quarta-feira, março 07, 2007

Quanto dinheiro recebe a Ordem dos Enfermeiros?


Colegas, uma das discussões mais acesas entre os vários colegas, é sobre o tema "rendimentos da Ordem"... Muitos questionam-se, será a Ordem dos Enfermeiros (OE), a associação profissional com mais proveito económico em Portugal?

Numa altura em que existem milhares de Enfermeiros no desemprego, analisemos alguns números constantes do orçamento da OE:

a
Quanto recebe a OE de quotizações? Qual o total das receitas?

- No ano de 2006 recebeu 4 437 854.08 Euros, e em 2007 estima receber 4 586 287.20 Euros (!). No total de todos os proveitos (contando com quotas, subsídios, etc...) a OE irá receber em 2007 cerca um milhão de contos!!!
a
Quanto gasta a OE?

- Existem várias despesas decorrente do seu funcionamento. Entre as mais "curiosas" estão cerca 850 mil euros, ou seja 170 mil contos (!), nas rubricas "Comunicação aos Membros e Revistas, outras publicações e Gestão de Informação"! Para quem envia 4 revistas e meia dúzia de cartas informativas por ano para os seus associados, acho 170 mil contos um pouco exagerado, mas...
a
- Para as deslocações (!) dos membros da OE para "Encontros e Conferências e Grupos de Trabalho", a quantia envolvida é de 215 mil euros (!)...
a
- Os custos com o pessoal (salários) subiram consideravelmente. Uma evolução justificada pelo "aumento médio da massa salarial".... Vejamos: em 2006 gastou-se 375 760,67 Euros e em 2007 preve-se que a verba gasta seja cerca de 452 868,90 Euros, ou seja, mais de 90 mil contos (!), um belo aumento (à custa de Enfermeiros no desemprego!)!!
a
- Justiça seja feita, a rúbrica mais interessante é o "Seguro de Responsabilidade Civil Profissional", onde serão dispendidos 310 mil euros. Quanto a mim, uma das verbas mais bem aplicadas! Todos os Enfermeiros com a quotização em dia são beneficiários!
a
- Em 2006 em "Edifícios e outras construções" foram dispendidos 1 675 598,35 Euros, mais de 335 mil contos!!!
a

ALGUÉM SENTIU OS BENEFÍCIOS A NÍVEL DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, COMO RESULTADO DO INVESTIMENTO DESTAS "PRINCIPESCAS" QUANTIAS? EU NÃO.

Comments:
Eu também não!
 
Nós também não. Além disso, já tivemos que levar com a "simpatia" e "empenho" de uma funcionária da secção regional do Porto que se pôs a resmungar só porque tinha de tirar uma fotocópia. Devia ser algo que lhe fazia mal aos dedos! É óbvio que levou logo com a resposta de que o seu salário depende das quotas que todos os enfermeiros pagam.
Naquele caso, houve outro funcionário que interveio e este sim revelou todo o seu profissionalismo. Esperemos que a outra tipa tenha entrado na ordem!
Cumprimentos
 
Se já não somos, então brevemente seremos uma classe profissional fútil.
E não tenho dúvidas que muito do que está a acontecer se deve a esta OE que faz e diz umas coisas só para inglês ver ou para nos tentar ludibriar. O erro também é nosso. Facilitamos demais...
Mas a OE terá de justificar as suas contas nas assembleias que se realizarão.
 
Meus caro colega doutorenfermeiro, mais um trabalho de campo 5 estrelas. Parabéns!

E os meus parabéns também à máquina de gerar dinheiro, que parece ser a nossa ordem!! Sim senhor...

Ando de tal forma a leste do paraíso, que quando sou confrontado com estas notícias fico como que numa espécie de "transe"... algo que provávelmente nem 900Kg de prozac conseguiria fazer!!!

É o "surrealismo" no seu pleno, a destruição total da pouca credibilidade que ainda tinha na associação em causa (porra, não foi para isto que eu lutei...- apesar de no meu insconsciente sempre saber que tal seria inevitável; que iriam aparecer meia dúzia de mentes brihantes para tirar os devidos dividendos...como não poderia deixar de ser, isso aconteceu!)
PORRA com dois RRs!

MORTE À EXPLORAÇÃO!!!

PLIM...
 
Também já tinha feito contas e já me tinha questionado sobre como tanto dinheiro seria dispendido. Nos "edifícios e construções"...pessoais certamente.
Abraço.
 
Tanto se lutou pela criação de uma Ordem profissional para os Enfermeiros e agora é isto... Nada se faz para proveito de todos, mas sim para proveito pessoal de alguns.
Infelizmente, tenta-se justificar os gastos com coisas que, para muitos de nós, são ridículas. O uso indevido de verbas é crime e, certamente, será difícil de o provar, pois, se assim não fosse, o nosso país não seria o 2º mais corrupto da União Europeia.
Mas é um caso para pensar: pedir uma auditoria às contas da OE. Há sempre gente que não sequer sabe roubar como deve ser...
 
Ordem para quê? Temos uma bastonária que é um autentico fantoche que quando abre a bocarra não diz nada de jeito, a não ser as opiniões do senso comum, que até o trolha que trabalha aqui ao lado da minha casa exprime inocentemente! Caros colegas: Mentalizem-se que a ordem serve para nos "lamber" as quotas (e deveria ter escrito "botas", mas não seria verdade) e para pouco mais. Pode-se dizer muita coisa, mas a ordem dos médicos é que é uma representação profissional com personalidade e imponência! Ninguém lhes toca! A nós, estão constantemente a fazer-nos "apanhar o sabonete".

Abraço a todos
TM
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!