sexta-feira, maio 25, 2007

Greve geral no dia 30 de Maio!


Se não lutamos pelos nossos interesses, quem lutará?
Creio que já quase todos sabem que dia 30 de Maio haverá um greve geral!
Se queremos ter uma carreira digna, manter e (re)conquistar direitos, temos de o fazer unidos!
Sabem o que querem fazer aos Enfermeiros?
Documento 1
Documento 2
Documento 3
Documento 4
Convencido? GREVE GERAL!

Comments:
Vou aderir a esta greve. Mas gostava de já ter visto, por parte dos sindicatos de enfermagem, reivindicações no sentido de aumentar a dotação dos serviços, e no sentido dos enfermeiros auferirem ordenados de acordo com a sua formação académica, de forma isolada às reivindicações da CGTP para os trabalhadores em geral.
Admito que não tenho seguido com a devida atenção o trabalho desenvolvido pelos sindicatos, mas parece-me que dão sempre mais relevo às reivindicações da CGTP, dirigidas a todos os trabalhadores, e as especificas da enfermagem ficam sempre para segundo plano.
 
Gostava de saber o porquê no plano das reinvidicações não está sequer a proposta de reduzir o numero de horas de trabalho semanais - em contacto directo com o utente à medida que o enfermeiro envelhece como tal se sucede em relação à carreia docente, a qual o professor vê a sua carga horal semanal dimunuida (contacto directo com o aluno).

Pergunto se não faz sentido propor soluções face aos problemas laborais diagnosticados por organizações nacionais e internacionais, circuncritas à realidade portuguesa.

Como sabemos um Enfermeiro Portugues Faz TUDO, ao contrário por exemplo de um Enfermeiro espanhol; inglês; françês....


Se os estudos demonstram realmente o porquê de Enfermagem dever ser considerada uma carreira especial, o facto deve também residir nas condições de penosidade, de stress físico e psicológico tao bem documentado em inumeros estudos europeus.


Pergunto: Trabalhamos agora 40h; com as mesmas condições, até aos 65 anos. Tendo em conta as caracteristicas da nossa profissão, comparativamente com outros países europeus, cujas competencias sao mais específicas e não tão generalistas, COMO É QUE SE PODE PROPOR NUMA CARREIRA DE ENFERMAGEM 40H SEMANAIS, SABENDO QUE A NOSSA REALIDADE É MUITO DIFERENTE DA PRATICADA PELOS INGLESES E PRINCIPIO PELO QUAL SE BASEOU UMA DAS ESTRUTURAS SINDICAIS?


O que legitima a carreira, já actual dos docentes, terem uma diminuição da carga horal semanal ( leia se contacto directo com os alunos) à medida que progridem na carreira e tal não se verificar com a estrutura da carreira que os sindicatos propõem. Gostava de saber o porquê de não saberem defender os interesses dos enfemeiros....


Era interessante Doutor Enfermeiro demonstrar nos seu Blog alguns destes estudos para abrir os olhos a muita gente.

Um Abraço,

Pedro
 
E porque não se faz uma greve "à séria"?

Porque o SEP não paga aos enfermeiros dos BO e das Consultas para estarem indefinidamente me greve, até algo se alterar?

O que se conseguiu de relevante com estas greves até agora?
 
Eu vou fazer greve...Ja prometi aos meus pais que nesse dia nao gasto dinheiro a enviar curriculos, nem entro em confronto com a vizinha quando ela diz que ha muito emprego pros enfermeiros e insinua que eu e que nao quero trabalhar...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!