quinta-feira, junho 28, 2007

Ambulância de Suporte Imediato de Vida

Foto de .dExTeR.


Fui "desafiado" (no bom sentido) pelo respeitável amigo Paulo Ferreira, do blogue O Renascer da Cinzas, a discutir esta questão das URSIV. Com todo o gosto, estou aberto a discussões saudáveis.

O meu comentário ao post que vem transcrito a seguir (da autoria do TAS Paulo Ferreira), é simples: não concordo com nada do que diz. Os principais pontos de discórdia são os que estão assinalados e escritos por mim a vermelho (já agora, só para repôr a verdade dos factos, o ministro da saúde é o Dr. Correia de Campos):

"O ministro Ferreira Campos, veio inventar um novo tipo de ambulância (não foi inventada pelo sr. minitro, lá fora já existem há muito tempo em moldes semelhantes), “Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) ”, um tipo de ambulância que nem existe no decreto-lei que rege o transporte de doentes. As tripulações SIV serão constituídas somente por um Enfermeiro e um TAE, técnico de emergência médica, reconhecido legalmente por TAS, Tripulante de Ambulância de Socorro. Essa viatura ira custar cerca de 7000 mil euros mensalmente aos contribuintes, somente em ordenados, fora os subsídios, consumíveis, veiculo etc.
Iram ser criadas onde o Ministro andou a fechar Urgências, uma maneira inteligente para calar o povo, mas nas Cidades de Lisboa, Porto e Coimbra também foram contempladas com esse tipo de viaturas, o que mostra alguns interesses pessoais, políticos e de organizações por de traz do projecto das SIV, porque nestas cidades não existem falta de meios de socorro nem de unidades de saúdes. As SIV não passam de uma simples ambulância de socorro, iguais a muitas outras existentes pelo país fora, porque para qualquer profissional entendido na matéria no Pré-Hospitalar, reconhece que um TAS e ou Enfermeiro são insuficientes tecnicamente nas maiorias das situações de emergência (o Enfermeiro é um profissional perfeitamente suficiente na emergência por razões quem nem vale a pena referir...), toda a gente sabe disso (??), até o Ministro Ferreira Campos sabe disso, para se proteger adicionou no projecto das SIV umas linhas interessantes: … As ambulâncias SIV são mais um meio disponível que poderá ser usado em conjunto com as ambulâncias de socorro….Eu como Tripulante de Ambulância de Socorro, me recusarei a sair com uma ambulância de socorro para dar apoio a uma SIV (e porquê?), porque as ambulâncias de socorro são para socorrer, e não servem para serem usadas como veículo de apoio das SIV, me recusarei a ser usado somente para ajudar na evacuação do doente para a SIV, não faz parte das minhas competências como TAS ser usado somente para transportar ou carregar o doente (deve haver alguma confusão sua), transportar sim, doentes avaliados, socorridos e estabilizados e transportados por mim e pela minha tripulação ou com o apoio de uma VMER, para a ambulância onde eu presto serviço e não para uma SIV. Se os senhores Enfermeiros se por acaso pensaram um dia em usarem os Tripulantes de Ambulância de Socorro como “maqueiros” (e porque pensa isso?) e enganam-se redondamente, porque iram ter uma forte oposição e problemas graves no terreno. Os enfermeiros verão brevemente como é difícil ser Tripulantes de Ambulância, terão de socorrer e transportar os doentes, muitos deles com mais de 100 quilos (isto é o dia-a-dia dos Enfermeiros!!), e o peso será dividido somente por dois, e eram contrair calos nas mãos, hérnia discais, lombalgias (os Enfermeiros são das classes profissionais mais susceptíveis a lombalgias, conforme pode verificar em qualquer estudo de investigação. Porque acha que será assim?), etc. Esses e outros problemas iram ser comuns, problemas que normalmente não existem dentro dos Hospitais ou nos Centros de Saúde, onde os enfermeiros quase têm o estatuto de Senhores Doutores (conhece assim tão bem a realidade hospitalar?)."

Comments:
Ora bem, mais uma vez aqui se demonstra a vossa ignorancia, a carreira que vai acompanhar os enfermeiros nas SIVs, é de TAE, Tecnico de Ambulancia de Emergencia, o TAS é apenas um curso para se chegar a TAE, TAS não existe como carreira em D.R., ja TAE, existe desde 2005, por isso a confusão têm de acabar, para o bem da equipa que vai trabalhar em conjunto.Os senhores querem ser respeitados pelas outras classes profissionais, nós tambem. Sou TAE desde 2004, e tenho orgulho nisso, o INEM decidiu desta forma, e eu como funcionario da casa só tenho de aceitar o que vem ai, agora não posso pactuar com o ataque quase diario, a nossa carreira, quer por parte dos enfermeiros e bombeiros, meus senhores, vão se habituando, nós vamos estar lá, ao vosso lado, por isso tenham respeito por nós, pois quando a coisa der para o torto vao querer olhar para o lado e ver alguem, e não só AR.
 
e já agora a imagem, não bate com a cara, aquilo é uma VMER, as SIVs são um pouco mais largas e maiores, são uma AMBULANCIA.
 
Disponibilize-me uma imagem de uma SIV, que eu coloco-a! Pois é, ainda não há, pois não...

Relativamente a TAS/TAE, não é isso que se discute aqui...., mas aqui fica então o esclarecimento a quem possa não estar dentro da questão.
 
a imagem é uma AMBULANCIA, qual foi a parte da frase que eu disse que não percebeu!
Uma AMBULANCIA amarela com inem escrito em todo lado, há duvidas?
Um carro é que é bem diferente!
Pode colocar a imagem de uma das ambulancias amarelas que andam na rua, vai ser igual, pelo menos da parte exterior.
 
"um TAS e ou Enfermeiro são insuficientes tecnicamente nas maiorias das situações de emergência"

A frase que se destaca e que sustenta mais uma medida disparatada do Sr.Ministro; cala o senso comum e ilude o sistema com profissionais mal preparados mas mais "baratos".

Diogo
 
...e eles a baterem no ceguinho, TAS não é o mesmo do que TAE e na SIV vai estar um TAE, pois se fosse um TAS eram dos corpos de bombeiros, e quem lá vai andar são funcionarios do INEM.
Quanto a falte de qualidade, quem sou eu para julgar, mas o que temos é um pais de quintas, pois se ouvesse coragem politica, já há muito se tinha criado uma carreira de TEM, Tecnico de Emergencia Medica, com um curso superior ou algo parecido, como existem noutros locais desta Europa, e não era preciso introduzir outros agentes neste meio.Pois se os enfermeiros vão fazer SIVs é porque não existe soluções reias para o problema do PH em Portugal.E se as ORdens ao inves de andarem as guerras, tentassem arranjar soluções reais, isto andava muito melhor.Somos mesmo um pais mesquinho e curto de ideias.
e aqui e vê que a vitima não interessa o que interessa é ganhar dinheiro.Pois só para exemplo, alguns enfermeiros que se candidataram para as sivs iriam propor ao inem, trabalhar com acumulação de trabalhos, para ganharem mais, o que os faz diferente dos medicos que pedem para ganhar mais para fazer PH, NADA, são exactamente iguais, são uns PARASITAS.e para aqueles que estao no desemprego e querem arranjar trabalho nao vejam aqui a vossa mina de ouro, peçam é aos vossos colegas que têm 2 e 3 empregos para abdicarem de 1 para voçes tambem terem uma oportunidade como eles tiveram, pois esses é que estão a dar cabo da vosso sonho.
 
Não tem nada a ver com o tema do post, mas é uma notícia que relata algo semelhante ao que se passou com o professor que alegadamente ofendeu o primeiro-ministro.

«Saúde: Directora de centro de saúde demitida por não retirar cartaz "jocoso" para Correia de Campos
28 de Junho de 2007, 17:42

Lisboa, 28 Jun (Lusa) - A directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, Maria Celeste Cardoso, foi exonerada pelo ministro da Saúde por não ter retirado um cartaz das instalações do centro contendo declarações de Correia de Campos "em termos jocosos".

O despacho de exoneração da licenciada Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso foi publicado quinta-feira em Diário da República, cuja cópia foi fornecida à agência Lusa por deputados socialistas que se manifestaram "incomodados com a situação".

No despacho do Diário da República pode ler-se o seguinte:

"Pelo despacho (...) do Ministro da Saúde, de 05 de Janeiro, foi exonerada do cargo de directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho a licenciada Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso, com efeitos à data do despacho, por não ter tomado medidas relativas à afixação, nas instalações daquele Centro de Saúde, de um cartaz que utilizava declarações do Ministro da Saúde em termos jocosos, procurando atingi-lo", refere-se.

Perante este caso, considera-se demonstrado a situação de Maria Celeste Cardoso "não reunir as condições para garantir a observação das orientações superiormente fixadas para a prossecução e implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde".

O despacho está datado de 01 de Junho.»

PMF.

Lusa/fim
 
mas afinal, o quer querem os TAS ou que seja? tem medo que os enfermeiros lhes tirem o lugar??? Os enfermeiros têm tarefas já à muito definidas!!!! Qualquer dia vão querer substituir os enfermeiros nos serviços de urgência...Perguntem à sociedade em geral se querem Bombeiros, TAE ou não sei o quê nas ambulâncias ou enfermeiros?? Já agora os tais técnicos t~em curso superior???
Não foram os enfermeiros que passaram o seu curso s superior, foi a sociedade que lhes reconheceu esse valor!!!
Lá me importo eu que no meu serviço ponham médicos ou auxiliares a trabalhar comigo 24 horas... Porreiro que beneficia é o doente
Parece-me que isto demonstra da parte de algumas pessoas "parolice" e falta de formação pessoal.
perguntem ao médico com quem quer estar a trabalhar??? Eles sabem muito bem que tipo de formação tem os enfermeiros...
Dexem-se de tretas....
 
Mamã, mamã!papá!papá! O enfermeiro quer-me tirar o lugar!!!
 
Técnico de emergência médica em Portugal? Para quê? Num país com este tamanho? Isso dos técnicos de emergência é uma solução barata que foi criada por alguns países para colmatar a falata de médicos ou enfermeiros. O que não acontece em Portugal, onde existem outros profissionais para fazer PH.
O melhor passo a ser dado, é aquele que já foi proposto, inclusivé com a concordância a ANTEPH, que é a criação da escpecialização em emergência para cursos de medicina e enfermagem... Depois desta especcialização, acredita que num país de 10 milhões de habitantes que há espaço para os referidos técnicos?

Relembro-lhe o conteúdo do comunicado que os senhores assinaram, se calhar sem saber:

"2)Criação da Especialidade de Medicina de Emergência, tanto na Carreira Médica como na Enfermagem."

O link já deve ser do vosso conhecimento, mas aqui fica: http://www.anteph.org/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=2
 
"ANTEPH envia proposta à Ordem dos Médicos
Escrito pelo nelsonbatista
Monday, 05 March 2007
A ANTEPH - Enviou no passado mês de Fevereiro à Ordem dos Médicos uma proposta sobre a criação do futuro Técnico de Emergência Médica.
A proposta enviada à ordem dos médicos assenta nos seguintes princípios:
1º A adopção de um novo modelo formativo, assente em conteúdos técnico-cientificos, credíveis e sobre a orientação médica
2º Aumento das competências dos actuais tripulantes de ambulância de socorro, transitando para o nível de técnicos de emergência médica
3º Critérios de controlo da actividade dos futuros técnicos de emergência. Actividade que será desenvolvida sobre orientação médica obrigatória.

É com agrado que a direcção da ANTEPH recebeu a confirmação da Ordem dos Médicos da recepção do documento agora anunciado e que o mesmo já foi enviado ao grupo da Competência de Emergência da mesma ordem para analise e posterior discussão.

Somente se lamenta que não tenha havido por parte do Ministério da Saúde a mesma atitude, apesar dos constantes alertas e pedidos que a ANTEPH têm efectuado.. "

Esta é de rir. Que poder é que a ordem dos médicos tem neste tipo de coisas??
Algum dia, em sonhos, achas que eles concordarm convosco? Na mudança do nome até poderá ser, agora, nas "competências aumentadas"? Desculpem, mas foi cómico...
 
Uma pequena intervenção.
Trabalho em CSP e provavelmente poderei cometer algumas gafes nio que direi a seguir.

-SIV pertence ao INEM, tal como a VMER;
-No local do acidente quem mais intervem médico ou enfermeiro?
-Na urgência entregam o doente a quem? médico ou enfermeiro?
-Continuo sem perceber porque não querem trabalhar com enfermeiros!!
-Temos neste momento em várias áreas e locais experiências a funcionar onde as ideologias medico centristas diziam " Falta o Médico. Vai dar problemas e os utentes vão perder!". Parece-me neste momento que alguém esta a engolir um sapalhão, pois as experiências são um sucesso!!!
-SAV é igual para médicos e enfermeiros!!!
Espero ter contribuido.

Rui Cardeira
 
Certamente preferia passar um doente a um médico no hospital, pelo menos não se perdia a informação recolhida no local, onde os Sr enfermeiros preferem a esconder, sabendo das graves consequências do seu acto, e andarem a inventar sobre o doente, mas com as broncas que tem existido ultimamente, um dia desses serão certamente substituídos nas triagens pelos médicos, que nunca deviam ter saído de lá.

Nas VMERs, desculpa, quem manda é o médico, o enfermeiro é o condutor, não me lembro de nenhuma situação do médico ir conduzir a VMER e o enfermeiro acompanhar o doente, já agora era o que faltava.

Um sucesso, pois sim;

Maria Madalena, enfermeira do Hospital Egas Moniz em Lisboa, foi demitida de funções pelo o Ministro da Saúde, depois de ter sido dado como comprovado um caso de negligência médica onde resultou na morte de um doente.
A situação que motivou a morte desse cidadão foram tão graves que recuso a escrevela.
 
Em relação as SIV, por mim até podem lá por 2 enfermeiros, já agora escusam de ligar para o meu quartel de Bombeiros a pedir apoio ou ajuda se o doente pesar muito ou se não entenderem com os familiares, os Bombeiros não serão vossos carregadores de serviço
 
Ex.mo Paulo,
como sabe há bem pouco tempo a "regras" do pré-hospitalar mudaram, sendo que, neste momento a fase dita pré-hospitalar, termina quando os bombeiros (ou outros) passam a informação a um médico ou enfermeiro. A situação que se vivia antes era, como sabe, diferente, pois esta fase só terminava quando a informação fosse passada a um médico.
O que implica que quer queiram uqre não têm de fazê-lo com enfermeiros. Não sei que autoridade (profissional, académica ou pessoal) acusa os enfermeiros de deturparem informação. Se fosse a si, preocupava-me bem mais com o facto de muitos colegas seus chegarem às urgências com diganósticos já feitos e quase com a receitas passadas. Enfim, no hospital onde trabalho médicos e enfermeiros riem-se de vós.... como quereis conquistar confiança? Ou melhor, aqueles que se riem, pois como sabe há muitos médicos ou enfermeiros que pura e simplesmente vos ignoram, pois não vos reconhecem competências...

Vou-lhe esclarecer uma grande dúvida acerca da triagem de manchester. Sabe porque é que são enfermeiros a fazê-la? Porque nos cursos de formação administrados a médicos e enfermeiros, os enfermeiros classificaram-se sempre com melhores notas, e demosntrarm uma capacidade superior aos médicos em termos de triagem e exame geral...

Já agora, Sr. Paulo, não entendo proque não quer a SIV a ligar para o seu quartel de bombeiros? Quando as ordem vieram, serão cumpridas e pontio final. Não comprem uma guerra!
 
Mais, existem planos para que os enfermeiros na triagem possam já requerer exames complementares de diagnóstico.
 
Desculpa quando as ordens vierem serão compridas?
Se realmente o CODU ligar a fazer o accionamento de uma ambulância de socorro para dar apoio a VCI, como o projecto das VCI permite, a resposta do meu corpo de Bombeiros será certamente NÃO, em primeiro lugar não existe nenhuma lei que obrigue os Bombeiros a fazer isso, e o problema será vosso e do CODU, accionem uma VMERs, até são do mesmo ministério.

Isso de utilizar os Bombeiros como mão-de-obra barata acaba certamente.

As VCI iram abrir uma grave brecha, nas zonas onde forem criadas, terão que suportar certamente a maioria dos serviços existentes, quer urgências, emergências ou até alguns transportes de consultas, porque existe a tendência dos Bombeiros abandonarem progressivamente esse serviços.
Deixa de existe a obrigação existente dos Bombeiros de s perderem centenas de horas de laser gratuitamente para em Prol da sua comunidade, um serviço que era feito com prazer, porque não existia mais ninguém para fazer, as gora as coisas mudam de figura.

Com as criação VCI ou outras a serem criadas fora dos âmbito dos Bombeiros por parte do INEM ou do SNS, acaba a obrigatoriedade dos Bombeiros fazerem isso, passa a ser um problema do INEM e do SNS, eles que se entendam com a população local.
 
Depois os bombeiros admiram-se que lhes cortem a "ração"!

Ainda por cima já falam em bombeiros como mão-de-obra barata? Qua aconteceu aos velhinhos "bombeiros voluntários"?

Uma coisa que eu não gosto nos bombeiros é o seu fanatismo por patentes, obediências, hierarquias, etc...

Parece-me a mim que com atitudes semelhantes, os bombeiros querem "cavar" a sua "cova", tal e qual como já tem vindo a observar pela perda de autonomia em todos os aspectos!
 
Se estas a referir aos Bombeiros Portugueses como animais, vê se te contentas mais com a escrita.
Cortem as verbas?
É para rir, que verbas?
Com os valores que existem, já se paga para socorrer.

Os Bombeiros perdem alguma coisa?
Temos bons profissionais e temos dignidade, se esperas que estaremos a espera de ser usados como refugo, espera sentado e aguarde por problemas complicados no terreno.

Fica um aviso, quem quer comer a carne vai ter que comer os ossos, e o pré hospitalar nessa matéria abundam mais ossos do que carne, e o caminho está cheio de curvas perigosas, boa sorte.
He he he
 
Estes Sr(s) Bombeiros estão ao rubro! Escusadamente! Se se vendesse ansiedade, ... já estaria esgotado só pelos Sr(s) Bombeiros...

Sr. Bombeiro Paulo Ferreira, com todo o respeito, tente Valium ou Victan ou se quiser algo mais natural, tente Valdispert.

Cumprimentos
 
Esta é paro o palhaço la de cromo la de cima que diz que a ordem dos medicos ñ tem nada a ver com aquilo que a anteph enviou... Então eu pergunto quem é que valida os protocolos de actuação em emergencia MÉDICA no país? Se muitos desses protocolos vão ser de caracter MEDICO quem é que acham que validar isso? claro que tem de ser a comissão cientifica da ordem dos medicos ñ acham ? Ja quem se tem de fazer tecnicas de são exclusisas deles!!! Se eles ñ derem o avalo e voçes forem para a rua e colocarem um endotraqueal á minha frente sem um medico la estar podem acreditar que vão sentar o cu nos tribunais eu até sou advogado e preciso de processos lolol.
Os protocolos ñ vão ter o avalo da ordem dos medicos por isso vamos ter calma que as siv ja começaram a atrasar ... o motivo ... desculpas... a ordem ainda ñ deu avalo e nem vai dar por isso vão ver mais noticias de atrasos nas siv...
 
"Se muitos desses protocolos vão ser de caracter MEDICO quem é que acham que validar isso? claro que tem de ser a comissão cientifica da ordem dos medicos ñ acham ?"

Não, não acho. Antes de escrever algo, pelo menos tente informar-se sobre o que diz. O ministério da saúde faz o que quiser com a concordância da ordem dos médicos, ou sem ela. Se amanhã, a tutela diz que os farmacêuticos podem intubar (por ex.) sem médico, por muito que se ofenda os médicos, pouco têm a fazer. Leia algo sobre as competências legais de uma ordem profissional e depois falamos outra vez.


"eles ñ derem o avalo e voçes forem para a rua e colocarem um endotraqueal á minha frente sem um medico la estar podem acreditar que vão sentar o cu nos tribunais "

Não, não vou. Sabe o que é agir em "lifesaving"? Aliás, digo mais, se por exemplo, se estiver um médico e um enfermeiro na rua, sendo que o médico nunca intubou e o enfermeiro tem experiência de intubação, com ou sem ordem médica o enfermeiro intuba, e se o enfermeiro não o fizer, com ou sem ordem está em maus lençois, ou seja, agora actua o profissional mais habilitado para a execução.

"Os protocolos ñ vão ter o avalo da ordem dos medicos por isso vamos ter calma que as siv ja começaram a atrasar"

Já expliquei atrás esta situação, mas doulhe um exemplo. Em Inglaterra, o ministério da saúde deliberou que os enfermeiros podiam prescrever, quer os médicos queiram ou não, muitos não quiseram, mas aprenderam a gostar... quais protocolos médicos qual carapuço? Quem manda é a tutela e ponto final.
 
Então o anónimo das 1:26 PM é advogado? Hum, não sei não... Ainda assim, é o que faz ter outsiders (completamente!) na área da saúde.
Faça uma coisa: dedique-se à advocacia, que foi para isso que "eventualmente" estudou (uns tais de códigos penais - que tédio).
 
Bem, também eu venho aqui lançar as minhas "postas de pescada". Não sobre a emergência porque, em relação a isso a minha opinião é única: faz quem está mais habilitado para o fazer. Se for o médico, faz ele. Se o mais habilitado for eu, pois então serei eu a fazer. Ponto final.

Que vem estes advogados da "mula russa" opinar para estes foruns, ainda por cima a dizer tanta asneirada. Deve mesmo precisar de processos, porque com tanta asneira, não deve haver quem lhe pegue!!!

Grandes saudações aos meus digníssimos colegas
 
Gosto de discutir emergência com qualquer pessoa, desde que... cada um saiba o que diz. Agora, discutir isto, sendo que um fala em alhos outro em bugalhos...
nem sequer tenho paciência. Elucidei o nossa caro anónimo "nervoso", só para que não ande por esses "prados" fora a fazer figura de inculto!
Agradeço as saudações e devolvo.
 
O problema dos enfermeiros é se preocuparem somente o estatuto social, gostaria de saber como dois elementos puderam efectuar um socorro correcto?
Onde a maioria das técnicas são executadas por 3 ou mais elementos?
Será que são sobredotados, ou iramos recuar décadas, do tempo do doente dar um jeitinho?
Ou será que na realidade as VIC serão somente usadas para fazerem transferências dos centros de saúdem SAP ou CATUS?
Mas estou vendo que isso não é importante neste BLOG, como na maioria dos artigos escritos escondem problemas complexos e difíceis de ultrapassar.
 
De:Medico8
Para: Paulo Ferreira

É melhor estares calado, pk só estás a dar uma má imagem dos TAE/TAS e Bombeiros... Alem dos erros ortográficos, o teu discurso é por vezes riiculo e desconhecedor da realidade... Se não podes com ele, finge que vais evacuar e retira-te
 
Não, o problema é voçês preocuparem-se com o nosso estatuto social (a julgar pelo número de "outsiders" que cá vêm criticar!)!


"gostaria de saber como dois elementos puderam efectuar um socorro correcto?
Onde a maioria das técnicas são executadas por 3 ou mais elementos?
Será que são sobredotados, ou iramos recuar décadas, do tempo do doente dar um jeitinho?"

É simples Caro Paulo. Estamos a falar de 2 elementos, certo? Agora pergunto eu, quantos elementos têm as VMER? Todos sabem, também são 2. A situação é a mesma, pelo que estará a referir-se ao apoio à acção destes dois elementos (quer da SIV quer da VMER)...
... O apoio de rectagurada (semelhante ao da VMER) lá estará, garanto, não quero entrar aqui em discussões para adivinhar o futuro, daqui a uns meses (ou mesmo 1 ano) falamos...

Se me permite a indelicadeza, vou-lhe confessar algo: do contacto que tenho tido com TAE, o que parece é que ficaram muitos "ofendidos" com o facto de serem chefiados por enfermeiros... pois é, tanta guerra, e agora "eles são os nossos chefes"... mas, Paulo, o que esperava, milagres?

Mas digo-lhe, o que importa isso? Desde que os grandes beneficiados sejam os utentes, tudo está bem... concorda?
 
"Medico8"... há quanto tempo não "ouvia" este "termo" no PH? Quem vem lá? É boa gente? Se não for, embora vá, se for, pois entre certamente.
De qq forma um abraço e que venha por bem.
 
Pelo teu comentário notasse logo que não sabes como é o trabalho de uma VMER no terreno, e muito menos sabes o que é realmente o pré hospitalar.

Fica sabendo que os enfermeiros já fizeram de chefes nas ambulâncias do CODU, mas por pura incompetência e de não respeitarem ordens dos médicos, nem as ordens impostas pela identidade, foram expulsos, e como normalmente os portugueses esquecem o passado cometem os mesmos erros no futuro.
Pelo o que eu sei a vossa vida não vai ser facilitada, pelo menos pelos seus superiores, vão ser usados como simples ABTD, porque muito deles não se esqueceram o que se passou a uma década, e pelo o que eu tenho lido por aqui, as coisas vão se complicar mesmo.

Uma coisa é certa, por aqui tentam contornar as questões, fugindo a verdade e a realidade, Medico 8, tens uma escrita muito gira, para um puto mimado e sem educação.
Tenta ver os problemas com olhos de gente, tenta tirar as palas laterais por favor.
 
De: Medico8
Para: Paulo Ferreira

"ordens impostas pela identidade"??? Não querias antes ter dito "Entidade".

Num outro comentário escreves:

"Ou será que na realidade as VIC serão somente usadas para fazerem transferências dos centros de saúdem SAP ou CATUS?"
Ohhhh Ignorância!!! O nome é SIV(suporte intermédio de vida) a VIC é (viatura de intervenção em catástrofe)

Quanto a ver os problemas com olhos de gente, aconcelho-o a ler alguns comentários que venho a fazer neste blog desde Janeiro do ano corrente.

Humilho-o desta forma, pois o sr. envergonha-me como Bombeiro e TAS que sou à varios anos. O sr. consegue aqui passar a imagem de bronco e inculto com que os bombeiros deste país são rotulados indevidamente, e isso não posso permitir.

Refiro novamente que está bem patente nos seus textos a total falta de conhecimento dos meios existentes e a serem criados no sistema de emergência medica, bem como a articulação dos mesmos, suas tripulaçoes e suas funções.

Não existe neste Blog ninguem que defenda mais os TAE/TAS que eu...

E digo-lhe mais, tenho aqui defendido muitos colegas de humilhações da parte de enfermeiros deste blog, mas a si, só peço que se cale.
 
Com tantos ataques e hipocrisia com o Sr. doutores enfermeiros tem tratados os Bombeiros Portugueses e os TAS, certamente duvido das tuas boas intenções.

Pelo menos eu tenho um nome é um apelido, tu somente és uma sombra virtual.
 
O meu caro colega "en?gma" é que deve andar por esses "prados fora", tal como disse nos seu comentário das 9:51.
A fazer o quê? Será a comer? ...
Aprenda a ser bem-educado, porque ninguém foi mal-educado consigo. Além disso não pretendo discutir estes temas consigo porque não estou preparado para o fazer e você deve ser certamente o dono da verdade! Humildade é uma qualidade bem bonita e que o meu caro colega não parece ter.

Cumprimentos
 
Meus caros comentadores!!!!!!
pelos comentários q li, tenho + uma vez a convicção q as várias classes profissionais olham apenas e só para o seu umbigo!
O Pilar e topo de hierarquia do SNS é cada um de nós enquanto utente/doente/cliente!!!!
É para o utente q trabalhamos!!!
não para a OE, OM, ATEPH, etc....
Ser enfermeiro, médico, TAE, AAM, Maqueiro é contribuir para q o utente seja dignamente atendido na sua situação de doente, pessoa fragilizada!
Sou enfermeiro, além de todas as funções que me sao dadas, também empurro macas, também faço RCP, também faço triagem, tb oriento diagnosticos médicos, tb faço higiene aos doentes!
Faço de tudo (desde o mais simples até ao mais cientifico e diferenciado) e não me recuso, enquanto estiver alguém debilitado e aguardar ajuda!
Um dia (e pode ser já amanhã) quaisquer um de vós precisa da ambulancia amarela, da branca, da vermelha e até da VMER e até das SIV, e gostarão q nelas estejam pessoas competentes, cordeais e que os transportem para a unidade de saude mais proxima, fazendo tudo o que lhes é possível para chegar com vida, segurança ao hospital.
Todos podem trabalhar em equipa, TAE, TAS, Enf., Médicos.Há lugar p todos!! até o simples cidadão pode ter um desfibilhador automático perto de si e saber trabalhar c ele, e nesse caso nem TAE, nem enf , nem médico são so primeiros a intervir. ahahaha e aí ... vão andar todos à estalada???? a discutir o sexo dos anjos???
Portugal de facto é um país de egoístas. Onde empurrar macas, fazer a higiene de alguém, transportar doentes de 100Kg, etc -funções básicas, mas complementares e de extrema importância para o doente, são despresíveis. Ainda vão ter de encontrar outras profissoes p o fazer.... Só mesmo aqui. Depois criticamos a burocracia do governo, nós proprios fazemos a nossa burocracia, e estes comentários sao exemplo disso! Sectorizando e criando tecnicos p tudo! Ainda vou ver tecnicos p carregar no enterruptor para acender a luz da sala do gabinte do INEM, SNBPC, etc..... porque até acender a luz será despresível!
As SIV não são uma invenção do sr ministro correia de campos, mas são um complemento a uma boa prestação de serv de urg. Só não vão médicos ao domicilio, porque neste país ainda não há suficientes, porque senão, certamente que copiariamos o pre-hospitalar optimo, ambulancia com motorista - com formaçao pré - hospitalar + enf. + médico. Isto seria o ideal. e estou a falar como cidadão, não como enf.
 
Meus caros comentadores!!!!!!
pelos comentários q li, tenho + uma vez a convicção q as várias classes profissionais olham apenas e só para o seu umbigo!
O Pilar e topo de hierarquia do SNS é cada um de nós enquanto utente/doente/cliente!!!!
É para o utente q trabalhamos!!!
não para a OE, OM, ATEPH, etc....
Ser enfermeiro, médico, TAE, AAM, Maqueiro é contribuir para q o utente seja dignamente atendido na sua situação de doente, pessoa fragilizada!
Sou enfermeiro, além de todas as funções que me são dadas, também empurro macas, também faço RCP, também faço triagem, tb oriento diagnosticos médicos, tb faço higiene aos doentes!
Faço de tudo (desde o mais simples até ao mais cientifico e diferenciado) e não me recuso, enquanto estiver alguém debilitado e aguardar ajuda!
Um dia (e pode ser já amanhã) quaisquer um de vós precisa da ambulancia amarela, da branca, da vermelha e até da VMER e até das SIV, e gostarão q nelas estejam pessoas competentes, cordeais e que os transportem para a unidade de saúde mais proxima, fazendo tudo o que lhes é possível para chegar com vida, segurança ao hospital.
Todos podem trabalhar em equipa, TAE, TAS, Enf., Médicos.Há lugar p todos!! até o simples cidadão pode ter um desfibilhador automático perto de si e saber trabalhar c ele, e nesse caso nem TAE, nem enf , nem médico são so primeiros a intervir. ahahaha e aí ... vão andar todos à estalada???? a discutir o sexo dos anjos???
Portugal de facto é um país de egoístas. Onde empurrar macas, fazer a higiene de alguém, transportar doentes de 100Kg, etc -funções básicas, mas complementares e de extrema importância para o doente, são despresíveis. Ainda vão ter de encontrar outras profissoes p o fazer.... Só mesmo aqui. Depois criticamos a burocracia do governo, nós proprios fazemos a nossa burocracia, e estes comentários sao exemplo disso! Sectorizando e criando tecnicos p tudo! Ainda vou ver tecnicos p carregar no interruptor para acender a luz da sala do gabinte do INEM, SNBPC, etc..... porque até acender a luz será despresível!
As SIV não são uma invenção do sr ministro correia de campos, mas são um complemento a uma boa prestação de serv de urg. Só não vão médicos ao domicilio, porque neste país ainda não há suficientes, porque senão, certamente que copiariamos o pre-hospitalar optimo, ambulancia com motorista - com formaçao pré - hospitalar + enf. + médico. Isto seria o ideal. e estou a falar como cidadão, não como enf.
Porque não exitem crispações entre TAE e médicos???
Caros comentadores, quando apontarem o dedo a alguém não se esqueçam q apontam 3 para voçês mesmos, portanto, calma.
Se existirem as SIV e um TAE + Enf. vierem ao meu domicilio e me prestarem o melhor serviço que possam adorarei e ficar-lhe-ei mt grato.
Depois de tudo começar a funcionar vão ver que todos se entenderam, e o nosso país só andará p a frente se todos trabalharmos em conjunto.

Obrigado!!
 
Companheiro aqui de cima tem toda a razão temos de nos unir mas vou-lhe explicar porque ñ ha guerra entre TAE e Medico.
Porque o TAE quer uma evoluir na carreira do dominio de rua aumentar os protocolos sempre com supervisão medica ou seja a criação da profissão de Paramedico mas sempre com supervisão medica e ñ fazer mais do que está protocolado.
Como o TAE ñ quer passar medicação e executar cirurgias sem prasença medica de auto recreação ou mesmo substituir o medico so porque teve formação nessas tecnicas que são de dominio exclusivo do medico...Não há Guerra...
Nos so queremos uma profissão digna em possamos ajudar realmente os nossos doentes ou vitimas mas sempre com supervisão medica...
Imagine-se no seu local de trabalho onde sempre trabalhou e a sua classe esteve presente durante decadas, agora vinha a classe acima por exemplo o medico e dizia temos medicos a mais agora em vez de evoluir a classe enfermagem vamos dar um complemento formativo a estes medicos e vão começar a ficar nos lugares dos enfermeiros...
é isto que está a acontecer na EPH ,tripulantes fizeram o maximo de formação que conseguiram durante anos e quando se estava a conseguir construir uma carreira colegas seus "enf" descobriram a EPH porque se aparece na TV e apita-se nos carros e darrapa-se de vez em quando e derepente em vez de termos uma carreira a evoluir vamos ser o condutor do sr enfermeiro acha que isto está correcto ?
Nos so queremos evoluir porque todos nos Tripulantes de Ambulancia de Socorro dos bombeiros ou cruz vermelha ou Tecnicos de Ambulancia de Emergencia do INEM sabemos que a nossa formação ñ é suficiente por isso queremos mais e em vez de a darem para evoluir como aconteceu nos outros paises, ñ ,simplesmente metem la um enfermeiro em que de tecnicas de trauma é praticamente zero com um curso de 3 semanas que o INEM dará ñ será suficiente, como o nosso actual de 4 tambem ñ o é como é obvio...
Um TAS antigo tinha 6 semanas de formação e depois tinha 1 anos como terceiro elemento numa ambulancia de socorro do inem sempre com supervisão medica muito apertada e agora temos 4 semanas de curso e depois vamos para a rua colocamos o2 posicionamos a vitima correctamente e vemos as pessoas "pararem" a nossa frente e sobretudo á frente dos familiares e nos ali impotentes á espera ou que ela "pare" para iniciarmos suporte basico e DAE ou que cheguem os deuses DR. e ENF. acha justo?
Acha que isto está correcto?
Acha que ha necessidade dos portugueses estarem a morrer desta maneira como ja aconteceu?
Não acha que ja Chega?
Gostava disto na sua classe?
Nos so queremos evoluir dentro da nossa classe sem que nos venham tirar o lugar porque tem mais formação, se o problema é a formação formem-nos nos outros paises por exemplo a suiça até são os enf que formam os TA's nós ja estamos na rua e espalhados por todo o país, criem uma profissão, agora substituirem-nos so porque a nossa formação ñ chega desculpem mas isso ñ é justo.
Mais uma vez lhe pergunto a si e a todos os outros intervenientes gostavam que isto vos acontecesse? "Temos medicos a mais eles estudaram mais que voçes tem mais formação apartir de hoje nos vossos lugares ficarão estes novos medicos com uma formaçãozeca nova", digam-me como é que voçes ficavam?
Espero que alguem tenha o bom senso de me responder humildemente sem olhar ao seu umbigo.

Obrigado
 
"...Espero que alguem tenha o bom senso de me responder humildemente sem olhar ao seu umbigo..." (ANÓNIMO;6:23 PM)
Caro amigo, procurarei fazer o que solicita.
Terei que começar por esclarecer alguns pontos:
- a enfermagem NUNCA se limitou ao meio hospitalar. Não sei porque insistem em manter tal sofisma. Por favor, se gosta de história, leia um pouco sobre Florence Nightingale. O Hospital é uma "invenção recente" (data da idade média). Já a enfermagem [não nos moldes em que a conhecemos, mas ainda assim enfermagem]; creio não estar a dizer uma barbaridade se afirmar que sempre existiu, pelo menos desde que existem enfermidades, logo...);
- a formação actual em EPH em Enfermagem é de um ano e que corresponde a ensino pós-graduado (cerca de 500 horas);
- numa situação de urgência eu quero é que alguém me acuda (de preferência alguém que saiba o que está a fazer). Realmente deixar "parar" alguém porque as normas mandam aguardar por ajuda avançada, creio ser um contra censo. Ainda assim é uma situação que o caro anónimo defende, e sabe porquê? Por isto - "...realmente os nossos doentes ou vitimas mas sempre com supervisão medica;os protocolos sempre com supervisão medica;mas sempre com supervisão medica e ñ fazer mais do que está protocolado...". Se assim é, então para que a criação de outra profissão paramédica? Seria um aumento nos encargos orçamentais, pois exigiria SEMPRE a presença de um profissional médico;
- sou contra todas as iniciativas que visem denegrir uma classe; mas permita-me que lhe diga, essa coligação ou associação à classe médica por parte dos TAEs será bastante efémera, e resultará apenas até ao momento em que os srs drs acharem que a "associação" começa a ser indesejada (surgem então os interesses corporativistas - ou tem dúvidas que assim seja?).

Um bem haja pelo seu comentário.
Aquele abraço
 
Companheiro a supervisão medica está presente em todo lado onde ñ haja medicos no pre hospitalar informe-se primeiro antes de dizer asneiras e ja agora antigamente la no seu desde sempre os doentes tambem eram clietes para a enfermegem isso quer dizer que o pre hospitalar tambem sempre existiu sempre houve gente a transpostar pessoal á casa dos medicos... e ja agora tambem haviam VMER's sr hugo eram os carros de mulas e a cavalo que levavam o medico a casa dos dentes se vamos entrar nesta discussão tenho muitas historias que os meus avós me contava estava aqui o dia todo
 
Bom, Sr Anónimo sem dúvida que a sua resposta primou pela humildade:
"...informe-se primeiro antes de dizer asneiras...".
Após leitura do seu comentário fiquei com a noção de que não terei compreendido na totalidade o fio condutor do seu raciocínio. Então sempre houve VMERs?? Eis uma novidade. Creio, efectivamente que em verdade, o PH será muito anterior a tudo, inclusivamente à própria existência humana, pois durante o processo de fecundação já existem "atropelos" entre os gâmetas masculinos...
Boa analogia entre VMER e "carros de mulas" (é o que havia na altura). Sim senhor.

"...Companheiro a supervisão medica está presente em todo lado..." (ANÓNIMO;7:25 PM)

Por vezes penso que efectivamente é verdade; mas só às vezes.
 
Boas, em primeiro lugar senhor doutor enfermeiro, é uma falta de ética teres apagado o teu artigo e teres colado o meu artigo no mesmo espaço que o teu antigo artigo, mantendo os comentários dos usuários que se pronunciavam sobre o teu artigo e não do meu. Seria correcto era fazeres novo artigo mantendo o teu originalmente.
Em segundo lugar, o regulamento de transporte de doentes, portaria 1147 de 2001 onde sofreu alterações pela portaria 402 de 2007, na definição e tipos de ambulância somente existem esses tipos de ambulância:
Tipo A 1 e A2
Tipo B, ambulância de socorro
Tipo C, ambulância de cuidados intensivos
O que existe para além disso é pura invenção de pessoas e de identidades, onde até a data de hoje não existe nenhuma alteração no regulamento de transporte de doentes, que mencione a SIV. Não quero dizer que não possa existir no futuro uma alteração que englobe a SIV, mas a lei é a lei, ninguém está a cima dela, somente os fora da lei. Mas e o ideal era ter ambulância do tipo C a efectuar socorro a população, mas o INEM e o SNS não esta interessado nisso.
Em relação a tripulação das SIV, tecnicamente não são insuficientes para efectuarem um socorro dentro dos moldes correctos. Certamente não é por falta de qualificações, dinheiro ou material, mas somente por falta de meios humanos, porque tecnicamente é impossível de efectuar as maiorias das técnicas de socorro recorrendo somente a duas pessoas, mesmo que tenham formação específica, mas isso não é importante discutir nem debater.
Podes me dizer quantos elementos são necessários para se efectuar: Levantamento, rolamento, colocação do colete de extracção, RCP, transportar uma vítima inconsciente etc.
É difícil de perceber isso?
Ou já pensas lá por ter um curso superior, ficas habilitado a não cumprir correctamente as técnicas? Será que existe em Portugal alguma credenciação que nos dá competência a praticar actos tecnicamente incorrectos e ilegais?
Se a tripulação da SIV é suficiente humanamente e está tecnicamente habilitada para o socorro, porque é que o Ministro Correia Campos, (Obrigado pela tua correcção), aplicou a linha no projecto das SIV, que as SIV puderam ser apoiadas por ambulâncias de socorro?
Será que foi um erro? Porque normalmente quando se pede apoio no pré-hospitalar, é com intenção de pedir meios com melhores referências para o local, quer a nível técnico, quer a nível de equipamento. Ou existe um erro ou neste caso o Ministro quer dizer tecnicamente que as ambulâncias de socorro são superiores tecnicamente as SIV. Se não for o caso, então porque é que existe a necessidade de ser accionada uma ambulância de socorro para dar apoio a uma VIC?
Desculpa, mas não consigo entender o porque. Se no local está uma ambulância, porque existe a necessidade de se accionar outra ambulância?

O correcto era ser accionada uma VMER para o locale nunca uma ambulância de socorro.
Em relação ao tipo de serviço que as VIC prestaram.
Se actualmente temos uma anarquia no SIEM, onde os meios de socorro são usado para tudo, até as VMERs, andam a fazer o que não devem, qual a garantia que as VIC não serão mais um mero meios ao dispor dessas anarquia do sistema?
A politica do SNS é rentabilizar tudo, senão a sua existência estará comprometida num breve curto prazo de tempo, toda a gente sabe qual a politica do actual ministro da saúde. Já agora, existe alguma VIC e tripulação para ser activada em caso da VIC da zona estiver em serviço?
Desde quando é que a enfermagem e a profissão de maior risco nas doenças referidas anteriormente? Podias informar onde esta esse estudo? Porque no índice de risco das companhias de seguros, onde a maioria das identidades se regulam para precaver futuras indemnizações e tratamentos, a enfermagem nem aparece nas classes de risco na maioria das doenças anteriormente referidas, se pensas que a enfermagem é um trabalho pesado, não deves estar saliente o que é ser tripulante de ambulância.

Se não consegues ver a realidade dificilmente consegues chegar a verdade, e assim torna-se difícil perceber as tuas linhas de pensamento, talvez seria mais útil para toda a gente escrever sobre as questões apresentadas, do que andarem consecutivamente a agrediram através da escrita e a defender os tachos, que serve unicamente como um meio de diversão para se fugir as realidade e as verdades. Não tentem inventar e se esconder em falsos pretextos sem qualquer fundamento legal nem técnico, espero ter sido esclarecedor.
 
De: Medico8
Para: Paulo Ferreira

Paulo, cala-te.... Es tão bronco que me custa crer que es bombeiro...

Já te disse num outro comentário que não é VIC, É SIV....

Cala-te bronco...
 
Santa ignorância, realmente não consegues mesmo comentar nada, por mim até pode ser SIV, VIC ou outra coisa que queiras chamar, porque legalmente não existe, o melhor era ficares mesmo na sombra, escondendo ateu verdadeiro nome e tentares ficar com os teus sonhos de criança de um dia seres tripulante de ambulância, porque são aquelas pessoas que tripulam ambulâncias.

Já pensaste quem est+a mal por aqui és tu?

Não tens nenhum comentaria que se aproveite-se, escondes de traz dos nomes de Dr. enfermeiro e Médico 8, sofres de dupla personalidade, é uma autentica anedota virtual.
Tenta abrir os olhos, antes que mates mais pessoas.
 
Mas afinal o que é que o Sr. Paulo Ferreira tem contra os Enfermeiros ? Não EStou a entender...
D pessoas podem ser poucas num PH mas um TAE não é um mero condutor certo? Penso que no seu curso adquire determinadas competências como a desfibrilhação automática externa... portanto cada um irá ocupar p seu lugar numa SIV.
Acho que o mal do nosso país é exactamente este que está presente no discurso do Sr.Paulo Fereira... para quem leu todos os comentários certamento irá perceber.!!!
Atenciosamente Ana Neves
 
De:Medico8
Para: Paulo Ferreira

"Sr.analfabruto", Já o esclareci que sou TAE e não enfermeiro e sou tambem bombeiro. Já lhe disse tambem, que o senhor me envergonha imenso sendo TAS e Bombeiro. Para si tanto lhe faz que seja SIV ou VIC porque disso nada percebe. Gostava muito de conhecer a sua experiencia em Emergência pré-hospitalar bem como aos anos que a pratica.

Para o "Doutorenfermeiro" - Já tem conhecimento que deu inicio à abertura da SIV de Odemira e em que moldes ela se encontra a funcionar??? Lamento informa-lo mas de momento continuam com medico a bordo para vos supervisionar enquanto não tem o sistema video em funcionamento, para dessa forma receberem as ordens do medico por essa via...
Ahhhh e para os mais sonhadores, a viatura SIV é uma ambulância e não um carrinho para os senhores passearem até ao local e darem orens aos bombeiros locais. Aconcelho-vos a levarem primperan pois as distâncias são longas entre a base e os locais, bem como dos locais ao centro de saude ou hospital mais proximo, informo-vos que é o medico que vai á frente até ao local e vcs vão na "casota do cão"....
 
Curiosamente estava eu lendo os comentários, e tem um que até me chamou a atenção. Já agora vou me apresentar sou TAE a 5 anos e no decorrer desse tempo muito vi e fiz, e curiosamente tem lá ao cimo um comentário em dizer que é para perguntarem a sociedade se querem enfermeiros ou um TAE, enfim onde quero chegar recentemente ocorreu me um parto na ambulância, (entre muitos que já auxiliei). Mas o que me faz sempre a recordar este é que a parturiente disse me: Agradeço de coração por ter tido meu filho na ambulância e que se pudesse nem iria ao hospital, pois meu parto anterior as "Enfermeira" quase me mataram, e sofri por dez partos, espero que continuem dedicados e profissionas tal como foram comigo. Bem meus Senhores Enfermeiros, nã otou aqui para julgar, e nem muito menos generalizar,Mas então o que está a correr mal?? ou será que essa senhora é uma entre 5 mil? ou será que sou afortunado por muitas vezes ouvir uma frase de elogio e muitas historias de desagrado da "Sociedade" do atendimento por parte dos enfermeiros, lembrem se Aquele trajecto que fazemos com as vitimas muitas das vezes serve de desabafo por parte das mesma,e e se for para relatar tenho cá muitas para contar, Senhores Enfermeiros procurem abrir os olhos e dar verdadeiro sentido ao Juramento que fizeram.
 
Ex. Senhor paulo ferreira. desde ja o congratu-lo por ter tido a coragem de falar sobre um assunto pertinente e importante para a nossa actualidade so lamento nao ter conseguido dizer...nada de jeito. Recusa-se ???!!!! mas quem é voce para se recusar a fazer um serviço? Entao afinal trabalha para inglês ver ou em prol dos doentes?? Felizmente que a sua opiniao nao é a da maioria dos TAE que trabalham no pre hospitalar(falo com certeza do que digo ) e que contribuem para o socorro de todos aqueles que necessitam pois e esse o papel dos enfermeiros e dos TAE e TAS que andam na rua!!!
 
caro anonimo que respondeu com uma liçaõ de vida por ter auxiliado( e digo mto bem) uma mae durante um parto ja que a fase de expulsao do bebe e Fisiologica!! è claro que o caro amigo não sabia pq... nao tem competencias para tal uma vez que somente tem o curso de ouvinte e contador de historias. Um conselho que lhe dou: nao deixe o seu emprego pois como tripulante(que ate ja ouviu desabafos de uma mulher a dizer mal dos enfermeiros pq possivelmente na expriencia anterior as coisas nao correram bem e felizmente havia enfermeiros para a salvar!!!) voce é simplesmente um enterteiner espectacular !!!!!
 
Ó SPVR diz que vais cagar e pede para sair...
Porque ñ admites que ha pessoas neste país que ainda fazem as coisas por amor aos outros e ñ pelo prestigio e dinheiro ou os sr enfermeiros ñ metem as patas posso lhe dizer que metem e é Á GRANDE MESMO, claro que ñ são todos e tenho grandes amigos que são enfermeiros e trabalho com eles com a maior das satisfações, porque sei que sabem o que estão a fazer na rua e se for preciso ensinam qualquer TAE a fazer seja o que seja para salvar a vitima.
Quanto a ti parece-me pela tua arrogancia e mania de superioridade que preferias ver morrer um doente a espera de ti do que ensinares um TAE a executar uma simples manobra e salvar o doente... pois porque depois os louros iam para ele ñ era...
Suicida-te mas com eficacia para ñ dares trabalho aos TAE que adoras...
 
Admiravel resposta de um nosso colega profissional de enfermagem:

"Enf. Pedro Silva disse...

As suas palavras revelam ignorancia. Desconhecimento. Falta de cultura geral. Falta de bom senso. Inveja. E muita...MUITA frustração! Antes de me Licenciar em Enfermagem e iniciar o exercicio de funções num hospital do estado fui TAE durante 3 anos e nesse sentido posso dizer que me sinto envergonhado por ler tais palavras. A partir de hoje sei, sem margem para duvidas, que Técnico de Emergência Pré-Hospitalar nem sempre significa Técnico PROFISSIONAL de Emergência Pré-Hospitalar. A Emergência Pré-Hospitalar não tem dono! É um trabalho de equipa e isso, queira-me desculpar, os Enfermeiros sabem o que é. Mais ainda, não nos chamem "Doutores"... Um simples "Senhor Enfermeiro" basta, é adequado e respeitador, e dignifica a Classe PROFISSIONAL que representamos. Certo que esta não é de todo a opinião generalizada entre os TA's, sem invejas e com mais informação - seguramente - que o meu caro Amigo, despeço-me com um abraço e votos de um futuro próspero no que diz respeito a realização "profissional"...

Enf. Pedro Silva
(Ex TAE - INEM)

Considerações finais:

- Fale de saúde quem a conhece.
- Profissionalizem o pré-hospitalar.
- Os Enfermeiros são Profissionais com conhecimento CIENTIFICO e dotados de treino e formação - porque ser "Heroi" não chega para desempenhar certas funções... "

Acho que este nosso colega conseguiu, por palavras simples, demonstrar o seu orgulho em ser Enfermeiro! Parabens!
 
Todos os cuidados de saúde - intra-hospitalares e pré-hospitalares - deveriam estar nas maos de PROFISSIONAIS. Preferencialmente com formação académica superior, já que não me parece que bombeiros com o 7º ano de escolaridade e que se encharcam em cerveja quando a sirene não toca possam estar à altura da emergência. O seu a seu dono!!! Citando o colega de cima... PROFISSIONALIZEMOS O PRÉ-HOSPITALAR!
 
Toda esta discussão não leva a nada. os corpos de Bombeiros ainda não perceberam que são o elo mais fraco na cadeia que o sr. inistro quer montar.
Já levo quase 20 anos de emergência pré e intra hospitalar em Portugal e no estrangeiro (UK e US). O peojecto SIV aproxima-se de uma realidade vivida em vários países, onde o ENFERMEIRO é o técnico para o trabalho de "rua".
Para finalizar só queria dar uma achega quanto à qualidade Médico/Enfermeiro. Já fiz o curso ACLS por diversas vezes e já assisti em diferentes ocasiões que as melhores prestações são de enfermeiros...inclusivé já vi médicos reporvarem. Não é o canudo que nos irá transformar em melhores ou piores, mas sim a ATITUDE.
Rui Ferreira
 
Toda esta discussão não leva a nada. os corpos de Bombeiros ainda não perceberam que são o elo mais fraco na cadeia que o sr. inistro quer montar.
Já levo quase 20 anos de emergência pré e intra hospitalar em Portugal e no estrangeiro (UK e US). O peojecto SIV aproxima-se de uma realidade vivida em vários países, onde o ENFERMEIRO é o técnico para o trabalho de "rua".
Para finalizar só queria dar uma achega quanto à qualidade Médico/Enfermeiro. Já fiz o curso ACLS por diversas vezes e já assisti em diferentes ocasiões que as melhores prestações são de enfermeiros...inclusivé já vi médicos reporvarem. Não é o canudo que nos irá transformar em melhores ou piores, mas sim a ATITUDE.
Rui Ferreira
 
Concordocom o colega Rui. Tenho certeza de que o enfermeiro é o profissional com melhores condições e conhecimentos para prestar qualquer tipo de cuidados. Sou TAS e bombeiro há alguns anos, além de enfermeiro e conheço as 2 realidades e por várias vezes fiz em PH cuidados de Enfermagem. Alíás estamos todos inscritos na OE por alguma razão. Agora TAS ou TAE fazerem algo que é competência de enfermagem...não vejo como legalmente o possam fazer.

Sempre trabalhei em articulação com todo e qualquer interveniente do SIEM, não deixarei de o fazer só porque algum desses intervenientes se sinta intimidado por trabalhar ao lado de um enfermeiro.
 
Antes de mais têm de acabar as rivalidades entre Enfermeiros / Bombeiros / TAS/TAE.

TAS - Tripulante de Ambulancia de Socorro , categoria definida no regulamento geral de transporte de doentes como habilitante á tripular uma ambulancia que preste cuidados de saude.

TAE - Tripulante de Ambulancia de Emergência - Carreira Profissional Criada dentro do INEM para remunerar os funcionarios do INEM que prestam serviço nas Ambulancias do referido INEM.

TEM - Técnicas de Emergência Médica - Designação que consta em todos os cartões emitidos pelo INEM e que dum mudo geral engloba todas as técnicas de trauma e rcp ministradas.

Ambulancias de SIV não foram contempladas na lei e é mais uma invenção, basicamente é o reactivar de um conceito que durante muitos anos esteve em funcionamento no Distrito de Beja que consistia numa viatura rapida tripulada por Enfermeiro e TAS e que seguia diversos protocolos pre-establecidos com supervisão medica via telefone.

O que o Pais necessita é que nos deixemos de guerras entre TAS e TAE e INEM e Bombeiros, e Enfermeiros e Medicos.

É necessário criar uma carreira profissional na vertente Pré-Hospitalar com formação especifica para socorro fora das unidades de saude e que essa carreira seja o terceiro elo (Medico-Enfermeiro-Tec.Emergência Pré-Hospitalar).

Dum modo geral os enfermeiros na rua limitam-se a fazer o que fazem dentros os hospitais que é canalizar veias e ministar medicação segundo indicação medica porque formação em trauma não possuem nenhuma, os bombeiros são os especialistas em trauma visto que é a formação e a experiencia que têm e estão limitados a isso.

Sempre pensei que objectivo de todos os que estão ligados ao socorro seria salvar vidas, contudo cada vez mais se verifica que o objectivo maior é ter protagonismo, e enquanto isso continuam a morrer pessoas por falta de socorro, ou por socorro prestado por quem não tem habilitação para o fazer.

Eu erro, o Enfermeiro Erra, o Medico Erra, somos seres Humanos.

Todos devemos ter respeito pelo trabalho uns dos outros e colaborar-mos para salvar vidas, caso não seja essa a ideia mais vale ficarmos todos em casa.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Santos
 
Amigos as siv estao ai nao se trata de quem chega mais rapido mas sim da qualidade do socorro prestado com qualidade que é o que o inem faz e algumas equipas dacvp e dos bv obrigado a todos o tae que sentem a farda na pele abraços
 
Exmo´s srs comentadores...
antes de mais deixem-me apresentar-me. Sou bombeiro voluntário,TAE,Enfermeiro.
Devo dizer que as amiores disparidades que já vi no PH está relacionado com bombeiros (que levam doentes para o SU em PCR), e com TAE (que fazem técnicas de extracão imediata de doentes sem estabilização de coluna cervical).Mas por ai não há mal em todas as profissões há bons e maus profissionais, mas com enfermeiros nunca vi isto.
Em relação há história do parto falado mais acima, não se esqueça Sr. Bombeiro o 2º parto é menos doloroso que o 1º, mas eu acredito que você já sabia, ou não...
Em relação à formação especifica em Trauma que os bombeiros/TAE, diga-me que formação tão especifica teve que eu não tive e sou bombeiro à 6 anos dando alguma formação interna segundo orientação de formadores TAT/TAS;
Enfim, o que quero dizer é que acredito sim nos actuais profissionais de PH, mas necessitam de muito mais formação, competencias e pré-requesitos, que os enfermeiros deste pais com alguma formação especifica já tem... um abraço
 
P.S. -quando disse que levam para o SU em PCR referia-me a doentes que vão em cadeira de rodas. desculpem
 
Bons dias meus Senhores e Senhoras!!
Tenho-me entretido a ler os vossos comentários no que concerne ao PH!!
Deixem-me dizer-vos que no final não sei se hei-de rir ou chorar com as posturas dos diversos profissionais que se envolvem nesta área, que supostamente deveria ser multidisciplinar, com o objectivo único de melhorar as condições da vítima!!!
Coisa que a maior parte destes profissionais certamente decidiu esquecer!!!
Competencias... bem em todas as classes de profissionais envolvidos há pessoas com competências e outras que não...
não sera certamente porque se tem uma licenciatura que se tem mais competências no PH, do que os técnicos que actuam nesta área, depende sim do empenho que cada um tem na profissão que tem (Até porque a licenciatura em Enfermagem não contempla a área do PH)
Certamente teremos muitos técnicoa(TAS ou TAE) com mais conhecimentos que muitos enfermeiros. Também não nos cabe a nós por em causa as Instituições que avaliam quaisquer dos profissionais envolvidos no PH, e logo não teremos de tecer opinões sobre as competências que a qualquer profissional são reconhecidas!!!
Se são "quintas" ou outra coisa qualquer... é o que temos!! Portanto lembrem-se: TAS, TAE, enfermeiros.... deixem-se de brincar com o que é importante (A VÌTIMA) e tornem-se responsáveis e evoluam dentro dos vossos conhecimentos e modos de actuação, tornem-se melhores!!!! E verão que não há necessidade de guerras para comprovar o vosso valor!!! Ele será reconhecido por si mesmo!!!
 
Se a licenciatura em enfermagem não contempla PH, também a de medicina não contempla? Apesar disto nunca ouvi nenhum TAE dizer que quer eliminar os médicos do PH... Não percebo esta guerra para com os enfermeiros? Porque não também com os médicos? Alguém importa-se de explicar (de preferênica um TAE)?
 
Sou enfermeiro num SU. Já vi doentes trazidos pelos Bombeiros (TA´s) vitimas de acidentes. Vinham perfeitamente alinhados (mas mortos), Já vi vitimas de acidentes vivas, estabilizadas minimente mas mal imobilizdas trazids pelos tecnicos de sáude (enf/médicos). Se todos cumprissem o com o que lhes compete quem saia a ganhar é o doente. Ponham-se no lugar dos doentes... infelizmente em portugal há trabalho para todos, é pena que nem todos queiram trabalhar em prol para aquilo que se formaram
Vitor A
 
Caros amigos sou enf.SIV
Trabalho no SU á 13 anos, tenho uma situação profissional estável e vim para o PH por opção não por necessidade de trabalho nem para ser chefe de nada.

Não quero fazer de TAE ou TAS nem de médico. Apenas penso que existe uma lacuna entre os mesmos, assim como entre o SBV e o SAV.

Para mim o PH não vai ser um "tacho" nem um part-time,vai ser o meu trabalho.

Se pensam que seria viável colocar Srs.Drs. nas SIVs esqueçam, quantas vezes as VMERs estão INOP e sabem porque?
Porque o Sr. Dr. ganha mais na clinica, ou aparceu outro tacho que paga mais sem ter que andar á chuva. Sejamos realistas.

Respeito os Bombeiros e todas as entidades que cooperam no PH, principalmente de forma voluntária.
Em caso de situação de emergência, se eu solicitar o vosso apoio lembrem-se que se o regeitarem não é a mim mas ás vitimas que estou a socorrer, e quem sabe não serão vossos familiares.

Quanto ao trabalho arduo no terreno não me assusta, não pensam que o doente que pesa 100Kg no PH chega ao hospital e passa a pesar 50Kg.

Temos formação academica de 4 anos na área da saúde,alguns somos especialistas e outros com pós-graduação em emergência médica,outros BOMBEIROS, e até quem faça VMER, experência de trabalho com doentes e uma formação vasta dada pelo INEM em todas as areas do PH,pensam que me quero comparar com TAS, tenham paciencia.

Agradeço que cooperem, lembrem-se dos processos de negligencia tambem podem sobrar para vós.

Vamos trabalhar com o mesmo objectivo é o que vos peço, caso contrário fiquem em casa, porque o vosso espirito não se integra.

Vitor Cunha SIV Amarante
 
Está tudo muito embrulhado na vossa troca de mimos.
Se bem entendi, as SIV não estão contempladas em lei. Será assim?
De qualquer forma, gostaria que alguém me informasse que profissionais da área da saúde são obrigatoriamente a tripulação duma SIV.
 
"gostaria que alguém me informasse que profissionais da área da saúde são obrigatoriamente a tripulação duma SIV"

Enfermeiro e TAS/E
 
Eu sou T.A.T. num corpo voluntario de Bombeiros e costumo acompanhar os nossos T.A.S. nas saidas. Ja trabalhei algumas vezes com a VMER e ja vi os médicos errarem, os enfermeiros errarem, eu errar e os meus colegas errarem. Felizmente correu sempre tudo bem, ou pelo melhor. Sempre notei no entanto algum desrespeito por parte de alguns enfermeiros para com os Bombeiros. Desde de dizerem "Eu sou enfermeiro não preciso dos seus dados para nada." a rirem-se enquanto lhes passamos os parametros vitais das vitimas. Penso que é dai que vem a briga entre T.A.S. e Enfermeiros. No entanto os unicos enfermeiros que agem assim, são os que estão na triagem, ou os que não saiem do hospital. Porque aqueles que vão para a rua, aqueles que "vergam a mola" conosco, costumam ser respeitadores e prestaveis, compreendem quando erramos e corrigem-nos sem serem arrogantes, assim como nós por vezes temos de lhes dar algumas indicações no que diz respeito ao material das ambulancias ou na imobilização das vitimas. Eu como penso que o que interessa é que vitima seja salva, acho que médicos, enfermeiros e T.A.S. nao ganham nada em se menosprezarem. Todos eles são importantes. No entanto concordo que um T.A.S. normalmente está mais à vontade a trabalhar dentro de uma ambulancia do que um enfermeiro, o que é natural, isso advém da experiencia. No caso das SIV penso que o ideal seria ser tripulada por dois T.A.S. e um enfermeiro, não só porque existem manobras que so podem ser bem executadas por 3 elementos mas tambem porque a experiencia de um T.A.S. dentro de uma celula sanitaria é sem duvida uma mais valia para um enfermeiro.
 
Queria acrescentar ainda que quero tirar o curso de T.A.S. e concorrer para o INEM como T.A.E.
E quem sabe se nao abandono a lincenciatura que estou a tirar neste momento para o fazer. O que me interessa é tripular uma ambulancia e salvar vidas, nao me interessa se o meu casaco diz Bombeiros, T.A.E., Médico ou Enfermeiro. aderi ao voluntariado nos bombeiros
 
mas qual e o vosso problema com os TAS???
Pensão que são mais que nós???
 
Boas!Peço desculpa pela invasão, mas após a leitura destes comentários, não pude deixar de intervir.
Sou bombeira e enfermeira...e não consigo entender como podem referir situações como "numa ambulância já me disseream que preferiam bombeiros a enfermeiros, TAE´s. TAS´s, médicos..." ou o que quer que seja, porque tendo ambas as funções, considero que cuido as pessoas de forma igual, estando a desempenhar qualquer uma delas...agora digam-me como alguém numa ambulância me poderia dizer que preferia que o seu parto fosse feito por mim do que por um enfermeiro?é que por curioso que seja, eu também sou enfermeira!...e a pessoa não o saberia...
Cumprimentos....
 
...e também já fui maltratada por colegas enfermeiros, médicos, TAE´s, TAS´s, bombeiros, etc...o que faz as pessoas não é a profissão, mas sim a sua formação e educação pessoal...
 
O que eu acho fantástico é que em vez de nos unirmos todos, lutarmos para sermos melhores, termos como prioridade o trabalho em equipa tendo por base a solidariedade e o respeito e pensando no que é melhor para os utentes,não... anda-se aí tudo sempre a ofender e a por em causa o trabalho dos outros! Cada um tem o seu papel a desempenhar, e isso não faz da pessoa melhor ou pior só porque tem um estatuto diferente! todos são importantes!
Parem de se ofender e de criticar... Unam-se... Respeitem-se e Apoiem-se...
É uma estupidez o enfermeiro ofender o bombeiro, o bombeiro ofender o enfermeiro, o TAE ofender o bombeiro, etc... Cada um tem o seu lugar, cada um saberá o que tem a fazer e não é por isso que é menos digno! E se não souber o que fazer, sim porque a pessoa nunca sabe tudo, há que existir a humildade de dizer não sei...
Acho que valores como o respeito, a humildade e solidariedade estão cada vez mais esquecidos...e isso entristece-me profundamente...
Mas isto é apenas uma mera opinião...
 
Boa tarde, acabei por chegar aqui um pouco por acidente uma vez que não conhecia este blog. Sou estudante de enfermagem e vou acabar o curso neste próximo ano se tudo correr bem, contudo, gostaria apenas de dizer que quem chega e lê muitos dos comentários que aqui estão em cima com ofensas e sem a mínima educação são vergonhosos e lamentáveis, sejam ditos por quem for.
Em todos os lados há bons e maus profissionais e eu penso que ninguém tem de se achar mais do que ninguém pela profissão que tem ou o cargo que ocupa numa equipa, todos merecem igual respeito desde a senhora da limpeza, ao bombeiro, enfermeiro até director de um hospital e mesmo até aos ministros por mais que discordemos deles.
Penso que quando as pessoas forem humildes, estas discussões de superioridade deixarão de existir e as suas profissões serão vistas com mais dignidade.
Diana Reis
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!