sexta-feira, junho 15, 2007

Enfermeiros (e Médicos) alegam "objecção de consciência" na IVG

Muitas vezes a comunicação social fala acerca deste tema, mas apenas referencia a objecção dos médicos. E os Enfermeiros? Se calhar não sabem que sem Enfermeiros não é possível fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG).
Li no site da TSF, esta notícia interessante:
a
"A maioria dos médicos obstetras e dos enfermeiros desta especialidade nos dois principais hospitais dos Açores alegam objecção de consciência para não realizarem a interrupção voluntária da gravidez (IVG) apedido da mulher nas primeiras dez semanas, tal como está previsto na nova lei do aborto.

Os seis médicos obstetras do Hospital de Angra do Heroísmo (Terceira) já manifestaram por escrito a sua objecção de consciência para realizar a interrupção voluntária da gravidez (IVG), a pedido da mulher, de acordo com a nova legislação. A presidente do conselho de administração do Hospital de Angra, a médica Olga Freitas, adiantou esta terça-feira que os clínicos mantêm, porém, disponibilidade profissional nos casos previstos anteriormente pela legislação, nomeadamente em caso de violação, má formação do feto ou perigo para a vida da mãe. Dos 17 enfermeiros da especialidade de Obstetrícia, «todos manifestaram objecção de consciência» à IVG, a pedido da mulher, «tendo já 11 destes profissionais assinado uma declaração nesse sentido», disse também a responsável. Por seu lado, a directora clínica do Hospital de Ponta Delgada, Isabel Cássio, revelou que «a maioria» dos 12 obstetras da unidade de saúde «tem intenção» de alegar objecção de consciência."
(...)
"No caso de se concluir que o Hospital de Ponta Delgada não vai ter capacidade para aplicar a nova legislação, a directora clínica admitiu que «vão ter de ser encontradas soluções», nomeadamente o encaminhamento das mulheres para outras unidades de saúde."
a
É fácil deduzir que não será possível fazer IVG no Hospital de Ponta Delgada, pois mesmo havendo médicos não objectores, todos os Enfermeiros são contra a IVG.

Comments:
Se há padre para celebrar a missaa que interesse têm os acólitos?
Que falta de identidade profissional! Os enfermeiros "vivem" pq há médicos.
Os enfermeiros vivem porque há ...
Os enfermeiros não vivem, residem na sombra de outros profissionais ...
Nunca falam do vosso trabalho, falam de temas que gostariam que vos englobassem, mas "temos pena"...
Pq é que os médicos...
Falam dos médicos e os enferm..?
Os fisioterapeutas fazem ... e os enferm.. não fazem?
REGISTE-SE - quem foi para enfermeiro foi porque não conseguiu outro lugar na saúde. Se sabem isso pq continuam a querer ser só pq os outros são?
Nas escolas superiores de saúde ser enfermeiro é ser tudo e não ser o que os outros são. Paciência. As vagas nas Esc. Sup. de Saúde ocupam-se segundo médias, portanto está tudo dito. Enfº = média dos fracos estudantes.
 
Quando estiver internado numa Unidade de Queimados; numa Unidade de Cuidaddos Intensivos; num serviço de oncologia; num serviço de cuidados paliativos.... de certo, o senhor ignorante do comentário anterior, de certo reformulará os seus insights e terá um longo tempo para sentir na pele e na dos seus familiares a importancia do ENFERMEIRO!

VIVA A ENFERMAGEM!

E para sua informaçao a nossa primeira Bastonaria estava em medicina e foi para Enfermagem....e já agora, eu orgulho me de ter entrado com 17,9 valores e de ser Enfermeiro!
 
O TEMA EM QUESTÃO é e será sempre de delicada abordagem, nomeadamente pelos profissionais de saúde. Em tempos terei escrito num outro blog, que existem poucas coisas em que nós somos verdadeiramente independentes, ou que não necessitamos da deliberação de outrem para decidir. Penso que as mulheres deverão ter o pleno direito de decidir sobre o que consideram ser o melhor para elas (haverá aqui uma aparência egoísta? honestamente não sei). Também concordo que fazer um aborto fruto de um desvario ou de uma noite mais "caliente", não será algo que se rotule como natural.
Uma sociedade "demasiadamente" liberal, não será necessáriamente sinónimo de evolução. A história é fecunda em exemplos...
 
Medicina é sinonimo de estudantes obsessivo compulsivos, que esquecem no seu percurso académico que existem coisas mais importantes que as notas. Existe e relaçao de Ajuda e não objectos.

É triste ver o prestígio (?) dos senhores médicos a diminuir a olhos vistos, que manifestando constantemente um discurso cada vez mais alogico; delirios de grandeza e de superioridade os afastam cada vez mais da realidade, denotativos de uma psicose profunda...

Nem os bons senhores médicos psiquiatras conseguem curar toda uma classe que cada vez mais se demonstra Enferma...

Enfim, sejamos humildes e metam na cabeça ninguém é mais importante que o outro...
 
Não se afastem da realidade, leiam o que foi escrito pelo com. Pode dizer que tinha média de 17,9, no entanto o que a levou para a enfermagem foi, precisamente, com esses valores não conseguir entrar em medicina. E, agora, diz que enfermagem é que é ... Estão verdes as uvas, como diz a raposa....
 
Sim, porque apenas os senhores psiquiatras podem tratar toda a gente, não é com pensos de enfermeiros que se curam essas maleitas que afectam principalmente aqueles que andam descontentes com o que fazem e apenas reparam na sombra que os outros fazem. Se algum dia precisar de tratamento desse género, bata à porta do especialista e não fique por palpites de curandeiros ...
 
Um facto curioso; alguns arengam por aí que o estudante de elite é a nata dos estudantes, como se eles tivessem sido presenteados pelo criado com capacidades sobre-humanas. Ora, então como é que se explica que estas sapientíssimas psiques admitam aprender seja o que for com os enfermeiros? Falo pela minha experiência . Já perdi a conta a quantos internos de medicina ensinei a suturar, quantos internos desorientados ajudei a abordar certas situações clínicas que eles nunca haviam visto na vida, quantos deles hoje sabem distinguir uma TSV de uma TV pois aqui o "enfermeirozeco" lhes deu umas luzes sobre o assunto...eu sei lá!A faculdade de Medicina não ensina a ser médico, mas sim a prática vivida, sendo que muita dessa prática é partilhada com os enfermeiros. Por isso, tanto para uns como para outros, a aprendizagem recíproca é inevitável. Jà agora, e quanto anotas de entrada, em espanha a nota para medicona oscila entre o 15 e o 17 e que se conste aí não se formam piores médicos do que em Portugal, apesar dos seus congéneres Portugueses entrarem com médias acima de 18!
 
Pensavam que me havia esquecido? Não, fiz de conta.
Mais uma vez volto a relembrar: que fábula é essa de que os alunos de medicina só pensam em estudar, ou que são os únicos que estudam? Deve ser a da "Branca de Neve e os Sete "marrões".
Então os enfermeiros "vivem" porque há médicos?
Resposta ERRADA. A enfermagem É, porque existem enfermos e enfermidades, sendo que algumas dessas enfermidades são resultado directo da acção de alguns médicos. Assim está correcto.
Os enfermeiros vivem na sombra de outros profissionais? Novamente errado. Os enfermeiros vivem na SOMBRA DELES PRÓPRIOS.
Quem foi para enfermagem fê-lo por vários motivos: uns porque era o que queriam, outros porque sim, outros ainda que pediram permuta de curso e provavelmente alguns que não conseguiram entrar no curso desejado (também aqui por razões várias...).
Mais uma vez volto a dizer-lhe (se não foi ao caríssimo foi a alguém com o mesmo epíteto): no meu ano, a média de entrada em Enfermagem foi de 16,1 valores. Terá ficado claro?
E para finalizar em grande, um momento de poesia:
"...ser enfermeiro é ser tudo e não ser o que os outros são." (ANÓNIMO:2007,10:33AM)
Quais Trovante:
"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!
Música: João Gil
Letra: Florbela Espanca

LINDO!
 
Olá! Sou médico e estou abismado com aquilo que se diz por aqui dos Enfermeiros...

Entrei em medicina no limite da nota e a minha opção seguinte era Enfermagem e tudo porque, aquilo que para mim conta é "poder tocar a vida de alguém" coisa que um farmacêutico, técnico de qualquer índole ou fisioterapeuta, não faz!

O certo é que quem em Portugal salva vidas são médicos e enfermeiros! JUST!

Relativamente a esse anónimo que se faz passear por este blog espalhando a sua santa estupidez...não deve ser médico...e esse sim deve ser um frustrado da medicina e da enfermagem, e quem sabe da área da saúde!

É óbvio que os enfermeiros estão a desenvolver-se em portugal e isso causa prurido social a muita gente (leia-se gente e não Pessoas, porque as pessoas não se comportam com tamanha falta de integridade)!!

Os meus parabéns ao Doutor Enfermeiro e aos senhores Enfermeiros do blog, um conselho...ignorar é mesmo o melhor remédio!

Para o anónimo, fica a dica...Vá ao seu médico de família e peça uma guia para uma consulta de psiquiatria ou então, se não quiser passar pelo Enfermeiro, já que pode ficar com urticária, vá directamente ao privado...estou no Hospital da Luz e posso aconselhar-lhe alguns colegas!

Cumprimentos,
Bernardo Figueiredo
 
Bernardo Figueiredo, um bem haja pelo seu comentário.
Não fique, por favor, com a ideia de que nesta casa todos desprezamos os médicos. É falso sequer pensar isso. Simplesmente refutamos argumentos que são apresentados por algumas individualidades, cuja personalidade não lhes permite muito mais do que simplesmente denegrir uma profissão que lhes é alheia.
Volto a dizer que tenho grandes amigos que são médicos (que provavelmente iriam ficar tristes com algumas coisas que escrevo nesta "casa"; contudo creio também que eles perceberão que os "piropos" não lhes são direcionados, pois são pessoas íntegras na sua conduta). Também será verdade se disser que considero alguns médicos desprezíveis (o mesmo se aplica a "colegas" meus - é como tudo na vida).
Seja pois bem-vindo a esta casa.
 
Saudações!

Em primeiro lugar, deixem-me dizer-vos: estou perplexo e abismado como existem tantos desmiolados a vaguear neste blog (refiro-me ao idiota que escreveu o primeiro comentário sobre nós, Enfermeiros). Desculpem a linguagem, mas não tenho outras palavras para caracterizar tão ignóbil personalidade. Quem será este indivíduo? Será da área da saúde ou um mero ignorantezito que decidiu extravazar o fraco conteúdo da sua cabeçita? Bem, na primeira hipótese, é imperdoável que se produzam este tipo de comentários infundados vindo de alguém que trabalha na saúde; Na segunda hipótese, bem..., tem que se tolerar, porque, enfim... a inteligência não é para todos!

Em segundo lugar, tenho a saudar a presença de um médico no nosso blog. Espero que não tire conclusões erradas. O que todos defendemos é que as profissões, neste caso, na área da saúde, são complementares e interdependentes. Os enfermeiros precisam dos médicos, assim como os médicos precisam dos enfermeiros. E mais, defendo que nenhuma profissão está acima da outra. Cada uma ocupa o seu espaço e tem as suas competências. (ponto final, parágrafo)

Gostava que este pessoal que vem sabotar os blogs se deixasse de parvoíces e palhaciçes e que se comportem como adultos.
 
Meus caros:
Bom, a minha inexperiência nestas andanças poderá resultar em algumas "calinadas". Mas não tem a menor importância porque o objectivo principal será concerteza atingido: participar.
Todos nós, enfermeiros,auxiliares de acção médica, técnicos de diagnóstico, médicos, etc só existem porque os doentes existem. Caso contrário não eram precisos para nada. Como tal se o objectivo é comum (bem estar do doente), não faz sentido este tipo de rivalidades entre classes profissionais que só teriam vantagem na valorização mútua. Não é pelo facto de me considerar socialmente melhor posicionado que sou uma mais valia na resolução dos problemas de cada utente. O trabalho de uma auxiliar é tão importante para o bem estyar do doente como o meu que por sinal sou médico. Cada um na sua área de competência mas os dois igualmente importantes. Não me incomoda nada aceitar a sugestão do enfermeiro/a se isso for a favor do doente, e quantas vezes já o fiz. Não é por isso que me considero com um dr mais pequeno que aqueles que usam a prepotência a seu favor. Nesta minha longa carreira tenho encontrado excelentes e maus profissionais em todas as profissões ligadas à área da saúde. O canudo não confere competência mas sim formação. Isto deve ser o princípio base de todos nós.A prática é que nos leva a peritos. Aliás a enfermagem tem isso muito bem definido através de Patrícia Benner quando diz que mediante as competências demonstradas em determinadas áreas de actuação o enfermeiro vai de iniciado a perito. E, são poucos os que chegam, a peritos. O mesmo se passa com nós médicos. Engane-se aquele que já sai da fawculdade perito. Para vós, colegas mais novos, tenham a humildade de ouvir quem está 24 horas com o doente. Para bem do doente, no meu serviço os médicos não passam visita ao doente sem o enfermeiro.
Quanto ao tema em discussão a objecção de consciência é um direito que assiste a enfermeiros e médicos, mas não será por isso que a mulher deixará de ver os seus direitos respeitados. Aliás quase me atrevo a dizer que os enfermeiros estão melhor orientados nesta área que os próprios médicos. Admiro a principal responsável por este facto: Enfermeira Lucília da ordem dos Enfermeiros. Grande senhora que sabe o que diz. UMa mais valia em tudo o que participa.
Devem estar admirados pela franquesa das minhas palavras. Confesso que há muito pouco tempo frequento estes blogs. Admito que sejam um óptimo meio decomunicação quando utilizados para efeitos formativos e informativos. Vamos respeitarmo-nos porque ninguém cresce com a humilhação dos outros. A competência é a melhor alternativa ao autoritarismo.
P.S.- O facto de entrar com 19 valores em medicina não faz de ninguém bom profissional.
Desculpem caros colegas, mas por vezes esta rapaziada mais nova precisa de um puxão de orelhas!
 
Todos os profissionais da area da saúde devem se respeitar, temos que nos interajir pois nossos objetivos se tornam os mesmo o bem estar fisico e mental das pessoas.
Afinal Enfermeiros, Medicos, Auxiliares todos formamos uma ekipe e para um bom desempenho da memsma seria bom que cada um respeitasse o espaço do outro e assim trocar experiencias para o melhor desenpenho da sua profição.

Edinan (Acadêmico de Enfermagem)
 
Gostei muito do comentario do medico como de alguns enfermeiros e concordo que todas as profissoes sao necessarias.Pessoalmente nao sou enfermeira nem medica, mas tou ingressada no curso de nutricao e dietetica na Inglaterra e tenho me sentido bem e feliz por estar a fazer aquilo que realmente gosto.Nao me considero inferior a ninguem pelo curso que ando a tirar e concerteza quando terminar vou sentir muito orgulho em ser Nutricionista, nao esquecendo sempre os meus principios e valores de humildade e respeitar os outros pelas suas profissoes sejam elas quais forem: Electricista,Mecanico,Fisioterapeuta etc...Todas as profissoes sao necessarias.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!