segunda-feira, maio 28, 2007

Persigo esta questão há anos...


Um comentador lançou a seguinte questão:

"E porque não se faz uma greve "à séria"? Porque o SEP não paga aos enfermeiros dos BO e das Consultas para estarem indefinidamente me greve, até algo se alterar? O que se conseguiu de relevante com estas greves até agora? "

a
Porquê? Há anos que me questiono acerca disto. Porque é que as estruturas sindicais e organizações de Enfermagem não apoiam monetariamente a greve, que por sua vez poderia ser indefinida até os problemas serem resolvidos de uma vez por todas. Um greve geral como há uns largos anos atrás. Numa semana deixamos a nossa posição marcada.
Já alguém pensou na "força" da Enfermagem? Podemos paralisar um sistema de saúde inteiro, pois como sabem os Enfermeiros são a maior classe profissional na saúde além que de que 80% do trabalho realizado no sector da saúde (segundo o ICN) é feito pela classe de Enfermagem...




Comments:
Sou uma enf a procura do 1 emprego ja ha na sei kto tempo e realmente na percebo o pk dos enfs nao fazerem a Verdadeira e derradeira greve a reinvidicar os seus direitos enquanto profissionais e enquanto utentes do SNS (pois e caros colegas e k la vem o dia em k nao controlamos td e a qualidade de cuidados de saude neste pais esta pela hora da morte, por isso vamos la mudar o discurso e apostar no discurso da QUALIDADE DOS CUIDADOS).Parece k todos estamos de acordo kto ao grande problema dos enfemeiros - falta de uniao, por isso vamos la parar de comparar escolas (pois a ma qualidade neste momento e em todas públicas e privadas, todas tem excesso de alunos e isso so por si gera ma formaçao), andar com guerrinhas do tipo "eu trabalho nas urgencias eu e k sou o verdadeiro enf", e nao me venham dizer k isto nao existe.O QUE E QUE ESTAO A ESPERA PRA FAZER UMA GREVE A SÉRIA acham k sao os pobres dos recem licenciados k ja nem sabem em k ou em kem acreditar e k vao mudar a enfermagem?!
 
PORQUE?
 
Também ando à procura de possíveis respostas. Uma resposta possível será a de que não existe capacidade monetária para tal. Será mesmo??
 
Conseguiriamos com certeza. Mas só uma greve dessa dimensão poderia ajudar-nos a conseguir o que merecia-mos... se fosse necessário, eu estava disposto até nessa altura a ceder uma percentagem do meu salário em benefícios dos colegas grevistas.
 
Que "enfermeiros" que escrevem "merecia-mos" ousam pugnar por melhores salários? Gastaram muito nas propinas no Piaget, foi? Onde isto chegou. Então o sr. enfermeiro não teve professores que lhe corrigissem os erros? Ah! Fez o 12º na Esc. Profissional, curso de cozinheiro e deram-lhe a equvalência ao 12º, foi? Ainda bem que as suas tarefas não excedem muito a higiene dos doentes, porque senão....GREVE...:p
 
Antes k comentem este ultimo comentario reflitam, acham msm k esta alma e da area da saude?!Não me parece, se calhar ate keria ser...
Mas pk e k kd se ker atingir os enfs se usa como arma a higiene dos doentes, eu sou enf e garanto -lhe k isso na me atinge nem um pouco.
Banaliza os cuidados de higiene pk acha k nunca vai chegar a velho e nunca vai percisar, lamento lhe informar k de uma hora pra outra podera ser o sr x da cama y consciente orientado afasico e totalmente dependente e dp vai ver as x k o sr doutor vai olhar pra si e o kt vai agradecer ao ENFERMEIRO k lhe preste cuidados de higiene com kualidade sem se eskecer k esta ali uma pessoa e nao somente mais um doente.Mas pra castigo havia de levar com um enfermeirinho.
 
A srª enfermeira nem se apercebe dos erros que o seu texto apresenta, porque senão nem sequer voltava a escrever um texto. Só para exemplo:
"reflitam"; "percisar"; ... escreve assim nos relatórios que elabora ou pede a alguém que os corrija?
Não me admira que a enfermagem seja o refugo dos estudantes de saúde... Nem conseguem dizer por escrito o que querem ou pensam.
 
Oh rapazinho (o das 4:46PM) já ias dár na metadona e fechavas a matraca
 
Os enfermeiros não fazem greve à séria pois reinvindicam muito mas na hora de mostrar acção todos se calam e toda a gente fica à espera que sejam os outros a assumirem as custas da greve para que depois possam usufruir dos hipotéticos ganhos sem nunca terem tido a necessidade de lutar por eles!
Por outro lado, temos um grande numero de enfermeiros que até está bem com a vidinha que tem, tipo "low-profile", pois a característica da ambição não é seu apanágio e pensam que face às suas reais potencialidades individuais ser enfermeiro até que foi um golpe sorte, e que por isso até nem se podem queixar. Como dizia alguém " a falta de ambição é típico daqueles que convivem bem com a mediocridade"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!