segunda-feira, março 05, 2007

Reunião com o Prof. Alberto Amaral


Hoje às 15 horas, a Ordem dos Enfermeiros vai ter uma reunião com o Prof. Alberto Amaral, Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Ensino Superior na Área de Saúde. Vamos aguradar, e ver se o bom-senso impera, e a Ordem dos Enfermeiros, tenta resolver a questão do excesso de vagas do ensino de Enfermagem.

Para quem não sabe, este Prof. Alberto Amaral, é um "preocupado crónico" com as vagas do ensino da medicina. Em 2003, quando foi proposto a abertura de duas faculdades de medicina privadas até 2010, este Sr. Prof. foi uma das vozes do contra!

Entretanto, muitos pedidos para a abertura de cursos privados de medicina, foram sendo chumbados por alegada "falta de qualidade". O que ninguém ainda ainda explicou foi, porque é que os cursos de medicina com alegada "falta de qualidade" não podem abrir, e os de Enfermagem podem... É que, olhando ao factor qualidade, 50% dos cursos de Enfermagem em Portugal fechariam!!
a
Um estudo em 2001, revelou a possibilidade de Portugal vir a atravessar um período crítico com extrema falta de médicos entre 2016 e 2019, anos em que se registará um número de aposentações superior ao número de licenciados.
a
Este Prof. Amaral, sempre alegou que o número das vagas de medicina tem de ser pensado ao milímetro para que não haja excedentes!!
a
Vamos aguardar pelo resultado da reunião com a Ordem dos Enfermeiros, e ver se as vagas de Enfermagem, também passam a ser pensadas ao milímetro!
a
P.s. Entretanto, está em consulta pública um projecto de decreto-lei que visa criar a Agência de Avaliação e Acreditação para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior, pelo que a Ordem dos Enfermeiros, emitiu um parecer no seu site.
O nome desta futura agência por si já nos dá uma pista sobre a sua função. Mas funcionará realmente?
A resposta é simples. Todos sabemos que em Portugal alguns cursos de Enfermagem não têm qualidade, pelo que, se todos os cursos continuarem abertos, esta agência não trará qualquer benefício ou interesse para a qualidade do ensino, se alguns fecharem, podemos concluir então que alguma coisa começa a ser feito em prol da qualidade!

Comments:
Se fosse por falta de qualidade dos cursos não fechavam 50% dos de enfermagem... fechavam todos!!!!
 
Mais uma comparação...
 
Para quem já visitou ao site da OE, verificou que, pelo que vem expresso, da reunião com o sr. secretário de Estado do Ensino Superior apenas se falou de Bolonha! Vai um spaghetti a bolognese? Com queijo ou sem queijo? E o vinhinho tinto, sabe-lhe bem?
Redução do nº de vagas, NÉPIA!
Foi também perspectivado o agendamento de uma audiência com o ministro Mariano Gago.
Daqui se conclui que os rácios continuam a ser, indubitavelmente, o verdadeiro amor da na nossa OE. Se a dita audiência se vier a concretizar, esperemos que o tema de conversa não se cinja a Bolonha. Obviamente, faremos o que estiver ao nosso alcance para acabar o namoro entre a OE e os rácios, antes da data da realização da dita cuja.
Hoje assistimos a algo verdadeiramente surpreendente. Para quem ainda tenta acreditar que só meia-dúzia de desempregados é que contestam a OE, temos a declarar que, se a bastonária estivesse no local onde nós estávamos, juntamente com enfermeiros perfeitamente empregados, teria levado tareia pela certa! Apesar das exuberantes demonstrações de descontentamento desses colegas, ainda queremos acreditar que a violência não é o melhor caminho!
Mas que aquilo teve a sua piada, lá isso teve!
Cumprimentos!
A luta prossegue e vai bem de saúde...
 
Por aqui a petição continua a ser assinada a um excelente ritmo! Vamos continuar com o bom trabalho!
 
Ora a temática até hoje foi criticar a posição dos médicos por fecharem a torneira à catadupa de faculdades que quereriam abrir com consequente e óbvia decréscimo de qualidade... criticam mas era essa posição que reclamam para a vossa ordem... haja coerência
 
Parece-me óbvio que não se queira deixar fazer com os médicos aquilo que se fez com o Direito. Com tantas faculdades privadas assiste-se agora a licenciados em direito a fazerem quase de caixas de supermercado. Para os reitores,docentes e proprietários das faculdades ter uma faculdade de medicina era a sorte grande. Só acabaria quando estivessem ricos e houvesse franco desemprego médico. Será que ninguém vê a quem interessa dizer que há falta de médicos? Ainda por cima quando se sabe que a OCDE refere que estamos a mais de meio da tabela dos 25 e cima da média?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!