para a ESALD, Carlos Maia juntou ao rol de dificuldades a adequação dos cursos ao processo de Bolonha. (...)"



ENCERRAR: OBRIGATÓRIO!



Comments:
Thanks God!!! Finalmente, aparece alguém, da área de direcção de estabelecimentos de ensino, com bom senso neste país.
O director Carlos Maia merecia receber um prémio, acima de tudo, por se preocupar com o futuro dos estudantes, ao contrário de outros, que apenas se preocupam com o seu próprio cargo (e dos amiguinhos).
55 escolas de enfermagem??? My Lord!!! Nós enviámos as petições a quase 50 escolas (já assim estavamos a enfartar). Onde estão as restantes? Talvez conviria publicar a nossa lista para que alguém nos pudesse ajudar a encontrar os estabelecimentos que faltam...
 
"O excesso de profissionais de saúde (excepto de médicos!!)"... aqui vai mais um triste comparativo... mais do mesmo
 
o ANÓNIMO ANTERIOR DEVE SER LERDO. ONDE ESTÁ A COMPARAÇÃO?
 
Ele vê figuras de estilo onde elas não existem!
Há tantas coisas neste blog que incomodam alguns médicos. Por que será?
 
Fechar sim...mas não a ESALD...tem dos melhores currículos pré-graduados de formação em Enfermagem do País!

Eu sou um discipulo da ESALD...e muito orgulho! De facto não é fácil...mas a luta de todos aqueles que ali leccionam e estudam, faz com que a Escola se mantenha com um elevado poder formativo!

:)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!