segunda-feira, abril 09, 2007

Os 7 ofícios... na evolução do farmacêutico!


Amanhã, terça-feira, vamos todos perceber como é que este grandes senhores que são os farmacêuticos, dentro em breve, conseguirão dar trocos com uma mão e realizar uma angioplastia coronária com a outra... tudo ao mesmo tempo note-se (!), e ainda conseguem vender antibióticos sem receita médica, administrar vacinas e realizar pensos com um pé e enganar o utente ao dispender o princípio activo mais caro do mercado! E no final, sorrir com o tlim da caixa registadora! Bem-vindos ao cuidados farmacêuticos!

Para quê médicos e enfermeiros (duas classes profissionais aparentemente obsoletas), quando temos farmacêuticos??

Tudo isto ao virar da esquina... na farmácia mais próxima de si!

Comments:
Para quem não viu ou ouviu a posição da OE
http://195.23.58.155:8080/streamtv/2007/04/WMS_RM_FILTER/16675215.wmv
 
De: Medico8
Para:"Doutorenfermeiro"

Para quem criticou os meus textos de ironia, escreveu um post com uma palavrinhas engraçadas... Adorei o efeito sonoro do "Tlim" da caixa registadora. Estou a gosta da aposta nos efeitos especiais do seu blog.

Também se sente ameaçado pelos Farmacêuticos?
Note, até aqui, criticava os TAE por falta de formação académica ou mesmo por não ser uma actividade científica. Os Farmacêuticos têm formação académica, terão formação para o efeito pretendido, que quer agora?
Colocar enfermeiros nas farmácias?

Estou ansioso por ler os comentários que me serão dirigidos desta vez. Peço apenas que não se tornem repetitivos, palerma, ignorante, frustrado, medíocre e afins, já sei que sou, podem perguntar a qualquer colega vosso.
 
E de certo, obteriamos a mesma opinião dos seus colegas..... Enfim....
 
Ainda bem que há médicos com humildade e se conhecem bem. Se estas novas medidas forem em frente, com o desenrolar do tempo e com a amâlgama de competências que se pretende, a prescrição de medicamentos deixará de ser competência exclusivamente médica, e provavelmante alargará-se a outros profissionais, além dos farmacêuticos.
No futuro não será de estranhar que enfermeiros, médicos e outros venham a adquirir farmácias.
Enf. Rui
 
Os TAE são uma praga....
ó homem, falamos em farmácias e não em farmacêuticos SÓ! Sabe que a maioria do pessoal que lá trabalha são técnicos habilidosos?
 
.... habilidosos e sem formação....
 
De:Medico8
Para:Comentador anonimo nº5

Desculpe corrigi-lo, mas o post fala claramente em farmaceuticos. Tem de estar mais atento à leitura.
 
In Programa Nacional de Vacinação 2006:

“Todos os profissionais que administram vacinas devem estar aptos a RECONHECER uma reacção anafiláctica e a INICIAR, rapidamente, o seu TRATAMENTO”

“ PROCEDIMENTO E TRATAMENTO IMEDIATO DA ANAFILAXIA

- Deitar o doente em posição de Trendelenburg
- Manter as vias aéreas permeáveis
- Administrar oxigénio
- Administrar adrenalina a 1:1000 IM (1mg/mL), na face anterior da coxa
Dose: 0,01mL/kg (entre 0,07mL e 0,5mL)
Pode ser repetida cada 10 a 30 minutos, até 3 vezes
- Se mantiver sinais de obstrução das vias aéreas:
Aerossol com salbutamol (0,03mL/kg – máximo 1mL) OU
Aerossol com adrenalina (1mL em 4mL de soro fisiológico)
- Monitorizar sinais vitais e Tempo de Preenchimento Capilar (TPC)
- Canalizar uma veia e iniciar perfusão com soro fisiológico EV
Dose: 20mL/kg na criança
Repetir 1 a 2 vezes, se necessário
- Se a pressão arterial continuar a baixar, administrar:
Hidrocortisona EV (4mg/kg na criança; máximo 250mg no adulto) ou Prednisolona EV (2mg/kg na criança; máximo 75 a 100mg no adulto)
Adrenalina a 1:1000 EV (1mg/mL), em perfusão continua
Dose: 0,1 – 5,0 µg/kg/min"




in Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde:

"Farmácia/ Técnico de Farmácia
Caracterização:

Desenvolvimento de actividades no circuito do medicamento, tais como análises e ensaios farmacológicos; interpretação da prescrição terapêutica e de formulas farmacêuticas, sua preparação, identificação e distribuição, controlo da conservação, distribuição e stocks de medicamentos e outros produtos, informação e aconselhamento sobre o uso do medicamento. -- D.L. 261/93, de 24 de Julho e D.L. 564/99 de 21 de Dezembro.



Prepara e distribui medicamentos, produtos quimicos e eventualmente produtos dietéticos, segundo formulas galénicas e a prescrição terapêutica, assegura as condições de armazenamento e a qualidade do medicamento, e presta aconselhamento aos utentes sobre o uso de medicamentos e produtos químicos;

assegura a recepção de medicamentos e produtos de saúde; procede ao armazenamento segundo normas que promovam a qualidade do medicamento; produz medicamentos, programando e aplicando as técnicas necessárias; de forma a garantir a protecção e segurança do profissional bem como o produto final; efectua a escolha do material e dos componentes de preparação interpretando o protocolo; prepara, acondiciona e identifica o produto final; desenvolve análises e ensaisos farmacológicos que permitem reconhecer e verificar a pureza e actividade das matérias-primas e medicamentos; procede à correcta dispensa dos medicamentos, por serviço clínico ou para cada doente com base na prescrição terapêutica, na dosagem correcta, devidamente identificados, e atendendo às condições adequadas à manutenção da sua qualidade; faculta aos utentes todas as informações ou aconselhamento, que julgue úteis para a boa utilização do medicamento e ainda as solicitadas pelo utente, observando um comportamento ético-deontológico, aplicando a legislação que regulamenta a dispensa de medicamentos; efectua a gestão de stocks dos medicmanrots. -- Classificação Nacional de Profissões / 2006

Nova designação proposta para a profissão: Farmacoterapeuta "
 
Acho inacreditável que sejam administradas vacinas (sejam elas quais forem) nas farmácias.
O risco de choque anafilático é real e nas farmácias não existem os meios humanos e técnicos necessários a uma intervenção segura e eficaz. Os farmacêuticos não estão aptos para este tipo de intervenção, os técnicos também não e os "assistentes" muito menos.
É incrível como se pode sequer pôr esta possibilidade em equação.
E já agora, qual é o interesse? Os Centros de Saúde estão "à mão", tão próximos de qualquer cidadão como as farmácias, portanto, para quê a administração das vacinas fora dos locais onde se presta este serviço com qualidade há dezenas de anos?
Um abraço.
 
Tudo isto vem de encontro ao que espero que as novas USF se tornem. INFELIZMENTE temo que se transformem estes novos Centros de Saúde em Empresas e as Fármacias entram assim nesta lógica empresarial e competitiva que em nada favorece o Consumidor!

Quanto à Vacinação nas Fármacias, penso que é simplesmente ridiculo, pois os Enfermeiros estão formadas para tal há já muitos anos apresentando Portugal uma das taxas de Vacinação mais altas da Europa!!!

Nem sequer considero opcção, pois seria uma realidade em que ocorreria o "aviar" de uma receita e no mesmo local, sem assépsia a vacinação e injectaveis... HAJA PACIENCIA!!!
 
Vale a pena ler o COMPROMISSO COM A SAÚDE, ou melhor, as negociatas na súde

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/33FD0BF1-6F2E-4B06-A443-58DCDDF3CAC4/0/Compromisso_Saude.pdf

em particular o artigo 13º:

As farmácias podem evoluir para unidades prestadoras de serviços farmacêuticos, para além da dispensa de medicamentos e, nessa medida, deve ser actualizado e ampliado o objecto da sua actividade. Para além da dispensa dos medicamentos, passam a constituir objecto da actividade da farmácia os produtos e serviços seguintes:
- serviços farmacêuticos, designadamente domiciliários, em especial para apoio à terceira idade;
- produtos naturais;
- produtos veterinários;
- produtos de saúde e conforto;
- vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação da Direcção-Geral de Saúde, administração de medicamentos e primeiros socorros;
- meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica;
- campanhas de informação e programas de cuidados farmacêuticos.
 
Coitada da mãe que infelizmente morreu no Algarve por atropelamento!
Os TAES pensaram que com PARAGEM CARDIACA E UM APGAR 0/O IAM SALVAR O RN, O MAIS QUE PODIAM ERA FICAR COM SEQUELAS PARA TODA VIDA.NESTA SITUAÇÃO PODIAM SALVAR O RN, RETIRANDO ESTE NO MOMENTO DA MORTE DA MÃE........
 
este comentario revela optimsi conhecimentos de obstetricia...
 
sim, conhecimentos dignos de um obstetra! lol Assim está a enfermagem neste país....
 
nao eskeçam:

os farmaceuticos sao vendedores de medicamentos.

Podem perceber muito do k vendem, nada mais.
 
Segundo este Blog, nada mais interessa senão os enfermeiros...

Só eles são detendores da verdade suprema sobre tudo e um par de botas...

Podem ser professores, radiologistas, técnicos de analises clinicas, nutricionistas, paramédicos, auxiliares de acção médica, médicos, condutores de ambulâncias, condutores de VMER, bombeiros, escuteiros, lavadores de retretes...

Concordo em pleno que algumas medicações ou vacinas sejam ministradas nas farmacias por farmaceuticos com formação adequada; bem como acho correcto que seja ministrado medicação (sob protocolos adequados) nas ambulâncias por TAE's com a devida formação.

Perigo de reacção anafilática?

Não foi num hospital da capital que um "Cliente" dos Srs Enfermeiros faleceu com uma reacção anafilática no serviço de Urgencia perante o olhar ignorante de 2 enfermeiras que o estavam a assistir?

Que formação especializada é essa?
Protocolos de anafilaxia?
Protocolos SAV?

Vão dar banho ao cão...

Se esses elementos (farmacia ou TAE) executam algum procedimento, executam-no com formação prévia...

NÃO INVENTAM...

Demonstrem qualidade e profissionalismo no que fazem e deixem as outras profissões em paz?

Ou não gostam de ser enfermeiros?
 
Santa ignorancia deste TAE, deve ser um esquizofrenico, só pode, pois demonstra delirios e alucinaçoes....

Vai mas é tirar o curso de Licenciatura em Enfermagem e deixa de querer ser, o que não és...

Todos nós somos importantes no serviço Nacional de Saúde. Se quer Ter outras funçoes que nao as suas, entao ainda nao compreendeu qual é o seu lugar.

Conselho: Nao fique frustrado por nao poder administrar medicaçao. Faça a sua funçao, pois se a desempenhar bem, todos beneficiarao com ela, nem que seja só segurar os soros!
 
De: Medico8
Para: Azeiteiro do comentário acima

Gostava de esclarecer ao sr. Bipolar que não se tratam de delírios ou alucinações, tratam-se sim de factos.

O lugar do TAE está bem vincado e é no pré-hospitalar. Não precisamos de retirar o lugar de ninguém para nos podermos evidenciar como profissionais, como a classe de enfermagem tem vindo a fazer.

Não me sinto frustrado por não aplicar medicação, algo que você deve sentir todos os dias trabalhando ao lado da classe medica, pensando que se tivesse estudado mais, teria tido media para entrar em medicina e não estaria aqui a preocupar-se com os profissionais TAE`s.

Cada um tem o seu lugar na emergência pré-hospitalar. O meu lugar é sempre junto da vitima, seja na rua ou na Ambulância, já o mesmo não acontece com o senhor, que tem de abandonar a vitima para ser o motorista da VMER até ao Hospital, porque alguém tem de levar a viatura que transportou o medico até à vitima, para o recuperar no hospital. Eu seguro no soro, o Senhor continuará a ser o Mordomo da VMER.

PS: Gostava de estar um dia internado no seu serviço, só para o Sr. me lavar os testículos e o rabinho todas as manhãs.
 
Sr Dr:
Compreendo que existem comentários menos educados que lhe foram dirigidos. Mas por favor não responda pela mesma moeda porque, Graças a Deus, os enfermeiros deste pais não pensam todos da mesma maneira - uns com sinapses menos funcionantes que outros... Relativamente ao "Gostava de estar um dia internado no seu serviço, só para o Sr. me lavar os testículos e o rabinho todas as manhãs.", posso dizer-lhe que não gostei desse comentário e ser-se enfermeiro é isso e muito mais...porque até para esse nobre cuidado terei que ter em atenção à temperatura da água, não vá eu escaldar os seus tomatinhos... não haveria de querer isso, pois não!?...
:)

Peace man!

JPP
 
Carissimos,
esta troca de insultos não nos leva a lado nenhum. Existem bons e maus profissionais em todos os grupos profissionais. Reconheço competências profissionais para exercer no pré-hospitalar a vários profissionais, nomeadamente: médicos, enfermeiros e tripulantes. Parece-me que podem coexistir todos e aprender uns com os outros. Nem sequer me parece que seja necessário delimitar rigidamente a área de actuação de cada um. Parece-me mais importante usar o bom senso, e cada profissional ir até onde sabe que pode ir, com isto quero dizer, não fazer aquilo que não sabe. Aceito, por exemplo, perfeitamente que qualquer um deles entube oratraquealmente um vítima, se tiver competência para isso, no sentido iniciar a interveção o mais rápido possível.
 
Em casa de pobre todos discutem e ninguem tem razão....
Assim se discutem pretensões dos Tecnicos AUXILIARES, enfim....
 
Nao sei porque (porque sera?!) mas os enfermeiros parecem sofrer de um grande complexo de inferioridade (sera porque queriam ser medicos, ser tambem eles os srs. "doutor"? Hmmm!). Deve ser por isso que passam a vida a comentar as profissoes alheia. Esta dor de ccotovelo!!! Serviçoes de qualidade nos centros de saude? ONDE? QUANDO? Indique-me um centro de saude assim! As farmacias devem ser opçoes para quem quer um serviço de facto com qualidade e aumentam a acessibilidade à vacinaçao. E entre ser vacinado por um farmaceutico com 5 a 6 anos de formaçao tecnica e cientifica altamente aprofundada e detalhada a um enfermeiro com 4 anos de formaçao e que tudo o que sabe de saúde é essencialmente mecanizado, prefiro indubitavelmente o primeiro. Va-se tratar dessa dor de cotovelo...
 
Amigo, 5 ou seis anos de formação? não acha pouco?? diga antes, para aí; metade e outro tanto... poupem os meus olhinhos com essas paródias.

Vivem-se momentos de obscuridade, de escuridão, de falta de clarividência, em que tudo se cria ou inventa, quando afinal, parece que já está tudo inventado...

A Enfermagem não se limita ao espaço contíguo ao meio inta-hospitalar... é FALSO ousar sequer prenunciar tal barbaridade; só revela ignorância(talvez!).

Ainda antes do nosso querido engenheiro Sócrates ter concluído a sua "engenharia" ; ou ainda antes do regicídio do nosso D.Carlos já os enfermeiros sabiam o eram feridos em combate e campos de batalha...

Os tempos mudam, mas os ventos boreais nada trazem de original; apenas invenções não enquadráveis em qualquer equação matemática...talvez apenas inteligíveis à luz da teoria da RELATIVIDADE de Einstein.

Não pretendo tirar o lugar a ninguém, mas pesquisem um pouco e facilmente verificaram que EFECTIVAMENTE o enfermeiro era pau para MUITA VASSOURA. Não sou técnico de Rx, mas terei eu já manipulado algum intensificador de imagem??? Deixo à imaginação de cada um...

E então, como explicar o seguinte:

- um farmacêutico pode ter uma farmácia; pode fazer avaliações de TA, Glicémia capilar, e agora (pelos vistos...) administrar vacinas e um enfermeiro não pode ter um centro de enfermagem onde, para além de fazer as actividades do seu foro de competências, poderá vender medicamentos??
Qual a lógica? A da mediocridade só pode...

Querem transformar farmácias em PSEUDO CENTROS DE SAÚDE?? Porque é exactamente isso que se tata meus caros.

Invenções atrás de Invenções.

As farmácias são locais "COM FINS NÃO LUCRATIVOS", "legalmente" habilitadas a "VENDER LEGAL E JUSTAMENTE" as drogas que a população NÃO PRECISA mas tem necessidade de comprar (a este respeito aconselho o livro INVENTORES DE DOENÇAs de Jorg Blech).

Aquele abraço!
 
Errata:
onde está "verificaram" devera ser lido verificarão
 
É muito triste ver que as tantas pessoas continuam tão ignorantes e pedantes... ainda ninguém me conseguiu explicar o porquê da rivalidade entre os profissionais de saúde e porque é que todos acham que são melhores que os outros... A grande maioria só tem uma das três licenciaturas citadas no post e não sabe, repito não sabes, mas acha que sabe tudo sobre as outras, enfim... Só falta dizer que os farmacêuticos não são profissionais de saúde... São-no efectivamente e muito melhor habilitados para mutoas situações que certos médicos e enfermeiros. Quem fala de cor, esquece-se por exemplo que a grande maioria dos erros de medicação acontecem graças aos Senhores enfermeiros que muitas vezes se esquecem de dar a medicação aos doentes, trocam tudo, etc...
Ponham a mão na consciência antes de dizer besteiras e haja respeito por todos.
 
Que cada um saiba ocupar o seu lugar e fazer o que lhe compete. Devo dizer: vacinas, nas farmácias? Que disparate. Daqui a pouco faço a revisão do meu carro lá e ganho descontos nos medicamentos!
 
nem sei como me apareceu este blog à frente dos ohos, mas dando-me ao trabalho de ler alguma coisa, digo que isto é a coisa mais xenófoba que já vi. Rivalidades de merda... Qual é a necessidade?
 
Bom, acho que terei de dizer alguma coisa, não é?

Ora bem, relativamente ao último "Mister Anónimus" (porra são mais do que as mães) tenho a dizer o seguinte:
"...digo que isto é a coisa mais xenófoba que já vi. Rivalidades de merda..." Anónimo (2007) - É provável meu caro.
Duvido que tenha tido um convite, portanto, se não quer cá vir, faça o obséquio.

Relativamente ao comentário do antepenúltimo Mister Anónimus:
- meu caro o que é que não percebeu??

Plim
 
Medico8 escreveu:
"PS: Gostava de estar um dia internado no seu serviço, só para o Sr. me lavar os testículos e o rabinho todas as manhãs."

Caro Medico8, não quereria antes dizer escroto?!
Quando estudei Anatomia, aprendi que os testículos estavam no interior desta bolsa, sendo assim impossível serem lavados pelo enfermeiro...
 
não acho nada irónico dizer que o farmacêutico seja detentor dos sete ofícios..até mais! experimentem passar os olhos pelo plano curricular da licenciatura. vão até à fful e vejam a diversidade de áreas de trabalho e investigação a que os docentes se dedicam...desde o despiste de doenças metabólicas, à análise da qualidade de águas de praia, passando pela etnofarmacologia, hiv, tuberculose...
 
So agora encontrei este blog!
Acho fantástico!

quanto ao post : "os farmaceuticos sao vendedores de medicamentos."

meu caro, por analogia, todas as pessoas podem referir:

- os enfermeiros são simples maqueiros, lava cus, ou coisa pior que lhe queirem chamar!

e olhem que eu sou enfermeiro!

Cresçam, não é com estes insultos que a nossa profissão se vai distinguir!
abraços
 
Bem não poderia deixar passar muitos dos comentários que para aqui estão a ser enviados, sejam eles por enfermeiros sejam eles por farmacêuticos ou otros profissionais. Efectivamente parece-me que na maioria parecem-me todos ser profissionais que não sabem qual o seu leque de competências e, na insegurança e ignorância que revelam, acabam por escrever os comentários mais estapafúrdios que existem.
Meus Caros:
- Enfermeiros,
- Médicos,
- Auxiliares de acção médica
- Farmacêuticos
- TAE
- ...
Enfim, se todos os profissionais de saúde se preocupassem com o que realmente importa (os nossos CLIENTES!), provavelmente assistiriamos a uma melhoria considerável na qualidade de cuidados prestados.

Reflictam sobre isso e deixem-se de guerrilhas que não levam a lado nenhum...
 
Ah já agora esqueci-me de referir: provavelmente nenhum destes profissionais deve saber qual o leque de competências uns dos outros, daí que devam limitar-se a discutir os problemas que existem no seio das suas profissões e tentar arranjar estratégias para os contornar. Não é ofendendo, intrigando e discutindo quem tem ou não maior saber que vão saber quem tem maios ou menos competências, porque até, Srº Framacêutico, com Bolonha a diferença inverte-se: Farmacêuticos 3 anos enfermeiros 4anos, as haveria que ver amiúde a carga lectiva de cada curso.

Sjam profissionais e vjam os pontos que convergem e aprendam a trabalhar em parceria e em articulação. Respeito todos os profissionais de saúde, e como cliente que sou não consigo eleger o mais importante: um enfermeiro sem um médico não consegue trabalhar. Mas será que um médico sem um enfermeiro consegue? Não será que dependemos todos uns dos outros?
 
Qual outro profissional poderia melhor aplicar uma vacina, ou um medicamento senão o farmacêutico, pois é ele que estuda as fórmulas para se chegar a tal solução, e mais ainda estuda a maneira correta de administra-la.
 
Será que algum enfermeiro sabe realmente o que é um programa de cuidados de farmacêuticos...não me parece que o saibam, caso contrário não falariam assim!informem-se e aprendam quais as vantagens para quem realmente interessa que são os DOENTES!O tempo do tlim da caixa registadora já nem sequer existe, até pk mtos farmacêuticos não são os donos das farmácias e tem algo que falta a outros profissionais: ETICA.
Santa ignorância!é triste que os enfermeiros se sintam tão ameaçados por nós farmacêuticos....já sabia que eramos bons pelos vistos somos tão bons k até têm medo que lhes roubemos os empregos....
Mais profissionalismo e menos parvoice meus senhores!
 
« .... habilidosos e sem formação.... »

Não me parece a mim que os técnicos de farmácia ou técnicos superiores ou licenciados em farmácia ou o que quer que lhes chamem sejam pessoas sem formação. Estudam 4 anos, tal como os enfermeiros. Agora é assim, se os enfermeiros existem para alguma coisa, os técnicos de farmácia também existem. Os enfermeiros têm farmacologia e não vendem medicamentos, não é? Pois os técnicos de farmácia também não têm de dar vacinas. Só não percebo onde é qe está a polémica. Podem dizer que não concordam mas é um bocado escusado estarem a ofender-se uns aos outros porque afinal todas as profissoes são necessárias. E se existem enfermeiros frustrados, também existem licenciados em farmácia frustrados. Mas defendemos sempre aqilo que é nosso, claro está. É é inutil andar a dizer que os técnicos ou os farmaceuticos servem apenas para vender medicamentos, senão vamos ver o que é que os enfermeiros podem fazer num hospital. Os tecncios estudam, estagiam, têm tanta ou mais formação que os enfermeiros. Não vamos entrar por aí.
Estudo para ser uma futura licenciada em Farmácia, queria ser Farmacêutica, infelizmente não deu. Não me sinto frustrada por isso, mas não gosto que falem do meu curso sem saber bem no que é que ele consiste. Trabalhamos muito e não andamos a brincar. Portanto, parece-me que somos habilidosos sim, e pessoas com muita formação. Não se esqueçam, senhores enfermeiros, que os medicamentos que dão aos utentes, saem das farmácias hospitalares onde nós trabalhamos. E um erro nosso, mata um utente 'vosso'. Se não erramos, temos formação e somos bons profissionais.
 
Encontrei este blog por acaso...e deparei-me com profissionais de saúde que me envergonharam....sou farmaceutica e não pude deixar de vos dizer umas coisinhas, para já rectifico um anónimo, o curso de ciencias farmaceuticas mesmo com bolonha é uma excepção são 5anos de estudos, apesar do meu ter sido 6. Aprendemos um leque de matérias. Há coisas que não nos podemos esquecer o farmaceutico é o sabedor do medicamento, o médico é o guardião do medicamento e so ele o pode prescrever e os enfermeiros são os que nos hospitais fazem a ponte entre os farmaceuticos-doente-médico.Srs enfermeiros diria-vos que no nosso curso somos constamente bombardeados com o nosso centro de profissão "O Doente" é para ele que investigamos a cura das mais diversas doenças que assolam a nossa sociedade é para ele que tentamos dar o nosso contributo e o nosso conhecimento, é para ele que toda a vida estudamos e nao largamos os livros. Se todos nós profissionais de saúde metessemos isto nas nossas cabeças havia uma maior fidelidade e creditação do doente para connosco. Honrem os vossos saberes, somos privilegiados por os possuir, esforçámo-nos para sermos os melhores, temos que trabalhar em equipa. Cada um tem o seu lugar!!!Eu sou apaixonada pela minha profissão, sei que já ajudei muita gente e gostei do obrigada que me retornaram.....Apaixonem-se pela vossa e deixem de conversas mesquinhas!!!!zana
 
Acho estas rivalidades simplesmente idiotas...
que tal preocuparem-se antes, cada um com os cuidados que prestam aos utentes em vez de andarem a passar atestados de estupidez aos demais colegas da área da saúde? Isto vale tanto para quem diz que as enfermeiras são lava cus e maqueiros, como para quem diz que os farmacêuticos são vendedores de medicamentos. sou farmacêutico, filho de uma enfermeira, e acho que a profissão de enfermeiro é muito mais que administrar vacinas, quem vos vê defender tão avidamente a restrição de tal pratica a vossa classe, depressa corre no risco de vos equivocar por simples administradores de vacinas... todos trabalhamos na mesma área, como tal é possível que as nossas funções se cruzem, lembro-me de ter aprendido, a efectuar colheitas e administrar substancias, seja fármacos ou vacinas, por via subcutânea, intra-muscular e intra-venosa, no 2º semestre do 1º anos de curso, lembro-me tb das primeiras aulas de SBV, bem como das reciclagens anuais. Penso que muitos de vocês se lembram também das aulas de farmacologia... Não façam, uma tempestade onde ela não existe. Se há complicações no mercado de trabalho, não é certamente pelo excesso de enfermeiros ou falta de oferta de trabalho. Infelizmente, doentes há muitos, e a precisar de todos os tipos de cuidado, que a maior parte das vezes não recebe. Se os sucessivos governos optam, por cortar no pessoal mais importante no meio hospitalar (um hospital pode funcionar sem médicos, mas nunca sem enfermeiros), a culpa não é certamente dos farmacêuticos nem das vacinas. A vacinação é apenas uma das mais muitas simples capacidades de um enfermeiro, e pouco ou nada significa quando comparada com qualquer outra capacidade que este tenha, e nunca a sua principal função, pois duvido que tenha sido criada toda uma classe apenas para uma tarefa tão simples (que ate um farmacêutico consegue desempenhar :/)... esta medida visa apenas facilitar o acesso da população aos cuidados de saúde, usado para isso uma das estruturas mais espalhada pelo território, a rede nacional de farmácias.
Vejam se atinam, preocupem-se é em lutar para que o governo preencha decentemente, as vagas no serviço nacional de saúde, e não continue a extinguir serviços inteiros para mandar enganar as estatísticas e dizer que não ha falta de pessoal.
 
olá!!

eu gostaria de deixar uma sugestão para os desinformados que escrevem, criticam, fazem irônia, etc.

Procurem se informar as habilitações de farmcaêuticos antes de qualquer comentário totalmente errôneo,tendêncioso, malicioso com a arrogância característica de pessoas que não possuem nenhuma vocação E ESCOLHERAM UMA PROFISSÃO PELO DINHEIRO QUE PODEM GANHAR, PELO ESTATUS QUE ESTA PODE LHE OFERECE.

ACORDEM!!!!
 
Queridos companheiros...não estamos aqui para desvalorizar essas vitais pofissões , pois cada um tem o seu papel fundamental na aréa da saúde...
" O porquê se confrotarem? ", pois nenhum " vive sem o outro"
Faço- vos perguntas..
O que seria de médicos sem enfermeiros e farmacêticos?
Ou de enfermeiros sem médicos e farmacêuticos?
Ou de farmacêuticos sem os Dois?
O que seria de um paciente sem os TRÊS???
Nada! poís uma Profissão completa a outra e todos tem uma vital importância para a área da saúde.

Portanto é pela VIDA que nós lutamos ou NÃO???

UM FORTE ABRAÇO DE SUA COMPANHEIRA...
FARMACÊTICA.
 
Queridos companheiros...não estamos aqui para desvalorizar essas vitais pofissões , pois cada um tem o seu papel fundamental na aréa da saúde...
" O porquê se confrotarem? ", pois nenhum " vive sem o outro"
Faço- vos perguntas..
O que seria de médicos sem enfermeiros e farmacêticos?
Ou de enfermeiros sem médicos e farmacêuticos?
Ou de farmacêuticos sem os Dois?
O que seria de um paciente sem os TRÊS???
Nada! poís uma Profissão completa a outra e todos tem uma vital importância para a área da saúde.

Portanto é pela VIDA que nós lutamos ou NÃO???

UM FORTE ABRAÇO DE SUA COMPANHEIRA...
FARMACÊTICA.
 
Queridos companheiros...não estamos aqui para desvalorizar essas vitais pofissões , pois cada um tem o seu papel fundamental na aréa da saúde...
" O porquê se confrotarem? ", pois nenhum " vive sem o outro"
Faço- vos perguntas..
O que seria de médicos sem enfermeiros e farmacêticos?
Ou de enfermeiros sem médicos e farmacêuticos?
Ou de farmacêuticos sem os Dois?
O que seria de um paciente sem os TRÊS???
Nada! poís uma Profissão completa a outra e todos tem uma vital importância para a área da saúde.

Portanto é pela VIDA que nós lutamos ou NÃO???

UM FORTE ABRAÇO DE SUA COMPANHEIRA...
FARMACÊTICA.
 
HÁ COISAS QUE NÃO ENTENDO: A INSISTENCIA DOENTIA EM COMPARAR E PÔR ENFºS PAR A PAR COM MÉDICOS. ALÉM DE IGNORANTES NÃO ENTENDEM NADA DO ASSUNTO.NÃO SE PODE COMPARAR, NEM SEQUER UM FARMACEUTICO AOS ENFºS, COMPARA-SE OS ENFºS A OUTROS CURSOS DE TEOR TECNICO E NUNCA AOS FARMACEUTICOS E MÉDICOS.FARMÁCIA FOI DESDE SEMPRE CURSO SUPERIOR E EM TERMOS CIENTÍFICOS ESTEVE SEMPRE E ESTARÁ LADO A LADO COM A MEDICINA.QDO ALGUÉM DIZ: QUE SERIA DOS MÉDICOS SEM ENFºS, DÁ ME VONTADE DE RIR DADO QUE O ENFº NUNCA PODERÁ SER AUTÓNOMO NA SUA PROFISSÃO. SEM A ORIENTAÇÃO E AS ORDENS MÉDICAS NÃO PODE TOMAR DECISÕES.EU COMO MÉDICO NÃO PRECISO DE UM ENFº PARA TRATAR E CURAR UM DOENTE.ACHO BEM E JUSTO QUE OS FARMACEUTICOS TRATEM CERTO TIPO DE DOENTES PORQUE ESTÃO CIENTIFICAMENTE PREPARADOS PARA ISSO.PORQUE NÃO DAR VACINAS E PRESCREVER DETERMINADOS TIPOS DE MEDICAÇÃO.JÁ RELATIVAMENTE AOS ENFºs SERIA BARBARO DEIXAREM NOS PRESCREVER DADO QUE EM TERMOS DE MEDICINA NÃO SABEM NADA.ENFERMAGEM É ENFERMAGEM E MEDICINA É MEDICINA.SEM OFENSA PARA OUTROS PROFISSIONAIS ENTENDO QUE A VERDADEIRA MEDICINA CAI NO AMBITO DOS MÉDICOS E DOS FARMACEUTICOS.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!